Olá amigos leitores do site GFX Total, hoje vamos modelar, mapear, texturizar, iluminar e finalmente renderizar uma cena composta por parafusos e porcas no 3Ds Max, neste novo seguimento de tutorial vamos entender as principais técnicas para se obter uma modelagem perfeita além da aplicação de materiais avançados do MentalRay.
Um coisa que venho falando a tempos é sobre a importância da extração de objetos e também a conexão entre objetos distintos. Quando falamos em "modelagem de parafusos" já imaginamos algo mais complicado de se modelar devido ao sistema de rosqueamento que não se trata de algo fácil de criar.
Uma das partes mais difíceis deste tutorial é a criação da rosca em sistema espiral, já conversamos sobre este assunto em outras oportunidades Tutorial - Modelando um frasco de creme avançado - 3Ds Max ou Tutorial - Modelando uma helice de ventilador usando técnicas avançadas - 3Ds Max porém voltamos a falar neste novo capítulo devido a grande dificuldade enfrentada por quem ainda não possui experiência no software.
Utilizando shapes e algumas das ferramentas e modificadores principais vamos entrar em um assunto sobre a (lógica de conexão de malha), trata-se de um raciocínio prévio visando um planejamento sobre quais modificadores, ferramentas e técnicas serão utilizados no próximo passo da modelagem.
Faremos uma breve introdução em PhysX - o novo sistema de física implementado a partir do 3Ds Max 2010 que pode ser baixado gratuitamente no site da Nvidia através de um simples cadastro ou por centenas de sites que disponibilizam o download para versões Maya, 3Ds Max entre outros.
Vamos entrar também na configuração de materiais do MentalRay além da aplicação de luzes e configuração de render para obtermos um resultado satisfatório no Render Final.
Download dos arquivos utilizados durante o tutorial
Ajude a divulgar nossos tutoriais, interaja em nossa Rede Social, clique em gostei "Like" e comente, desta forma estará contribuindo da melhor maneira possível.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tutorial - Modelando e Renderizando parafusos realistas no 3Ds Max - Parte 01
Tutorial - Modelando e Renderizando parafusos realistas no 3Ds Max - Parte 02
Tutorial - Modelando e Renderizando parafusos realistas no 3Ds Max - Parte 03
Se gostou e deseja retribuir a ajuda além de receber mais tutoriais como este, inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube, avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Prezado Daniel, boa noite,
ResponderExcluirTudo bem irmão? Belíssimo tutorial, hem? Vi a primeira parte, mas vou querer revê-la várias e várias vezes, ainda, pois tenho umas dúvidas. No entanto, as dúvidas são em relação aos tutoriais que transpirei para entender um pouco, antes de você publicar esta excelente microaula.
Acho que eu quebrei tanto a cabeça estudando engrenagens e peças durante alguns dias, que digeri com grande simpatia este tuto seu, sabia? O que eu adorei, confesso, é a maneira como você soluciona a modelagem da rosca; muito simples e em poucas ações soluciona a criação da rosca.
Sei, sei! Há inúmeras maneiras de serem feitas, no entanto a sua é a mais objetiva que eu já estudei até o momento.
Como quero compreender melhor a modelagem que deixa os lados, os seis lados, superior e inferior meio que chanfrados, como certas porcas bem conhecidas, vou continuar minhas pesquisas e meus estudos particulares, agora apoiado na sua excelente opção que nos trás novos fundamentos, bem mais arejados, sobre modelagem de porcas, roscas e parafusos.
Daniel, vou rever e depois passar para os outros, tá?
MAS REALMENTE TÁ EXCELENTE!!!!!
Abraços,
Bagli
P.S.: A única dúvida realmente foi em relação ao método lógico adotado e este em relação a união da parte de cima (cabeça do parafuso) com a parte de baixo, o corpo de rosca. Digo em relação a questão não exata que surgiu, pois você diz que não há como ser perfeito, devido aos seis lados da parte superior, a cabeça.
Obrigado Baglione, este tutorial é especial pelo conteúdo e trata-se de um modelo fácil de fazer, porém difícil de explicar como fazer, entende?
