Tutorial - Modelagem avançada com a ferramenta Loft no 3Ds Max



Nosso tema de hoje é a criação de objetos complexos com a ferramenta Loft do 3Ds Max.


Vamos aprofundar um pouco mais nesta ferramenta e conhecer recursos pouco utilizados, porém muito dinâmicos e essenciais para modelagens rápidas.



Além da criação de objetos conforme visto no tutorial anterior (Tutorial - Criação de objetos complexos utilizando a ferramenta loft - 3Ds Max) a ferramenta Loft proporciona modelagens precisas para criação de objetos orgânicos como trataremos neste artigo.







Bastando apenas a criação de alguns shapes podemos fazer vários modelos em questão de segundos e aproveitar ao máximo as modificações para fazer e refazer as curvas dos modelos.

Segue abaixo o download das referências utilizadas no tutorial
 

Descobri este artigo à aproximadamente 2 anos atrás no site esculto pintura do artista gráfico Dimas, neste site podemos encontrar diversos tutoriais sobre criação de personagens, objetos, texturas, animações entre outros.




Esta ferramenta possui outros recursos avançados que serão mostrados nas próximas vídeo aulas, contudo esta introdução é a parte básica e fundamental para quem deseja aprender de forma consistente a trabalhar com loft's.


É importante frizar que com a utilização das mesmas tecnicas é possível criar centenas de outros insetos como:
- Bezouros
- Baratas
- Grilos
- Abelhas
- Pernilongos
- Moscas
entre centenas de outros tipos.





Ajude a divulgar nossos tutoriais, interaja em nossa Rede Social, clique em gostei "Like" e comente, desta forma estará contribuindo da melhor maneira possível.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tutorial - Modelagem avançada com a ferramenta Loft no 3Ds Max - Parte 01






Tutorial - Modelagem avançada com a ferramenta Loft no 3Ds Max - Parte 02







Se gostou e deseja retribuir a ajuda além de receber mais tutoriais como este, inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube, avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

19 comentários:

  1. Grande Daniel! Parabéns cara por mais este Tutorial! Você é a minha referência cara!

    PS.: não consegui baixar o arquivo de referência anexo deste tutorial...
    Se puder enviar por email vai ajudar bastante o entendimento.
    To estudando muito MENTAL RAY e gostaria de dar uma ótima dica (talvez vc conheça...)
    o LIVRO RENDERIZAÇÃO COM MENTAL RAY e 3DS MAX - Joep Van Der Steen e Ted Boardman
    edição da Editora CAMPUS.

    É um livro de referencia técnica extraordinária.

    Outra coisa: OBRAIGADO pela dica de APLICAÇÃO DE RÓTULO (video do Esmalte). Deu tudo certo!
    Depois te envio o resultado!

    Grande abraço Fera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, me envie uma mensagem pela guia de contato que retorno enviando a referência que precisa. Abraços e bons estudos.

      Excluir
    2. Prezados Daniel e 3DNorris, boa tarde,

      Realmente é um excelente livro, 3DNorris. Eu tenho e estou estudando por ele também, pois sou neófito na matéria. Excelente título em língua portuguesa. Grande dica
      Abraços,

      Bagli

      Excluir
  2. Parceiro Daniel, boa tarde,

    Olha..., fiquei encantado com esta... "outra" faceta do Loft. Impressionante como este tutorial em duas partes amplia os horizontes da criação e da modelagem com as Lines, sob o comando do modificador Loft, cara. Incrível, Daniel.

    O Loft tem, a meu ver, uma peculiaridade em relação a outras ferramentes semelhantes porque te obrigado, ainda mais, a ter em mente o que você quer criar e modelar no Max, pois um pequeno detalhe, uma diminuta curva, toma uma dimensão amplificado ao se aplicar o Loft.

    Mas além disso - que já é demais! -, você nos arejou a percepção através do painel Deformation - Fit do mesmo Loft. Vi que as alterações dos Vertex ficam mais dinâmicas e muito mais interessantes.

    Muito show, mesmo, irmão! É um pulo quântico no aprendizado este novo conhecimento que você passou através destas duas microaulas.

    MAESTRO, MAESTRO, MAESTRO!!!

    Muito obrigado pelo novo ensinamento.
    Abraços,

    Bagli

    P.S.: Por que usar, a partir do Snapshot, um objeto Mesh em vez de um Loft?

