Tutorial - Texturização, iluminação, renderização e pós produção - Churrasqueira 3Ds Max


Olá a todos, bem vindos a mais um tutorial aqui no nosso espaço.

Hoje vamos aprender novidades e para estas vídeo aulas foi preparado um excelente exemplo de como criar composições diversas no 3Ds mas sem a necessidade de conhecimentos em photoshop.


Com o uso do mesmo objeto vamos criado na aula anterior vamos desenvolver as texturas, iluminação, render e pós-produção em Photoshop, finalizando este conjunto de aplicações obteremos o resultado conforme a imagem abaixo:




Download dos arquivos utilizados durante o tutorial


Ajude a divulgar nossos tutoriais, interaja em nossa rede social, clique em gostei "Like" e comente, desta forma estará contribuindo da melhor maneira possível.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Vídeo Tutorial - Parte 01






Vídeo Tutorial - Parte 02







Vídeo Tutorial - Parte 03





Se gostou e deseja retribuir a ajuda além de receber mais tutoriais como este, inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube, avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

8 comentários:

  1. Daniel, boa tarde meu amigo!! Parabens por esta grande video aula, sem palavras mesmo!!
    Meu amigo Daniel, gostaria de saber como que eu faço pra fazer grama falhada respeitando caminhos, como rastros de pessoas e carros, to tendo uma boa dificuldade aqui, com um teste que estou fazendo.
    Bom fico no aguardo, um abração e boa tarde.

    ResponderExcluir
  2. Olá Juarez, obrigado amigo.
    Sim, para fazer este controle da grama vc terá que usar um mapa em preto e branco no objeto que vai gerar a grama.

    Se vc estiver fazendo a grama com o particle flow como mostrei no tutorial de criação de grama é só aplicar um cor degradê entre o preto e o branco, onde for aplicado a cor preta não haverá grama, onde form meio tom(cinza) haverá bem pouca grama, onde for branco haverá muita grama.

    Acompanhe o tutorial que existem várias formas de se fazer, no tutorial eu mostro como fazer usando seleção de áreas, dá para ter uma idéia de como fazer isto. Veja ai: http://www.gfxtotal.com/2012/04/tutorial-particle-flow-criando-grama.html


    Um grande abraço e bons estudos.

    ResponderExcluir
  3. Daniel, boa tarde,

    Estava vendo, agora, a primeira parte do tutorial e gostei bastante, especialmente porque está tocando em assuntos que desconhecia, nos labirintos do Max.

    Esta criação de máscara, pelo que entendi até aqui, possibilita uma mesclagem do quanto você deseja que fique visível ou não, certo?
    Este ponto, pra mim, é novidade, Daniel.

    Como você sabe, texturização é muito importante para mim, no momento.

    Só pra te dar um retorno... Já estou namorando o teu Maquete Eletrônica, tá? Acho que vou iniciar, gradativamente, a minha iniciação neste belíssimo tutorial e neste tema no qual nunca tive maiores contatos. Quero te dar minha percepção deste teu primeiro trabalho e produção independente, no mercado editorial de tutoriais. Tem que ter fôlego, pois ele não é nada pequeno. Quando eu iniciar meus estudos nele, te conto, tá? Para em seguida ir te dando o retorno após a conclusão de cada módulo, irmão.

    Gosto muito de ler os questionamentos e dúvidas do nosso parceiro Juarez. Cara, tu pega pesado nas perguntas, viu? Sei que você tá bem adiantado em certos assuntos que ainda tenho que mergulhar bastante.

    Daniel, continuo estudando o ZBrush - adoro ele!!! Só tenho que implementar mais a rotina de contato diário com ele, para ir me aperfeiçoando nesta iniciação.

    Lógico que conhecia o Mudbox, também, mas nunca tinha tido a oportunidade de fuçar ele. Cara, sabe que estou encantado com o Mudbox? É fenomenal!!! É que tenho assistido umas aulas com uma qualidade de resolução magnífica, o que torna mais sedutor o contato e a sedução pelo Mudbox.

    Vou assistir a conclusão e volto.

    Você tá de parabéns, pois está fazendo uma aula aparte de texturização - acho, me parece que vai entrar em mapeamento novamente, vai? Vamos ver!

    PARABÉNS e muito obrigado, Daniel.
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  4. Parceiro Daniel, boa noite,

    A conclusão ficou excelente. O que eu mais gostei, pois me interessa bastante, é a manipulação que você fez das máscaras, dentro do Max e as alterações dos parâmetros dentro do Maps - esta parte, senti bastante dificuldade no estudo de texturização da folha que você me indicou, lembra? Acho que hoje consegui "digerir" bem melhor a manipulação dentro deste painel, o Maps. DEMAIS, mesmo, cara!

    Acho que todos, sem exceção, gostaram muito do seu churrasco mineiro. E olha que sou filho de gaúcho, viu? rsrsrsrsrs... DEMAIS!!!!!

    MEUS PARABÉNS, você merce, Daniel.
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  5. Daniel, Bom dia..
    Eu não achei nenhum menu de pedidos então vou falar com você por aqui mesmo já que acho que o menu contato seja para outras coisas...
    Queria saber se você poderia ensinar a mapear um objeto com as texturas meias esfumaçadas como é possível ver na parte dos botões desse trator: http://images.modhoster.de/system/files/0028/5358/huge/john-deere-8360r--17.jpg . Caso possa resolver isso com um tutorial ficaria muito grato, obrigado Bruno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Bruno, boa tarde!
      Este efeito é chamado de ambienteOcclusion, trata-se de uma simulação de ambientes mais escuros ou sujos de acordo com o tema do modelo. Podemos aplicar no Render ou direto na textura. Na textura é mais fácil, basta apenas pintar com pincél escuro suave utilizando o photoshop ou qualquer outro programa de edição de imagem. Tente acompanhar o tutorial sobre o mapeamento do porco, depois basta pintar a textura da forma que quiser, no caso com AmbientOcclusion, e aplicar direto sobre o modelo.
      Abraços e bons estudos.

      Daniel Leles - GFX Total

      Excluir
  6. NAO CONSIGO BAIXAR O LINK DO DOWNLOAD DOS ARQUIVOS O ARQUIVO ESTA CORROMPIDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jean, link corrigio, embora não tenha conseguido recuperar todos os arquivos, consegui os principais que são as texturas em alta resolução.
      Abraço e bons estudos.

      Att:
      Daniel Leles - GFX Total

      Excluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...