Tutorial - Animando objetos com Path Constraint no 3Ds Max




Olá amigos do site GFX Total, hoje iremos ver um assunto que grande utilidade em animações, Path constraint, simulando uma trajetória e configurando reações na mesma.


O Path constraint é umas das principais ferramentas utilizadas para animações de objetos, câmeras e RPCs. No momento que criamos uma animação devemos pensar em qual finalidade a animação será melhor, podemos trabalhar com animações manuais onde criamos frame a frame até completar todo o ciclo ou podemos criar um Path (caminho) e configurar alguns parâmetros no painel Motion.



Segue o arquivo criado no tutorial para download



Devemos sempre lembrar da criatividade, com este tutorial podemos animar uma pessoa andando numa cena de maquete, podemos animar uma aeronave executando manobras, uma bola quicando, enfim, tudo que o Designer imaginar.

RESULTADO FINAL



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Vídeo tutorial:



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Tutorial - Utilizando a ferramenta Target Track do Boujou e compondo em 3Ds Max


Colaboração do leitor: Silvio Cirqueira

Olá amigos do site GFX Total.

Hoje trago um tutorial especial de nosso amigo Silvio Cirqueira que criou um EXCELENTE material didático mostrando a utilização do software de tracking BOUJOU ensinando como criar um tracking manual e compor no 3Ds Max.





Com uma ótima didática clara e objetiva nosso amigo Silvio colaborou com este tutorial que mostra os pontos mais importantes na hora de se criar track's como a fonte para para baixar vídeos para tracking gratuitos que são bem raros na rede e também o passo a passo desde a criação dos pontos tracking, a exportação para o 3Ds Max e ajustes finais.



Obrigado amigo Silvio pela ótima contribuição e que sirva de exemplo para todos os nossos amigos que desejam ajudar de alguma forma.

Abraço a todos e bons estudos.

Resultado final:

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Vídeos tutoriais abaixo:


Target track - 1ª Parte






Target track - 2ª Parte






Target track - 3ª Parte





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Tutorial - Criando texturas e mapas individuais no Photoshop



Olá amigos leitores do site GFX Total

Aproveitando um pequeno espaço de tempo vamos entender um pouco mais sobre criação de texturas, trata-se de um assunto de dificuldade média, pois teremos que entender o básico sobre criação de shapes e máscaras em Photoshop.

No exemplo faremos uma placa de trânsito simples para entendermos melhor sobre a criação de texturas e aplicação de mapas que vão adicionar mais realidade ao modelo. Este modo de criação de textura pode ser reutilizado em vários outros projetos, bastará um pouco de criatividade e mão a obra.



No resultado abaixo foi adicionado uma barra de metal, pinos fixadores e um mapa Ambiente esférico para simular o cenário à volta.
Também foi criado um efeito de desfoque de profundidade para enriquecer a imagem.


DOWNLOAD DOS ARQUIVOS UTILIZADOS NO TUTORIAL


 

                               RESULTADO FINAL:

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Uma ótima semana a todos e até o próximo encontro aqui no site GFX Total.

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Vídeo tutorial




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Tutorial - Noções de mapeamento orgânico no 3Ds Max




Olá amigos do site GFX Total.

Hoje trago novidades na área 3D e o assunto da vez e o mapeamento orgânico no 3Ds Max. Este tutorial veremos alguns dos critérios e macetes mais comuns na hora de criar os mapas de objetos complexos utilizando modificadores de mapeamento e a ferramenta PeltMap usada na delimitação de áreas do mapa.


Uma coisa que não devemos deixar de citar é que o conteúdo exibido neste tutorial se aplica a qualquer tipo de mapeamento em qualquer objeto, seja ele orgânico ou não.



Conforme demostrado, todo objeto gráfico possui uma área conhecida mapa, este mapa é quem identifica toda a superfície e facilita na aplicação de texturas avançadas.

