Tutorial - Aplicação de texturas e mapas no 3Ds Max



Tutorial básico - Aplicação de texturas e mapas no 3Ds Max

Olá amigos do site Gfx Total, desta vez vamos trabalhar a aplicação de texturas e materiais de forma bem básica no 3Ds Max e como exemplo utilizaremos uma folha "vegetação" simples.

Na imagem abaixo podemos ver o resultado final da folha, porém apliquei um sistema de partículas e diminui a intensidade das sombras para a cena ficar mais interessante.

Neste exemplo iremos aplicar os principais mapas como Difuse color, Specular Level, Glossiness, Opacity, Bump e Displace. A partir destes mapas podemos controlar a aplicação de cores, efeitos e deformações de forma simples e rápida.

Download dos arquivos utilizados no tutorial

Vídeo Tutorial



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7 comentários:

  1. Excelente tutorial, Daniel só uma duvida usar boas texturas tipo com uma resolução boa evita aparecimento de manchas nos progetos ? Todo Trabalho que faço principalmente quando uso esse tipo de composição de texturas sempre aparecem pontos luminosos eu consegui resolver com altos niveis de antialisin só que isso acontece em todos os trabalhos que faço sera que tem alguma coisa a ver com minha biblioteca de texturas ?

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  2. Olá Nierverson, sim, é extremamente importante termos uma biblioteca com texturas de resolução mínima de 2000x2000. caso contrário as texturas ficam manchadas.

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  3. Daniel, boa tarde,

    Cara, excelente tutorial, sim! Os colegas acima estão certos. Mas, acredite, não achei fácil, não. O painel novo que você abriu, atribuindo novos valores e parâmetros ao objeto, no caso a folha, para mim é novidade. Logo, achei meio complicadinho, Daniel. Tenho que assistir tudo novamente, para ir me ambientando com esta nova e importante ferramenta de modificação. Fiquei meio murcho, pois achei difícil, rsssss. Vou ver atentamente, até compreender e..., principalmente, superar e dominar esta novidade. Reparei que é muito importante dominar esta ferramenta.
    Abração, irmão!

    Bagli

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    Respostas
    1. Eu só queria acrescentar, Daniel, mais uma coisa.

      Antes do término da microaula, você diz que este tutorial é básico, simples. Sim, você tem toda razão, mas considero ele um tutorial para ampliar a percepção do aluno; para mostrar, ao estudante, o quanto é importante o Photoshop na pré-produção, digamos assim e não somente na pós-produção.

      É um tutorial profundo e de grande alcance didático, principalmente.

      PRIMOR!

      Abração,

      Bagli

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  4. Prezado Daniel, boa tarde,

    Tudo bem? Cara, fiz questão de rever esta exemplar microaula. Na época, fiquei meio enrolado, hoje já serviu mais do que inúmeras horas vendo e lendo tutoriais que falam muito e dizem pouco.

    Este tutorial pode - e deve! - ser classificado como essencial e de grande valia para todo estudante, porque mostra o quanto é importante e vital o uso do Photoshop, juntamente com o 3ds Max.

    Ficou bem melhor a compreensão dos layers e os tipos de maps aplicados; vai direto com seu tutorial recente, onde você fez uma belíssima exposição dos maps e renderização no ZBrush.

    Microaula exemplar, daquelas que eu classifico como "referência". Show! Agora sim, Daniel, bateu legal o entendimento. Muuuuuuuito show!

    Muito obrigado pela paciência e pelos constantes ensinamentos.
    Abraços,

    Bagli

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