Tutorial - Criando um tronco de árvore 3D - Parte 04 - Aplicação de texturas



Neste último segmento veremos como utilizar as texturas que foram criadas e extraídas no Zbrsuh, uma das partes que requer mais atenção é a parte da aplicação da textura pois se feita de forma errada pode comprometer a qualidade do render.






Para uma melhor composição da cena utilizaremos também um plugin de folhagens da GURUWAVE chamado Ivy. Com este plugin gratuito é possível criar ramificações complexas além de customizar toda sua aparência deixando da forma desejada.



Confiram neste link Tutorial 3ds max plug-ins - GwIvy explicações mais detalhadas sobre a criação e configurações deste maravilhoso Plugin.
Caso esteja interessado em baixar este plugin acesse o site do fabricante http://www.guruware.at/ ou clique aqui para baixar diretamente para seu computador.




Na imagem abaixo foram feitas alterações pós-tutorial para melhoramento do aspecto visual da imgem, confira:
  • Excluida a DayLight e aplicada um DirectLight para simular a luz solar
  • Aplicado um mapa HDRI no Enviroment (Fundo/redor) para simular o ambiente
  • Criação de mais ramificações aumentando assim a riqueza de detalhes no cenário
  • Aplicado um desfoque de profundidade mantendo o tronco em 1º ponto





Download de texturas em alta resolução






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Tutorial - Criando um tronco de árvore 3D - Parte 04/1 - Aplicação de texturizas e Render




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Tutorial - Criando um tronco de árvore 3D - Parte 04/2 - Aplicação de texturizas e Render


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7 comentários:

  1. Perfeito Daniel. Excelente como sempre, só que dessa vez você se superou. Meus parabéns xará

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  2. Daniel brigadão excelente ,ensina a gente mesmo.
    Gostaria de saber quando sai o curso zbrush ? to aguardando ele p/q não se acha curso portugues a altura do conteudo que vc esta trazendo pra gente.

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    1. Olá parceiro, obrigado.
      Em breve estarei disponibilizando aqui no site, já estou providenciando porém ainda falta bastante coisa pois o Zbrush é um dos softwares mais extensos que trabalho e pra fazer algo que realemente vale a pena exige tempo.
      Muito obrigado por dar seu feedback e participar.
      Grande abraço e bons estudos...

      Daniel Leles - GFX Total

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  3. Daniel atravéz desses seus ótimos tutoriais estou aprendeno bastante, como que eu faço pra suavizar as bordas dos meus objs no Zbrush, pois sempre fica com aquele aspecto de serrilhado.

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    Respostas
    1. Olá Mauricio, obrigado pelo feedback, cara, a questão do serrilhado pode ser duas coisas numa analise breve:

      1-Se for a imagem serrilhada por ser que sua placa de vídeo não seja compatível com o Zbrush, não há configurações de vídeo no Zbrush, por isto só restaria dar um Upgrade no PC.

      2-Se o malha(pele) do modelo estiver serrilhada/quadriculada deve se, a cada adição de divisão, suavizar utilizando o brush Smooth.
      Ex: Clica em divide e suavizar com brush smooth, Clica em divide e suavizar com brush smooth, Clica em divide e suavizar com brush smooth e assim sucessivamente.


      Abraços e bons estudos.

      Daniel Leles - GFX Total

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  4. Veja só como são as coisas, ontem eu lhe escrevi com algumas duvidas, e hoje algumas consegui resolver depois de quebrar um pouco a cabeça. Agora descobri que nesse tutorial, todas as minhas duvidas teriam sido tiradas de forma compreensível e rápida. Deu uma arriscada aqui pra ver se falava sobre occlusion map, e na lata... Muito mais além disso, vc abordou aplicação dos principais mapas que eu estava precisando pra compor o meu personagem. Valeu mais uma vez

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