Tutorial - Renderização avançada MentalRay - Iluminação de estúdio 3Ds Max

 
 
Olá amigos do site Gfx Total, estamos de volta com mais um assunto avançado de 3Ds Max.
 
Hoje vamos aprender a criar renderizações avançadas de foto-realismo buscando criar uma iluminação de estúdio ideal para exibição de produtos (Frascos, embalagens, artigos, peças, etc.).
Veja o resultado final abaixo:
 
Esta cena pode ser utilizada para apresentação de qualquer objeto simulando um estúdio fotográfico.
 
 
 
 
 
Para isto precisamos entender um pouco sobre o funcionamento do 3Ds Max juntamente com seu plugin nativo de renderização, MentalRay.
 
 
O MentalRay é um sistema de renderização excelente mas ainda é pouco utilizado devido a sua complexidade nas configurações para render e materiais complexos como o Arch&Design.
 
 
No vídeo vamos acompanhar a configuração do render, modelagem, aplicação de materiais do Arch&Design, criação de luzes "três pontos", configuração de exposição, etc.
 
Na parte da configuração de exposição, vamos entender como é criado a renderização com base em informações fotográficas como: Velocidade de obturação, Abertura de lente e iluminação ISO.
 
Obviamente estas configurações serão mais claras para quem já trabalhou ou estudou assuntos sobre fotografia onde o conjunto destas configurações transformam uma cena simples em algo artístico.
 
 
Faça download da cena final:
 
 
 Ajude a divulgar nossos tutoriais, interaja em nossa Rede Social, clique em gostei "Like" e comente, desta forma estará contribuindo da melhor maneira possível.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
 
 
 
Se gostou e deseja retribuir a ajuda além de receber mais tutoriais como este, inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube, avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

16 comentários:

  1. Conferi ae o meu, só que não usei tutorail. ja tinha uma noção basica de ilustrações. Obrigado mesmo assim =D

    Gfxtotal

    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=356508944448023&set=pcb.356509101114674&type=1&theater

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Gabriel, ficou muito bom seu trabalho e sei que irá melhorar muito mais. Abraços.

      Att;

      Daniel Leles - GFX Total

      Excluir
  2. Amigão Daniel, bom dia,

    Irmão, estou levando o meu PC agora à loja, mas isso você já sabe, né?

    Antes de fazer isso, porém, gostaria de lhe agradecer, com intensidade e grande amizade, pela constante ajuda nos estudos. Seu espírito natalino é, sem qualquer sombra de dúvida, um traço marcante e manifesto o ano inteiro.

    Tenho muito orgulho de conhecê-lo e de compartilhar de sua raríssima amizada, Daniel.

    No período do ano em que as pessoas acham que devem compartilhar, meu irmão Daniel Leles simplesmente divide o pão com todos os seus alunos, através de suas estupendas microaulas, o ano todo.

    Sua generosidade e fé de que todos podem melhorar e alcançar os seus objetivos é visível na minha particular gratidão ao Prof. Daniel.

    Irmão: você é um Papai Noel que nos visita o ano inteiro - Não estou exagerando! É uma felicidade entrar no seu site, o GFX Total e ver a árvore cheia de presente e sempre iluminada com sua constante bondade e dedicação ao ensino... O ANO INTEIRO.

    Daniel, muito, muito, muito obrigado por compartilhar seus dons profissionais conosco.

    Compartilhar, dividir o pão - os seu dons - o ano inteiro é a maior lição e aula de compartilhamento e espírito natalino constante que você me dá, Daniel.

    Um Feliz e Próspero Natal para você, sua família, sua casa e todos seus amigos.

    Fiquem com Deus e Jesus-Cristo!!!

    Do seu amigo,

    Marcelo Baglione

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Irmão Bagli.

      Espero que no próximo ano todos os seus desejos se realizem, com toda sua garra e persistência o resultado positivo será inevitável.

      Certamente este ano de 2012 que ainda não acabou foi pesado, tivemos muitas lutas, muitas derrotas, muitas dores de cabeça, mas tudo isso foi apenas mais uma lição da vida. e quando olharmos para trás vamos perceber o quanto somos grandes e capazes de vencer os novos desafios que virão.


      Feliz Natal com muita prosperidade, saúde e paz.
      São meus sinceros votos.

      Um forte abraço

      Daniel Leles - GFX Total

      Excluir
  3. Daniel, muito bom o tutorial, aprendi bastante principalmente sobre o pseudo exposure control e as outras opções do exposure. Eu ja faço curso de radio e tv então assim eu ja entendia de camera então pra mim ja foi mais facil. Me ajudou bastante. Muito obrigado, seus tutos são muito bons. E como vc disse em 2013 será um ano de mais oportunidades e de muitos tutos kkkk vlw Daniel. E é claro... um feliz natal Professor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Danilo, espero que o próximo ano seja repleto de paz, saude, prosperidade e tutoriais, é claro, não poderá faltar.
      Abraços

      Att;

      Daniel Leles - GFX Total

      Excluir
    2. O Daniel sempre acerta na mosca, o que a gente sempre precisa...vem um tutorial a respeito.
      Sem querer abusar de você, poderia também incluir o mapa de photons, isso ajuda bastante tb na iluminação e poderemos tirar umas dúvidas a respeito.
      Ainda resta o "VRay", rsssss
      Abs. Grande mestre.

      Excluir
  4. Prezado Daniel, boa tarde,

    Cara, acho que é uma daquelas aulas que deve ir para o acervo do GFX Total como referência desta matéria. Ficou show demais. É lógico que me assusta um pouco a tua fluência em mexer e, principalmente é claro, em corrigir os tanto os painéis de luzes como do render; cara, eu não sei como chegar até aí!!! Mas é fascinante ver que podemos fazer e criar mil manipulando sabiamente os materiais (TC 15min20seg), a iluminação e a consequente renderização.

