Tutorial - Criando um abajur utilizando Shapes no 3Ds Max



Tutorial - Criando um abajur utilizando Shapes no 3Ds Max


Olá amigos do site GFX Total.

Aqui quem fala é Daniel Leles e quero convidar a todos para mais um tutorial especial aqui no nosso espaço.

O tema de hoje é a importância da utilização do shapes e para este tutorial de 3Ds Max faremos um ABAJUR totalmente criado através de Splines que são os shapes editáveis.


A muito tempo venho batendo nesta tecla porém percebo que ainda há uma grande dificuldade dos aspirantes e até mesmo profissionais em assimilar o uso dos shapes para criação de todo e qualquer tipo de objeto 3D. Para comprovar esta tese, decidi então abrir este desafio que seria criar um objeto TODO feito através das Splines. Veja o resultado final abaixo:






Se seguido na risca, o uso dos shapes torna-se um dos maiores aliados na construção de objetos, cenários, ambientes, etc. Tudo que temos a fazer agora é entender as principais funções e estudar bastante, quando digo estudar, não me refiro a ficar olhando o tutorial dez, vinte ou cem vezes mas fazer, botar a mão na massa sem medo de errar, e ao acaso isto aconteça, faça de novo.

Contudo se ainda pensarmos que as Splines não geram bons ou ótimos objetos, veja o resultado renderizado do MODELO CRIADO NO TUTORIAL.






Ajude a divulgar nossos tutoriais, interaja em nossa Rede Social, clique em gostei "Like" e comente, desta forma estará contribuindo da melhor maneira possível.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tutorial - Criando um abajur utilizando Shapes no 3Ds Max


 Se gostou e deseja retribuir a ajuda além de receber mais tutoriais como este, inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube, avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

16 comentários:

  1. Daniel, amigão, boa noite,

    Olha, acho que em todo acervo que você já produziu, esta microaula é a que você melhor fixou, para nós, alunos, a relação criativa entre Spline-Lines e o modificador Lathe.

    O fato de você já ter batido tanto neste tema, a transmissão do entendimento ficou muito mais tranquila, irmão.

    Incrível! Sabe uma das coisas que eu mais gostei e nunca tinha usado? Você poder editar a Line e seus vértices, através do Scale ou do Move. Nunca tinha notado esta possibilidade.

    Portanto, Daniel..., mais um aprendizado, mais uma importante lição que você marcou neste modelagem.

    EXCELENTE, muuuito boa, mesmo, irmão.

    SUPER PARABÉNS pelo esforço de síntese.
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  2. Só mais uma coisa que tinha esquecido, Daniel... Esta foi uma verdadeira revisão de matéria essencial.

    Acho que e eu já te disse... Como iniciante, neófito, eu tinha uma percepção muito limitada da do uso dos Shapes. Mas você e suas lições nos mostram o quanto as Lines, por exemplo, são vitais na criação, sejam em que nível for a modelagem - básica ou avançada.

    Acho que esta é o maior ganho didático que você reafirma neste ótimo tutorial, Daniel.

    PARABÉNS e abração,

    Bagli

    ResponderExcluir
  3. Grande Daniel, estava afastado um pouco por conta do tempo e trabalho, mas agora quero e estou voltando a estudar, adorei essa video-aula o trabalho todo com lines me deixou boquiaberto, vejo que realmente tenho muito que aprender e agora mais que nunca tenho que correr atrás. Porém Daniel tive um problema com o DVD de maquete as aulas 09, 10, 11 e 12 do DVD 1 eu não estou conseguindo assistí-las, está travando e não passa de jeito algum, até tentei copiar para o meu HD e não consegui. Não tinha assistido ainda devido a tempo mesmo, agora que o tempo eleitoral aqui em minha cidade acabou, fui levar adiante os estudos e não estou conseguindo. você teria alguma idéia do que pode estar acontecendo? Alguém já teve esse problema?

