Tutorial - Modelando uma churrasqueira no 3Ds Max



Olá amigos do site GFX Total.

Bem vindos a mais um tutorial de 3Ds Max onde iremos trabalhar a modelagem de uma churrasqueira completa (grade, bácia, suporte e rodas) e aprender algumas orientações sobre como iniciar um projeto simples, desde a criação e avaliação de uma referência até a modelagem final.


Resultado do tutorial



Veremos as principais aplicação de modificadores e a importância da utilização correta do mesmo. Também estudaremos a utilização dos shapes para modelar de forma rápida e eficaz as estruturas da churrasqueira. "Vale lembrar que podemos utilizar os mesmos princípios que serão demonstrados no tutorial para criar objetos similares como cadeira de praia, suporte para plantas, clipes para papéis, cabides, etc."

Modelo finalizado com aplicação de textura



Na continuação faremos a texturização e renderização e pós produção fechando assim este tema importantíssímo. Aguardo você neste mesmo canal e neste mesmo horário. Abração a todos.


Download do modelo final


Ajude a divulgar nossos tutoriais, interaja em nossa rede social, clique em gostei "Like" e comente, desta forma estará contribuindo da melhor maneira possível.
 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 

Vídeo tutorial




Se gostou e deseja retribuir a ajuda além de receber mais tutoriais como este, inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube, avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

7 comentários:

  1. como sempre sem palavras meu amigo.. exelente

    ResponderExcluir
  2. Prezado Daniel, boa noite,

    Como você bem frizou, tanto no início como ao fim desta excelente microaula, é, somente na aparência, uma modelagem simples, sem maiores requintes. No entanto... está carregada de inúmeros ensinamentos que você já leciounou em inúmeros tutoriais passados, né?

    Não sei se estes são todos os modificadores que você usou, mas foram vários, por exemplo, Inset, Symetry, Bridge, Fillet, etc. Além disso, uma constante manipulação de Vertex, Edge, com várias formas de seleção e escalonagens. E a já constante criação de objetos a partir de uma simples Spline (Line).

    O mais importante nesta microaula, na minha percepção de iniciante é o uso, a aplicação de todos estes recursos nesta modelagem aparentemente simples, pois o que torna esta lição complexa é algo que pode passar despercebido: a visão ampla de aplicar, com criatividade, todas estas ferramentas na modelagem.

    Simples, Daniel?!!! Não! Ter esta percepção de modelagem e a consequente criação e aplicação do instrumental adequadamente é o ponto mais incrível deste tuto.

    Curiosamente, de todas as microaulas que já assisti, esta é uma das que você está mais tranquilo; acho que tem a ver com a tua cancha: a tua experiência e fluência com a modelagem no Max está te levando a ter uma maior tranquilidade neste magistério, Daniel.

    Só mais uma coisa. É algo simples, mas que para mim foi importante. Lá pelo TC 04:03, quando você inicia a utilização do Inset..., você diz algo como... "aplicar o Inset, inseri uma malha neste Plane". Cara, eu nunca tinha pensando nesta ponto óbvio!!! kkkkk Esta simples frase, em razão da minha atenção, também, me fez tem uma compreensão mais sólida - agora! - do Modificador Inset. MUITO OBRIGADO!

    Sim, cara, é um presentão esta tutorial porque é uma VERDADEIRA E IMPORTANTE REVISÃO.

    Como dizia para o Allan dia destes, seu nível que trabalho com 3ds Max é de perito, irmão. Portanto, qualifico este tutorial como um Master Class.

    Parbéns, Daniel, e faço minha, do mesmo modo, as palavras e o elogio do colega Miicon.
    PARABÉNS!!!
    Abraços,

    Bagli

    P.S.: Só pra relaxar a malha... Falou o carvão, a carne, linguiça (calabressa não pode faltar), molho à campanha, farofa da boa, muita cerveja, caipirinha (com cachaça), pimenta, uma boa salada, música bem alta, um dia bonita com muitos amigos para celebrar esta grande microaula.

    ResponderExcluir
  3. Olá Bagli, tudo bem?
    Tudo que você disse sintetiza o sumo da micro aula que é passar a experiência que possuo em modelagem de uma forma direta e descomplicada, creio que será de fácil aprendizado a mensagem que passei que é o uso da criatividade, o manuseio dos modificadores e atenção aos detalhes como por exemplo não esquecer da carne, afinal ninguém é de ferro né. rsrsrsrs.
    Outra coisa que você mencionou sobre a fluência, de fato esta é a minha área, não me sinto a vontade para ensinar sobre animação, partículas, controladores, etc. Embora eu saiba fazer, não sinto segurança em ensinar, mesmo assim costumo ariscar algo pela diversidade das opiniões e pedidos do público.
    Sinto que o pessoal assíduo que nos acompanham estão conseguindo assimilar e desenvolver bastante o lado criativo, tenho acompanhado vários resultados e fico mais entusiasmado em querer fazer mais tutoriais.
    Obrigado mais uma vez pelos seus elogios que sempre recebo com muita alegria, pois os elogios vindos de um gigante nos faz olhar para o alto e sentir a vontade de ser, um dia quem sabe, um gigante na sabedoria.

