Tutorial - Modelando uma tampa de garrafa no 3Ds Max



   Olá a todos, voltamos com mais um tutorial de 3Ds Max.
  Hoje iremos trabalhar um pouco mais com processos de modelagem, iremos modelar uma tampa de garrafa simples para aprofundar no uso de alguns modificadores, técnicas de modelagem e esclarecimentos de dúvidas.

  É muito importante frisar que o processo de modelagem é o mais requisitado de todos, visto que, a partir da modelagem nossos pensamentos e idéias se transformam em objetos, personagens, cenários e outras particularidades que observamos durante o aprendizado. "Para fazermos um bolo temos que ter os ingredientes".
   De fato, não é bem isto que queremos a vontade e já ir logo criando um personagem completo para mostrar a todos que conseguimos.

  Peço a vocês, leitores, um pouco de paciência, pois minha intenção é criar tutoriais gradativos aumentando cada vez mais a dificuldade evitando assim aquele monte de dúvidas que aparecem constantemente.
  Resultado Final:


  Resumo do tutorial:
De forma bem detalhada sobre criação de objetos a partir de primitivos.
Transformação de Primitivos em objetos editável.
Divisões de malha e edição de polígonos (Chanfer, Bevel, Inset, Extrude).
Adição de modificadores (TurboSmooth).
Detalhamento de objeto com subdivisões.

  Download dos arquivos utilizados/salvos no tutorial:




  Deixo um grande abraço a todos e até o nosso próximo encontro aqui no GFX Total - O espaço do Designer Gráfico.

Se gostou e deseja receber mais tutoriais como este inscreva-se neste site e no canal do Youtube avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

32 comentários:

  1. Incrível! Um tuto de grande porte e significação, versando apenas - e somente! - em torno de uma tampinha de garrafa. Me foi extremamente valiosa esta sua aula, pois você mexeu, novamente, com os modificadores que estou estudando agora. Não foi difícil, complicado é acompanhar de cara, Daniel.

    Caraca! Uma tampinha de garra agregar tanta técnica e movimentes e modificadores em sua criação. Do primitivo até a concepção final, Daniel, muito SHOW.

    Como você mesmo diz no início, embora seja uma manipulação fácil, esta lição tem embutida modificadores e conhecimentos que sempre será de mais valia para todo e qualquer nível de modelagem.

    A simplicidade desta aula não esconde a complexidade prática que ela objetiva. MUITO ÚTIL, mesmo, cara.
    Realmente é uma grande lição de síntese.
    MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS. E... parabéns - como sempre.
    Abração, amigo.

    Bagli

    ResponderExcluir
  2. Sim Bagli, conforme vc for acompanhando os tutos verá que o uso destes modificadores e forma de modelagem são muito semelhantes mundando apenas o objeto a ser criado, em torno disso vc poderá modelar tampas de cosmeticos, garrafas pet, desodorantes e uma infinidade de outros objetos, lembrando também que conforme o tempo e postagens aqui no site, irei aumentando o nível de dificuldades e já sinto que as dúvidas estão começando a aflorar. Mas de toda forma estou contente sabendo que assim como vc, 80% das pessoas que seguem os tutoriais estão gostando e conseguindo executar a modelagem até o final. Parabéns Bagli.

    ResponderExcluir
  3. Daniel, tenho que revê-lo, pois gostei bastante, meu problema e conjugar com o estudo do tutorial grandão, rs... Mas vou levando, embora estes dias não tenha estudado nada, em razão de assuntos familiares, compras, etc.

    Depois, volto com mais comentários, pode ser? Legal!, rs...

    Vou fazer este de ponta a ponta, e te dou um retorno completo de como foi, tá?

    MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO DISPENSADA, Daniel.
    PARABÉNS!!!!!
    Bagli

    ResponderExcluir
  4. Daniel, antes de mais nada, no dia da Páscoa... "a paz esteja convosco".

    Cara, acabei de concluir a... "chapinha de garrafa". Realmente o mais importante neste estudo é o conjunto de ferramentas modificadoras que ela envolve, além do exercício que é excelente.

