Tutorial - Modelando uma cadeira barcelona no 3Ds Max



Olá leitores do site GFX Total, voltamos com mais um tutorial de 3Ds Max especial onde utilizaremos tudo que aprendemos nos tutoriais anteriores e mais algumas coisas .

Este é o resultado final utilizando o mesmo Render ensinado no Tutorial - Renderização de fotorealismo dedicado a objetos no 3Ds Max


Varnos ressaltar o importante uso das Splines que será utilizada em 80% do tutorial revelando a praticidade na hora de criar objetos complexos como é o caso desta cadeira barcelona.

Conforme mostrarei durante o vídeo, o uso inteligente das ferramentas que o 3Ds Max nos oferece somado a força de vontade de aprender do aluno gera ótimos resultados.

Download das referência e arquivos do tutorial


OBS; Como eu não conhecia uma cadeira barcelona pessoalmente e é possível que tenha feito alguma peça de forma invertida ou fantasiosa, por isso gostaria que todos que irão fazer o tutorial pesquisassem bem pois podemos chegar a um nível excelente de modelagem apenas conhecendo melhor o que iremos fazer.


Vídeo Tutorial - Parte 01




Vídeo Tutorial - Parte 02



PARTICIPE:

Se gostou e deseja retribuir a ajuda e receber mais tutoriais como este inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.


Acompanhe todas as novidades na nossa rede no FACEBOOK recebendo em tempo real as informações e respostas sobre frequentes dúvidas sobre assuntos dos tutoriais.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

14 comentários:

  1. E aí, Daniel, beleza? Boa tarde!

    Olha..., tá muito bom, mesmo. Nível excelente e tua voz já melhorou bastante - graças Deus. Não senti dificuldade alguma, somente no finalzinho, estranhei, por falta de perspectiva, desta tua visão mais ambientada com o Max que ainda me falta - além de muitas outras coisas, rs... -, quando você faz as faixas de sustentação da poltrona Barcelona. Mas depois entendi o objetivo.

    Eu também tinha esta mentalidade estreita em relação ao "Spline" - por pura falta de conhecimento, a famosa ignorância, rs.. No entanto, você mostra o quanto é importante termos um entendimento amplo desta grande e improtante ferramenta de criação, para que possamos aplicá-la nos mais variados projetos, tais como esta poltrona que você bem destacou que se fossemos utilizar outra forma de criação e modelagem a partir de um outro solido ou primitive daria um trabalho - desnecessário, a meu ver.

    Além disso, esta microaula terminou sendo um grande ensinamento para aquela minha dúvida que te falei em relação a criação do cube, lembra? Foi uma aula de reforço - é que aula! Lá pelo TC 19:45 em diante, você inicia isso através da aplicação do "Ring" e, em seguida, o "Connect Edges" e o controle das linhas (duplas)pelo "Pinch". MATOU A PAU! Se eu já tinha compreendido, agora ficou mais sólido o entendimento, graças a tua excelente explicação.

    Todos que verem esta microaula, Daniel, entenderam, portanto, o objetivo desta primeira parte: a criação de objetos, utilizando a ferramenta "Spline", pode ser muito mais simples, embora produza resultados visualmente complexos e com grande definiação e detalhismo, basta saber usar da melhor forma possível.

    Vai pro meu Face, Daniel.

    Deixe eu concluir, assistindo segunda parte, mas creio que esta será mais complexa - prece-me

    Nossa, você produziu um grande tutorial e deu uma grande aula. IMPECÁVEL e de grande alcance ditático, também, pela ênfase dada à ferramenta "Spline".

    MUITO OBRIGADO PELA JÓIA!!!!! E... PARABÉNS.
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, obrigado Bagli, hoje sinto muito mais segurança em apresentar estes tipos de tutoriais por seus comentários. Vc faz o resumo mostrando sua visão e dai que eu percebo que vc entendeu exatamente o que eu queria passar. Agradeço por todo acompanhamento e em breve fazei outros mostrando os pontos de vistas menos utilizados como este do uso de Splines.

