Tutorial - Noções básicas de Dynamesh - Zbrush 4R2b



 

Tutorial - Noçoes básicas de Dynamesh - Zbrush 4R2b



Olá amigos do site GFX Total.

Hoje fazemos uma breve introdução a uma das ferramentas essenciais do Zbrush, para esta aula utilizaremos o Dynamesh que está disponível a partir das versões 4R2b.

O Dynamesh é um excelente recurso pois possibilita a edição das malha simplificada, ou seja, a qualquer momento podemos melhorar as divisões de um objeto e continuar a modelagem livre.

Veja abaixo o modelo de exemplo criado apartir de um Cube(box):

Aprenderemos também como alterar a resolução utilizada assim como adicionar e remover malhas mantendo as características atuais do modelo.
Com este novo recurso, não temos limite para a criação livre, basta sempre que necessário reorganizar a malha aplicando o Dynamesh com a resolução desejada.
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Tutorial - Noções básicas de Dynamesh - Zbrush 4R2b



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Tutorial - Instalando Plugins no 3Ds Max - RayFire Tool



Uma duvida que vem atormentando muitos usuários de 3Ds Max é a instalação de plugins, visando esta dificuldade estaremos publicando esporadicamente, tutoriais sobre a instalação e manuseios de certos plugins.

Hoje vamos entender com funciona a lógica simples da instalação do plugin RayFire Tool, fazendo um breve e simplificado estudo sobre a instalação do plugin veremos a mesma lógica utilizada em TODOS os plugins alterando pequenas opções.

Neste tutorial veremos a instalação por pastas e também por executáveis:

A instalação por pasta consiste em simplesmente copiar os arquivos para suas respectivas pastas tomando o cuidado necessário para não excluir qualquer arquivos existente anteriormente.

A instalação por executável é mais fácil devido a sua automatização na hora de instalar os arquivos nos diretórios.

Instalaremos nas versões 3Ds max 2010 e 3Ds max 2012, durante a segunda instalação ocorrerá um erro, este erro está ligado a versão do plugin 2009 que não é compatível com a versão 2012. Para corrigir é só executar os mesmos procedimentos alterando apenas a versão de 2009 para 2012 que estará disponível no link abaixo:

Clique nos links abaixo para fazer o download
 
 
Links atualizados:  







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Tutorial - Instalando Plugins no 3Ds Max - RayFire Tool





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Tutorial - Criando um tronco de árvore 3D - Parte 04 - Aplicação de texturas



Neste último segmento veremos como utilizar as texturas que foram criadas e extraídas no Zbrsuh, uma das partes que requer mais atenção é a parte da aplicação da textura pois se feita de forma errada pode comprometer a qualidade do render.






Para uma melhor composição da cena utilizaremos também um plugin de folhagens da GURUWAVE chamado Ivy. Com este plugin gratuito é possível criar ramificações complexas além de customizar toda sua aparência deixando da forma desejada.



Confiram neste link Tutorial 3ds max plug-ins - GwIvy explicações mais detalhadas sobre a criação e configurações deste maravilhoso Plugin.
Caso esteja interessado em baixar este plugin acesse o site do fabricante http://www.guruware.at/ ou clique aqui para baixar diretamente para seu computador.




Na imagem abaixo foram feitas alterações pós-tutorial para melhoramento do aspecto visual da imgem, confira:
  • Excluida a DayLight e aplicada um DirectLight para simular a luz solar
  • Aplicado um mapa HDRI no Enviroment (Fundo/redor) para simular o ambiente
  • Criação de mais ramificações aumentando assim a riqueza de detalhes no cenário
  • Aplicado um desfoque de profundidade mantendo o tronco em 1º ponto





Download de texturas em alta resolução






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Tutorial - Criando um tronco de árvore 3D - Parte 04/1 - Aplicação de texturizas e Render




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Tutorial - Criando um tronco de árvore 3D - Parte 04/2 - Aplicação de texturizas e Render


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Tutorial - Criando um tronco de árvore 3D - Parte 03 - Texturização com Zbrush






A texturização e seus procedimentos são coisas complexas de se entender, principalmente quando temos que criar uma textura sem recortes/emendas.

Hoje vamos aprender este recurso do Zbrush conhecido como spotLight.

Utilizando de forma correta esta ferramenta excepcional do software zbrush, podemos criar texturas com precisão de 100%. Isto significa que o modelo não exibirá nehum tipo de emenda aumentando seu nível de realismos após o render.





É importante lembrar que antes de texturizar qualquer objeto, devemos cetificar que o mesmo já esteja devidamente e corretamente mapeado conforme mostramos no Tutorial - Criando um tronco de árvore 3D - Parte 02 - Mapeamento avançado. Caso não esteja o resultado final não será possível.







Download de texturas em alta resolução

 



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Tutorial - Criando um tronco de árvore 3D - Parte 03/1 - Texturização com Zbrush









Tutorial - Criando um tronco de árvore 3D - Parte 03/2 - Texturização com Zbrush




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Making Off - Projeto capacete de ciclista criado no Zbrush, 3Ds Max e Photoshop



Olá amigos leitores do site GFX Total, conforme prometido aqui está o projeto do capacete de ciclista que usei como estudo durante e final de semana e revolvi de última hora fazer um breve resumo em um vídeo para entender melhor o processo de renderização.

IMAGEM DO PROJETO DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD

Segue abaixo todos os arquivos de 3Ds Max, Photoshop e Zbrsuh além de texturas e outras referências que serão utilizadas como por exemplo o mapa Checker para conferir a distorção dos mapas.




DOWNLOAD DOS PROJETOS E TEXTURAS




Não se esqueçam de que cada cena exige uma configuração específica e relativa ao que será exibido, outra coisa importante é evitar frustrações tentando entender coisas muito além da capacidade, vamos dar passos proporcionais as pernas, quando cito um assunto sobre render PASSES estou me referindo a modos avançados e de muita dificuldade de compreensão de quem está começando, tenham certeza de que tudo virá ao seu tempo.


Um grande abraço a todos e bons estudos.


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Vídeo MakingOff



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Tutorial - Criando um tronco de árvore 3D - Parte 02 - Mapeamento avançado



Olá amigos do site GFX Total, voltamos com a continuação do Tutorial - Criando um tronco de árvore 3D - Parte 01 - Referência e Modelagem onde vamos desenvolver um tronco utilizando técnicas avançadas.

Embora seja um objeto simples, observar-se a grande dificuldade conforme a evolução do assunto e nesta parte vamos tratar sobre mapeamento orgânico, aproveitando para revisar o aprendizado do Tutorial - Noções de mapeamento orgânico no 3Ds Max onde acompanhamos como recortar e suavizar o mapa além de outros aspectos como trabalhar a direção correta do mapa utilizando o "checker 1-2" que é algo muito importante e encontrado em materiais raros de 3Ds Studio Max entre outras coisas.





Espero que apartir deste módulo todos possam aprender de fato o "mapeamento orgânico", para em breve aprendermos também sobre mapeamento de objetos complexo que exige conhecimento em mapeamento orgânico e mapeamento de superfícies inorgânicas (Planadas).


 
 

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Vídeo Tutorial




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