    ResponderExcluir
  3. Mais uma coisa, irmão... Este exemplo da formiga é o máximo; uma formiga em latin..., arrasou, cara. Foi uma forma amigável e bem aproximativa de apresentar esta versatilidade do Loft.

    Daniel, o meu comentário chegou? Pois não tenho certeza se ele entrou direito no envio. Espero que sim, mas se não entrou, faço outro novamente.
    Abração e PARABÉNS,

    Bagli

    ResponderExcluir
  4. Segui seu video passo-a-passo com resultado final bastante satisfatorio. Posso dizer que em matéria de Loft estou craque! No entanto tenho uma dúvida: como fazer para tornar a imagem de referência mais nítida? No seu vídeo ela aparece bastante limpa, clara bem definida. No meu exercício isto não ocorre ao dar um zoom borra tudo, as arestas desaparecem tornando difícil sua visualização. Aliás outros Blueprints utilizados como de carro e outros ocorre a mesma coisa. O que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maurício, obrigado por comentar suas evoluções, é sempre bom acompanhar o crescimento dos alunos.
      Quanto a sua dúvida, é simples:
      Vá ao menu preferences > viewport > e configure nos valores máximos (Linear)

      É só isso.

      Abraços e bons estudos

      Daniel Leles

      Excluir
    2. Obrigado Daniel pela presteza, porem não consegui solucionar o problema. Fui ao Customize/Viewports mas não encontrei menção sobre valores (Linear). Estou usando o Max 10. Onde errei?

      Excluir
    3. No Max 2010 vá no menu Customize> Preferences > "aba" Viewport > "Botão" Configure Driver.
      Após abrir esta opção, marque os botões de maiores valores (512 - 1024) e marque também as opções abaixo (antialising) como Linear.

      Veja ai, aguardo seu retorno.

      Daniel Leles

      Excluir
    4. Há, para que funcione é necessário reiniciar o 3Ds max.

      Excluir
    5. Ótimo! Ficou excelente. Agora a formiga vai ficar uma formigaça!
      Abçs.
      Mauricio

      Excluir
    6. Perfeito!
      Se precisar estamos aqui.

      Abraço.

      Daniel Leles

      Excluir
  5. Muito legal cara o tuto, já tinha visto esse tutorial no escultopintura, mas em video fica muito mais explicativo. Valeu pela contribuição!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw George Alex, abraço e ótimos estudos amigão.

      Daniel Leles

      Excluir
  6. Prezadíssimo Daniel, boa tarde,

    Cara, esta sua microaula me movitou bastante, sabia? Achei tão bacana a forma de utlizar e aplicar o Loft que resolvi criar um personagem. Nada de mais, é só mais um estágio nos meus estudos. Logo... é um estudo que estou rabiscando.

    Tô com uma dúvidazinha referente a referência; nada complicado, mas gostaria de ter uma observação tua. Deixe eu rabiscar mais um pouco, e logo que tiver algo mais concreto sobre o personagem, aí sim te falo. Mas quem sabe eu não consigo, pensando, resolver a parada, né?

    MUITO BOM, mesmo, este conjunto de microaulas, pois além de diferente, amplia os horizontes em relação a este importante modificador, o Loft.
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  7. Daniel, boa noite,

    Como te disse, estou revendo todo este excelente tutorial. Mas quero compreendê-lo plenamente, por isso, vou assistir novamente, kkkkk. Coisa mais obsessiva, né? Mas tem que ser assim, mesmo.

    Achei bastante legal este seu comentário em relação ao "modo speed". Ótima crítica.

    Achei demais este estudo que você fez em cima do Loft.

    Acho que vou desembestar, no momento em que eu definir o conceito do desenho que estou fazendo, entende? Acho que este é o maio nó... Mas vou desatar.

    Foi só pra te dar um retorno, Daniel.

    Pabéns e abração,

    Bagli

    ResponderExcluir
  8. Eu sabia que tinha uma forma de modelar com shapes mais avançada eu só não lembrava onde .

    Obrigado mesmo muito bom este material.

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde Daniel vc poderia me enviar o arquivo de referencia por favor, estou começando a estudar o 3ds max e suas videos aulas são as melhores Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. O professor Dimas Rosa morreu, paz á sua alma, e o seu maravilhoso site escultopintura foi abaixo. Como podemos fazer para recuperar o seu site de tutoriais para manter o seu legado eterno ? Espero ajuda.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...