Olá amigos leitores do site GFX Total, conforme prometido aqui está o projeto do capacete de ciclista que usei como estudo durante e final de semana e revolvi de última hora fazer um breve resumo em um vídeo para entender melhor o processo de renderização.
IMAGEM DO PROJETO DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD
Segue abaixo todos os arquivos de 3Ds Max, Photoshop e Zbrsuh além de texturas e outras referências que serão utilizadas como por exemplo o mapa Checker para conferir a distorção dos mapas.
DOWNLOAD DOS PROJETOS E TEXTURAS
Não se esqueçam de que cada cena exige uma configuração específica e relativa ao que será exibido, outra coisa importante é evitar frustrações tentando entender coisas muito além da capacidade, vamos dar passos proporcionais as pernas, quando cito um assunto sobre render PASSES estou me referindo a modos avançados e de muita dificuldade de compreensão de quem está começando, tenham certeza de que tudo virá ao seu tempo.
Um grande abraço a todos e bons estudos.
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Vídeo MakingOff
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Daniel meus PARABÉNS, ótimas orientações como sempre!!!
ResponderExcluirVc tem alguma vídeo aula explicando como fazer essas tiras ???
OBRIDADO,
Alvaro Henrique - Rio de Janeiro
Daniel eu estava pensando em seguir em frente na carreira de designer gráfico e queria saber onde posso encontrar cursos especializados e se realmente vale a pena investir nessa carreira. Só por curiosidade que cursos você fez pra chegar no nivel que esta ? Claro que você estuda muito como todos nós, mais sei que um cursinho você ja deve ter feito kkk por hora é só isso mesmo e obrigado por tudo amigo.
ResponderExcluirAmigão Daniel, boooa tarde!
ResponderExcluirAchei simplesmente muito legal você abrindo o jogo, mostrando os parâmetros, as configurações básicas que você utilizou para realizar o render deste excelent estudo, em formato de "making off". Ainda sou um chimpanzé no 3ds Max e, é claro, no Mental Ray. Você já iniciou as suas apreciações muito bem, já tocando na questão da qualidade da produção. Portanto, não deixam de ser super dicas.
Cara, você só "pau com prego", irmão. Dá pra encarar na mão livre de jeito algum. Esculacho geral este making off. Como diria o Chaves, não o imbecil da Venezuela, mas o mexicano, "sem querer querendo", você deu uma brevíssima palestra ou, se você me permite, uma... "nanopalestra" sobre as aplicações práticas do Mental Ray num trabalho em execução. Geração de luz, sombras; relações entre pontos de iluminação e reflexão luminosa na cena a partir de objetos emissores de luz (os planes brancos) e, por sua vez, o controle desta atividade no Mental Ray, irmão, tá muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito show.
Lembra do que eu te disse? Vabagundo faz um curso em não sei quantos DVDs, representando 17 GB (quando não, em mais do que o dobro disso) e... não conseguem atingir o real objetivo didático: ensinar com simplicidade e solidez.
No entanto, você conseguir explicar um pilha de coisas - extremamente importantes e complexas - em apenas 13min14seg.
Grande, irmão, grande!!!!!
Parabéns.
Abraços,
Bagli
Obrigado Bagli, até então havia prometido postar somente o projeto mas imaginei que com tantas coisas o pessoal poderia ficar perdido, por isto resolvi fazer este pequeno Making.
ResponderExcluirFico contente que tenha gostado, estou organizando a terceira parte do tutorial do tronco e tentarei postar hoje mesmo.
Abraços amigão e bons estudos.
Daniel Leles
Boa tarde Nieverson, sim, sua iniciativa é excelente, investir em sí mesmo é o investimento mais seguro e garantido.
ResponderExcluirMeu ponto de vista devido ao que passei.
Estudei numa escola de computação gráfica durante 3 anos, neste período pagava em torno de 542,00 por mês fora condução e alimentação. Eram três aulas semanais sendo 2 horas cada, mas posso ser sincero, não aprendi NADA, era só enrolação.
Depois que terminei o curso e ainda me encontrava desempregado precisava melhorar para o mercado e encontrei um curso em DVD conhecido como REDPIXEL, foi o único em português que encontrei.
Na época (Quatro anos atrás) a internet ainda não era comum, não havia tutoriais nem blogs de computação gráfica como hoje, por isso resolvi comprar pois havia gostado de um tutorial demonstração do curso. Quando recebi aquele curso, tudo mudou, desde o primeiro dia já comecei criando objetos, texturizando, renderizando, etc.
Resumo:
Hoje vale mais a pena estudar por cursos em DVDs, gasta menos e sempre terá as aulas para rever, após ficar fera e se encaixar em uma profissão ai sim melhorar buscando cursos super profissionais(Caros), como vc já conhecerá sobre o assunto, as coisas serão mais fáceis de aprender.
