Tutorial - Modelando uma Cama box e Edredom no 3Ds Max



Olá amigos do site Gfx Total.

Hoje vamos aprender vários assuntos e dentre eles veremos aplicação de shader Displacement Mr, UvwMap, Simulação com Cloth e alguma modelagem simples.



Para acompanhar este tutorial de nível médio é necessário algum conhecimento em modelagem e aplicação de materiais. Tudo que temos a fazer é criar objetos comuns (box's e plane) aplicando algumas divisões simples.
- Veja o resultado final abaixo:




Após a criação desses objetos na cena devemos preparar uma simulação utilizando o modificador Cloth em um plane simples gerando uma deformidade sobre o box (Cama).



Uma parte importante a ser entendida é a aplicação do shader displacement que modificará a malha do objeto no render.



Link para download dos arquivos




Ajude a divulgar nossos tutoriais, interaja em nossa Rede Social, clique em gostei "Like" e comente, desta forma estará contribuindo da melhor maneira possível.



Tutorial - Modelando uma Cama box e Edredom no 3Ds Max - Parte 01







Tutorial - Modelando uma Cama box e Edredom no 3Ds Max - Parte 02

Se gostou e deseja retribuir a ajuda além de receber mais tutoriais como este, inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube, avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------

7 comentários:

  1. Olá Daniel,uma pergunta: A imagem que você usou no DESPLACEMENT da cama box, vc fez em que programa ? estou tentando fazer alguma coisa mais complexa com esse mapa o DESPLACEMENT e não da certo, não aparece as profundidades. Grato des de já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Bruno, a imgem pode ser criada em Photoshop mas você também encontra muitas no google images.

      Abraço e bons estudos.

      Daniel Leles

      Excluir
  2. Prezado Daniel, boa noite,

    Pelo que entendi, em relação a imagem é um simples criação no Photoshop, correto? Porém muito bem utilizada no 3ds Max

    Cara, pra você ter uma noção dos meus estudos em mapeamento, somente agora entendi, consegui ver com absoluta clareza algo que você faz a milênios, mas eu não compreendia direito.

    Lá pelo TC 03min06seg, você mostra CLARAMENTE a redimensionalização desta imagem referência, manipulando o Gizmo dentro do UVW Map. Porra, tendi, irmão! Seu amigo tartaruga é muito monga, viu? kkkkkkkkkkkkkkk... Agora realmente ficou mais do que esclarecido esta antiga e "recente" dúvida. Brigadão!

    Além disso, no TC 04min05seg, você dá uma excelente dica e orientação em alteração no painel Rende Setup/Displaciment (Global Setting). Cara: GRANDE DICA, viu? O relevo que é dado no colchão é muito interessante é da uma impressão realista demais. Imagino depois do teu MR... Tenho certeza que vai ficar um bolão, Daniel.

    Deixa eu concluir, assistindo a segunda parte, para voltar complementando. Porém esta microaula ficou muito, muito SHOW, irmão!

    Abraços,

    Baglione

    ResponderExcluir
  3. Prezado Daniel, boa tarde,

    Na minha opinião, o tutorial, dividido em duas microaulas, ficou MUITO BOM, pois é uma grande lição de modelagem usando poucos recursos; "acho que isso pode passar despercebido por muitos."

    Claro que o grande destaque deste segunda parte é a modelagem criativa da dobra superior do edredom ou criação da face interna. Fantástico a aplicação do modificador Cloth.

    Embora nunca tenha utilizado, me agrada bastante o uso deste Soft Selection.

    Um primor de microaula. Simples e, ao mesmo tempo, complexa, pois a criação fica linda, destacando-se que poucos modificadores são usados para tanto.

    SUPER PARABÉNS, irmão!
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  4. Prezado Daniel, boa noite,

    Cara, me desculpe, mas tava suimido, mesmo. Tive um problema seríssimo no meu micro, porém - graças a Deus! - resolvido.

    Estou postando aqui, pois foi onde parei e tenho que dar continuidade até o ZB maravilhoso que está postado lá em cima.

    Irmão..., desde sábado sem computador.

    Depois que instalar o cliente, te mando uma mensagem explicando.

    Neste momento estou instalando e configurando tudo. Agora, o Max, mas acho que não nem sei ligar mais ele, rs...

    Só pra te dar um alô e boa noite.
    Abração,

    Bagli

    ResponderExcluir
  5. e ai beleza parabens pelo trabalho estou com uma dificuldade na hora de usar o displacement a profundidade não aparece e percebi que vc usa o metalray render você pode me indicar um tutorial sobre ele pois sou usuario inciante do 3ds max não entendo bem como funciona essa ferramenta obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo, conforme deve ter visto no tutorial, o displacement joga a malha para fora do objeto, para ativar profundidade basta colocar valores negativos. Futuramente estarei lançando tutoriais de displacement com uma visão maior.
      Até lá, abraço e bons estudos.

      Att;
      Daniel Leles - GFX Total

      Excluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...