    Você pode rir de mim, viu?, mas sabe onde eu encontrei a maior dificuldade? Até te digo com precisão: no TC 02:30 em diante, onde você faz uma seleção "ELEMENTAR", mas o pastel aqui não estava conseguindo realizar. Resumindo..., fiquei quase 2 horas na frente do computador, tendando entender como o Daniel fazia esta "coisa". Eu já estava praticamente entregando os pontos, sabia? Se eu estivesse com seu telefone, ligaria para perguntar esta... idiotice, mas que para mim, neste estágio e momento era algo crítico pra eu dar continuidade.

    Mas pensei: "não vou escrever, não! Se fizer isso, me sentirei derrotado por este... alto tão simples".

    Fiquei calmo e passei a olhar os seus movimentos com o mouse e imaginando o que poderia estar acontecendo, por lógico, nas suas mãos e teclas de atalho. Sem brincadeira, Daniel!, quase 2 horas e na bica para desistir e mandar uma mensagem perguntando como se fazia o raio desta seleção.

    Até que..., ufa!, enfim, consegui percebar o que deveria ser feito para esta tarefa tão elementar. Portanto, por mais uma vez, fiquei penando na frente da tela do PC, até compreender a lógico do movimento de selelção.

    Em seguida, lá pelo TC: 06:00, uma outra rabuda envolvendo seleção, mas em função do esforço da anterior, resolvi em poucos minutos.

    Pra você ver, Daniel, o meu problema não foi o exercício, o estudo como um todo, mas apenas um detalhe: o uso da seleção, ali indicado para Front, que devemos deletar a parte debaixo do objeto. Esta foi a minha maior difuculdade. O resto, foi tranqüilo.

    Logo em seguida, fechei tudo e fui na casa de uma família amiga, bem ao lado da minha rua. Ele é um magnífico analista junguiano, e ficou fascinado com os tutos seus que apresentei para ele. O nome dele é Tadeu, e ficou olhando seus tutoriais, maravilhado com a feitura e a modelagem dos objetos. E falei muito bem do seu grande e exemplar trabalho didático na web.

    Daniel, vou estudar, agora, os tutos da texturização. E muito bem vindo, pois estava querendo escrever algo no fronto e no back da tampinha, mas não estava conseguindo. Acho que até já vi e estudei. Mas estou querendo escrever dentro da tampinha seguindo a dimensão, portanto, dentro, no interior e fora do objeto, em forma circular. Acho que não deva ser complicado, embora nunca tenha feito isso.

    Muito obrigado por estes ensinamentos e estudos, através de uma simples champinha.
    PARABÉNS, AMIGO!!!!!

    Bagli

    ResponderExcluir
  5. Daniel, um detalhe que quase me confundiu, mas creio que seja por alguma questão de configuração.

    Antes de você aplicar a malha no interior na chapinha, você faz uma prova dos 9, para mostrar que ela só é renderizado na superfície exterior, o que se comprova. Usa o Shell, e aplica a malha na superfície interior.

    Na versão que uso do Autodesk 3ds Max 2012, ele não mostra o interior da champinha escura, portanto, em preto, mas na cor adotada pelo objeto: no caso foi um verde quase turquesa, uma espécie de piscina azul. Esta era, também, a cor interior da chapinha. E quase dei seqüência ao trabalho, achando que estava tudo bem. Mas preferi fazer esta renderização. E vi que realmente ali não havia malha. Usei o Shell, fiz novamente e a malha já estava unficada no objeto. Outra coisa...

    A sombra adotada nesta vesão, ás vezes atrapalha, então, em dado momento, achei por bem retirá-la, e depois reativei ela.

    São apenas um detalhes que me deixaram meio confuso, mas não ao ponto de atrapalhar, porque eram apenas dúvidas do que adotar ou não no curso da modelagem.

    SEMPRE, muito obrigado pela sua atenção e constante auxílio e apóio, Daniel.

    Abraços, Irmão!

