Tutorial - Modelando um aro automotivo do 3Ds Max - GFX Total



Olá a todos, sejam bem vindos a mais um tutorial no GFX Total - O espaço do Designer Gráfico.

Hoje vamos aprender um pouco mais sobre 3Ds Max e aprofundar em técnicas avançadas de modelagem utilizando raciocinios lógicos para obtermos uma modelagem perfeita.

Um dos pontos mas importante da criação de um objeto está na modelagem, é com ela que conseguimos obter resultados incríveis de render. Um bom designer tem que saber, primeiramente, modelar de forma correta qualquer que seja o objeto, claro que não é fácil mas também não é um bicho de 7 cabeças.

Neste tutorial, vamos trabalhar com a ferramenta Array que gera objetos super detalhistas se usada de forma correta, também iremos trabalhar com as ferramentas Veld, connect, Bridge, chanfer entre outras que são muito importante para um modelagem em curto prazo.


Vejam o resultado final abaixo.


Como sempre digo, assistam o tutorial quantas vezes necessário. Mesmo que não dê certo da primeira vez, tente outra vez, tente outra vez, tente outra vez até que consiga. Um grande abraço a todos e até a próxima.



Para visualizar os vídeos em HD clique no icone do youtube para visualizar no próprio site do youtube e clique em aumentar a resolução.


Assista aos videos abaixo e deixe seu comentário.
















Se gostou e deseja receber mais tutoriais como este inscreva-se neste site e no canal do Youtube avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

6 comentários:

  1. Maestro, maestro, maestro!!!!!
    Espetáculo de de quatro microaulas que se definem, por si só, como uma giga aula de visualização, percepção, criação e modelagem no 3ds Max.

    Cara, me desculpe, mas isso não é somente uma aula de modelagem: vai muito além disso! Você passa muito, sem citar, sem dizer nada, sobre concepção.

    Daniel, me diz uma coisa com toda sinceridade. Confirme o que eu vou perguntar, por favor. Confirme minha pergunta, mesmo que o correto seja o contrário, pois assim ficarei mais confortável, à vontade para continuar sendo seu aluno, ok? Caso contrário, fico intimidado de continuar.

    Cara, você quebrou a cabeça, errou pra c... e passou um milão de horas para compreender, entender até fazer com esta fluência, não foi?

    Ufa! Que bom que você também passou por este estágio; sinal que é gente e, através de erros e acertos, adquiriu esta maestria.

    Portanto, fico feliz, muito mais tranqüilo em saber que você é uma pessoa normal que teve que estudar muito - independente do seu talento nato.

    Daniel: que coisa linda! Commo você disse..., "isso não é chato, não é repetitivo, pois torna-se algo divertido, um prazer".

    Eu ainda estou no estágio do segundo vídeo da roda, que o vídeo inaugural do site. Não vou estudar outros ainda, como disse. Vou ruminar aquele até me sentir fluente para seguir com seus outros estudos.

    Tô sem grança, Daniel; sem graça, mesmo! O curioso é que eu consigo pensar contigo em várias partes, mas é inegável o que você faz e pensa simultaneamente. Você vê o erro, corrige ele na hora, encontrando uma solução lógica que não vai prejudicar o projeto na frente - cacete!!!!! Fabulosa sua visão do projeto, da ideia de alfa a ômega.

    Eu vejo fragmentos, você vê o todo.

    Estou chocado como é que um vídeo destes não recebeu comentários!

    No próximo comentário, vou te dizer o por quê de eu ter demorado tanto a estudar o 3ds Max. Falei superficilamente contido, logo que você me sugeriu da início ao estudo dele, lembra? Você até me disse para escolher com qual começar, pois tanto poderia ser o Maya como o 3ds Max; cabendo a mim tirar as conclusões. Aguarde que vou te dizer à razão do bloqueio inicial, tá?

    Acho que esta foi a sua postagem que mais me chocou até hoje.

    Meus sinceros agradecimentos, Daniel. Bravo!

    Que nesta Páscoa o senhor Deus e o Nosso Senhor Jesus Cristo lhe tragam todas bênçãos necessárias para o cumprimento do seu destino.

