Olá amigos do site GFX Total
O assunto de hoje é a criação de um painel de acrílico iluminado por Leds. Vamos trabalhar nas partes essenciais do modelo que estão organizadas em:
- Estudo do projeto (Planejamento)
- Modelagem básica
- Adição de detalhes
- Aplicação de materiais
- Configuração das luzes (padrão e volumétricas)
- Renderização por exposição
1 - Estudo do projeto (Planejamento).
Para iniciar o projeto é necessário que o Designer estude a estrutura que se deseja modelar. Este procedimento ajuda na parte lógica do modelo quando precisamos tomar decisões que poderão agilizar o tempo de criação, utilizando cópias e modificadores poupando uma modelagem totalmente manual.
2 - Modelagem básica
Criação da estrutura simplificada afim de determinar as dimensões do modelo. Essa estrutura pode ser desenvolvida através de objetos primitivos que, posteriormente, serão editados.
3 - Adição de detalhes
Transformação dos objetos primitivos em objetos editáveis modificando a malha de cada objeto no cena e adicionando cantos, bordas, divisões, recortes, etc.
4 - Aplicação de materiais
Este procedimento, talvez mais complicado, faremos através adição de Multi-materiais em um único objeto definindo os IDs de cada face(s) do modelo. Após definir os IDs podemos aplicar vários materiais em um único obejto e trabalhar de livremente se a necessidade de nova seleção.
5 - Configuração das luzes (padrão e volumétricas)
Para adicionar efeito volumétrico, temos que apagar as luzes padrões do 3ds Max. Isto se fará com que a cena fique escura tornando o efeito mais visível. Outro procedimento é a configuração do expossureControl(Exposição fotográfica), controlando a cena através da intensidade particular de cada luz.
6 - Renderização por exposição
A exposição é algo relativamente difícil, temos que configurar diversas vezes até obter o resultado que procuramos. Cada cena em particular, exigirá uma exposição diferente e cabe ao Designer definir qual o exposição necessária.
Essas e outras dicas estão contidas no vídeo, caso tenha dificuldade, é aconselhável que veja assuntos anteriores relacionados a renderização. Basta digitar na guia de pesquisa a palavra chave "Renderização" que encontrará vários assuntos completivos.
FAÇA O DOWNLOAD DOS ARQUIVOS UTILIZADOS NO TUTORIAL
Bons estudos a todos...
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Tutorial - Criando um painel de acrílico e Lepd no 3Ds Max - Parte 01
Tutorial - Criando um painel de acrílico e Led no 3Ds Max - Parte 02
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Grande tutorial valeu pela ajuda. Iluminação é sempre um fator de realismo em uma sena e somado aos efeitos de camera deixa mais realista. Obrigado e forte abraço.
ResponderExcluirÓtimo Tutorial, Daniel.e ai as versões nova do Max e Maya pesa muito. Explicou muita coisas interessante sobre iluminação.
ResponderExcluirAbraços
Robertoartes@aol.com
Daniel, boa noite,
ResponderExcluirIrmão, tô de volta! E você, pelo jeito, veio com tudo, pois como citei lá no Face, você publicou, criou um tuto que apresenta subaulas, dentro de uma única aula.
Realmente, o ponto alto ficou com as dissertações sobre a iluminação. Cara, ficou demais, pois vemos, como você sempre faz, pois é sua marca, mostrar a evolução da cena, até o render final; só que você vai se corrigindo, muito, muito, show.
Uma super síntese de alguns aspectos da iluminação, Daniel.
SUPER, SUPER PARABÉNS!!!
Abração fraterno,
Marcelo Baglione
P.S.: Como é que você consegue usar o Max 2014? Esse FDP não obedece, nada. A gente desmarca uma coisa, e ele volta a assumir o que era antes da marcação. Desisti dele! kkk.
Vlw Bagli.
ExcluirRealmente o Max fez muitya pirraça no início mas consegui, aos poucos, domar este teimoso. rsrsrs. Estou fazendo algumas correções para completar a instalação com os plugins diversos.
Nosso novo projeto esta quase pronto e em breve estarei entrando em contato.
Abraço e ótimos estudos
Daniel Leles