    Bagli

    ResponderExcluir
  6. Sim Bagli, na nova versão do Max, o 2012, os objetos não mostram aquela parte escura (inverso da malha) o que em alguns casos confundo o modelista, neste caso tem como configurar o 3ds max para mostrar aquele parte escura como no max 2010 que uso ou com coloração padrão do objeto como aconteceu no seu caso. Existe uma forma de habilitar este tipo de visualização no max 2010 mas não estou coseguindo me recordar, "é muita coisa", mas fica mais uma dica, vou tratar sobre este assunto nos próximos tutos. Abração meu amigo...

    ResponderExcluir
  7. Há Bagli, quanto a dificuldade que passou, percebeu que era algo simples né, pois é, mais um crescimento contabilizado na sua carreira, não quero que tenha dimidez na hora de perguntar pois eu já tive muitas dúvidas também.
    Quanto a texturização da chapinha dos dois lados
    http://www.gfxtotal.com/2012/03/tutorial-mapeamento-de-objetos.html
    este tutorial vai sanar suas dúvidas pois nele explico como controlar e dominar a textura de qualquer objeto criando uns movimento de separação de malha, veja que entenderá melhor o processo.

    O que tenho a te dizer é Feliz Páscoa e um grande parabéns por ter conseguido descobrir como era feito o movimento de seleção e somado mais esta vitória...

    ResponderExcluir
  8. Daniel, parceiro, boa noite. Espero que no dia de hoje, você, seus amigos e familiares tenham tido um dia de alegria e graça, pois a Páscoa é a maior data do calendário cristão. Que todos vocês sejam abençoados hoje e para o todo sempre, Amém!

    Cara, posso dizer que hoje realmente abaixei a cabeça e procurei o solo, com a firme intenção de encontrar pasto, campim. Por quê? Bem, façamos como Jack, o estripador, vamos aos pedaços.

    A primeira dificuldade, foi novamente em relação as versões, mas até aí, tudo bem, embora eu tenha catado as diferenças.

    A maior dificuldade foi lá pelo TC 06:02, onde você inicia a explicação para realizar a seleção das "Faces" (inicialmente a parte superiro) da tampinha, correto? Me corrija, caso esteja errado, Daniel, mas na versão 2012 não há este painel "Selection Parameters", onde você indica o aumento da seleção na superfície superior, através dos "(+) e (-)", correto?

    Até onde entendi, na versão 2012 só conseguir ver isso direito no painel "Edit UVWs", ou no lado direito, no painel, através destes mesmos botões. Só acho estranho que você faz esta seleção com muita facilidade, enquanto que eu faço na face superior usando estes recursos, mas nem a pau, no verso ou parte interna.

    Daniel, não estou entregando os pontos, mas é que realmente algo que deve ser conversado e você tem muito mais bagagem para entender este dúvida ou problema do que eu.

    Assisti o primeiro tuto até o final e... tudo bem, meu problema é esta dificuldade em realizar a seleção corretamente. Cheguei a achar que era um defeito na modelagem, mas não é não, Daniel. Fiz uma outra tampinha novamente e o problema continuou. Já consegui fazer a parte superior, mas a de dentro, chega no segundo círculo ele... pára e não avança na seleção.

    Acabei de refazer a selção superior, e fiz corretamente. Mas vejo que no painel há dois botões que me deixaram em dúvida. "Quick Planar Map" e "Display Quick Planar Map". Eu estou usando unicamente, como você indica, somente o primeiro botão. No início, quando eu selecionava, terminava selecionando, também, a face interna, mas isso já está superado.

    Cara, quando eu tenho uma dúvida, tipo esta, é um bom sinal, pois quando eu aprender, eu aprendo com solidez, de verdade, viu?

    1000 perdões por está enchendo teu saco, mas sei que vou avançar muito a partir desta dúvida e... esteja certo: vou ficar fera em texturização e aplicação de materiais, etc.

    Espero que um dia eu possa te mostrar uma trabalho, como uma renderização que você fez um merecido elogio, hoje, no teu Face.

    Espero que tenha ficado claro a minha questão.

    Vou estudar com toda atenção o link que você me indicou. Como você pode ver, realmente estou estudando e levando muito a sério suas aulas e todo o trabalho que você deposita nelas.

    Tenha um excelente e inspirada semana, Daniel.

    Abraços, irmão!

