Tutorial - Simulação de tecidos no 3Ds Max - Cloth



Um recurso que acompanha o 3Ds Max desde as primeiras versões é o Cloth.
O Cloth na mais é do que um simples modificador, aliás, não tem nada de simples quando o assunto é simulação.

A partir do modificador cloth podemos definir um objeto qualquer como tecido, isso significa que podemos simular as mesmas propriedades existentes em tecidos reais.

Entre várias opções de simulação, vamos entender como é criada a simulação através de Groups e Nodes. Para entender melhor as opções e groups e nodes devemos prestar muita atenção a parte mostrada durante o vídeo, ou caso contrário, um pequeno detalhe que deixarmos para trás, podemos não conseguir êxito na simulação.




Mas a frente vamos entender propriedade avançadas do Cloth porém esta introdução se faz necessária pois ao olhar para o extenso painel do cloth percebemos que existem dezenas de comenados e configurações diferentes para a simulação.


Ajude a divulgar nossos tutoriais, interaja em nossa Rede Social, clique em gostei "Like" e comente, desta forma estará contribuindo da melhor maneira possível.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Tutorial - Simulando tecidos no 3Ds Max - Cloth



Se gostou e deseja retribuir a ajuda além de receber mais tutoriais como este, inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube, avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

13 comentários:

  1. Boa tarde Daniel,
    Gostaria de tirar uma duvida:
    Comecei a usar agora o mental ray, (muito legal por sinal) mas vi que tambem tem um tal de v-ray. Poderias me explicar qual a diferença entre eles? não consigo encontrar o v-ray no 3d max. Se tiver algum tuto sobre o assunto também ficaria muito agradecido. (Sem querer ser pedichão, só uma sugestão).
    Mais uma vez obrigado e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago, na verdade são a mesma coisa, porém o MentalRay é mais leve e já vem instalado por padrão no Max, já o Vray é um plugin comercial que podemos instalar no max e em outros softwares. Em geral os resultados do MentalRay e Vray são idênticos, o que vale e a experiência do Designer.
      Se quiser coloquei o Vray disponível para download na nos menus horizontais (Download).

      Infelizmente sei muito pouco sobre Vray pois em razão do peso de render acabei optando em especializar no mentalRay. Mas numa oportunidade com certeza farei algo sobre o Vray.

      Abraço e bons estudos

      Excluir
    2. Prezados Daniel e Thiago, boa noite,

      Olha, eu, como já disse, sou um neófito no Mental Ray, mas caso alguém queira, posso disponibilizar algo a respeito do V-Ray. Se alguém tiver necessidade e interesse, tanto do plugin como de material didático, deixe uma mensagem por aqui, mas pelo pouco que vi, realmente parece-me que o Mental Ray é bem mais leve. Além disso, o que você afirma, Daniel é a realidade: é o artista que vai extrair o ouro, seja de que renderizador for, MR ou VR.
      Abraços,

      Bagli

      Excluir
  2. Prezado Daniel, boa noite,

    Cara, pra mim, particularmente, sabe o que capturei de mais importante neste tua curtíssima, porém brilhante microaula? O meu desejo crescente de estudar a fundo animação no Max.

    Em mim, você bateu num lado e acertou tantos outros!!! Vejo, a partir de sua linda fluência e no trato com o progrma, que é impossível estudar e se aprofundar no 3ds Max sem ter um conhecimento profundo de suas capacidades no campo da animação.

    Isso foi o mais espetacular neste sua sucinte e muito objetiva apresentação do Cloth, Daniel.

    Portanto..., ADOREI, cara. Valeu, mesmo, pela grande dica e transmissão de conceitos e novidades para mim.

    PARABÉNS!!!
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Bagli, embora nunca comentei mas a minha preferência em 3Ds Max é a simulação, você tem que ver o que faço co o Rayfire, é extremamente fantástico. Tinha a vontade de criar um portifólio de Simulações mas infelizmente minha máquina não é preparada para isto, pena mas em breve motarei uma especial para isto.

      Obrigado por comentar tanto aqui quanto no nosso Iutubiu, faço questão de sempre positivar seus valiosos comentários que descrevem e sintetizam as micro-aulas. Um grande abraço e até logo irmão.

      Daniel

      Excluir
  3. Boa noite Daniel e Bagli,
    Daniel, obrigado pelas informações, no momento não vou me aventurar no v-ray pois faço meus trabalhos em um notebook acer core i3 (nem sei como consigo fazer render com mr) rsr não tenho uma maquina potente, quando eu comprar uma eu utilizarei os plugins do max em potencia maxima =D
    Como disse anteriormente, Bagli quando eu começar a mexer no v-ray vou querer suas dicas.
    Um abraço e bom domingo a todos.

    ResponderExcluir
  4. Ola , eu quero pedir a sua ajuda pois aquele quadrinho com a cor y verde, z azul,x vermelho sumiu , meu 3ds é o 2011, eu ja reinstalei e continua a mesma coisa. Vc sabe pq isso acontece ? Me ajude !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Matheus, pasta apertar o x que volta ao normal.
      Abraço e bons estudos.

      Excluir
  5. Amigão de Belô, boa tarde,

    Cara, tudo bem? Estou enfurnado em tutoriais sobre Cloth - quase me afogando em minha própria ignorância, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    Ontem, por exemplo, fiquei algumas boas horas estudando os tutos sobre o Cloth. Sábado também, pois o Flamengo tá uma marda, então não perco meu tempo vendo jogo do mengão.

    Primeira coisa, é que 2013 não tem a mesma funcionalidade do 2012. Isso eu notei à medida que ia vendo os seus tutos. Mas isso... é tranquilo.

    O problema mais sério, no entanto, foi com a simulação e o resultado gerado na malha ou tecido criado. Daniel, não consegui de jeito ou maneira alguma ter uma malha correta, seja Editable Polly ou mesmo uma malha Mesh. Não consegui corrigir esta mmmmmmmmmmmmmmmmmerda até hoje.

    Abração,

    Bagli

    ResponderExcluir
  6. Só mais um detalhe, estou utilizando como objeto de colisão, formas sólidas, como cubos e planes, tudo normal. Não há porque o cubo rasgar a malha como está fazendo, entende? Acho que não estou mexendo nos parâmetros corretos. Sei que é besteira, mas não consegui corrigir ainda, irmão.

    Abração,

    Bagli

    ResponderExcluir
  7. Cara, tô na lida, aqui, enchendo a tua paciência!

    Eu só consegui algum êxito, fazendo uma malha poly com divisão 70x70. Fica mais lento na simulação, mas não há rasgadura na malha do tecido, entende?

    Vou fazer outros testes, e te digo em seguida. Amador é uma merda!

    Abração,

    Bagli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim irmão Baglione, este recurso é bastante avançado e exige muita concentração e estudo. O Cloth gera o erro de rasgamento ou transposição dos objetos por causa do self collision, tente aumetar o valor, assim ficará mais correto. OBS: Isso aumenta o tempo de simulação mas vale a pena.

      Abraço e bons estudos:
      Att:

      Daniel Leles

      Excluir
  8. Olá , eu acompanho seus tutorias pela youYouT a uns meses e primeiramente parabéns pelo conteúdo cara nota 10 , sobre esse vídeo eu queria saber como estender o tempo da simulação o meu para em 100 fremes e eu nao consigo aumentar .

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...