Tutorial - Projeção de objetos, sombras e iluminações no 3Ds Max



Olá leitores do site GFX Total, após algum tempo de estacionamento iremos voltar a nossa rotina de mini tutoriais que no nosso espaço e desta vez vamos entrar em um novo aprendizado de 3Ds Max.
Projeção de objetos, iluminação e sombras utilizando o 3Ds Max.


Após algum tempo de pesquisa descobri que há pouquíssimos tutoriais na internet que falam sobre este assunto de extrema importância, pois todos nós, quando iniciamos no 3D queremos de alguma forma criar um objeto e colocá-lo em uma cena para simularmos a realidade.


baixe os arquivos utilizados neste tutorial


Exemplo: suponhamos que após a criação uma maquete queremos colocá-la sobre uma mesa real, ou seja, de alguma forma teremos que mesclar o 3D a uma cena "cenário" real.



Para isso podemos contar com um Shader do 3Ds Max que simula a projeção de sombras, recebe as sombras geradas por luzes e objetos contidos na cena, veja o exemplo abaixo:




Claro que isto é uma breve introdução e que não paramos por ai, nas próximas aulas mostrarei outros exemplos práticos da utilização deste shader especial do 3Ds Max.

Um grande abraço a todos e até o nosso próximo encontro aqui no site GFX Total.


Vídeo tutorial




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5 comentários:

  1. Parceiro Daniel, boa noite,

    Eu já acertei o meu PC e já voltei a estudar, também. Em relação as modificações sugeridas de vídeo, entendi corretamente. No entanto, pelo menos na minha máquina, Daniel, tais modificações realizadas na configuração indicada, fez com que eu perdesse totalmente o controle na criação e manipulação de sombra e luz sobre os objetos ou cenários - ainda dentro do meu nível de estudo, mas reparei bem estas disparidades.

    Decidi, por isso, manter aquela pequena fala visual na face poligonal, pois o resto do programa funciona perfeitamente. Como agora já decidi isso, vou ver se o mesmo comportamente se mantém na versão 2013, caso seja, vou pular para esta, independente deste erro visual gerado.

    Estou falando isso exatamente por causa deste seu novo tuto que fala exatamente sobre "luz e semobra", entendeu? Logo que ele estiver disponível, te dou um retorno a respeito, mas gostei bastante do que o cara disponibilizou no tutorial grandão que conclui. Me deu uma base introdutória bacana, mas já notei que você irá um pouco além nesta tua apresentação. Vou aguardar!

    Estive lendo ontem sobre "plugins" e "scripts" no 3ds Max e entendi que eles são importantes. Não sei se estão nos seus planos, mas não seria um tema legal de abordar, caso você julge conveniente? Não conheço o assunto, mas me pareceu bastante útil e importante.
    Abração irmão!

    Bagli

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  2. bom dia professor os arquivo ainda nao estao disponibilizado ?

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  3. Caramba Daniel, arrebentou em mais um tutorial e por coincidência era o que ontem estava pesquisando!
    Uma duvida Daniel, para configurar um vídeo se utiliza o mesmo processo?

    Desde já agradeço por sua cooperação, tenho aprendido bastante com vc amigo!
    parabéns e vê se não deixa a gente muito tempo sem suas aulas!
    rsrs
    (BRINCADEIRA, SEI QUE O TEMPO É COMPLICADO!)
    ABRAÇO

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  4. Obrigado pessoal, é muito bom saber que estão acompanhando, hoje farei o possível para postar mais.
    Quanto aos arquivos para download, esqueci de colocar, dentro no máximo de 2 horas estarão disponíveis. Abraços a todos e bons estudos.

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  5. usa o site mega.co.nz 50Gb gratis la e sem limite o meu vai a 400kbps minha net e 4mb e um otimo site

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