    Bagli

    ResponderExcluir
  9. Daniel, aaaaaaaaaaaaaaaaaacho..., NÃO TENHO CERTEZA, mas apenas aaaaaaaaaaaaaacho que consegui resolver sozinho. Fiz agora! Vou descansar, para não perder o entendimento - sou meio esquizito, mesmo, eu paro para relaxar quando resolvo algo.

    Depois te dou o retorno, quando refazer tudo novamente, tá? Mas fiz a seleção interna agora, sem problema.

    Portanto, aguarde meu retorno com o estudo refeito.
    Grato pela atenção, Daniel!!!!!
    Abraços, irmão.

    Bagli

    ResponderExcluir
  10. Bom dia meu amigo Bagli, vejo que está em apuros hein, eu entendi bem, vc está com problemas na seleção da malha de mapeamento. Vamos lá então.

    O 1º aspecto de seleção e que quando aplicamos a seleção de área (+) e (-), quando clicarmos nestes botões no painel UVWMapping a seleção avança enquanto houver malha (pele do objeto) e só para quando não há mais nenhum tipo de ligação entre os objetos.

    2º aspecto existe uma marcação que devemos habilitar ou desabilitar conforme a necessidade de seleção, no mesmo painel modify do UVWMapping, que não deixa selecionar a parte oposta dos objetos.

    3º aspecto, quando clicamos no planar como eu mostro no tutorial, devemos mostrar a direção que será aplicado o PLANAR, (x, y, z), ou seja, o plano terá que estar de frente para o objeto a ser planado, entendeu?

    Caso, ainda haja dúvida ou não tenha conseguido em contato novamente que se possível faço outro tutorial entrando nestes detalhes, mas, por favor, você não está incomodando, eu dei minha palavra e continuo dizendo nos tutoriais que estarei à disposição para ajudar todos.

    Abração meu amigo, espero que consiga vencer mais este desafio...

    ResponderExcluir
  11. Daniel, boa noite,

    Muito obrigado pela sua atenção ás minhas dúvidas. Mas sabe que fiquei super feliz em me certificar, com suas indicações, que fiz o correntamente e que segui a lógica para alcançar o êxito. Você me confirmou isso com suas excelentes 3 dicas ou passos. Pastei, mas consegui solucionar a parada - com sua inestimável ajuda, também.

    Apenas vou ter que refazer a altura da borda ou parte de baixo da tampinha, pois vi que está muito estreita e atrapalha a seleção para extração dos maps. Fora isso, Daniel, vi o tutorial nas 3 partes e terminei por achar um trabalho muito legal a texturização e seus ajustes. No início é meio estranho, mas depois de observar atentamente, vi que é super legal de fazer - além de uma lição básica essencial.

    Vou refazer, a partir desta borda inferior, depois te mando uma imagem. No entanto, antes mesmo de te enviar isso, vou estudar a microaula de texturização que você me indicou, ok?

    MUITO OBRIGADO, Daniel, pela sua paciência e generosidade.
    Grande abraço, irmão!

    Bagli

    ResponderExcluir
  12. O Bagli, estamos aqui é pra isso, qualquer dúvida entre em contato pois alguns entendo que realmente a dor de cabeça é maior, já passei e passo muito por isto. Abraços

    ResponderExcluir
  13. Só pra dar um adianto... Descobri onde estava o "meu" erro na seleção da borda inferior da tampinha. Engraçado, Daniel, quanto mais a gente erra, melhor é o aprendizado.

    Já tinha feito a texturização. Agora, vou repetir tudo, com a tampinha nova, desde o início. Já fiz esta tampinha umas 10 vezes, rs.

    Sei que pra você isso é coisa boba, você tira de letra, mas todo avanço que consigo, por menor que tenha sido, cara, está sendo um gigantesco avanço e aprendizado.

    Realmente não é fácil! Estou estudando duro, detalhadamente, todos os dias, mas aos poucos estou avançando. Você é testemunha do meu pré-analfabetismo nesta senda, logo que te conheci, por isso estou te dizendo que todos estes erros e busca de correção junto a você tem tido um peso formidável no meu lento, porém gradual e constante avanço.

