Olá amigos do site GFX Total.
Neste tutorial vamos fazer uma breve introdução aos recursos principais do Wire Parameters no 3ds Max.
Wire parameters possibilita a animação de múltiplos objetos a partir de uma única instância. No exemplo do tutorial, vamos ver como animar engrenagens e também os ponteiros de um relógio analógico.
Um vez interpretada as posições do modelo (X Y Z), podemos acessar o menu Wire Parameters (CRTL+5) e linkar as propriedades de modificação para o objetos comandante e o objeto comandado.
Embora o tutorial explique como alterar a rotação, podemos definir de forma diferente como escala e posição. Este tipo de automatização é muito utilizado em criação de personagens e objetos mecânicos.
Veja no desenho abaixo a utilização onde a rotação de um objeto interfere na posição do outro e vice-versa.
Faça download dos arquivos utilizados no tutorial
Obrigado por acompanhar mais uma vídeo aula e bons estudos a todos...
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Olá ótimo tutorial parabéns e muito obrigado. Me responda uma coisa é com esses parâmetros que fazemos o Rig de um carro por exemplo?
ResponderExcluirOlá Gildo, sim, estes parâmetros são utilizados na animação das rodas e amortecedores dos veiculos no 3ds Max.
ResponderExcluirPrezado Daniel, boa tarde,
ResponderExcluirComo tava atrasado, estou atualizando as aulas aqui - claro!
Olha, você sempre produz ótimos conteúdos, tutoriais de animação, porém está lição está um primor; EXEMPLAR.
Dicas de posisionamento elementares são dadas com muita clareza.
Embora todo o tuto esteja, como disse, exemplar, me chamou bastante a atenção lá pelos TC 10min57seg, quando você cita e usa o Extrude Along Spline. Não conhecia, mas achei extremamente importante e útil para modelagem como um todo, ainda mais se mesclado com outros modificadores, irmão.
Impecável, Daniel. Uma das suas melhores lições em animação, pois foi curta, mas sucinta e muito bem focada no objetivo.
SUPER PARABÉNS e muito obrigado!
Abração fraterno,
Marcelo Baglione
Queria conseguir girar o ponteiro em torno dele mesmo mais não consegui
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