Olá amigos do site GFX Total, voltamos com a continuação do Tutorial - Criando um tronco de árvore 3D - Parte 01 - Referência e Modelagem onde vamos desenvolver um tronco utilizando técnicas avançadas.
Embora seja um objeto simples, observar-se a grande dificuldade conforme a evolução do assunto e nesta parte vamos tratar sobre mapeamento orgânico, aproveitando para revisar o aprendizado do Tutorial - Noções de mapeamento orgânico no 3Ds Max onde acompanhamos como recortar e suavizar o mapa além de outros aspectos como trabalhar a direção correta do mapa utilizando o "checker 1-2" que é algo muito importante e encontrado em materiais raros de 3Ds Studio Max entre outras coisas.
Espero que apartir deste módulo todos possam aprender de fato o "mapeamento orgânico", para em breve aprendermos também sobre mapeamento de objetos complexo que exige conhecimento em mapeamento orgânico e mapeamento de superfícies inorgânicas (Planadas).
Ajude a divulgar nossos tutoriais, interaja em nossa rede social, clique em gostei "Like" e comente, desta forma estará contribuindo da melhor maneira possível.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Vídeo Tutorial
Se gostou e deseja retribuir a ajuda além de receber mais tutoriais como este, inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube, avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Olá a todos, bom dia!
ResponderExcluirOlá Daniel, tudo bem?! gostei muito da aula, muito boa as dicas de modelagem, mas em destaque o pedido que vc fez, é muito louvavél esse incentivo pra nós que vai almentar em muito os nossos conhecimentos nesta area.
Pra te falar a verdade, sei malmente abrir o photo shop, não tenho z-brush nem mudbox, é realmente desafiador, mas ferveu meu sangue de muita vontade!! uma pergunta: a arvore tem que ser aquela que disponibilizou ou poder ser outra? desde já um grande abraço e um bom dia!!
ass: teu servo, Juarez.
Bom dia Juarez, obrigado por acompanhar nosso nosso tuto, é realmente um proposta em âmbito pessoal para que cada um se avalie conforme o conhecimento. Na continuação usaremos o Zbrush para extrair os mapas e a coisa vai complicar bastente.
ResponderExcluirQuanto ao modelo, sim, pode ser qualquer um qu imaginar.
Abraços e bons estudos.
Daniel Leles - GFX Total
Daniel, boa noite,
ResponderExcluirEsta microaula é uma das grandes contribuições que você oferece para este tema, em língua português, na web. Muitísimo bem explicado, casando-se com absoluta adequação ao magistral tutorial publicado aqui, o "Tutorial - Noções de mapeamento orgânico no 3Ds Max".
Sei que você já comentou, em outras ocasiões, o tema, mas agora, você visita ele com uma intenção didática bem firme: "A dúvida que há entre os estudantes, no que diz respeito ao aprendizado do mapeamento no 3ds Max."
Estou querendo dizer que este tutorial deve, obrigatoriamente, ser estudado com este outro tutorial citado. Eu mesmo já retornei a ele para fundamentar melhor não só o meu aprendizado, mas também as dúvidas emergentes a partir deste cruzamento de informações.
Não há maiores dúvidas, cara! Eu só fico meio tenso é em relação ao tamanho que vamos adequar dos checker, sabe? Pergunto: É uma pura questão de olhometro e bom senso, somente? Eles, as partes ou regiões delimitadas pelo Seam, devem estar alinhadas e bem direcionadas com todo o conjunto, né, Daniel? Foi o que me pareceu aqui e no tutorial supercitado.
Fico imaginando um mapeamento casca grossa, como não deve ficar a cara do bicho. Aí é que a parada fica boa! kkkkk.
Realmente você detectou uma carência importante de ser suprida em nossos estudos e de tanos outros, irmão.
Como eu gosto de dizer em certas ocasiões, e esta é uma delas, Daniel: MAESTRO, MAESTRO, MAESTRO!!! Show, irmão, muito show, num espaço curto e muitíssimo bem aproveitado.
Sim, parceiro Juarez! Vamos participar juntos e mostrar nossos trabalhos no Face, à medida que forem modelados e evoluindo. Eu costumo postar no meu Face e no do Daniel, mas vou passar a publicá-lo, do mesmo modo, no Face do GFXTotal. Tamu juntu!
Como dizemos aqui no Rio, "tu esculachou!"
Meus sinceros agradecimentos.
Abraços,
Bagli
Obrigado Bagli, é sempre uma honra ler atentamente as suas sintéses confirmando o que eu queria passar para quem viu o tutorial. Excelente, tenho certeza que embora não saiba claramente, mas seu aprendizado está bem acima da média e "andando as pressas", você consegue sugar toda essencia dos encinamentos.
ResponderExcluirAbraços a você e a todos os amigos que ~têm nos acompanhado e dado a maior força...
Daniel Leles - GFX Total
Ola Gfx total sou novo por aqui, gostei muito do seu tutorial, realmente sou novo e não sei se ja postou o mapeamento de personagens em geral, poderia dar auguma esplicação por favor OBRIGADO*
ResponderExcluirOlá woponline, seja bem vindo sempre amigão, sim já postei assuntos relativos como o mapeamento usadno como exemplo um porco, uma almofada no DD3D entre outros, aconselho que dê uma olhada antes pois há muitos assuntos importantes que já foram exibidos em vídeos anteriores.
ExcluirVisite também o DD3D, lá vc irá encontra tutoriais mais fáceis para iniciantes.
Abraços e bons estudos.
Daniel Leles - GFX Total
Ola Gfx naverdade no 3ds max estudo fais 1 ano kkk mais sou nomo aqui no site mesmo =)
ExcluirMuito bom Daniel seus videos e suas explicações são otimas parabens
ResponderExcluir