ExcluirEmbora gastei 58 min. para explicar o conteúdo, sei que poderia explicar bem mais coisas mas sinto um peso exposto ao aluno que já tem que assimilar muitas informações. Pesado né!
Quanto a sua dúvida sobre a conexão, nosso modelo abaixo(rosqueamento) possuía em sua borda do topo 40 edges, para obter uma conexão perfeita deveríamos ter um objeto que tivesse as mesmas 40 edges para receber a conexão, contudo, as cabeças dos parafusos, geralmente possuem 6 lados, ou seja, para uma conexão perfeita cada lado iríamos ter que criar a cabeça do parafuso com 8 lados pois 40 é divisível por 8, assim cada lado teria 5 edges.
Faça os testes com modelos básicos, assim poderá entender melhor a sistemática do negócio.
Abraço meu amigo, ótimos estudos.
Daniel Leles - GFX Total
Não, não, irmão! Ficou super claro esta aritimética, ok? Tá perfeita a explicação, mas compreendo sua preocupação em expor uma solução, de modo que fique acessível a todos. E é, a meu ver, um excelente caminho, uma ótima opção de modelagem.
ResponderExcluirEu é que estou sentindo a necessidade de estudar, buscar e entender mais - o que eu acho bom!
Sei que há uma modelagem que possibilita esta criação da cabeça com 6 lados, etc. Mas como já comentei contigo, os babacas que sabem, escondem toda, absolutamente toda didática, ocultando a visibilidade da interface do 3ds Max. Acho coisa de FDP que não quer que os outros aprendam - melhor que ele! Cara, fico indigando com esta postura babaca que transborda no Youtube.
Você sabe que sou um fã de speed, mas este modo de edição deixa de ser uma ferramenta didática, para se tornar um esconderijo dos inseguros, entende meu ponto de vista, Daniel. Isso é a coisa que mais tem no Yotube.
Mas vou juntar tudo o que estou aprendendo contigo, graças a Deus, e... vou passar o carro por cima.
Gostei bastante das tuas sugestões, bem como os caminhos de modelagem propostos. Como disse, vou assistir tudo e depois volto, tá?
SUUUUUPER!
Abraços,
Bagli
Boa tarde, irmão, belezea?
ResponderExcluirDaniel, como já é domínio público, estou - ainda!!! - com um parafuso solto que espero em breve apertá-lo.
Como te disse, já está uns 90% concluído; meu maior trabalho no momento e a rosca ou produção do raiamento no corpo da peça.
Poxa, eu fiz o mais complicado que foi compreender a modelagem! kkkkk. Vou rever com toda calma o seu respectivo estudo e tirar minhas conclusões, mas ainda não chegou no nível desesperador porque já avancei bastante - com minha teimosia! kkkkk
Logo te dou mais notícias. Vou dar uma descansada, para assimilar e pensar melhor o que já produzi, para em seguida voltar à lida.
Um super abraço e me perdoe pela amolação, mas como disse..., meu parafuso está frouxo... kkkkk.
Abração,
Bagli
Pode deixar, Daniel, vou estudar os dois tutos citados: Modelando um frasco de creme avançado - 3Ds Max e Modelando uma helice de ventilador usando técnicas avançadas - 3Ds Max.
ResponderExcluirAinda bem que você diz que fazer uma rosca e produzir, assim, o raiamento na peça, não é tão fácil assim, rs...
Depois, mando mais notícias. Obrigado pelas dicas de tutoriais. Vou estudá-los!!!
Abração,
Bagli
Daniel, boa tarde,
ResponderExcluirIrmão, consegui fechar esta primeira etapa da modelagem do parafuso e da porca. Agora, novo desafio: mapear os dois objetos, coisa que nunca fiz. Vamos ver como vai ficar, pois merecer uma texturização bacana, certo?
Olha..., vi tutoriais espetaculares de modelagem no 3ds Max, lá no DD3D; simplesmente fantásticos e de grande valia didática, tanto que são muito bem comentados e indicados, pelo que pude constatar.
Parbéns por todos eles, pois vi apenas 3 estudos, mas pretendo arquivar todos pertinentes aos estudos que estou fazendo.
Abração,
Bagli