    Abração amigo, até logo.

    ResponderExcluir
  3. Entenda o seguinte, Daniel...

    Cara, eu tenho um problema insolúvel com lógica formal, qualquer tipo de lógica matemática; portanto, como eu costumo dizer, sou um ser alógico, um imbecil ilógico, sei lá.

    Tem gente, acredite, que não tem a capacidade de explicar, o óbvio, por exemplo, a diferença entre um botão e um butoon; e eu, por sua vez, por... "lógica (rs...)", tenho dificuldade em compreender coisas óbvias.

    Mas você, por sua vez, tem o dom de saber explicar e se fazer entender, sejam as coias óbvias ou não. Portanto, eu nada mais faço do que dizer o que sinto e entendo, já que suas microaulas são ideais para este aprendizado tão típico de nossos dias, através da web, onde o mestre da turma é mais do que essencial saber se comunicar - E MUITO BEM!

    Logo, os elogios que você constantemente recebe de mim e tantos outros admiradores e alunos não é de graça, são gestos de retribuição que você faz jus, sempre ao publicar estes tutorias maravilhosos e cheios de conhecimentos tão essenciais para todos nós.

    Brigadão!!!!!
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Daniel!

    Embora esteja comentando somente agora, já vi a conclusão deste teu tuto umas 4 vezes. Curioso: não achei complicado, sabia? O que ajuda bastante na compreensão?, a ênfase dada, a meu ver, a partir do TC: 05:26, onde você dá aquela dica, "macete" em cima do "Show and Result", por exemplo.

    Realmente é uma grande dica que você compartilhou. Lógico que tem sua hora e momento para ser ativada na modelagem, mas é um grande apoio para sabermos como ficará ou está ficando o nosso objeto no curso da modelagem e de toda a criação. Compreendi ele, corrija-me se estiver equivocado, como um... "Preview de um consequente Collapse". Grande ensinamento, parceiro! Olha, no alvo!

    Além disso, achei formidável a forma como você aplica as modificações em conjunto, usando a seleção de uma maneira bem seletiva para chegar ao resultado de uma maneira integrada. Como sempre, você se corrige e, em seguida, oferece-nos a solução. Poxa, cara, isso é olho clínico que você desenvolveu ao longo do anos - dizer o que?!!!

    O baixo relevo aplicado, lá pelo TC 07:15, é uma aula por si só. "Ring", "Loop" e... desce, simplesmente com "Move", o nível da edge total e alcança o detalhe: uma espécie de intrusão ou detalhe desta dobra pra dentro. DEMAIS!

    Achei uma grande lição, pelo menos pra mim que estou vendo o valor e importância da Spline, a parte (TC: 09:30) que você cria as linhas de divisão do acento. A coisa mais simples do mundo, mas utilizada da forma mais adequada possível, cujo resultado é este: realismo (além de elegância que pode e deve ser visto em trabalhos profiss), mesmo você dizendo que ainda não tá um lance "profissa", mas dá, perfeitamente, para ver que este estado de arte pode ser alcançado, usando-se criativamente a Line das Splines. Logo, você gerou um "valor agregado", vamos dizer assim, de mais conhecimento a respeito das Splines, através da Line. DEMAIS, irmão!

    Não vou fazer ainda, pois quero te enviar a minha "grade". Depois, sim!, vou fazer esta Barcelona, Daniel.

    Quem saber de uma coisa. Aquele teu pneu ainda está engasgado comigo; você já deve ter notado que ele se transformou num desafio ainda não superado. Tô puto com ele, mas logo que tiver mais disponibilidade, pois não quero me dispersar, vou estudá-lo, gradativamente até chegar ao "gol", como dizem as pessoas de áreas comerciais, marketing e etc. Porra, eu vou fazer este pneu, pois considero a sua micro aula mais complexa até hoje - embora eu não conheça, ainda, as suas aulas ou tutorias na totalidade. Como você mesmo vê, estou passando eles aos poucos, mas acho que já melhorei um pouco, se voltarmos uns...4 meses, concorda? Mas isso é irrelevante agora!

