Tutorial - Introdução a animação - Rig 3Ds Max

Tutorial - Introdução a animação - Rig 3Ds Max


Olá amigos leitores do site GFX Total, é com imenso prazer que venho novamente com tutoriais dedicado as pessoas que estam batalhando e correndo atrás do conhecimento.

O novo assunto trata-se de Rig de personagem, começaremos pelo intendimento sobre pontos centrais de objetos entendendo seus objetivos e também aplicações.
Nesta vídeo aula vamos entender o processo de lincagem por hieráquia conhecendo também os princípios básicos para lincarmos objetos.


Trata-se de um assunto básico para quem deseja começar a criar animação de personagem e também podemos aplicas a outros exemplos como será mostrado em tutoriais futuros.

Download do arquivo final - imagem acima


Vídeo tutorial





Se gostou e deseja retribuir a ajuda e receber mais tutoriais como este inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

24 comentários:

  1. CARACA DE VIDEO AULA!!!!!!!! PARABÉNS DANIEL!

    ResponderExcluir
  2. Vlw Juarez, estou preparando a continuação. Abraços...

    ResponderExcluir
  3. Daniel, boa noite,

    Antes de mais nada, gostaria, mais uma vez, de agradecer ao presente, a grande lembrança que você me enviou. Como disse, ainda estou sem palavras pela sua atenção e generosidade. Hoje mesmo, deixei um agradecimento, algumas palavras, junto com uma foto no teu Face. Fiquei muito, muito feliz, pois este gesto é mais do que um presente: é um sinal de grande amizade vindo da sua pessoa; pessoa esta que tenho na mais alta estima, irmão.

    Embora seja uma considerável lembrança, repito e faço minha as suas palavras: pra mim, sua amizade é muito mais importante; este é o grende presente de Deus.

    MUITO OBRIGADO.

    Bem, Daniel, quanto a esta nova microaula, é mais um assunto que tinha passado e visto num nível bem introdutório. Quando vi, não me detive muito, pois tinha muito o que estudar, pois não passo de um estudante em um nível bem, mas bem inicial - como você bem sabe.

    Suas explicações são cristalinas e é mais uma lição que podemos somar as microaulas anteriores sobre o mesmo assunto: animação.

    Cara, realmente você tem um domínio e uma compreensão bem ampla do Max. Vendo você e tua fluência nas mais diversas facetas do Max, fica a minha certeza: "o quanto eu terei que estudar, pastar e ruminar".

    Assim como a lição anterior é sucinta e muito precisa em relação aos fundamentos da animação neste nível introdutório. Hierarquia, links entre os objetos hierarquizados determinando ação e movimento, tá tudo muito bem explicado, ok?

    Tá muito legal, mesmo, Daniel. Gol! Portanto, objetivos didático alcançado. Basta prestar atenção e... mãos à obra. Vou, por isso, rever algumas outras vezes esta microaula, tá?

    Depois, envio os meus comentários sobre "Modelagem de Maquete Eletrônica".

    MUITÍSSIMO OBRIGADO POR MAIS UMA EXCELENTE microaula, Daniel.
    Abraços, irmão.

    Bagli

    P.S.: Gostei muito com o visual dos bottons de compartilhamento, acima, no novo layout. O site agora ficou, a meu ver, muito mais "elegante".

    ResponderExcluir
  4. Um e-mail que te mandei chegou até vc?

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo Juarez, ainda não chegou, tente anviar novamente para gfxtotal@gmail.com
    Abração e bons estudos.

    ResponderExcluir
  6. Excelente Video aula Daniel, fiquei estasiado com essa aula! Estou super animado com meus estudos, estou indo devagar e sempre nos estudos, assisti a esses dias a aula da havaiana e estou fazendo, cara posso falar sem pestanejar "é muito show"! Estou adorando os meus estudos, principalmente as suas aulas por serem muito bem explicadas e muito bem aplicados todos os recursos que você fala do Max, ao acompanhar a suas aulas estou aprendendo muito, mas muito mais do que todos os estudos que já iniciei até hoje, a partir de agora vejo que posso evoluir tudo isso graças a sua dedicação em ensinar quase tudo que você sabe! Agradeço de coração por tanta dedicação e carinho em fazer essas micro aulas para nós os simples mortais, que não sabemos nem 1% do que você sabe, mas que com sua dedicação iremos evoluir e muito!!!


    Mais uma vez meu muito obrigado pelo seu empenho!


    Grande abraço e que Deus ilumine a sua vida sempre!!!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Juarez, é uma honra poder ajudar, reconheço o quanto é importante ajudarmos e sei que um dia você também ajudará o próximo no que puder.

    Um abração amigo, fica com Deus também.

    ResponderExcluir
  8. Então, vc recebeu? na verdade Daniel é uma honra aprender com vc!! um dia vou ser um profissional no 3ds max!!(não igual a vc, por que vc é muito bom!rsrsrsrs) Tenho muita dificuldade em modelagem de personagens, mas estou superando aos poucos.
    Valeu Daniel, um bom dia!!

    ResponderExcluir
  9. Daniel, bom dia,

    Olha como é bonito isso!

    Quando as pessoas falam, se comunicam e fazem uso desta ferramenta espetacular, vê-se que o teu trabalho rende frutos, vi?

    Multiplique isso, em relação as pessoas que tem a mesma gratidão, mas que por alguma razão - não sabemos quais... - deixam de dizer isso, ao não comentarem, hem?

    Cara, teu trabalho é brilhante e imprescindível nos dias de hoje, porque é raro um sítio que disponibilize conhecimento neste nível e qualidade.