    MUITÍSSIMO OBRIGADO, amigo!

    Bagli

    P.S.: Daniel, gostaria de te enviar um presente de niver, se você não se importa. Nada de pagar, nada disso, mas simplesmente como um ato de reconhecimento do teu trabalho, do teu magistério. Mas tenho certeza que você vai gostar muito. É surpresa, por isso não posso dizer, ok?

    ResponderExcluir
  14. O Bagli, que bom saber que tenha encontrado o ponto de travamento de sua criação. Fico feliz em poder ajudar vc e a muitos que têm dificuldades em entender ou até mesmo de arcar com custos em cursos de Designer Gráfico que sabemos "não é barato", quanto ao presente, vc a vários outros amigos já me presenteiam diariamente. Outro dia recebi de um de nossos amigos (Nieverson Nascimento) as principais imagens dos tutoriais que ensinei no DD3D, ele montou um portifólio para enviar a uma empresa e queria que eu avaliasse. Sem palavras para descrever, foi tudo pra mim, saber que alguem hoje tenha condições de correr atrás do sonho a partir de um pequeno empurãozinho que dou com as micro-aulas. Pra mim, não existe presente maior que estes retornos, não posso ajudar finaceiramente, mas me esforço para ajudar a todos da maneira mais simples, sincera e efetiva possível.
    Um grande abraço Blagi, estude bem que tem mais tutoriais ficando prontos para esta semana. Até mais.

    ResponderExcluir
  15. São os exemplos que inspiram os outros, Daniel. História bonita e comovente esta que você relatou sobre o Nieverson Nascimento. Uma lição! Bela lição!

    Tive que dar uma parada para responder uma longa mensagem de um colega de turma.

    Mas já estou retornando à lição de mapeamento, onde os problemas de seleção já foram eliminados completamente. A seleção está correta e sem erro algum. Vou continuar e te digo depois como foi a finalização e render final, também, ok?

    Mas você pipocou, amigo, rssssssssssssss... Gostaria de lhe enviar pelo correio uma lembrança. É um presente para artistas. É possível?
    Abração, amigo.

    Bagli

    ResponderExcluir
  16. Daniel, boa noite,

    Acabei de fazer o mapeamento pela segunda vez. Agora acertei! Logo que vi o erro indicado na imagem, pós-render, sabia onde e como tinha errado. Entãoooo..., noooooooooooovamente, refiiiiz a seleção. O erro estava na seleção da borda inferior. Vi isso de cara, tentei usar o "Relax", mas não corrigiu. Notei, então, que deveria corrigir a seleção da malha feita na etapa anterior.

    Não deu trabalho porque, já pensando nos possíveis erros, deixei um modelo gravado, como nova fase, desta etapa em diante. Logo, corrigi rapidinho, porém antes, vi com mais atenção ainda o tuto 02 do mapeamento da chapinha, antes de refazer o erro.

    Depois disso, refiz toda seleção, parti para o render e... correto, Daniel, sem erro.

    Logico que há discrepâncias, mas nada exagerado, entre o meu modelo e o seu, o que acho até normal, em razão das medidas adotadas por mim durante a criação. Por isso, o meu mapa extraido apresentas algumas diferenças, porém... sem erros. Tudo preto. Nada vermelho.

    Vou ver se ainda hoje consigo rumar para o PSD. Cara, posso estar demorando um pouco, mas tô aprendendo.

    Realmente, fazendo agora uma avaliação em torno do trabalho que você faz com o 3ds Max, dá pra ver que um software muito poderoso e com recursos vastíssimos. Ainda vou ter que baixar muito a cabeça ao chão, Daniel, para buscar capim em abundância, antes de iniciar minha jornada com as duas patas de baixo [rssss...], erectus, andando e caminhando com maior fluência e relativa independência.
    Valeu, irmão!
    Abração,

    Bagli

    ResponderExcluir
  17. Daniel, a rigo, a rigor, eu era pra concluir a tampinha hoje, mas não deu. Estou pegando agora, mas vejo os tutos desde ontem.

    A minha questão não é dúvida, viu? Quero apenas trocar uma ideia sobre o seguinte...