    Desde já agradeço a ajuda, e agradeço também pelas aulas que estão simplesmente divinas, vou continuar estudando pelo site e assim que tiver pelo menos uma noção vou tentar postar algo!

    P.S: Grande Bagli, concordo plenamente com você irmão! Grande abraço pra você e muita paz...

    Grande Abraço mestre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Semário, nossa, como sempre o Bagli tirou exatamente as palavras que utilizaria, pode ser algum erro de leitura pelo driver pois ainda não havia acontecido isto com nehum dos exemplares.

      A segunda alternativa é baixar e/ou atualizar com um pacote de codec (Codec Pack), alguns vídeos não passam devido a taxa leitura do codec ou outras forças.

      De qualquer forma, se testar e não funcionar, pode me informar que farei questão de envialas novamente. O importante é você ter acesso e estudar as diferentes formas de se trabalhar com o Max.

      Abração e bons estudos Semário e outro para nosso amigo Marcelo Baglione.

      Excluir
    2. Olá Daniel e Bagli! Sei muito bem o que estão dizendo mas descartei a possibilidade pois acabei de comprar o notebook e o driver é novíssimo e além disso eu testei em casa no Desktop, mas levei num brother que limpa cd's e dvd's pra tentar ver se consigo. O Vídeo está normal em todos menos nesse que falei, em relação a codecs com certeza não deve ser, pois instalei a versão mais nova do kmplayer juntamento com um pack de codec e vejo as aulas anteriores e posteriores, na realidade na aula 8 ele começa a executar e com pouco tempo ele trava e não passa mais ai eu fecho o player e reiniciando eu tento os outros até o número 12 e não roda, a partir do 13 roda normalmente. Mas amanhã dou um retorno pra dizer o que ocorrerá após a limpeza do DVD!

      Grande Abraço Daniel e Bagli...

      Excluir
    3. Olá Semário, realmente, você está com toda a razão, deve ser algum problema do DVD, caso não resolva me informe que estarei pronto para ajudá-lo e providênciarei a resolução o mais rápido possível.

      Daniel Leles - GFX Total

      Excluir
    4. Caro Daniel, após a limpeza feita no dvd mesmo assim não consegui ter acesso a todas as aulas a aula 10 e 12 ainda não consigo ter acesso as mesmas! Tentei fazer uma copia do DVD e mesmo assim não obtive exito! Mesmo assim vou contibuar tentando. Vou ver outras maneiras de tentar recuperar esses arquivos!

      Grande Abraço Mestre!

      Excluir
    5. Olá Semário, realmente é uma pena, como gostaria de receber estes vídeos que não funcionam? Por download ou prefere que envie para seu endereço?
      Estarei aguardando sua resposta.

      Abraços
      Daniel Leles - GFX Total

      Excluir
  4. Boa tarde Daniel, me ausentei um pouco dos tópicos de seus novos tutoriais para realização dos antenteriores. Não sei se recebesse o email que enviei agradecendo novamente toda a ajuda. Caso não tenha recebido. Aproveito esta oportunidade para agradece-lo.

    Convido você e os demais colegas do site para visitar meu blog com o resultado de alguns dos seus tutoriais passados.
    Grande abraço e uma ótima semana para todos!

    www.thiagodionisio.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago, já acompanho seu site/blog à algum tempo, fico observando os trabalhos, não só os seus mas também de todos que acompanham o nosso GFX Total, em alguma oportunidade já até comentei, se não me falha a memória, a postagem do ventilador. Belissima modelagem e agora a torneira. Continue praticando e mostrando seu talento que em breve colherá os frutos deste esforço e dedicação.

      Parabéns meu caro, seus modelos estão magnificos e merecem destaque.

      Abraços e bons estudos.

      Daniel Leles - GFX Total

      Excluir
    2. Prezadíssimo thiago, boa tarde,

      Cara, seus trabalhos de modelagem no 3ds Max estão ótimos. Sabe o mais bacana de tudo, cara? É saber que os alunos que estudam aqui, aprendem e produzem a partir destas espetaculares microaulas do Daniel.

