Tutorial - Modelando uma helice de ventilador usando técnicas avançadas - 3Ds Max



Olá a todos, é com grande prazer que eu venho compartilhar mais um tutorial de modelagem poligonal no software 3Ds Studio Max, iremos modelar uma hélice de ventilador usando técnicas avançadas de modelagem e utilizando novas ferramentas.

Este modelo foi um dos principais desafios que encontrei durante minha caminhada, já havia modelado carros, motocicletas, aeronaves, casas, mas nada tão complicado quanto esta hélice. Após aproximadamente dois dias tentando consegui chegar a esta forma de modelagem.
Em momento algum estou dizendo que é a forma correta de modelar, apenas sabemos que existem dezenas de formas de se chegar a um mesmo resultado, o que demostro neste tutorial é uma modelagem de forma lógica e curto prazo, afinal, nos designers não temos tempo a perder.

Fica então mais esta contribuição para os amigos, gostaria que pedir a todos que de certa forma sentiram que este tutorial ajudou, foi útil, divulguem, pois assim estaremos contribuindo da forma que podemos no surgimento de novos profissionais designers no Brasil e dando oportunidade a quem não tem condições que custear estudos nesta área.


Espero que fiquem satisfeitos com os resultados alcançados ao final deste tutorial e em breve estarei divulgando mais aqui no GFX Total tenham um ótimo final de semana.

Videos tutoriais:














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4 comentários:

  1. Daniel: rêbentô! Curioso que você diz, lá pelo início, que é um toturial que pode ser qualificado como bem avançado, em razão dos modificadores e operações complexas utilizadas para se chegar ao objetivo final.

    Cara, eu ainda considero o pneu imbatível em dificuldade, sabia? Pelo menos pra mim, ainda é bastante traumático. Não que este seja molinho, nada disso, mas este eu consegui acompanhar bem mais tranquilo do que a "casca grossa do pneu" - que ainda tenho como o tuto mais complexo e difícil, Daniel.

    Uma das coisas que eu mais gosto, cara, é que quando você percebe falhas ou erros e segue tranquilamente como se fosse nada. No entanto, você continua trabalhando e já nos vai indicando - como diria Dadá Maravilha, o grande artilheiro - a "solucionática". Cara, isso é um horror, fico chocado. Mas consegui acompanhar passo a passo.

    Neste tuto você fornece dicas super legais, como o "preview" do que está sendo feito. Legal que ali você já matou dois paus com uma cobra só, né? rs... Foi corrigindo e dando a dica de como ir assistindo, visualizando o objeto, à medida que trabalha na correção, seja o que for. Você não falou, mas fez uma modificação que eu conheço, claro, mas não sabia que podia trabalhar desta maneira. Isso foi feito no 3º vídeo deste tuto, lá pelo TC: 01:35, onde você faz um uso que eu desconhcia do Scale, juntamente com a ajuda do Move. MUITO LEGAL e sempre útil!]

    Vou assistir o vídeo 4º e concluo, ok?

    Mas tá excelente!!!!!
    Abraços,

    Bagli

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  2. Estou sentindo firmeza Bagli, vejo claramente que vc está captando toda a mensagem, tanto a mensagem clara quanto a oculta que é ter a curiosidade de para o vídeo e perceber que ali aconteceu algo de dizer "o que foi isso, quero saber" isso é ótimo, com certeza você consiguirá executar o projeto com facilidade por já ter visto os vídeos anteriores, como disse a algum tempo atrás, guarde todas imagens para acompanhar sua evolução. Bons estudos...

    P.S. Estarei do lado de cá planejando qual será a próxima abordagem...

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  3. Daniel, logo após a "chapinha", rs..., vou fazer o passo a passo, ok? Sei que não vai ser fácil, pois serão os primeiros que me decidi em fazer. Mas sou disciplinado e obsessivo, também, rs...

    Sim, notei o movimente e achei muito legal e bastante útil de saber fazer. Ainda não testei, mas já sei como e com o quê... Acho que aqui você usa modificadores ou um que ainda não sei - algo bem normal, pois não sei nada, mesmo, rssssssssssss...

    Já estou finalizando o tutorial grandão que estudo da Video2Brain [espanhol]. Logo que concluir este, vou passar para outro grandão, também da Video2Brain, mas desta vez sobre modelagem. Já olhei e vi que é muito bom e será de grande valia para minha introdução, especialmente para acompanhar suas Aulas Magnas - pois em verdade, isso é que elas são, Daniel.

    Portanto, assim como na chapinha, aguarde meu retorno futuro a este lição, com minhas conclusões e feituras no curso do exercício. Sei que vai ser um trabalhão, mas já tá na fila da determinação.

    DEMAIS, este ventilador, Daniel!!!!!

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  4. Também concordo que esse é um dos tutoriais mais complexos e o considero acima do pneu,pois o pneu existem várias formas de modelagem,mas esse é bem mais restritivo,ou você segue uma sequência parecida ou vai rachar a cuca um bom tempo.Creio,como você disse uma vez Daniel,que em cada modelagem é preciso se estudar bastante a maneira de como será executada,caso contrário,é surra que dá em doido.Principalmente quando se tem abertura cilíndrica em box e vice versa e depois tem que suavizar com turbo.Outra coisa que concordo com o Untroglodita é que existem centenas de ótimos profissionais e uns que pensam que sabem ensinar e muito poucos os que realmente sabem e tem talento para tal.Parabéns,por fazer parte dessa pouca minoria.Os estudantes de Max agradecem.

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