    Mais uma coisa, a parte do Render ficou muito boa, embora eu tenha bastante carência, ainda, na aplicação dos materiais. Por isso que vou mostrar, também quanto finalizar, a camisa, lembra? Pois bem: não esqueci!

    Fiquei maravilhado com esta microaula e a maneira como você chegou ao objetivo final, pois é isso que sempre presto atenção, também, porque você faz um plano de instrução e... chega lá, cara.

    Repito: dizer o quê? Só tenho que lhe agradecer pela generosidade em compartilhar estes conhecimentos, sempre imprescindíveis, sob o Max.

    Aula longa e FABULOSA. Meus parabéns, Daniel.
    MUITO OBRIGADO.
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  5. Olá Bagli, muito obrigado por compartilhar sua experiência, estou bolando uma forma de trabalhar novos assuntos pois sinto que modelagem já está ficando um pouco chato. Embora seja algo importantissimo, o pessoal está em carência de outras áreas como animação, mapeamento, escultura no Zbrush entre outros.

    Só tenho a agradecer sua brilhante participação como observador e aluno reforçando meu ponto de vista sobre como está sendo interpretada as minhas aulas.

    Um grande abraço e até logo amigão.

    ResponderExcluir
  6. Nada, irmão! Gosto de participar e ser atuante neste teu fórum de instrução sobre o 3ds Max. Conte comigo!

    Concordo contigo, eu, por exemplo, gosto muito Zbrush, embora tenha parado, mas estes dias voltei a olhar ele. Instalei novamente, mas tô meio enferrujado. Se eu estudar ele com determinação, sei que vou avançar bastante, pois sozinho, consegui o que não faria em meses num curso.

    Quando aos outros tópicos, como animação e mapeamento, por exemplo, no segundo, junto com textura, sinto-me carente e deficiente, ainda. Mas vou estudando aqui, e acompanhando seus grandes tutoriais.

    Ah! Vou te enviar, em breve, um DVD de presente, um outro, tá? É surpresa, mas é o melhor que temos aqui, sobre uma determinada técnica. É um DVD de um grande artista espanhol. Tenho certeza que você vai adorar - ele é todo em espanhol. Aguarde. É uma preciosidade!
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  7. Verdade Daniel, não é que tutorias de modelagem estejam chato, mais era preciso que voce focase mais nas outras áreas, tem muita gente que assite seus tutorias que concerteza queria se aprundar mais em outras áreas como mapeamento, renderização, iluminação, particulas, animação, e por ai vai pois a área 3d é imensa. por exemplo sou apaixonado por animação mais ainda tem que aprender muito e aulas sao muitos dificil de achar como as suas, pra mim hoje os melhores tutorias de 3D desse pais são encontradas aqui no seu site, sem sombra de duvida. e tipo concerteza com as aulas ja vista sobre modelagem aprendi muito com voce se voce focase agora em outras areas concerteza seu site ficaria mais rico... Abraços são apenas sugestoes!!!!

    ResponderExcluir
  8. Daniel, boa tarde,

    Não sei como você vai fazer para atender a este novo desafio. Sei que você tem solicitações dos seus alunos e ouvintes constantes como eu. A meu ver, se você me permite, Daniel é uma: "você produzir um DVD, ponta a ponta, cobrindo, da maneira mais exata possível, o 3ds Max."

    Ok,ok, sei que isso não é fácil, mas acredito que você, pela experiência e constante retorno, sabe que um tutorial seu iria arrebentar. Falo e afirmo isso sem exageros. Desta forma, assim, você terá mais lastro para entrar em produções de microaulas mais específicas.

