Tutorial - Configuração de materiais luminosos no 3Ds Max


Olá leitores do site GFX Total, bem vindos a mais um tutorial de 3Ds Max.

Neste seguimento vamos aprender sobre a configuração de materiais do MentalRay (Arch&Design) para criar iluminação apartir de objetos.
Este tipo de iluminação e bastante complexo quando utilizado em maquetes porém se torna simples para cenas menores como no exemplo abaixo:


Para se criar este material devemos ter um conhecimento básico em criação e configuração de Arch&Design que é um shader incluso no Mental Ray. Conforme é mostrado de forma breve no tutorial, podemos criar iluminação na cena utilizando o shader "Architectural" que gera iluminação simples, mas para obtermos um resultado mais realista temos que recorrer ao Arch&Design para gerar reflexos customizados e mapas para iluminação gradual que também será mostrado durante a vídeo aula.


Baixe a cena final e os arquivos do tutorial



Ajude a divulgar nossos tutoriais, interaja em nossa rede social, clique em gostei "Like" e comente, desta forma estará contribuindo da melhor maneira possível.
 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Vídeo tutorial




Se gostou e deseja retribuir a ajuda além de receber mais tutoriais como este, inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube, avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

18 comentários:

  1. Caro Daniel Gostei muito do seu tutorial como sempre é claro, mais confesso que é um pouco difícil para mim, pois o mais simples tutorial é bem complexo neste software que é o 3d MAX, mais o resultado final me anima muito, e vou seguir em frente uma vez que tenho GFX Total pra me auxiliar nessa jornada.
    Há Gostaria de saber quando sai o curso de zbrush?
    Logo mais estarei adquirindo seu curso de maquete e quaisquer outros que vc produzi - pois sei valerá muito a pena.
    Enfim, Obrigado por mais este Tutorial e sucesso pra você.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcondes, é ótimo saber que tenha gostado, este tutorial em particular deu um trabalhão para fazer, tive que refaze-lo umas 6 vezes pois de fato ele é bem complicado e exige uma concentração tremenda no conteúdo.

    Quanto ao curso de Zbrush, estou na fase de planejamento de conteúdo pois tenho que resolver antes a questão das formas de pagamento. No DVD de maquete muitas pessoas queriam mas não tinham o valor para investir, então queriam pagar parcelado.

    Contudo estou com dificuldades de implementar o Pagseguro no site/Blog, já tentei contato várias vezes mas eles não respondem.

    Irei providênciar os novos cursos em breve, só não fiz os ainda porque sempre traço metas no que faço e este curso de Maquete não foi diferente. Ainda falta vender 2 para fechar a meta e partir para as próximas evoluções.

    Agradeço muito sua participação.

    Um abraço, bons estudos e um ótimo final de semana.

    Daniel Leles - GFX Total

    ResponderExcluir
  3. Daniel parabens mais uma vez pelos maravilhosos tutoriais,to passando aqui rapidinho só pra dizer que quem puder me add la no face e avaliar meus trabalhos ficaria muito agradecido é só procurar por Nieverson Nascimento xD vlw por tudo msm Daniel.

    ResponderExcluir
  4. Olá Nieverson, já vi lá seus trabalhos e indico em 100%, belas obras de um mais novo grande artista gráfico. Abraços e bons renders.

    ResponderExcluir
  5. Amigão, Daniel, boa noite,

    Sou um iniciante e fico maravilhado com este trânsito tranquilíssimo para modificar, a todo momento, os mais variados parâmetros de textura e iluminação, o ponto focal desta lição.

    Quanta experimentação, né? Já disse uma vez e vou repetir, pois é um tema muito legal e fonte de grande incentivo... "Você deve ter casos super legais para contar a respeito do teu aprendizado, tanto dos erros como dos acertos, certo?"

    Terei que ir lá, portanto, no tutorial de criação de uma lâmpada, né? Pois não tem problema: eu vou!