    Um grande abraço a você e todos que acompanham nosso trajeto.
    Bons estudos a todos.

    ResponderExcluir
  4. Grande Daniel, mais uma vez arrebentou na Aula! Não vou mais chamar de micro aula, pois se bem soubessem todos usariam como diz o nosso amigo Bagli esse canal como um EAD! Achei o máximo e me abriu ainda mais os meus horizontes para pensar um pouco em como posso modelar várias coisas a partir de primitivas básicas, até mesmo de uma Spline. O dia que chegar a 5% do seu conhecimento vou me sentir um Grande fera (kkk)...

    Parabéns mais uma vez Daniel por tudo!

    Grande Bagli fala irmão! Rapaz depois de ler seu comentário me veio uma idéia de dar continuidade a Aula do Daniel, não de ensinar claro rsrsrs, mas sim de compor toda a cena e cenário com tudo que você colocou, vou estudar e tentar levar esse idéia a frente até porque com as Aulas que o nosso Mestre Daniel nos passou, com certeza conseguiremos fazer senão todos quase todos os objetos que irão compor a cena. Grande Abraço!

    P.S. Daniel estou usando o Max2012 e ele já tem uma iluminação padrão que às vezes pra mim,que não tenho ainda o conhecimento necessário, atrapalha pois está sempre aparecendo uma sombra forte! Tem algo que se possa fazer para diminuir isso? E outra o editor de materiais é diferente também, então me perco um pouco e me atrapalho para fazer determinadas coisas que você explica. Mesmo assim estou quando posso jogando duro nos estudos.


    Grande Abraço de um Enorme (literalmente kkkk) fã seu!

    ResponderExcluir
  5. Olá Semário, onrigado cara, como sempre digo, apenas mostro o caminho e estou super satisfeitos de ver pessoas como você mesmo disse, não apenas fazer mas desenvolver algo a partir do que aprendeu e mostrar que tem conteúdo e é merecedor.

    Já minha d minha parte, eu não sei quase nada sou compreendo que sou muito esforçado na parte da criatividade e tento mostrar para as pessoas que isto é bom.

    Por exemplo: Se eu mostro como modelar um lápis, de forma subliminar estarei mostrando como modelar uma lança, um avião, uma ferramenta, enfim, criar coisas que possa usar os mesmo critérios e ao mesmo tempo exercitando o lado criativo.

    Quanto ao Max 2012, de fato a viewport possui uma visão realista, ou seja, podemos ter a noção para qual lado as sombras apontaram entre outras coisas. Para mudar e só clicar sobre o menu que se encontra dentro da área da viewport do lado esquerdo/em cima. Só clicar lá que vai aparecer diversas opções, ai é só escolher a que achar melhor.

    Um grande abraço amigo e até logo.

    ResponderExcluir
  6. Prezados Daniel e Semário, boa tarde,

    Daniel, sou apenas um "pequenininho"! Gigante é você que conseguiu, por mérito, alcançar este belo grau de domínio e composição com o 3ds Max. Não só isso, cara: você tem está "invejável" - digo isso construtivamente - percepção de antever; de tudo o que você leciona, isso é o que eu acho mais bonito, sabia?

    Estou investindo no aprendizado, você já notou, né? Todo aprendizado é um caminho árido - mas gosto deste desafio, sabia?

    Semário, acho que você sacou o que venho dizendo. O que o Daniel faz, nada mais é do que um formidável processo de EAD3D - Educação a Distância em 3D. Tem tutorial por aí - PAGO!, irmão, PAGO! - que é um verdadeiro atentado ao pau de peróba e ao óleo de cara.

    Daniel: isso, seu trabalho no ensino constante é de uma generosidade sem par.

    Ressalto, novamente, a utilização de inúmeros modificadores, juntos com vários escalonamentos. TREMENDA DE UMA REVISÃO, sem dizer que é, entende?

    Semário, quando eu iniciei os meus primeiros passos no 3ds Max, constantemente conversava isso com o Daniel, pois sentia enormes dificuldades gerada pela diferença de versões, especialmente numa versão 9 ou 10 para uma 2012 ou 2013. Relaxa a malha, Semário! Segue as sugestões do mestre Daniel que o render vai ficar excelente, rssssssssssss... Só mais uma coisa, cara: ainda estou dando os primeiros passos, engatinhando direito!!! kkkkk Acho que ainda estou no jardim de infância do 3ds Max, tipo... alfabetização.

    Vou acompanhar a tua sugestão, Semário! Dá uma cena incrível.

    Vamos para a continuação deste tutorial, agora.
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  7. Muito bom mesmo!!!Nunca avia encontrado um tutorial que explicasse bem as ferramentas!!!Excelente,parabéns!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...