    Ao contrário dos outros, não acho chato ou mesmo cansativa as suas preciosas lições a respeito de modelagem. Por exemplo, tenho muito vontade de um dia ver um projeto de modelagem que envolvesse uma criação em biomecânica ou este hibridismo que fundo a anatomia humana com a robótica. No entanto, seria a sua visão, seu ponto de vista.

    Concordo, todavia, que você tem muito o que oferecer nestas áreas de partículas, renderização, mapeamento, iluminação e a própria animação, como muito bem citou o silviotutoriais.

    Me parece que um tutorial que cobrisse o 3ds Max seria uma saída criativa para você, tirando um pouco a sua sobrecarga, dando vasão, deste modo, ao anseio e à demanda dos seus alunos e como você mesmo diz... "amigos do GFX Total e DD3D".

    É só uma sugestão, mas pense nela com carinho, embora saiba que você já nutri e alimenta este projeto de grande envergadura e responsabilidade didática já há algum tempo, né?

    Abração, irmão!

    Bagli

    ResponderExcluir
  9. Sim meu Bagli, na verdade eu evito de fazer este tipo de vídeo que você pede explicando o 3Ds Max passo-a-passo. E vou explicar porque.
    Esta idéia teve inicio no DD3D, fiz alguns vídeos assim (Trabalhando no painel do Max)-(Configurando o 3Ds Max)-(Entendendo os parâmetros principais do 3Ds Max) e assim por diante. As aulas fizeram sucesso mas por outro lado as pessoas queriam mais e mais, após visualizarem uma aula já queriam que a continuação e quando eu demorava mais de 5 dias para exibir a continuação, me mandavam e-mails dizendo que estavam insatisfeitos com a reposição de conteúdo.
    Como vc mesmo sabe, eu mantenho o DD3D a três anos e nunca tive nenhuma visão lucrativa, tudo de graça mesmo, mas eu tenho contas a pagar, Luz, internet, tempo gasto, etc. Então tenho que trabalhar todos os dias o que tira meu tempo para produzir tutoriais. Até hoje não tive tempo nem de preparar meu portfólio.
    Minha idéia agora é alimentá-las de forma virtual, ou seja, fazer tutoriais completos como o exemplo da torneira, assim abre-se menos expectativas sobre "vc vai fazer a continuação".
    Claro que sempre que sobrar um tempo eu farei novos tutoriais e também seguimentos, mas não é minha realidade atual.
    Contudo vou te dar um exemplo bem claro.
    Lá no DD3D, certo dia um leitor do site me pediu que o ensinasse a fazer as paredes da maquete eletrônica pois ele iria pegar serviços para fazer mas ainda não sabia nem como começar. Então o Daniel "gente boa" fez o tutorial básico para ele, não satisfeito pediu para que eu fizesse a continuação do teto e piso, o "gente boa" fez. Pediu para que ensinasse a aplicar as texturas o "gente fez" pediu para renderizar, o "gente boa" fez.
    Ainda não satisfeito pediu para que produzisse um DVD intermediário de maquete, mas o "gente boa" não pode fazer devido aos seus compromissos. Dai em diante já não era mais gente boa.
    Depois de quase 1 ano pedindo incisivamente resolvi abrir mão de três meses de trabalho para estudar e bolar um DVD com uma didática simples com conteúdos avançados para o leitor.
    E o que aconteceu? O leitor sumiu
    Moral da história, nem eira nem beira, se não fosse a galera que adquiriu o DVD eu estaria mais ou menos enrascado como vc disse. "comendo o pão que o diabo amassou".
    No período da construção do DVD recusei muitos serviços e confesso que me arrependi de algumas recusas, que seja, a vida continua né.

    Por isso não faço mais coisas que geram expectativas, se fizer, terei que ir até o fim.
    Com este novo site/blog pretendo futuramente vender algumas vídeo aulas, mas isto está no projeeeeetos futuuuuuros apenas. Vamos esperar os resultados deste DVD de maquete.

    Um forte abraço e espero que compreenda meu amigo.
    Att;
    Daniel L. Fortes

    ResponderExcluir
  10. Claro que compreendo, "Amigo" Daniel!

