Tutorial - Animação utilizando Wire Parameters no 3ds Max




Olá amigos do site GFX Total.
Neste tutorial vamos fazer uma breve introdução aos recursos principais do Wire Parameters no 3ds Max.

Wire parameters possibilita a animação de múltiplos objetos a partir de uma única instância. No exemplo do tutorial, vamos ver como animar engrenagens e também os ponteiros de um relógio analógico.

Um vez interpretada as posições do modelo (X Y Z), podemos acessar o menu Wire Parameters (CRTL+5) e linkar as propriedades de modificação para o objetos comandante e o objeto comandado.

Embora o tutorial explique como alterar a rotação, podemos definir de forma diferente como escala e posição. Este tipo de automatização é muito utilizado em criação de personagens e objetos mecânicos.

Veja no desenho abaixo a utilização onde a rotação de um objeto interfere na posição do outro e vice-versa.


Faça download dos arquivos utilizados no tutorial


Obrigado por acompanhar mais uma vídeo aula e bons estudos a todos...

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4 comentários:

  1. Olá ótimo tutorial parabéns e muito obrigado. Me responda uma coisa é com esses parâmetros que fazemos o Rig de um carro por exemplo?

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  2. Olá Gildo, sim, estes parâmetros são utilizados na animação das rodas e amortecedores dos veiculos no 3ds Max.

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  3. Prezado Daniel, boa tarde,

    Como tava atrasado, estou atualizando as aulas aqui - claro!

    Olha, você sempre produz ótimos conteúdos, tutoriais de animação, porém está lição está um primor; EXEMPLAR.

    Dicas de posisionamento elementares são dadas com muita clareza.

    Embora todo o tuto esteja, como disse, exemplar, me chamou bastante a atenção lá pelos TC 10min57seg, quando você cita e usa o Extrude Along Spline. Não conhecia, mas achei extremamente importante e útil para modelagem como um todo, ainda mais se mesclado com outros modificadores, irmão.

    Impecável, Daniel. Uma das suas melhores lições em animação, pois foi curta, mas sucinta e muito bem focada no objetivo.

    SUPER PARABÉNS e muito obrigado!
    Abração fraterno,

    Marcelo Baglione

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  4. Queria conseguir girar o ponteiro em torno dele mesmo mais não consegui

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