    Eu sei que para a gente dimensionar o tamanho do brush, para mais ou menos, usamos as teclas "[ para diminuir" e "] para aumentar", correto? Existe alguma forma de termos um controle mais detalhado deste zoom sobre o size do brush com teclas de atalho? Hoje mesmo estava pesquisando, mas só encontrei o que sei; e o que sei, é isso.

    Quanto a esta parte final, não estou tendo dúvidas até o momento, vamos ver até a conclusão, mas infelizmente, não consegui concluir. E que quero estudar, passar logo para os novos tutos. Mas realmente tá sendo um excelente estudo e excercício, Daneil.
    Grande abraço, amigo!
    Bagli

    ResponderExcluir
  18. Só complementado, Daniel. Eu até usei o comando de atalho Ctrl+Alt+botão direito do mouse, mas comigo não funciona. Eu estou usando um CS5 portable, embora tenho CS4. Enfim, parceiro, é só esta questão: ter um controle mais detalhado do size do brush com atalho, pois as teclas "[ e ]", não permitem isso.
    Grato pela atenção, amigão!
    Bagli

    ResponderExcluir
  19. Sim Bagli, esta dúvida é bem pertimente pois com os atalhos aumentamos a produtividade. Aqui no meu CS5 eu aumento e diminuo o tamanho do Brush segurando a tecla ALT e arrastando o mouse com o botão direito pressionado, para esquerda e para direita aumenta e diminui, para cima e para baixo aumenta e diminui o hardness (dureza das bordas do brush), também funciona clicando nos botões [ e ] (colchetes) Caso não consiga retorne que damos um jeito. Abração amigo.

    ResponderExcluir
  20. Eu te perguntei isso, por causa da seleção que temos que fazer no mapa extraido, onde aplicaremos as cores. Acredito que um contrlole mais absoluto, torna o trabalho não só mais rápido, mas também mais preciso, evitando conflitos de seleção. A lógica me faze concluir isso, Daniel.

    Olha, é exatamente o que eu já vinha fazendo, mas não funciona no meu CS5 portátil. Será que é por isso? Bem, espero que funcione no CS4, porque é o que eu tenho. Vou instalar ele agora e já te dou um retorno.
    Grato, amigão!

    Bagli

    ResponderExcluir
  21. Cara, que coisa estranha! Só porque eu quero fazer com mais precisão, não estou conseguindo fazer algo simples: usar o controle sobre o brush com as teclas de atalho. Pior que estou fazendo direito, Daniel. Tudo padrão, p!

    Escolho o brush, escolho a cor e vou aplicar n mapa. clico o alto+tecla direita e... ele fica alterando a cor com o contagota, em vez de dimensionar o brush. Estou fazendo isso no CS4 que acabei de instalar.

    Cara, não sei. Errado, não estou fazendo. Sei lá! Pior que é uma rotina muito importante para usar sempre.
    Passo a bola para você, parceiro. Não sei o que é...
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  22. Trankilo, irmão, certinho!

    Ufa, mais uma superada, porra! Ti conta, viu?

    Tá funcionando agora, Daniel. Vou tomar um banho e fazer um omelete, irmão. Suei, mas consegui, com seu incentivo, sempre. Pensei que não iria conseguir, Daniel.

    Dealhe: ele está dimensionando o size do brush, diretamente com a cor. Ficou até melhor.

    Me desculpe pela chateação, Daniel. É mais uma que vai para os registro do caderninho, rs...
    Brigadão, mesmo, parceiro.
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  23. Opa, conseguiu, parabéns, realmente se clicarmos com a tecla ALT o mouse se torna um conta gostas mas se segurarmos firmente o botão direito do mouse e arrastar ele transforma. Parabéns mais uma vez Bagli.

    ResponderExcluir
  24. Daniel beleza? Depois de algumas... 20 vezes, consegui acertar as cores no mapa. Não que seja difícil, não!, nada disso. É que estava havendo uma invasão de cores, na parte externa superior, com a leteral superior. Vi que ocorria uma tipo de "arranhão" de cores ou uma mixagem das mesmas. Vi isso como um erro, pois toda a parte interna, sem exceção, estava absolutamente coerente, cada cor no setor especificado no mapa. Logo, se o interior dá certo, a face externa, do mesmo modo, tem que se comportar assim também - e, por favor, me corrija, caso esteja exagerando.