    Compreendo plenamente seu ponto de vista, sim, e sei o que está querendo dizer, mesmo sem declarar totalmente o que se passa.

    É lamentável, mas há pessoas com estes objetivos indeclináveis - você sabe muito bem.

    Mas há outras, você é o caso, que tem o talento de fazer muito mais do que uma respeitável instrução, como você sempre nos faz, não é? Estes sanguessugas não vão longe, principalmente se levaram o que pensam ser uma tábua de salvação; a mesma se transformará na âncora que os afogará em sua mediocridade e falta de criatividade e talento. Esquece, cara, porque o lugar destas âncoras é bem no fundo da mediocridade.

    Sempre disse e vou repetir: sua generosidade e amizade me são caras e fazem parte de algo que valorizo, e muito, na minha vida. Gosto de me comunicar, conversar, pois é assim que chegamos ao entendimento.

    Você sabe o tempo certo de fazer ou de não fazer ações no seu caminho profissional, pois como Salomão já dizia, há tempos e ciclos exatos e precisos para tudo na vida. Entenda, portanto, as solicitações dos verdadeiros admiradores - e não estou falando somente de mim, mas de tantos outros - como incentivo e desejo de contínuo progresso e elevação em sua vida, cara.

    Portanto, independente de você produzir ou não um DVD, eu vou continuar visitando, pesquisando e estudando suas magistrais aulas que têm sido essenciais para o meu desenvolvimento - e você sabe que isso é sincero e real.

    Já levei muito cano, também, mas... sempre digo: é uma a menos na minha vida - me refiro as pessoas que agem desta forma sorrateira e traiçoeira.

    Esteja certo: aqui no Rio você tem um amigo, um amante da arte nas suas mais diversas manifestações e o que você faz aqui é, sem sombra de dúvidas, arte.

    Abração, irmão!

    Bagli

    ResponderExcluir
  11. Parceiro, boa noite,

    Beleza? Hoje não venho falar sobre as microaulas.

    Vivemos numa época formidável! Nunca tivemos tantas formas de nos comunicar como nesta época, através dos meios mais distintos - a web, por exemplo.

    No entanto, apesar de todos estes avanços, acho que nunca as pessoas se falaram tão pouco, embora os meios disponíveis sejam abundantes.

    Uma das coisas que eu mais gosto neste teu espaço de ensino é o teu interesse e capacidade de se comunicar não somente através das aulas, mas também pelos comentários. Acho que ali é o teu maior retorno e fonte aproximação com os navegantes de um modo geral. Este retorno não tem preço para quem sabe, entende e se interessa pela comunicação - tão essencial e vital nos dias de hoje. Ainda mais quem vive e trabalha com ela.

    Você deve estar pensando a razão de eu estar escrevendo uma coisa que você sabe, né? Bem...

    Um imbecil que não sabe falar e muito menos escrever, deixou um recado malcriado falando de mim, no meu Face.

    Não faço a mínima questão que o mundo gosto de mim - não tenho esta carência, rs... Portanto, f...!!!!!

    O pobre coitado reclamou que eu escrevo muito e acha isso muito mala e blá-blá-blá. Porra, se acha isso, não lê, idiota, rs... Mas sinal que ele, em algum grau, é analfabetizado, concorda? Não vou dizer o nome deste pobre infeliz, pois não vou dar este IBOPE para ele. Mas depois te digo reservadamente quem é esta criatura sem encanto, ok?

    Sabe que fiquei impressionado como eu tenho razão a este respeito? As pessoas, em grande quantidade, não querem se comunicar, não querem conhecer o outro ou muito menos se interessar, de verdade, por algo ou alguém que não seja ela mesma.