    Achei muito legal esta microaula porque é um foco todo voltado para ajustes e maior intimidade com os variados parâmetros de luz, incluindo HDR que em breve vou estudar. Muito legal a suvização, utlização de um mapa gradiente e, em seguida, a inversão deste mapa para compor a gradação correta de brilho no material - no caso a lâmpa. Incrível o que um clique e a correção efetiva num parâmetro de luz, pode gerar mais ou menos fosforescência, Daniel.

    Quanto pasto, irmão! Quanto pasto para ser consumida há, então!

    ESPETACULAR, Daniel. MUTÍSSIMO OBRIGADO por nos brindar com este líndíssimo tutorial que muito me acrescentou e que certamente vai agradar e acrescentar muito a todos estudantes de 3ds Max. Ah... Fluência didática ótima, extremamente sucinto e claro nas explicações. Já lhe disse isso: sua tranquilidade e espontaneidade está cada vez mais nítida a cada tutorial.

    PARABÉNS!!!!!

    Seu amigo,

    Bagli

    P.S.: Nieverson, já venho acompanhando seus trabalhos e já lhe disse, né? Tá um esculacho, só. Cada vez melhor. Sou teu fã, sabia? E quero de público, te agradecer, também, pelo incentivo e constantes dicas, algumas que entrarão, em breve, na minha rotina de estudos. Minha observação aos seus trabalhos é a seguinte: delicadeza. Parabéns, irmão!

    ResponderExcluir
  6. Bom a todos!! Olá Daniel, tudo bem?! Ainda não assistí o video, mas se fala de mental ray e o arch & design, amo esse renderizador! rssrrsrs, vou baixalo pra mim assistir. bom dia.

    ResponderExcluir
  7. Grande Bagli!! blz meu jovem?! to passando só pra da um alô e per guntar como que ta as coisas, desculpa pelo sumisso rapaz, to muito ocupado esses dias, mas tamo ae. blz? bom dia pra vc, e a todos que nos acompanham.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Juarez, obrigado pelo retorno, eu também estou com dificuldades de arrumar tempo mas sempre que possível estes confirmando a presença em formato de tutorial.

    Abraços a você Juarez e a todos os nossos amigos...
    Bons estudos a todos.

    ResponderExcluir
  9. Valeu Daniel! já baixei o video o video, vou assistir o video em casa. Peguei uns serviços aqui, agora é pra valer, ae eu estou me dedicando muito, embora que não seja uma modelagem muito boa por causa do tempo, mas estou tentando fazer o melhor possivel. ah! e a promessa eu não esqueci! jamais esquecerei! rsrsrs. Valeu e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Prezado Daniel, acabei de assistir a aula, te confesso que ainda me surpreendo com o maerial arch & design! não sabia desse recurso de colocar um gradient no self ilumination, gostei muito!!
    Daniel, se eu quiser fazer um video tutorial, é possivel postar aqui no site? não que seja agora, por que ainda não estou preparado, mas você permite? bom eu vou entender se não, mas se for um sim, vou me preparar. se quiser me responder por e-mail ta ai: juarezferraz@hotmail.com.br
    Um grande abraço, e boa tarde!

    ResponderExcluir
  11. É isso ai Juarez, garra, fé e bola pra frente, com certeza vc já estar apto a trabalhar em coisas grandes e claro nunca deixar de estudar pois sabemos é sempre bom conhecer e aprender mais e mais.

    Quanto ao vídeo, claro que pode fazer, a pouco tempo atrás um de nossos amigos postou um vídeo de track e pediu para eu colocar aqui, toda ajuda, mesmo que simples será bem vinda, não só por mim mas por todos que querem a oportunidade de aprender.

    Minha maior satisfação é acompanhar este crescimento seu, do Bagli, Semário e todos os amigos que estão na lutar correndo atrás de um objetivo em comum. Torço por vocês todos os dias.

    Abraços amigão e bons estudos.

    ResponderExcluir
  12. Daniel & Juarez, boa tarde,

    Nossa, o Juarez some, mas quando volta, retorna com gás revigorado, kkkkk.

