Tutorial - Modelagem de pneu de automóvel no 3Ds Max - GFXTotal





Olá amigos(as), hoje vamos começar com uma série de tutoriais em nosso mais novo espaço, e pra começar de forma light vamos entender sobre modelagem poligonal no 3Ds Max.

A modelagem do pneu de automóvel, embora simples é uma modelagem de muito conteúdo importante como por exemplo a utilização de alguns modificadores e também a aprimoramento na manipulação das ferramentas connect, Bridge, chamfer, mirror entre outras.


Nesta imagem abaixo podemos verificar o resultado final da modelagem e também foi feito um pos-render para visualizarmos como seria um trabalho, entre apas, completo.


Por hora é só mas em breve estaremos completando com uma nova proposta de divulgação de tutoriais de computação gráfica 3D com diversos outros softs.

Para visualizar os vídeos em HD clique no icone do youtube para visualizar no próprio site do youtube e clique em aumentar a resolução.


Vídeos tutoriais








Se gostou e deseja receber mais tutoriais como este inscreva-se neste site e no canal do Youtube avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.


------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------

10 comentários:

  1. E aí, Daniel, tudo bem? Domingão, né? Mas tô estudando, rs... Tive um certo trabalho no seu primeiro tuto. Não por falta de atenção ou coisas paralelas. O que foi então? Somente um tempão depois, notei que havia umas diferenças sutis entra a versão que tenho do 3ds Max e a sua. Determinados controles têm um design diferente e, em razão disso, comete determinados erros várias vezes. Até que... (ufa!) vi que estava errando em função destes "paineis de controle" diferentes, bem menores, em relação à versões anteriores.

    Portanto, não foi uma falta de entendimento meu, nem didática sua. Não! É normal issso, são choques de paineis, design, etc.

    Logo, ralei, Daniel, pois, por mais uma vez (e você deve saber e conhecer isso de trás para frente) tive que encontrar a falha ou algo que estava passando despercebido.

    Feio tisso, tive que parar para grelhar os filés de frango com crema, cogumelos e ervilha. Almoçei, voltei e conseguir concluir a primeira microaula.

    No final, lá perto da conclusão, fiquei maluco novamente, pois não estava conseguindo fazer aquela movimento, logo após selecionar a cópia, através do "Element". Portanto, eu não chegava até o resultado que você apontava muito bem definido: um com a aplicação do Smotth group e outro apenas com o Chamfer. Como seu movimento ali não foi tão ligeiro, acompanhei algumas vezes e vi que era uma operção bem simples no painel Selection, para em seguida apenas tocar o objeto-cópia.

    Daniel, sabe qual é melhor coisa de errar bastante? É que quando você acerta, você memoriza muito mais facilmente.

    Show de tutorial, cara!!!!!
    Depois envio o meu comentário sobre o segundo tuto, ok?
    Espero que tenha gostado do link com aquele tutorial gigante do 3ds Max 2012.
    Abração,

    Bagli

    ResponderExcluir
  2. Que bom Bagli, quem tenha aprendido mais um pouco, vou te contar um coisa mais é segredo nosso, rsrsr. Em alguns pontos das vídeo aulas eu deixo de comentar algo que faço não por maldade mas para incentivar as pessoas que acompanham a tentar entender o que aconteceu, você já foi vitima e percebeu o verdadeiro intuito, se as pessoas repetirem o que faço, apenas estaram imitando mas se forçar a barra irão vasculhar até entender e nunca mais esqueceram... Parabéns mais uma vez Bagli por sua aplicação. Vou aproveitar o resto do domingo para fazer mais um tutorial, abrção meu amigo...

    ResponderExcluir
  3. Parceiro, boa noite. Estava estudando o terceiro tuto. Concluí, antes mesmo de iniciar, que a melhor maneira de acompanhar é, primeiro, capturando o tuto e ir acompanhando e trabalhando, ao mesmo tempo no 3ds Max. Pra mim é o melhor método. No final da terceira e última parte, fiquei surpreso, pois você mesmo faz esta sugestão.

    Não é que seja difícil, mas também não molinho, viu? Mas você tem um trânsito e ambientação muito mais desenvolvida do que eu - logicamente! Realmente não é uma micro aula: é uma instrução de alto nível embutida, pilularmente, num tutorial. Sua fluência com o instrumental do 3ds me impressiona, mas é evidente que isso é um reflexo evidente de prática exaustiva, envolvendo erros e acertos. Atualmente estou nos erros. Terei, Daniel, que recapitular tudo, especialmente o segundo e terceiro tutos várias vezes. A coisa boa é que sei que você não fala grego!

    Eu gosto muito de fazer as operações mentalmente, pois nos obriga a ver e projetar os detalhes e fases, o que requer concentração. No entanto, auxilia bastante quando pegamos o programa para trabalhar.

    A terceira parte foi uma porrada! No entanto, você não sabe de uma coisa...
    Eu fico fascinado, maravilhado com a geometria e a manipulação que é feita dela através da modelação. Cara isso me encanta; é como mágica, entende?

    Só verei outras microaulas depois que absorver esta totalmente ou em grande parte, ao ponto de me sentir à vontade, confortável com o que você nos lecionou, ok?