    Como te disse, estou doido para iniciar os outros estudos, mas prefiro errar um milhão de vezes e refazer, até acertar e... entender o por quê dos erros.

    Repito: não achei nem um pouco difícil, somente no início que estranhei, mas depois vendo e compreendendo a lógica, fica bem fluente.

    Enfim, agora está tudo correto e sem erro algum!

    Até gravei como fase nova, para não perder sem querer.

    Vamo que vamo, irmão!

    Estes dois dias não pude me dedicar com afinco, mas o que feiz, realizei com absoluto afinco - esteja certo disso.

    Tenho um compromisso agora, e volto mais tarde para estudar mais um pouco, pois falta somente um pouquinho para concluir este projeto da tampinha.
    MUITÍSSIMO OBRIGADO por este fantástico estudo, Daneil. Você não tem noção do quanto estes erros e dúvidas, unidas a compreensão gradativa estão me ajudando.

    Amanhã, te mando uma lembrança pelo correio. Teu endereço tá no DD3D, né?
    Abraços, amigão.

    Bagli

    ResponderExcluir
  25. Daniel, só pra te dar um retorno do meu CS4.

    Vou instalar ele mais uma vez, pra ver se está bichado ou não.

    Todo trabalho que estou fazendo do PSD com o 3ds Max, estou usando uma versão portátil de um Photoshop CS5.1., mas tá funcionando plenamente.

    Abração, parceiro.

    Bagli

    ResponderExcluir
  26. Fale pareceiro, tudo bem? Calma, calma! Sei que hoje é a véspera do seu niver, e não vou ficar te amolando com dúvidas, até porque hoje não tive dúvidas com o 3ds max, mas sim no Photoshop, mas simplesmente por causa de versão, daí a demora em texturizar as faces. Estou usando uma outra imagem de um cara que curto muito. Acabei de encontrar a solução para a minha dúvida, irmão. Ufa!!!!!

    Logo que concluir o meu humilde estudo de inciante, te mando para sua crítica e avaliação, Daniel.

    Que esta estado uterino do seu Novo Ano Solar, geste tudo de bom que você precisa para a realização do seu destino. Vai comemorar, irmão!
    Amanhã a gente se fala!
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  27. Não sei como, amigo, mas acabei de perder o trabalho. Não tem problema, já estou fazendo novamente!!!!! Refiz o mapeamento, e já estou partindo para a foto e a texturização. Até que foi rápido. rs...
    Abração, Daniel!

    Bagli

    ResponderExcluir
  28. Bagli, isto já aconteceu comigo centenas de vezes, principalmente quando eu usava as versões mais novas que vem recheadas de bugs, para que não aconteça mais este incomodo, vá no Max, e primeiro salve seu projeto, depois salve sempre como incremental pois quando dá erro de salvamento não terá como abrir novamente o arquivo danificado.

    Para fazer o save incremental, clique em Save as. e irá abrir um caixa para escolher o diretório para salvar, mas ao invés de salvar, clique no sinal de mais(+), desta forma de salvamento EX; projetoBagli.max será criado uma cópia de evolução chamada projetoBagli(01).max, na próxima vez que fizer novamente clicando no sinal de mais(+) será criado uma nova evolução como projetoBagli(02).max. Abração amigo.

    ResponderExcluir
  29. Amigão Daniel, bom dia,

    Espero que aí onde você mora, em MG, esteja um dia lindo. Sabes que eu sou simplesmente apaixonado por Minas, né? Atualmente me sintonizo com o ritmo do interior, embora eu amo o Rio e local onde resido.

    Te felicito pelo dia, cara! Considero você - saiba disso! - uma nova amizade e uma pessoa que nutro o maior respeito e admiração. Portanto, não poderia lhe desejar outra coisa que não fosse um... Feliz Ano Novo Solar, Daniel.

