Tutorial - Noções básicas de Dynamesh - Zbrush 4R2b



 

Tutorial - Noçoes básicas de Dynamesh - Zbrush 4R2b



Olá amigos do site GFX Total.

Hoje fazemos uma breve introdução a uma das ferramentas essenciais do Zbrush, para esta aula utilizaremos o Dynamesh que está disponível a partir das versões 4R2b.

O Dynamesh é um excelente recurso pois possibilita a edição das malha simplificada, ou seja, a qualquer momento podemos melhorar as divisões de um objeto e continuar a modelagem livre.

Veja abaixo o modelo de exemplo criado apartir de um Cube(box):

Aprenderemos também como alterar a resolução utilizada assim como adicionar e remover malhas mantendo as características atuais do modelo.
Com este novo recurso, não temos limite para a criação livre, basta sempre que necessário reorganizar a malha aplicando o Dynamesh com a resolução desejada.
Ajude a divulgar nossos tutoriais, interaja em nossa rede social, clique em gostei "Like" e comente, desta forma estará contribuindo da melhor maneira possível.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Tutorial - Noções básicas de Dynamesh - Zbrush 4R2b



Se gostou e deseja retribuir a ajuda além de receber mais tutoriais como este, inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube, avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

9 comentários:

  1. Caro Daniel, pense num programa dificil só de olhar!! kakakakaka, mas vc domina muito bem. parabens mas uma vez!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Daniel, bom dia,

    Cara, tô meio sumido, mas sempre junto. Somente agora é que deu pra comentar este excelente tutorial.

    Dynamesh, se bem usado, como você mostra e indica, é de grande valia para o artista ou qualquer criador que necessita usar o ZBrush para algum fim na atividade 3D.

    Microaula perfeita, clara e que não deixa dúvida alguma.

    No meu caso, não é uma dúvida, mas a simples falta de initmidade com o Move, entende? Esta maleabilidade que ele permite, esticando, alongando ou diminuindo a forma ou dimensão do objeto desejado. É uma questão de exercitar muito, de muita prática.

    Você teve a preocupação de destacar, várias vezes, a diferença e complementaridade do Zadd e Zsub, ao modificar a malha - isso independendo da técnica adotada.

    Daniel, uma coisa muito boa e que teria um efeito didático excelente para o aluno que estuda algum programa de modelagem como Max, Maya, etc, seria você lembrar, em momentos futuros que a inserção ou subtração de um mesh no Dynamesh é similar a uma operção booleana - acho que isso é bem claro e evidente quando você mostra a aplicação do Zadd e Zsub.

    Daniel, tá de PARABÉNS, pois compreender o ZBrush já não é uma tarefa fácil, explicar... é outra parada nada indigesta. Você conseguiu, com MUTIO MÉRITO, realizar as duas com absoluta leveza, tornando a microaula muito prática e útil para qualquer estudante que está iniciando no ZBrush como eu.

    SUPER PARABÉNS, irmão!!!!!
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Bagli, perfeita sua observação, em todos os aspectos.
      Realmente a função do Dynamesh é algo similar a operação booleana, a única diferença e que o dynamesh trabalha com malhas complexas enquanto as operações booleanas geram meshes com economia de divisões.

      Mas são detalhes, o importante e que novamente consegui passar um pouco do que sei e já estou planejando os próximos, tenho o trabalho de escolher o que será lecionado, pois como viu, trata-se de um tema difícil, quando tratamos sobre Zbrush o caminho das pedras são bem maiores.

      Abraços e ótimos estudos Baglione.

      Daniel Leles - GFX Total

      Excluir
  3. Daniel, amigão, boa tarde,

    Como disse, tô meio sumido, mas sempre acompanhando, ainda que distante, pois "tamu tudu juntu i misturadu".

    Eu disse, lá no intúbio, que iria fazer uma postagem aqui a respeito de uma citação de C.G.Jung, psiquiatra suiço e fundador da psicologia analítica. Em um trabalho de sua obra completa, A Prática da Psicoterapia, Jung diz: "O grande fator de cura, na psicoterapia é a personalidade do médico".

    Creio com firme convicção que isso de aplica, do mesmo modo, no processo de aprendizado de um aluno e na sua relação - saudável - com o mestre ou professor instrutor, ainda mais se este último tiver o dom natural da didática -que é o seu caso, irmão.

    Esta sua microaula sobre Dynamesn é um exemplo evidente disso. O ZBrush, sua interface e toda a sua prática são fatores que abarcam um nível de complexidade enorme. A introdução à técnica de modelagem através do Dynamesh é feita de uma maneira extreamente simples, porém mostrando sempre que se você quiser saber mais, perceberá que o buraco é realmente bem mais embaixo. No entanto, apesar disso, em momento algum você gera desestímulo ou muito menos fantasias.

    Sua simplicidade ao ensinar e transmistir informações visando formar conhecimento no aluno é algo praticamente terapêutico que semeia e desperta o crescimento e o respectivo progresso em cada um dos seus alunos - que são muitos.

    Portanto, saber ensinar é, também, saber curar, porque no ensino quem cura é aquele que esclarece e amplia a consciência, através da sua própria personalidade e exemplo.
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  4. Ola Daniel, Parabéns pelo excelente trabalho. Vê se vc pode me ajudar tirando algumas duvidas:

    Quando vou subtrair um objeto do outro no Dynamesh, abilito o zsub e crio o objeto, mas ele aparece "oco", e quando tiro a mascara para subtrair acontece o mesmo que o zadd, como faço para subtrair?

    Como eu copio para uma outra "layer" na subtool uma area selecionada com mascara?

    Como eu movimento toda uma estrutura formada por Zspheres sem ter que mover ponto por ponto?

    Desde já agradeço, Jonas Lima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jonas, tudo bem?
      Cara, essa sua dúvida da subtração no Dyna pode ser um monte de cisas sendo difícil te responder com certeza, nesta dúvida aconselho você a passar o vídeo do tutorial bem pausadamente na parte que eu mostro como extrair, geralmente é coisa bem boba.

      Resp 02 - Basta extrair a área selecionada com a ferramenta extract, assim será criado um novo modelo, cópia abaixo dos layers.

      Resp 03 - Na ferramenta tool vá ate o menu deformation e procure por rotation, scale, positision e altere da forma que desejar, não se esqueça de marcar os eixos para a transformação.

      Abraço Jonas, bons estudos!

      Excluir
  5. COMO eu subtraio 1 polymesh de outro polymesh normalmente? meu zbrush não tem o dynamesh. é pelo subtool?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André, sim, existe.
      No painel tool, existe um botão chamado EXTRACT, basta selecionar a area e aplicar a estração desejada.

      Bons estudos.

      Att:
      Daniel Leles - GFX Total

      Excluir
  6. Olá Amigo; gostei muito dos seus tutoriais sobre ZBrush. Estou louco atrás de tutoriais em português que ensinem a trabalhar com o "Hard Surface" Modelagem de peças geométricas, tipo robôs e androids, emfim...se puder me ajudar eu agradeço. www.designerla.blogspot.com

    Leandro Ariello.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...