Tutorial - Criando um tronco de árvore 3D - Parte 01 - Referência e Modelagem



Olá amigos do site GFX Total, bem vindos a mais um tutorial especial aqui no nosso espaço, e especialmente neste tutorial tenho uma proposta de auto avaliação, espero que todos acompanhem.

Neste novo tópico iremos reforçar com uma revisão completa de tudo que vimos, desde a configuração da referência, modelagem, mapeamento, texturização com Zbrush e Photoshop e finalmente a renderização realista.

Para este tutorial podemos contar com os conhecimentos adquiridos em várias aulas anteriores como a EXTRAÇÃO DE MALHA CILÍNDRICA, CRIAÇÃO DE GRAMA REALISTA NO PFLOW, MODELAGEM LIVRE ( SAPATO FEMININO ),  APLICAÇÃO DE TEXTURAS E MAPAS, NOÇÕES DE MAPEAMENTO ORGÂNICO, etc...

Trata-se de um tutorial avançado e que requer muita atenção nas manipulações e deformações, não devemos esquecer que somente com muito treino e dedicação alcançaremos os níveis e objetivos maiores, com linguagem simples e direta espero que todos possam acompanhar e concluir seus estudos.

A PROPOSTA:
Para uma avaliação, tanto pessoal quanto mutua, gostaria que ao final deste tutorial todos que acompanham nossas postagens tente fazer "da forma que souberem" a texturização e a renderização. Com isso iremos avaliar o que sabemos e ao final juntaremos nossos conhecimento com o conhecimento que o Daniel "eu" passará nesta vídeo aula.
Para postar o resultado, acessem o Facebook do GFX Total ou através do contato clicando aqui.





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Vídeo Tutorial



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5 comentários:

  1. Olá a todos, bom dia!
    Olá Daniel, tudo bem?! gostei muito da aula, muito boa as dicas de modelagem, mas em destaque o pedido que vc fez, é muito louvavél esse incentivo pra nós que vai almentar em muito os nossos conhecimentos nesta area.
    Pra te falar a verdade, sei malmente abrir o photo shop, não tenho z-brush nem mudbox, é realmente desafiador, mas ferveu meu sangue de muita vontade!! uma pergunta: a arvore tem que ser aquela que disponibilizou ou poder ser outra? desde já um grande abraço e um bom dia!!
    ass: teu servo, Juarez.

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  2. Olá meu grande amigo Daniel tudo bem ? Cara eu tava por aqui olhando as fotos de sua galeria e fiquei muito impressionado com a foto desse relogio em cima da comoda que vc postou por isso vim fazer um pedido, gostaria muito que vc mostrasse o render setup e a configuração da iluminação que usou pra chegar nesse resultado não precisa ser em video pode me mandar um email com um print ou qualquer coisa explicando o processo pois estou muito curiozo kkk, se não for encomodar me manda um retorno. Vlw por tudo e parabens pelos trabalhos estão nota 1000.

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  3. Olá Nieverson, que bom saber sobre vc ter gostado do Render, sim irei elaborar um projeto igual e te envio pois o projeto do relógio já foi deletado, mesmo assim consigo fazer outro igual.

    Abraços e bons estudos

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  4. Meu amigo Daniel, boa tarde,

    Que iniciativa espetacular a sua, irmão! Convidar os assíduos leitores estudantes e modeladores a fazaerem este ótimo estudo e, em seguida, caso queiram, publicarem no Face do GFXTotal, mostrando, deste modo, o grau de assimilação e utilização das técnicas ensinadas pelo administrador do site.

    Como você bem resaltou, este tutorial é uma extensa "revisão" de inúmeras técnicas lecionadas aqui em várias microaulas, além do uso de vários softwares. Logo, é uma síntese de revisão não somente para todos os estudando, mas principalmente para você, Daniel que embora seja um grande perito, verá, agora, o reflexo do seu magistério em EAD3D, podendo, então, fazer uma profunda avaliação deste novo período aqui, no GFXTotal.

    Ainda não vi a nova microaula, mas em breve vou assistir e tentar participar do modo como você indica, Daniel. No momento, estou "suando" com o "projeito dróide" que estou realizando, como proposta levada ao fim deste tutorial de modelagem em 3ds Max que finalizei.

    Tua iniciativa merece todos elogios e palmas. É uma forma de incentivo que você dá - a mais! - para os seus alunos. Portanto, você estará criando uma galeria de trabalho dos seus alunos. Bacana!

    Parceiro Nieverson, tudo bem? Vez ou outra fico observando os trabalhos e renderizações do Daniel, expostos na galeria do GFXTotal. O cara transpirou muito para ter este dominio tão belo do Mental Ray - além da modelagem em si.

    Daniel, deixe o seu amigo "the turtle" voltar a este novo estudo e desafio. No momento, ele mais parece com um pacote de jujuba multicolorido em tons pastéis, kkkkk. O Prof. sugeri a montagem em módulos, em blocos de Primitives, mas estou tentando, na medida do possível, pôr em prática as suas lições e sugestões de usar ao máximo possível as possibilidade de extração de novos objetos a partir de um único ou mesmo objeto.

    Logo que der, Daniel, vou assistir, tá?

    SUPER PARABÉNS pela iniciativa inovadora no site.
    Abraços,

    Bagli

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  5. Olá Bagli, boa tarde, sim, a iniciativa é para cada um avaliar as suas próprias alternativas de dar prosseguimento no projeto, mesmo sem ajuda direta, mas estarei postando as continuações para que então todos possam ver a minha forma de pensar e resolver, não que seja a única mas uma dentre várias formas de se trabalhar o projeto.
    Vamos ver né, aguardar as resultados, se não for bom tentaremos de outras forma, mas sempre tentaremos.

    Estou super satisfeito pois percebo a evolução constante das pessoas que descobriram o mundo 3D que é cada vez mais visível.

    Pois bem, voltarei ao trabalho agora, um grande abraço e você e todos os amigos que acompanham e acreditam em nossa luta.

    Daniel Leles - GFX Total

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