    Que a mão de Deus lhe regue de bênçãos, lhe trazendo tudo o que você realmente precisa, necessita para a realização do deu destino com um todo. Dinheiro é importante? Sim, claro que é importante! Mas se você está em verdadeira sintonia com Deus, nada lhe faltará para sua missão.

    Que sua casa, seus familiares, amigos e este telento sempre estejam sob a proteção dos anjos do Senhor.

    Tua simplicidade e humildade, mesmo diante do grande talento, são seus maiores dons, amigo. Além do êxito e crescimento profissionais, estas são, certamente, suas maiores conquistas de ralador, lutador que aceitou as provas e venceu - e continua a vecer - as dificuldades.

    Não sou teu fã! Sou um cara que sabe reconhecer um talento e um vencedor. Sou seu amigo, só isso.

    Feliz Aniversário!!!!!

    Bagli

    ResponderExcluir
  30. Obrigado Bagli, é muito bom saber que tenho mais uma importante amizade nesta longa caminhada chamada "vida", que todos nossos desejos se realizem afinal temos que comemorar o nascimento todas às manhãs quando respiramos e preparamos para mais um dia comum de batalha, afinal estamos aqui para isto.

    Neste momento estou preparando mais um tutorial para o site que será sobre criação de partículas, trata-se de um tutorial avançado, mas vou tentar como sempre passar de forma fácil e compreensível, vamos ver se conseguimos mais alguns bons frutos. Afinal estou percebendo o crescimento de novos Designers, contudo super feliz e otimista com os resultados apresentados.
    Vou tentar superar a meta e colocar pelo menos dois tutoriais hoje e amanhã mais dois.
    Abraço do seu amigo Daniel.

    ResponderExcluir
  31. Parceiro, boa noite,

    Sou muito chato! Desculpe-me, rs...

    Como eu tinha lhe prometido, deixei no seu Face, um presente de aluno. Me desculpe o atrevimento, fiquei muito envergonhado, mas depois pensei: poxa, ele como professor merece saber se eu estou indo bem das pernas no 3ds Max. Nada mais justo, portanto, do que deixar o meu primeiro estudo em 3D de presente.

    Pode até não estar à altura da fera que você é - e reconheço! Mas tenha certeza que dei o duro para fechar este projeto, que embora simples, oculta muito complexidade. Gostaria de ter sua crítica e avaliação, pois é o primeiro trabalho que realizo no 3ds Max.
    Do seu alunto...

    Bagli

    ResponderExcluir
  32. Tá de parabéns, pois vi que já entraram mais duas microaulas. Vou vê-las com calma amanhã, mas como te disse, para não perde o foco e não me desperdiçar, vou continuar na ordem dos tutoriais, passo a passo, gradativamente.

    A tampinha, só pra te dar um retorno, ficou claro que é um excelente modelo para iniciantes como eu. Fica claro, portanto, que se o aluno seguir suas dicas e orientações, na conclusão... haverá frutos e êxito.

    Sua técnica de exposição é muito boa, mesmo, cara. É método, é coisa sua e intransferível.

    Estou te dando este retorno, pois você transpira para produzir este material riquíssimo e de grande utilidade para estudantes de todos os graus - inclusive e principalmente, também, a professores.

    Se leciona tanta besteira, tanta inutilidade, e você, por outro lado, instrui com sumo puro. Acho legal para você, como instrutor, saber disso, ter este tipo de retorno.

    Eu me sinto muito gratifica, porque estou aprendendo; e aprendendo com quem sabe fazer e ensinar.

    Por isso, o estudo da "Tampinha de garrafa" é demais, viu?
    MUITO OBRIGADO.
    Agora vou estudar aquele link que você me indicou, "Tutorial - Mapeamento de objetos orgânicos no 3Ds Max ," para eslcarecer minhas dúvidas sobre mapeamento e texturização.
    Abração, irmão!

    Bagli

    P.S.: Na parte final, quando você vai utilizar o "Brushed Metal" e não dá, sabe?, na minha versão passou beleza, tanto na renderização como na visualização na viewport, mas quanto ao painel de modificações "Main material parameters", não faço a mínima ideia de onde está ou foi parar na minha vesão.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...