    Não vou me estender, porque sei que você compreendo o que estou querendo dizer. Concluo com a grande e imortal frase do Chacrinha, o Velho Guerreiro: "quem não se comunica, se trumbica".
    Uma semana abençoada para você e sua casa, irmão!
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  12. Olá meu amigo Bagli, também já sofri muitas ofensas, principalmente quando lancei o DVD após três anos de tutoriais grátis. Com a experiência que tenho posso te dizer com toda clareza, são pessoas que não merecem atenção.
    Poucos dias após lançar o DVD recebi críticas de um anônimo cujo o vulgo era "assimise" que lançou críticas e insultos mas sou profissional e ético no que faço, o que me deixou mais triste é saber que esta pessoa já recorreu a diversos tutoriais meus e em comentários citou como os tutoriais que mais lhe foram úteis.

    Esta pessoa só esqueceu-se de um ponto importante, eu também sou formado em Web Design e tenho conhecimentos em rastreio de IP, dai só precisaria comparar o IP do "assimise" com os emails que havia recebido recentemente.

    Que seja, o que não nos derruba, nos fortalece ainda mais e saiba que independente destes fantasmas vou continuar meu trabalho e também a responder todas solicitações e comentários de me for direcionado.

    Quanto a você, só tenho a agradecer pois grande parte de meus avanços dedico a tu que tens me incentivado e também ajudou de forma direta com sugestões muito construtivas e de forma indireta com a síntese dos tutoriais mostrando a visão do aluno que realmente tem sede de aprender.

    Estou super apertado esta semana com um trabalho para um novo amigo do facebook, um chara que deseja que eu lhe ajude em um trabalho "Vídeo educativo mostrando como reagir em caso de incêndio no prédio" mas assim que terminar volto a atualizar os tutoriais no nosso site.
    Abração e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  13. Vai na paz, Daniel, o GFXTotal já tem bastante fonte para pesquisa e estudo. Logo, não há..., como se diz, tanta precisão de fazer uma microaula nova toda semana; além do mais, tenho um material programática bastante extenso para estudar e ruminar, sobre o 3ds Max.

    Torço, e muito, para que tenha todo êxito neste trabalho ou freela que e você citou.

    Quando a estas pessoas, digo o seguinte: a web tá cheio de gente pirada e que gosta de se esconder atrás de um monitor para, covardemente, achincalhar a vida alheia. Tô contigo: para esta gente, o maior presente e reconhecimento é... serem ignoradas - se possível, sempre sabendo quem são e onde estão, entende, né?

    Não tem que agradecer nada! Tenho você e seu trabalho em grande estima e respeito porque sei reconhecer, de longe, um trabalho sério, realizado por uma pessoa de boa índole e abastado talento, ok?

    Daniel, hoje recebemos um um livro espetacular: Watercolour Textures
    by Ann Blockley.
    http://www.amazon.com/gp/product/0007213859/ref=pe_226970_24242570_email_f_im

    Vou ver, caso seja possível escaneá-lo sem danificar o exemplar, te mando, pois o livro é excelente. Mas eu prefiro DVDs; são melhores para assistir e estudar.

    Vou te enviar um e-mail, em busca de uma orientação tua, ok? É uma dica, e acho que você pode me dar um excelente "caminho" a ser optado. Aguarde.
    Uma semana abençoada, irmão!
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  14. Bom primeiramente eu queria parabenizar pelos tutoriais são de suma importância para o crescimente de quem esta ingressando na área de CG como eu, os tutoriais são de primeira qualidade, vc explica alguns macetes que nos cursos não são explorados (devido a carga horária e tal), minha opinião referênte a diversidade do conteúdo de suas vídeoaulas, é que, quem não esta satisfeito que pague algum curso existem vários por ai, esse é o mal do brasileiro quér tudo na mão, como eu disse a qualidade de seus tutoriais é muito bom e vc neim é obrigado a repassar conhecimentos que com certeza foram adquiridos com bastante esforço, emfim, vão pagar uma aula dessas ai pra vcs verem quanto custa, é só isso, abraço e obrigado pelas aulas, estou aprendendo bastante.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...