      Vi todo o acervo, e notei que houve muita evolução na sua técnica, principalmente, irmão.

      Isso fica bem evidente no render das torneiras prateadas - mircoaulas que estão na fila para serem digeridas por mim, ainda.

      CONGRATULAÇÕES, Thiago!!!
      Abraços,

      Bagli

      Excluir
    3. Muito obrigado pelo reconhecimento, admiro muito seu trabalho Daniel e graças aos seus tutoriais consegui evoluir bastante nas modelagens. Há exatamente um ano eu começei a me aventurar no 3d max e estou muito feliz pelos resultados de minha evolução. Obrigado pelo incentivo e apoio.
      Abraços.

      Excluir
    4. Boa tarde Bagli,

      Fico feliz que tenha gostado dos modelos que fiz, também percebo que evolui bastante à partir das aulas do Daniel, pois com elas aprendi a montar estudios de iluminação no max e principalmente mexer com MENTAL RAY. Inclusive gostaria de pedir pro Daniel se ele tiver mais aulas sobre MR ou Vray para compartilhar, seria muito legal. É impressionante o que esses efeitos fazem nos modelos, deixam muito realista.

      Boa sorte nas suas modelagens e se tiver alguma para mostrar, eu gostaria de ver também.

      Um abraço e boa semana.

      Excluir
    5. Prezado Thiago, tudo bem?

      Cara, se quiser ver algumas coisas, tenho algumas modelagens no neu Face: unTroglodita. Mande um convite que te adiciono.

      Estou iniciando os estudos no Mental Ray, também. Irmão: tô começando em tudo, rs...

      Parabéns pelos belos estudos.
      Abraços,

      Bagli

      Excluir
  5. Prezado Daniel e Semário, boa tarde,

    Olha, Semário, acabei de checar o DVD1, aulas 09-12 e estão rodando, como diz o nosso mestre de classe, o Daniel, "perfeitamente". Passei uma por uma e imagem e som, bem como a transição de uma aula para a outra estão se dando sem problema alguma.

    Isso às vezes acontece quanto o drive do CD/DVD já está dando pau e gera, naturalmente, erros de leitura. Sugiro que você verifique em outro computador, onde haja certeza que o drive de CD/DVD está com leitura perfeita, ok?

    No mais irmão, realmente é uma modelagem simples, porém o mais importante não o grau de dificuldade, mas precisamente o que se pode realizar com simples Shapes (Lines) num trabalho de criação em 3D.

    O Daniel é um dos caras que mais de detem na importância dos Shapes no processo de modelagem. No entanto, esta microaula se tornou, a meu ver, exemplar.

    Abração Semário.

    Grande abração, Daniel.

    Bagli

    ResponderExcluir
  6. Daniel, boa noite,

    Como vão as coisas? Espero que tudo esteja indo bem contigo e toda sua família.

    Olha, hoje foi aquele dia de apanhar do Max! kkkkk No entanto, irmão, antes eu ficava de 3 a 4 dias apanhando. Mas acho que estou conseguindo melhorar, sabia? Fiquei só umas... 6 horas para compreender, com segurança, uma modelagem, uma parte do droide. Segui, é claro, suas lições, como sempre e meus instintos até encontrar o caminho lógico - graças a Deus! Ufa!

    Amanhã eu te envio a imagem da peça finalizado, tá? Tô muito cansado depois desta sova. Mas segui à risca suas lições de sempre buscar o domínio da malha. Envolveu um porrão de coisas, mas consegui pular mais este obstáculo, Daniel.

    Quem se liga nos seus ensinamentos encontrará, certamente, um oceano de pérolas e tesouros.
    Bem... foi só pra lhe agradecer pelas lições e estudos do GFX Total.

    MUITO OBRIGADO.
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...