Tutorial - Renderização de fotorealismo dedicado a objetos no 3Ds Max




Olá leitores do site GFX Total, é com grande prazer que trago mais uma bela contribuição para o aprendizado dos novos Designers do Brasil.



Hoje vamos trabalhar com um assunto muito complicado mas não impossível que é a renderização Foto-Realista no 3Ds Max e para obtermos este resultado final exibido abaixo vamos recorrer as imagens HDRI, iluminação por Exposição e mais algumas técnicas de manuseio de shaders e iluminação de cena.




Ao tratarmos deste assunto certamente irá ocasionar dezenas de dúvidas entre as mais comuns são:

•Posso utilizar este modo de renderização para maquete?
•Para ilunimação de personagens, faço do mesmo jeito?
•Ao criar uma animação, e só aplicar os efeitos que irá gerar o mesmo resultado?

Para todas as perguntas a resposta é não.

O 3Ds Max, assim como outros softwares, trabalha com modos particulares para cada render, este modo utilizado é dedicado a renderização de objetos para comerciais, propagandas e outros similares onde a intenção é mostrar simplesmente o objeto e suas características.


Download dos arquivos utilizados no tutorial

Ex; Vemos feguentimente na TV algumas propagandas de tênis onde a câmera gira sobre o calçado motrando os detalhes mas não mostra o ambiente embora ele seja simulado com o uso de imagens HDRI.

                    Disponível para download no botão acima...

Estas imagens HDRI possuem 32Bits por canal o que possibilita gerar exposição que se torna a forma principal de iluminação do cenário em questão.

No mais deixo um grande abraço e até o nosso próximo encontro aqui no site GFX Total.

Vídeos Tutoriais


Introdução

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Renderização

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3 comentários:

  1. Grande Daniel, mais uma vez arrebentando... Creio que esse seja um dos maiores vilões no 3Ds Max, uma pena não ser algo mais abrangente, que sirva pra animação, maquete, etc... Mas só em começarmos a aprofundar em renderização já vai dar um grande UP nos estudos!! Grande Abraço e que Deus continue te iluminando sempre...

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  2. Muito bom daniel, excelente tutorial. sem duvida a cada tutorial me surpreendo ainda mais com a facilidade que voce tem de dominio com esse programa, mais mudando de assunto daniel voce afirma a cima no texto que cada processo de iluminação e render e direrente pra cada situação... pois bem seria possivel voce fazer um tutorial evolvendo o processo de iluminação e renderização de uma animação de um personagem, cara sempre tive muita vontade de pelo menos saber o basico pra seguir em frente mais nunca consegui achar um tutorial a respeito desse assunto. e concerteza a unica saida seria seus tutorias... voce poderia tirar essa minah duvida fazendo um tutorial pra galera que tem essa mesma duvida que eu!!!! abraços e que DEUS CONTINUE LHE ABENÇOANDO!!!

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  3. Prezado Daniel, boa noite,

    É claro que ainda me sinto no estágio de semi-ignorante e pré-analfabeto no MR.

    Mas este tutorial em duas partes, se não for o melhor que há sobre MR, está entre os mais importantes na biblioteca do GFX Total.

    Eu, particularmente, dividi assim o conteúdo deste tutorial:

    Parte-I_Modelando objetos complexos no 3Ds Max (a torneira)
    Parte-II_Renderização de fotorealismo dedicado a objetos no 3Ds Max (a torneira)

    Como eu não tinha visto, inicialmente, a Parte-I, ainda não posso emitir qualquer opinião, embora saiba, mesmo sem ver, que deve estar, no mínimo, excelente.

    Logo, estou estudando ao contrário!

    A Parte-II é muito show de bola, pela simples razão de você dar início aos trabalhos, apresentando o MR e seus recursos, através de uma cena simples com uma teapot e uma sphere. É cada vez mais fica claro o uso das imagens HDR no environment da cena; entendimento muito mais próximo, Daniel. Ainda não criei nada, mas já tenho algo bolado, pois sei que estou te devendo uma... "peça".

    Se você parasse esta intrução ali, no primeiro tutorial, já teria alcançado grande êxito didático, mas você gosta de "matar o pau e mostrar a porra da cobra..." - kkkkk.

    Você explica cristalinamente, passo a passo, com inúmeras fases de render, até chegar a uma imagem realista fantástica e satisfatória.

    É claro que não dá pra pegar tudo de uma vez, pois ainda me considero um "analfaRay" ou "analfarender". Mas logo, logo já saberei as vogais e consoantes para, em seguida, juntar tudo nos estudos.

    Não gosto de ser repetitivo, mas o trânsito fácil que você tem nas inúmeras opções de ajuste e correção dentro dos painéis do MR é fooooooooooooda, cara. Demais, Daniel.

    O acerto final da sombra do objeto é belíssimo. Tudo em estágios, tudo, como disse, passo a passo.

    Este conjunto de tutoriais que citei e dividi em Partes I e II podem ser classificados, Daniel, como o melhor e mais completo conjunto didático que você já produziu, pois uniu, de forma clara, flagrante, a criação do objeto e sua cena desde à modelagem até à renderização.

    O final, buscando ainda maior equilíbrio e realismo através de correções no Photoshop tá um verdadeiro esculacho, irmão.

    Ainda não vi completamente, mas já percebi os detalhes da modelagem na superfície do objeto (a torneira), pois abri o arquivo no Max.

    Hoje eu tava meio desanimado, mas depois de assistir este tutorial e olhar um pouco a modelagem, me senti muito mais entusiasmado e reempolgado. Brigado!!!

    Agora tenho que pagar os quatro tutoriais da primeira parte, a modelegem.

    MUITO OBRIGADO, Daniel. Excelente ainda é diante do conjunto de informações que você transmitiu com tanto brilhantismo nestes tutoriais.

    Abração,

    Bagli

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