    Bagli

    P.S.: Lamentavelmente, a qualidade do vídeo nas partes 3 e 4 estão baixíssimas. Sugestão: o conteúdo lecionado é tão importante e exemplar que merecem ter a qualidade também exemplar. Sei que você vai entender.

    ResponderExcluir
  2. Olá meu caro amigo Balgli, como sempre é uma honra pode te ajudar e contar com vc, como vc me peguntou se ja errei, vou te dizer com toda sinceridade, ERREI PRA CAR... E CONTINUO ERRANDO PRA BURRO KKK, mas como vc, eu tenho foco e não desisto nunca, principalmente por gostar do que faço, hoje a maior dificuldade que encontro está em ensinar pessoas que fazem ao contrário do que vc tem feito, eu ensino a criar um box e as pessoas querem saber como mapear, texturizar, renderizar, fazer as composições no after, etc. Mas quando eu pergunto se aprenderam a criar o box, elas me respondem um rápido "NÃO", intuitivo, esta sede de conhecimento é boa mas temos que ter equilibribio. Seguindo seu exemplo, ainda que a montanha seja alta, se darmos um passo de cada vez, chegaremos lá mas se corrermos demais, casaremos no meio do caminho e vamos caçar outro coisa pra fazer por conta da frustração. Tenho orgulho de ter vc como amigo, não citando como aluno pois tenho certeza que vc tem muito a ensinar, não só para eu mas pra todos a sua volta. Abraços amigão.

    P.S Os problemas do vídeo, já foram corrigidos para o novo site, no DD3D os vídeos eram de 360 pixels (Qualidade baixissima), me renderam muitos insultos no próprio youtube, passei então a postar vídeos em HD e depois que criei o GFX Total continuei a postar vídeos em HD. Se visualizar um pequeno botão no vídeo, tem como aumentar para 720p(HD). Um imenso abraço meu amigo, obrigado pela dica, isto é importante para melhorarmos a qualidade.

    ResponderExcluir
  3. Daniel, boa noite!
    Bem, eu me considero seu aluno, sim!, viu? rs... E isso me é motivo de grande honra e orgulho.
    Gostaria de confidenciar contigo algo que me caiu mal na época.
    Certo dia, na aula de Illustrator, o Prof. sugeriu aos alunos brincarem com o Maya. Até então, eu tinha umm tremendo preconceito em relação ao mundo 3D, mas somente por pura ignorância, ignorância minha. Quando entrei em contato e vi o que os programas faziam, fiquei maravilhada e profundamente seduzido.
    Num outra aula, não sei o quê..., blá-blá-blá sobre Maya e... 3ds Max. Ela exaltou às estrelas o Maya e disse que o 3ds Max já era, já tinha se tornado algo como que... obsoleto. Pensei, e rapidamente perguntei: "quando o motivo então dele continuar sendo produzido e negociado pela Autodesk, se o Maya supria totalmente as necessidades de mercado?"
    Ele me disse: "pra você ter uma ideia, quando você compra, adquire um Maya, você ganha de graça um 3ds Max, entendeu? Tendi não!
    Como eu respirava aquela realidade a semana toda, comecei a pensar que o mundo era somente Maya, e fiquei na maior dúvida e bloqueio em estudar tanto um como o outro. Fiquei meses assim.
    Ainda não tinha digerido a resposta deste "professor", com o qual fiquei profundamente decepcionado por sua postura e vaidade.
    Você! Pois você, Daniel é muito mais talentoso e professor do que ele. É de uma humildade e simplicidade mineira que dá show em qualquer babaca destes que jamais poderia dizer uma asneira desta a respeito de programas, como se estes fossem camisa de clube.
    Você, por exemplo, me deixou bastante à vontade para escolher e iniciar os meus estudos nesta senda, sabia? Não interferiu em nada; muito pelo contrário, só tem me ajudado, mesmo quando vejo esta instrução de arraso que você deu neste tuto que estou estudando.
    Isso é lecionar, isso, sim, é tem o dom de ensinar.
    O que eu já vi de aulas mal feitas, situações tidas como profissa, mas não passam de amadoras, lhe colocam num nível que muitos certamente fariam questão de tê-lo com profissional-professor em jornadas de alto nível.
    Você fez exatamente ao contrário, do que fez este "professor". o 3ds Max é bom pra porra, sim, Daniel. Aliás, quem torna o programa bom ou ruim é o profissional que está por detrás dele; melhor dizendo: na frente dele.
    Hoje estou aqui bem embaixo, olhando pra cima e vendo a montanha, e compreendendo que correr não adianta. Maior lição? Humildade e paciência.
    Espero não estar tomando teu tempo, mas tinha lhe prometido esta passagem, ne?
    Vou catar o mesmo tuto no blog, e revê-lo. Melhor, vou capturar ele, para estudar depois, pois, no momento, ainda estou no primeiro vídeo, o qual não é moleza não, Daniel. Portanto, posso dizer que estou me iniciando no seu site, desde o início - isso sem falar nos tuto que inauguraram o DD3D, os quais verei todos. Logo, os meus estudos particulares, juntos com sua instruções dinâmicas que valem ouro, só poderão me trazer fundamentos e... com o tempo, técnica.
    Cara, tenho umas revistas maneiríssimas da história da aviação na ex-Iogoslávia, onde há fotos, imagens de aviões incríveis e pensei. Deve ser maneiríssimo modelar estes no 3ds Max. Pensei em te perguntar o seguinte: Daniel, a maioria, embora com excelentes reproduções, são imagens de alta resolução, mas somente em front. No entanto, há vários, até com plantas (blueprint) com front, top e left. Pergunto: o left é imprescindível para a concepção? Me parece que se tiver é melhor, não? Me corrija, por favor.
    Me desculpe se me excedi nos comentários, rs...
    Ah! Agora, já era, sou seu aluno, sim! rs... Não tenho como lhe retribuir agora, mas o destino não me privará destas oportunidades, com as bênçãos de Deus e dos gurus - e de São Jorge, também.
    Abração, amigo!