    Juarez, tô ótimo e... estudando, ainda não como gostaria, pois estou tendo que resolver coisas aqui em casa. Cheguei da rua, tive uma ligação longa para atender, além de um e-mail que tinha que dar atenção. Agora, fram os homens das cortinas que demoraram 2 semanas para entregue. Ufa! Viu a razão de não estar estudando?

    Juarez, achei a mesmíssima coisa que você. Demais esta de introduzir um gradiente.

    Daniel, como você sabe, eu gosto de observar os fluxos de interesse no mercado. No Brasil não há material de nível - eu ainda não vi ou conheço - que verse sobre o ZBrush. Tenho um livro, o único por sinal, de bom nível, mas que peca em aspectos gráficos, coisas do projeto de editoração; embora o autor seja um grande artista.

    Eu tenho certeza que um tutorial-DVD bem feito, organizado e que abarque bem o potencial do ZBrush, vai arrebentar; ainda mais com sua maneira especial e ditaticamente calma e ideal para a nossa gente - digo: os brasileiros.

    O pontencial do mercado brasileiro para o ZBrush é fenomenal. O quanto ele é explorado? Naaaaaaaaaaaaaada, zeeeeeeeeeeeeero, rooooooooooosca. Isso, por si só, é um dado excelente a seu favor, pois sei, tenho certeza, que você fará um puta tutorial do ZBrush.

    Daniel, no dia que os grigos souberem o potencial que há no Brasil para a computação gráfica... Nem te falo! Você pode estar certo que os grandes produtores informação e instruão do mercado passariam a ter representações e filiais por aqui, na terrinha.

    Portanto, irmão, aproveite e... SEJA UM PIONEIRO BEM SUCEDIDO, pois é isso que você será. Faça história - independente da pirataria que é... inevitável.

    Torço muito por todos, não somente por você, Daniel, por todos que aqui estudam e se aperfeiçoam constantemente como o Juarez, o Nieverson, Semário e você, um grande mestre.

    Abraços, pois vou tentar estudar alguma coisa agora, rs..., pois iniciei ontem um estudo de modelagem de um "droide", coisa que nunca fiz até hoje. Será um grande desafio.
    Abração,

    Bagli

    ResponderExcluir
  13. Daniel, boa noite,

    Cara, estou aqui: voltei ao pasto, agora no ritmo!

    Estou suando, penando na modelagem deste estudo proposta. Lembra? Aquele robô, dróide proposta ao final do tutorial, sabe?

    A base de criação dele é essencialmente de Primitives. Estou achando legal, pois gostaria de fazer exatamente extraindo as peças da malha, mas vejo que isso vai me confundir, pois estou seguindo o método indicado. Mas é legal ver, pois constantemente me lembro de você e de suas lições importantíssimas, a saber: "procurem extrair o máximo possível de um único objeto".

    Tô fazendo bem no meu passo, aquele que você mesmo bem definiu: o da tartaruga, lento, devagar, mas assimilando - isso que é o importante. Estou bem no início, mas... tá saindo, Daniel.

    Sou vou lhe mostrar, quando concluí-lo.

    Sempre meu muuuuuuuuito obrigado!
    Abraços, irmão!

    Bagli

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Marcelo, é isso ai, o principal você já possui que é o raciocínio/inteligência lógica, agora é só treinar e aperfeiçoar cada vez mais, vejo que logo esta tartaruga vai entrar numa corrente maritima e vai impressionar muitos.

    Aquele abraços meu amigo, uma ótima noite e bons estudos.

    Daniel - GFX Total

    ResponderExcluir
  15. Muito bom, não te conhecia e me indicaram seu site...excvelente trabalho e parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Olá...
    qual versão do 3Ds max vc esta usando??
    e parabéns pelo empenho.. \o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, atualmente eu utilizo a versão 2012 x64 mas os tutoriais mais antigos foram criados na versão 2010 x64. Obrigado por participar de nossas atividades.

      Abraço e bons estudos

      Att

      Daniel Leles - GFX Total

      Excluir
  17. Excelente vídeo-aula, parabéns e fico grato por poder aprender através dela.
    Grd []

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...