Sempre dou dicsa ao pessoal de como começar. Faça trabalhos mais baratos para divulgação, projeto de bancadas de padarias, sacolões, mercados, petshop, etc.
Abraços companheiro, no meu ponto de vista tú já é profissional, só falta se encontrar em algum espaço do mercado.
Daniel Leles
Prezado Daniel, boa noite,
ResponderExcluirO parceiro Nieverson tirou uma pergunta da minha boca! Não tenho muito o que acrescentar. Estou pensando e, provalmente, vou entrar em contato contigo para aprofundar mais o que foi questionado de uma forma mais adequada ao que estou pensando.
Formação é algo essencial, embora eu ainda não esteja no nível belíssimo de modelagem e renderização do Nierverson, não tenho mais como fugir do que ele perguntou e do que você respondeu - que é uma grande experiência e, portanto, referência para todos que querem encontrar ou reencontrar seu caminho.
A questão é qua há muit, mas muito "embormation" em relação ao ensino da computação gráfica. E a formação é algo muito complexo que abrange algun outros ramos de estudo, especialização, de acordo, é claro, com a inclinação e dom de cada um. Você pode nos ajudar e orientar muito em relação a este momento decisório, irmão.
Acho que daqui a alguns dias retornarei com algo mais concreto, ok, Daniel?
Abraços,
Bagli
Daniel muito obrigado msm eu tinha exatamente essa duvida estudar em uma escola ou optar por cursos em DVD ,isso vinha me incomodando muito pois no nivel que estou vejo msm que estaria perdendo dinheiro fazendo um curso em uma instituição
ResponderExcluiratualmente estou estudando em videos gringos é um pouco massante mais você mesmo pode conferir o resultado em meus trabalhos recentes, eu penso e sempre digo que pelo tanto que eu estudo o que me impede de crescer seria o fato de não ter internet em minha casa, pois garimpando pela net existem muitas aulas excelentes, infelizmente todas acima de 4gb :( , mais posso lhe adiantar que as oportunidades estão surgindo, não vou falar nada por em quanto mais se tudo correr bem logo logo mando noticias hehe ^^.
Aproveitando o comentario aqui qria uma iluminação sua sobre umas duvidas vamos por parte.
1- Eu estava conferindo o projeto do seu cap de ciclista (excelente)mais uma duvida me surgiu quando estive fazendo os testes o render element, pra ser mais exato o object id, no seu fica todo carnavalesco como vc mesmo diz, eu tentei aplica-lo a um dos meus projetos e tudo ficou azul sólido, como eu faço a configuração desse elemento ?
2- Minha outra Duvida é sobre o shader composite, tentei fazer uma mesclagem de um material de vidro com um material cromado os mapas estavam todos certos, mais oque me despertou curiosidade foi parecer existir um certo erro em usar o shader arch e design pra representar os dois materiais pra ser mais exato eu modelei um frasco de perfume e qria que ele fosse de vidro com o adesivo cromado eu fiz o mapa opacit mais eu não consigo fazer funcinar usando dois materiais arch e design .
Poxa quanta encheção de saco kkk mais é só isso msm , e mais uma vez muito obrigado por tudo amigo.
Olá Nieverson, de forma alguma, embora esteja com o tempo curto sempre encontro um jeito de ajudar nossos amigos. Quanto ao fato de você não ter internet, acho que está passando pelo mesmo que eu passei, pois não tinha acesso a internet e pior, não tinha cursos e nem vídeos disponíveis como existe hoje, mas é isso ai, é de grandes lutas que surgem grandes guerreiros.
ExcluirQuanto as perguntas, vamos lá então.
1º- Object ID é uma referencia de identidade de um ou mais objetos numa cena, para aplicar a identidade do objeto(ID) clique com o botão direito, propriedades e procure por Object ID, aplique o valor 1 a ele, faça o mesmo no próximo objeto e apique o valor 2 e assim sucessivamente.
2º- Você terá que usar o Blend material, é meio difícil de explicar porém eu demonstro o uso neste tutorial: http://espacodd3d.blogspot.com.br/2011/07/tutorial-esmalte-3d-max.html
Um grande abraço Nieverson, sempre que precisar não exite, estarei aqui...
Daniel Leles - GFX Total
Daniel mais uma vez muito obrigado, hoje na madrugada eu terminei o tronco de arvore e agora tenho uma pequena observação, o erro da malha no projeto pode ser facilmente corrigido retirando o smoot em groups pelo menos no meu caso foi assim pois não baixei o seu modelo :(, mais ai fica a dica pra quem quiser tentar. E obrigado por tudo meu amigo fique com Deus.
ResponderExcluirObrigado Nieverson, ótima dica sobre o Smooth, já estou preparando a continuação final onde vamos terminar toda esta luta. Abraços e ótimo final de semana.
ExcluirDaniel Leles - GFX Total