Tutorial - Criando painéis de modificação no 3Ds Max



Olá leitores do site GFX Total, hoje iremos trabalhar a customização dos painéis de modificação do 3Ds Max.

Uma coisa importante que devemos observar durante o aprendizado, seja ele qual for, é a velocidade em que nos adaptamos as informações. Quando o assunto é 3Ds Max nos deparamos com extensos painéis e menus de configurações.



Isso para quem está inciando pode assustar um pouco e um alguns casos extremos, leva o aluno(a) a desistir devido a dificuldades no aprendizado.

Quando estudamos algo muito complicado de decorar, o jeito é criar macetes e o 3Ds Max não é diferente.

Para trabalharmos com o painel de modificação "ModifyList" temos que percorrer a uma lista imensa de modificadores e em alguns momentos nos perdemos diante tantos nomes de modificadores.

Hoje irei ensinar como facilitar o processo de aplicação destes modificadores e também agilizar o processo de aplicação a partir de um único clique.

Espero que gostem e até o nosso próximo encontro aqui no site GFX Total.

Vídeo tutorial


Se gostou e deseja retribuir a ajuda e receber mais tutoriais como este inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

4 comentários:

  1. Daniel, boa noite,

    Acho que você abordou algo de extrema utilidade porque lida com algo que necessitamos a todo momento: PRATICIDADE e RAPIDEZ.

    Por exemplo, eu não conhecia esta forma de dimensionar o Gizmos. Eu não consigo dimensionar ele utilizando como atalho as teclas + e -. Eu vou no Costomize, Preference Settings e... Gizmos. Lá eu dou o percentual desejado.

    Outro exemplo, hoje mesmo, fiquei intrigado. Você dimensionou o Plane a partir do Centro da cena, em perspectiva, de uma forma igual. Algo que é de grande utilidade e praticidade. Como já estou me acostumando com estes "mistérios" do Max, resolvi fusar os teus movimentos e vi que bastava simplesmente pulsar o Ctrl+botão esquerdo do mous.

    Logo, este curtíssima microaula é de grande valia. Acho que a tua sugestão, a partir da tua própria experiência profissional, indica-nos que quanto maior for o nosso uso e destreza em cima do Max, naturalmente vamos exigir o que você propõe nesta importantíssima lição, Daniel.

    Portanto, uma lição simples, mas já nos indicando, desde cedo, que no futuro, quanto mais nos aprofundarmos nos Max, naturalmente este modelo de acesso, através de atalhos, irá se impor em nosso cotidiano.

    Só mais uma, Daniel. Um dia você falou em alguma microaula - que não lembro agora qual - que estava fazendo as modificações através do modo standart, para não confundir, mas que preferia fazer tudo aquilo através de atalhos ou "shortcuts".

    Com dizemos..., "uma tremenda mão na roda"!!!!!

    MUITO OBRIGADO POR NOS PASSAR ESTA TUA VIVÊNCIA, mostrando-nos, com muita simplicidade, este caminho das pedras.

    PARABÉNS!
    Abraços,

    Bagli


    P.S.: Daniel, estes painéis de ajustes de parâmetros, por exemplo, da microaula "Tutorial - Aplicação de texturas e mapas no 3Ds Max ", onde você mexeu na textura do Map, assusta. Mas... vamos pra dentro!

    ResponderExcluir
  2. Show de bola os seus tutorias continue assim MESTRE!

    ResponderExcluir
  3. Daniel, boa tarde,

    Tô eu akitrazêis!

    Sabei que em algum momento, quando o estudo e a minha maior intimidade com o Max avançasse, obrigatoriamente teria que utilizar os atalhos para tornar mais prática a modelagem e mais rápido o tempo de trabalho.

    A hora chegou. Como estou muito centrado nos estudos de mapeamento, especialmente o DVD2 do Brazilian Way Interiores e não aguente mais fazer o mesmo caminho para chegar até o modificador, resolvi começar a utilizar os atalhos e sua customização na barra de ferramentas.

    Simples, prático e eficiente, irmão.

    Microaula enxuta e direta que explica com simplicidade, com toda objetivida, algo FUNDAMENTAL para todos que estão avançando nos estudos.

    Sua preocupação em publicar um tutorial com este objetivo tem que receber, de minha parte, todo agradecimento. MUITO OBRIGADO, Daniel.

    Um super abraço,

    Baglione

    P.S.: Cara, tô com dores de cabeça terríveis, pois a coisa está ficando complexa e cabeluda. Estou estudando e praticando o mapeamento com primitives. Já começaram as dúvidas cruciais, mas depois te digo, pois quero solucionar isso sozinho - caso seja possível ou eu consiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Balgi, parece que novamente você captou a ideia sobre o porquê das micro-aulas. Criando esta biblioteca de pequenas informações podemos, sempre que necessário, acessar temas para sanar dúvidas e assim concluir os estudos.

      Quanto as dúvidas, mande por e-mail que terei a maior satisfação em ajudá-lo.

      Abraço e bons estudos

      Daniel Leles

      Excluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...