Tutorial - Materiais, iluminação e renderização no Vray - 3Ds Max - Parte 01



Olá amigos do site GFX Total


Hoje faremos a primeira e introdutória vídeo aula de Vray.
Para este seguimento vamos utilizar o modelo criado no tutorial Tutorial - Modelagem lógica - Aro 3Ds Max onde aprendemos como efetuar uma modelagem avançada a partir de raciocínios Lógicos, com o auxilio das ferramentas do 3Ds Max 2012.

Nesta pequena introdução, veremos como aplicar os materiais avançados do Vray "VrayMtl" e também aplicação de luzes e Render.

Na parte do Render, vamos utilizar o recurso Light Cache optmizando o tempo de Render a partir a memória.
`
Na parte de texturização, utilizaremos uma textura Seameless de asfalto e uma imagem HDRI para o Enviroment (Ambiente). Faça o download dos arquivos no link abaixo:



Bons estudos a todos...

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ajude a divulgar nossos tutoriais, interaja em nossa Rede Social, clique em gostei "Like" e comente, desta forma estará contribuindo da melhor maneira possível.

Se gostou e deseja retribuir a ajuda além de receber mais tutoriais como este, inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube, avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Tutorial - Materiais, iluminação e renderização no Vray - 3Ds Max - Parte 01







Tutorial - Materiais, iluminação e renderização no Vray - 3Ds Max - Parte 02




------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

5 comentários:

  1. Parceiro, Daniel, boa noite,

    Cara, como disse no intubYu... é uma iniciativ que deve ser louvada e incentivada, esta sua de publicar tutos de introdução ao V-Ray.

    Te contei do tópico no fórum do 3D1, não? Muito legal! Os que trabalham com o V-Ray, dizem que é ele efetua um render mais rápido que o MR. Já a galera do MR, diz exatamente o contrário.

    Como você mesmo diz..., o mais importante é o artista. Não importa se ele usa Blender, May, Max, ou se renderiza com Mental Ray ou V-Ray.

    Muito legal, mesmo este tuto em duas partes. Eu particularamente, não posso afirmar se vou adotar MR ou V-Ray, sabe? Gostaria, até, de ter uma orientação sua, um breve resposta a este respeito. Pois há mais ou menos 1 ano, eu pedi um orientação sua de qual programa de modelagem eu deveria adotar. Você me deixou muito à vontade para estudar os dois; no caso, 3ds Max e o Maya, pois ambos eram excelentes. Eu comecei a estudar o Max e... adotei ele como meu programa de modelagem 3D.

    Estou, ainda sim, um pouco indeciso em relação a qual renderizador realmente começar a estudar a fundo, irmão.

    GRANDE INICIATIVA!!! Parabéns.
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  2. Daniel, boa noite,

    Irmão, eu acho - intuo... - que seguirei pelo Mental Ray, embora não sabia absolutamente nada dele, mas estou há muito mais tempo mexendo - ainda que de uma maneira elemtar.

    Não tenho como afirmar, pois meu conhecimento sobre o MR é muito básico, mas acho que ele é mais fácil de manipular que o V-Ray.

    Gostaria de ter um retorno teu, logo que possível, Daniel, pois é uma questão importante para mim - e tenho certeza que para muitos outros estudantes.

    MUITO OBRIGADO!

    Abraço fraterno,

    Bagli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Irmão Marcelo Bagli.

      Cara, é muito comum esta dúvida a qual você se encontra, mas não se preocupe, continue estudando o que te dê prazer, se você se sentir a vontade com o Vray, então mãos a obra, quando não estiver afim dele, volte ao MentalRay e vice-versa.

      O importante é você se encontrar onde deseja estar. Sei que me entende.
      No entanto, farei mais aulas de Vray, porém serão um pouco mais complicadas visto que o renderizador exige ajustes mais espalhados no painel. Sei que vai dar tudo certo, no final.

      Agora vou retornar ao descanso pois amanhã tenho mais alguns leões para derrotar.

      Um grande abraço e ótimos estudos.
      Att:
      Daniel Leles - GFX Total

      Excluir
  3. Muito bom seus tutorial, principalmente as dicas do V-Ray, muito obrigado me ajudou bastante, GFXTotal é onde tem as melhores aulas que já vi, PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Daniel. Um excelente tutorial. Uso o Mental Ray e recentemente tive experiências excelentes com o V-ray no software SketchUp, que renderizei um banheiro completo e não demorou pra concluir toda a imagem. Porém, notei que tem uma diferença muito grande entre o V-ray do Sketchup e o do 3ds Max, o que deve explicar a diferença no tempo de renderização, mas com uma qualidade incrível!
    O mental ray, inclusive por conta das suas video-aulas, se tornou o renderizador que mais supre meus trabalhos, até porque eu não possuia o V-ray para 3ds Max.
    Comecei a utilizar o V-ray do 3ds Max ontem e este seu tutorial já me ajudou muito à introdução deste.
    Meus sinceros agradecimentos, Daniel.
    Igor Almeida
    Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...