    Bagli

    ResponderExcluir
  4. Daniel, eu capturei o tuto 03 do aro, e realmente ele está com probmeas de resolução. Sei que você posta em HD, o que é o máximo, pois é didaticamente importante para a instrução. Mas estes, infelizmente, logo eles, estão com problemas. Não sei se você tem como resolver, mas se os originais estiverem bons, então pode ser sanado.
    Vou retornar ao pneu! rs...

    Abração

    ResponderExcluir
  5. Olá Bagli, ok então, te aceito como aluno, aceito tudo que disse, esta questão que vc falou sobre o comentário do professor, eu também ja passei por isto, no meu curso de web design, eu ainda estava iniciando no 3ds Max e sabia pouquíssimo, criava um copo com spline, animações bem comuns e tava super empolgado, certo dia resolvi mostrar para o meu professor aqueles desenhos super simples mas que pra mim era tudo, depois que terminei de mostrar umas 10 imagens ele virou e disse "e pra quê isso serve??? não perca tempo com isto, web design é muito melhor" aquilo saindo de um professor foi um balde de água fria, eu não consegui nem voltar no curso, hoje por ironia, trabalho como web designer e sou feliz com o que faço mas nunca larguei e nem vou largar o 3D. Quanto questões que levantam fazendo comparações entre o Maya e o Max, o filme 2012 é um dos grandes exemplos criado no Max, o Maya também participa de grandes produções mas como vc disse, o diferencial está no profissional.

    Voltando aos tutoriais do aro, eu procurei os vídeos aqui mas não achei, os primeiros eu estava deletando porquê como havia postado em HD, achei que poderia só baixá-lo para recuperar. Mas temos que aprender com os erros, desde o vídeo que vc me disse sobre o áudio, eu percebi que será importante guardar os originais. Um grande abraço e que todos os Deuses te abençoe e guarde também, bons estudos...

    ResponderExcluir
  6. O melhor tutorial de 3dMax que ja vi, sem duvidas, muito bem explicado, Daniel você esta de parabéns cara, obrigado.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...