    MUITO OBRIGADO, MESMO, Daniel. Você é um curso!
    Excelente semana.
    Abraços,

    Bagli

    P.S.: Vou fazer um Face somente para o meu trabalho de escritor. Aliás, logo que for possível, gostaria de lhe apresentar um projeto que estou trabalhando e que já está me dando muito trabalho. É um livro que terá somente uma edição e um único exemplar, ornamentado e manuscrito. Por favor, me mande seu e-mail, para eu pôr na minha agenda, ok?

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo incentivo, mas esteja certo que suas microaulas já são todo incentivo. Na hora eu pensei: "poxa, ela não deu o toque deste movimento, será que passou por cima?" Em seguida, concluí: "P..., o cara não é baba e não tem tempo de ficar citando todos movimentos e atalhos, ora!, já faz demais e quase tudo". Mas deu pra perceber sem problemas os toques e movimentos que você fez nesta transformação, sem maiores problemas.

    Como disse anteriormente, não quero pular etapas, por isso vou continuar debruçado neste tuto seu e no tutorial geral do 3ds Max que estou estudando e me concentrando.
    Abraços, irmão!

    Bagli

    ResponderExcluir
  5. Sim Bagli, estou contente sabendo de sua evolução, como vc citou também, minhas micro-aulas são intuitivas porque ja estudei pra caramba o 3ds Max, sou muito seguro em trabalhar com ele, minha forma de lecionar as aulas foram adiquiridas depois de assistir muitos tutoriais secos, sem informação, eu percebi que aquilo não faz bem para quem está aprendendo, aprendi então a simular uma conversa e também explicar o motivo de cada ferramenta, desta forma quem acompanha aprende não somente para aquela video aula mas para qualquer outro projeto que queira fazer em 3D.
    Quanto ao link do livro que havia compartilhado, quero te agradecer, embora o livro fosse bem sintético, gostei muito da parte sobre Graffite Modeling. Já o DVD de tutorial postado no face, eu conheço, é um bom curso mas depois que aprendi a controlar o 3ds Max passei a perceber que os tutoriais gringos não revelam muitos detalhes importantes, assim, mesmo acompanhando todo o curso, sinto que falta algo que poderia ser feito mas de qualquer forma estes tutoriais expandem o conhecimento de 3ds max. Obrigado pelas contribuições. Novamente um grande abraço meu amigo Bagli.

    ResponderExcluir
  6. Em relação a crítica aos tutorias, concordo contigo totalmente, sem tirar nem pôr. A meu ver, os tutoriais que saem um pouco deste lugar comum, são os Vide2Brain em língua espanhola; os considero excelentes. É neles que estou estudando; e a seqüência de tutos do 3ds Max, já vi, são uma excelente fonte de formação, parceiro. Mas de um modo geral, como você disse, os gringos são frios, distantes, mesmo tendo bons e grande momentos em produções espetaculares..

    Esta coleção, achei bem interessante, pois já acompanha a nova versão, mas não vi ponta a ponta; passei pulando e achei interessante de divulgar pela contempraneidade, atualidade.

    Realmente você tem um controle fantástico do 3dx Max. É isso que você poderá transmitir no seu futuro DVD: o "brazilian way", o nosso jeito de ensinar e aprender.
    Obrigado pela constante atenção, Daneil. Já postei do meu Face o pneu que estou estudando.
    Abração, parceiro!!!!!

    Bagli

    ResponderExcluir
  7. Olá Daniel, gostaria de te dizer que conheci seu site diretamente com o GFX Total pelos vídeos do youtube, não conheci seu site anterior. Estou fazendo seus tutoriais, já fiz o da pilha e o da lâmpada econômica com êxito, aliás, continue assim, seu método de ensino é de fácil compreensão. O tutorial referente ao pneu, também o fiz com êxito, exceto pelo fato de que quando renderizo a parte interna do pneu fica transparente e não faço idéia de como corrigir. Segue abaixo as imagens dos tutos que fiz e a do pneu também.
    Obrigado ae Danie pela força que você da com esses tutos e desde já agradeço sua atenção.
    Att. Leandro Ambrósio

    tuto pilhas - http://img441.imageshack.us/img441/705/pilhas.jpg
    tuto lâmpada econômica - http://img193.imageshack.us/img193/4494/lmpadaeconmica.jpg
    tuto pneu - http://img809.imageshack.us/img809/8186/pneus.jpg

    ResponderExcluir
  8. Olá Leandro, obrigado pelo retorno, é muito importante saber que esteja compreendendo os tutoriais, com esta informação estarei sempre criando novos artigos utilizando a mesma didática.

    Quanto a sua dúvida, é simples, no menu (Shader Basic Parâmeter) marque a opção 2-Sided no material desejado que tudo estará resolvido.

    Abraços e bons estudos.

    Daniel Leles - GFX total

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Daniel, e me desculpa o incômodo ai com uma pegunta tão simples. É que realmente estou me dedicando todos os dia o dia todo com seu site pra aprender, vou entrar em contato com você pelo CONTATO e se você puder ler você vai me entender. Obrigado mesmo cara e espero em breve poder colaborar com outras pessoas como você colabora e quem sabe até possa colaborar com você não é?

      Valew, abração Daniel.

      Excluir
    2. Olá Pirigo, manda aê que te ajudarei na medida do possível. Abraços.

      Daniel Leles - GFX Total

      Excluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...