Olá amigos do site GFX Total. \o/
Sejam todos bem vindos a mais um tutorial de 3Ds Max.
Neste tema vamos abordar a utilização e algumas ferramentas, atalhos e truques no 3Ds Max que vão facilitar a vida do Designer durante a criação, desenvolvimento e finalização de projetos.
Hoje vamos conhecer o "Reset xForm".
Trata-se de um modificador de forma inicial que restaura ou redefine o tamanho virtual de leitura dos objetos no 3Ds Max, ou seja, todo objeto que sofre alterações na sua malha tende a aumentar ou diminuir mas a forma inicial sempre será mantida até que seja aplicado um resetamento/restauramento de forma atual (do tamanho atual do objeto).
Tomem muito cuidado!
Um tutorial um pouco audacioso, visto que poderá confundir a cabeça do aluno iniciante.
A alteração da forma é um assunto complicado voltado para usuário intermediário ou avançados que procuram fugir dos possíveis erros de mapeamento/texturização e animação de personagens e objetos.
Enfim, vamos entender melhor a utilidade na prática, acompanhando o tutorial, onde faremos menção as definições deste modificador de forma virtual.
Bons estudos a todos.
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Tutorial - Dicas e Truques no 3Ds Max - #1 - Reset xForm
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E aí, irmão, beleza?
ResponderExcluirDaniel, estou enviando outro comentário, pois acho que o anterior se perdeu...
Gostei bastante desta iniciativa sua de iniciar uma séria toda dedicado a truques, macetes e dicas no 3ds Max. Uma iniciativa louvável e de grande importância para os estudos.
Esta, uma dúvida que foi levada, eu nunca tinha reparado, mas deu pra perceber, sem miores problemas, o valor desta dica, Daniel.
MEUS PARABÉNS, pois ficou excelente.
Abraços,
Bagli
Olá Bagli, tudo bem irmão.
ExcluirSim, agora vamos ter algumas coisas voltadas para o uso de truques que vão ajudar a desenvolver mais rapidamente, os projetos no 3Ds Max.
Conforme explico resumidamente no vídeo, algumas pessoas sentem dificuldade em ver tanto movimento e não entender como são feitos.
No próximo dicas e truques, irei responder as suas dúvidas sobre atalhos, vou lançar um desafio de ensinar "todos os atalhos" do 3Ds Max, que tal?
Irmão, um grande abraço e até o nosso próximo encontro.
Att:
Daniel Leles
Cara, tu é a volta do go back, do return do... "pau com prego", o único sujeito que pode lhe deter, sabe? kkkkk.
ResponderExcluirEnsinar todos os atalhos do 3ds Max é ótimo, irmão. Não sei como, mas você deve ter encontrado um jeito, rs...
Sim, no início tive problemas terríveis em compreender o que você e um tanto de profissionais faziam - quase que magicamente - na tela do computador. Sofri muito, viu? rs... Um dia testes, no estudo de mapeamento num tutorial que tenho, o cara fazia uma seleção de edge que ficou um bom tempo olhando e testando, até que consegui compreender o movimento e a combinação de tecla. Era seleção e desselecionar, mantende algumas seleções. Ufa! Penei, mas compreendi depois de tanto tentar. Quase que pedi sua ajuda!
Vou aguardar a continuação da séria.
Abração,
Bagli
Muito BOOOM !!! PARABÉNS E OBRIGADO DANIEL
ResponderExcluirE caso eu queira manter as propriedades editáveis do objeto..
ResponderExcluirExemplo crio um box 50,50,50 e escalo ele com a ferramenta de escala do menu, ele continua na propriedade com 50x50x50.
Olá Julio.
ExcluirVisualmente sim, se vc olhar no painel lateral verá que o tamanho se manteve igual, 50x50x50. Mas se precisar exportar ou linkar a outros objetos para animação, por exemplo, provavelmente ocorrerá erros. Por isso existe o reset, ele faz com que o max leia todo o objeto e identifique o tamanho atual.
Um forte abraço e bons estudos
Att: Daniel Leles - GFX Total
Olá!
ResponderExcluirAdorei as dicas, foram muito úteis! Obrigado!
Gosto de 3D Max e me interesso muito em fazer cursos na área.
Conhece a Faculdade Impacta? Acha que ela poderia me ajudar?
http://www.impacta.com.br/curso/3ds-Max-Fundamentos.php
Obrigado
Olá Julia, sim, a faculdade é um ótimo começo. A grade de matérias parece boa porém o tempo de aula é muito curto para ensinar tudo que estão prometendo.
ExcluirUm forte abraço e boa sorte
Att Daniel Leles