Segue abaixo os arquivos para download (modelo e texturas)

Vídeo tutorial - Parte 01




Vídeo tutorial - Parte 02



Vídeo tutorial - Parte 03




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Tutorial - Motion Graphics - Criação, modelagem e animação de uma logo 3D




Olá amigos do site GFX Total, estamos de volta com mais um tutorial e desta vez decidimos complicar um pouco mais as coisas trabalhando em um tutorial avançado sobre criação de introduções e propagandas usando alguns dos critérios mais importantes como a criação da animação entre vários softwares e também o desenvolvimento e a criação de trilha para acompanhar o vídeo em questão.


Um tutorial bem complicado de se criar mas que, com certeza, trará muitos novos horizontes para a galera que trabalha ou que almeja trabalhar nesta área que está em grande falta de profissionais qualificados.

RESULTADO FINAL DO VÍDEO



Além da criatividade, uma coisa que devemos ter para criar grandes efeitos gráficos são ferramentas e materiais, neste caso foram utilizadas como ferramentas os softwares Illustrator que é um programa focado em criações vetoriais, 3Ds Max que é uma excepcional ferramenta de criação de elementos 3D e finalmente o After Effects utilizado para a pós-produção.

Para mais informações veja o vídeo e pesquise mais sobre o assunto pois trata-se de um tema extenso e de grande uso em materiais informativos-digitais.

Segue abaixo os arquivos utilizados no tutorial para download


Um ótimo final de semana a todos e até o próximo encontro aqui no site GFX Total.

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VÍDEO TUTORIAL - PARTE 01




VÍDEO TUTORIAL - PARTE 02




VÍDEO TUTORIAL - PARTE 03




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http://www.youtube.com/user/GFXTotal/videos

Tutorial - Modelando a mão de um personagem cartoon no 3Ds Max




Olá leitores do site GFX Total, voltando aos tutoriais de modelagem, desta vez trataremos do assunto "Modelando a mão de personagem cartoon" que também pode ser aplicado a modelagem de mãos humanas simplesmente alterando as proporções.


Neste seguimento daremos ênfase a criação e refinamento de malha visando um melhor aproveitamento do modelo com baixas quantidades de divisões.


O processo consiste não somente em modelar diretamente mas criar saídas para a diminuição de recortes a partir de pontos de fuga. O tutorial possui um período de 48 minutos e por isto adianto que não faremos o personagem devido ao imenso trabalho e tempo de explicação que se gasta.

De qualquer forma, usando a criatividade podemos desenvolver/criar formas simplificadas de modelar apenas utilizando a técnica exibida neste tutorial.


DOWNLOAD DOS ARQUIVOS UTILIZADOS NO TUTORIAL (3DS MAX v2010)

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Vídeo tutorial - Parte 01


Vídeo tutorial - Parte 02


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Tutorial - Introdução a animação - Configuração e animação de sistema Biped



Olá leitores do site GFX Total, em nossa próxima experiência com criação e utilização de RIGs vamos entender um pouco mais sobre este sistema tão complexo.

Neste vídeo aula trataremos sobre configuração de BIPEDs e introdução a animação do mesmo. Existe uma série de fatores que nos levam a utilizar os Bipeds porém a parte mais importante é a facilidade na aplicação de MOCAPs.


Entre vários pontos positivos na hora de se criar uma animação, podemos evidenciar o uso de movimentos super realistas ao personagem tornando a animação mais clara e rica em detalhes. Podemos, facilmente, inserir os Bipeds na malha de qualquer objeto para animá-lo contudo é necessário que saibamos como configurar os formatos para alcançar resultados mais satisfatórios além de busca também facilitar os processos a seguir que não são poucos.

Segue abaixo o download dos arquivos salvos em formato 3Ds max 2010 e arquivos .BIP que são as capturas de movimentos para aplicação em bipeds.

Download dos arquivos utilizados durante o tutorial
 
 
Download de vários MOCAP para estudo


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Vídeo tutorial - Parte 01







Vídeo tutorial - Parte 02



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