    Desanima por um lado, sim!; mas estimula por outro, sabia?, pois o resultado final, a arte final é um belo espetáculo.

    A explicação bem detalhada do mr Sky Portal tá show de bola.

    No entanto, irmão, os ajustes que você realiza com os pés na costas dentro do MR é fooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooda. Mas como eu adoro feijão...

    De tudo, Daniel, eu destacaria, sem medo de errar, o TC 23min.15, quando você entre no Enviroment and Effects e... começa a tecer comentários sobre este importante recurso, o Pseudo Color - Exposure Control. Você mostra direitinho o objeto saturado, incidando a necessidade de retirar esta saturação de luz. Em seguida, mostra a cena mais homegênia, equilibrada e sem saturação, tanto no Expose Control como no render.

    Não é que seja difícil: é uma questão de vivência, prática.

    Daniel, muito obrigado por compartilhar sua extensa e importante experiência conosco. Particularmanete, lhe sou muito grato pelo grande conteúdo exposto neste tutorial.

    PARABÉNS!
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Irmão Baglione.
      Realmente é fascinante o que podemos criar com o auxilio deste software e seus recursos. Você teve uma dúvida em relação ao tipo de render e ser utilizado, MentalRay ou Vray, novamente venho reforçar com o pouco que mostrei sobre mentalRay neste tutorial, não desmerecendo o Vray mas o resultado final depende única e exclusivamente do Designer junto ao conhecimento e percepção das coisas.

      Contudo peço que de maneira alguma desanime, este é o real motivo por não postar coisas pesadas, geralmente e pricipalmente para quem está começando é algo desanimador e cansativo. Levanto em conta que embora eu saiba muito pouco sou um velhinho (rsrsrsrs) neste software e tenho uma certa obrigação em saber coisas amais e resolvi compartilhá-las.

      Pois bem amigo, estou me recuperando, trabalhando igual um cachorro e minha conexão de internet ainda está péssima. Estou tentando resolver uma coisa de cada vez e breve voltarei a postar com freguência tutoriais relativos ao Max, Zbrush, PS, AE além dos plugins como Vray, fumeFX, Rayfire, etc.

      Um grande abraço e até logo amigão.

      Att;

      Daniel Leles - GFX Total



      Excluir
    2. Não é desistir, não, Daniel, rs... Mas é que deixa meio assustado a facilidade com que você resolve e problemática, sempre com toda solucionática - como diria o Dadá maravilha que teve uma passagem histórica aí, em Minas Gerais.

      Cara, eu tenho as seguintes coisas para pôr em ordem e retomar:

      Brazilian Way, que comecei ontem.

      Os estudos de mapeamento

      Indrodução ao MR - para no futuro, depois que tiver mais fluente nele, iniciar os estudos no VR.

      E... não poderia me esquecer, do projeto droide, lembra? Fico pensando no mapeamento dele, Daniel - acho que vai ser f!!!!!

      Só isso já é bastante matéria para estudo, concorda? Mas tem que ser assim!

      Como disse, esta sua fluência dá "mêda", mas depois que vemos a beleza, a maravilha que fica, é um puta incentivo, irmão.

      Sim, concordo contigo, tudo depende do artista ou designer que está no PC ou trabalhando com o Max, seja qual for o render.

      Vamos com calma, pois sei que você está voltando aos poucos, mas este tutorial realmente ficou espetacular.
      Abrção,

      Bagli

      Excluir
  5. Bom dia Daniel, estou com uma dúvida, é o seguinte: eu fiz este tutorial e gostei muito, só que eu queria inserir um personagem neste cenário é que o personagem já está com rigging e tudo, tem como fazer isso ?
    Se vc puder me dar uma luz sera´de grande ajuda

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Leandro, quanto tempo, você andou meio sumido.
      Quanto a sua dúvida, sim, é possível fazer isso de várias formas.

      A mais rápida e fácil é através do "exportMarge".
      Salve o modelo com rigging normalmente.

      Abraço o novo projeto, vá até a opção importar, e na seta a frente do menu import você terá 3 opções. A segunda "ImportMarge" vai juntar os dois projetos mantendo as caracteristicas.

      OBS: geralmente, o modelo importado será maior ou menor na cena, basta redimencionar a partir do controlador mestre. Veja esta parte do tutorial: http://youtu.be/xe8huKrqqJs?t=23m



      Abração e bons estudos
      Att;
      Daniel Leles - GFX Total

      Excluir
  6. Pois é rapaz, estava meio longe do 3d mas vou voltar aos estudos

    Você sempre atencioso com todos, muito obrigado pela ajuda...

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Muito importante os conceitos de iluminação aqui citados. Agradeço de ante mão e sucesso.

    ResponderExcluir
  8. Ola Daniel, venho agradecer primeiramente pelo otimo tutorial que voces, como sempre a GFX Total arrebentando...

    minha duvida é a seguinte:

    Como materais refletivos os meus trabalhos estao otimos, porem quando tenho que simular um MDF (Madeira Compensada) (para ser mais preciso Medium Density Fiberboard) ou qualquer coisa que seje branco a peça nao esta ficando legal... o que eu faço fera.

    Parabens novamente pela iniciativa e fico no aguardo.

    Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danilo Bertoco, vlw pela força.

      Quanto a dúvida:
      O material que vc deseja simular necessita de canais. (Bump, Glossines, Displace, Reflect, etc). Veja este artigo: http://www.gfxtotal.com/2012/11/vergalhao-3d-satudio-max.html

      Abraço e bons estudos
      Att; Daniel Leles - GFX Total

      Excluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...