    Tô com o parceiro "JUAREZ FERRAZ", "vc é muito bom!" Diria um pouco mais, quem presta atenção nos tutos, não tem como não ficar chocado com o trânsito e fluência que você tem com o 3ds Max. Isso me choca porque você mostra isso com muita simplicidade, jeito teu - coisa de mineiro! rsssss,.

    Eu não entendendo a razão deste fenômeno, mas vou postar, aqui mesmo, nesta microaula, uma percepção que tenho deste "não comentar", em relação ao... "Curti" do Facebook.

    O que acontece a este resepeito é um fenômeno comportamental, social da época em que vivemos. Tenho críticas contundentes a este respeito.

    Portanto, peço tua licença para publicar esta avaliação aqui. Mas caso você julgue fora de escopo, posso enviar em particular, ok, Daniel? Pra mim, tanto faz. Você decide.
    Excelente dia, irmão!
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  10. Caro JUAREZ, bom dia,

    Cara, presta atenção! Isso que nós fazemos, digo, se comunicar é tido, muitas vezes como uma heresia e até um exagero, sabia? Que mal há em externar agradecimento ou mostrar o quanto somos gratos a uma pessoa ou situação que está nos beneficiando e fazendo somente o bem?

    Já imaginou se todos os que "curtiram" ou "gostaram" desta microaula passassem a dizer, pontuar, replicar, mas, principalmente, comentar a importanância do conteúdo disponibilizado pelo autor ou professor destas lições?

    Não é só um simples reconhecimento para o gerador de tudo isso, através de seu magistério. Se comunicar, reconhecer e dar um retorno ao criador é indicar o quanto estamos satisfeitos a qualidade e todo o conteúdo aqui generosamente compartilhado, entende?

    Sou uma pessoa muito crítica em relação ao mutismo e toda a imobilidade desta geração (de redes sociais) que prefere da um cômodo clique e dizer "curti", se eximindo, por isso, de dizer, mesmo em poucas palavras que, por exemplo ou simplesmente... "gostei".

    Legal, muito legal, mesmo, você ter se dado ao trabalho de pensar e... "escrever", demonstrando, assim, o quanto é grato.
    PARABÉNS!
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Bagli, fico extremamente grato pelo retorno e peço sempre e de todos esta atitude pois assim posso entender melhor as partes e ensinamentos que se destacaram e melhoras com as dicas que o pessoal têm enviado.

    Os frutos que mais anseio colher é a formação de novos profissionais neste Brasil tão imenso quanto a corupção que acontece "por trás dos panos" e quem paga o pato somos nós.
    Não temos acesso a cursos, não temos incentivo a cultura e não temos seguer tempo de lazer, temos que decidir entre o lazer ou trabalho, tudo que nos resta é a força de vontade individual que temos em aprender e investir no futuro.

    Acredito muito no ser humano, mesmo já tendo me decepcionado com muitos, acredito que um dia tudo isto vai mudar.

    Agradeço a você Bagli e Juarez Ferraz que me acompanham desde o DD3D e todos que inderetamente colaboram para a continuidade de nosso trabalho. Bons estudos.

    ResponderExcluir
  12. Spawn_darK, tudo bem? Cara, teu nick é difícil de escrever, viu? rsssss.

    Concordo com tudo o que diz, cara. Vamos dinamizar mais os comentários aquie e nos comunicar mais, pois somente assim teremos um retorno cada vez mais dinamizado nos ensinamentos das microaulas.
    Grande abraço,

    Bagli

    ResponderExcluir
  13. CARO BAGLI, MUITO OBRIGADO PELO INCENTIVO!! SÓ NÃO HAVIA ME COMUNICADO ANTES PELA DIFICULDADE DA NET AQUI ERA RARO PRA MIM,
    PRA VC TER UMA IDEIA, EU NEM TINHA PC QUANDO EU COMECEI A GOSTOR DE 3D, EU IA PRA LAN HOUSE COM POUCO DINHEIRO POR QUE EU PASSAVA UMA SITUAÇÃO EM EXTREMO DE NESCESSIDADE, ACESSAVA OS SITES E NO YOUTUBE
    PROCURANDO AULAS GRATIS, ANOTAVA TUDO NO CADERNO, AS VEZES ATÉ DESENHAVA O 3DS MAX NO CADERNO RSRSRS, PARA NÃO ESQUECER OS COMANDOS, PARA QUE QUANDO TIVESSE UM PC FAZER CERTO. ATÉ QUE EM JULHO DE 2010 MONTEI MEU PC DE 1 GB DE RAM 40 DE HD E UMA PLACA DE VIDEO DE 8 MG, RSRSRSRS CARACA DE POTENCIA EIM?! KKKK EU MORAVA NUMA GARAGEM DE UM SUPERMERCADO AQUI E AO LADO TINHA UNS DEPOSITOS COLOQUEI MEU PC NAS CAIXAS ME CENTAVA PEGAVA O CADERNO E RECAPITULAVA AS AULAS, QUANDO EU CONHECI O DANIEL GOSTEI MUITO DO JEITO DELE ENSINAR, AE COMECEI ACOMPANHAR ELE PELO SITE DD3D, MAS SÓ QUE EU ERA BRABÃO, NÃO SABIA COMO FAZER UM COMENTÁRIO NO SITE BEM BRABO MESMO, E OUTRA, EU SO TINHA UMA HORA DE NET, PRA MIM ASSISTIR O VIDEO TINHA QUE ESPERAR UMAS MEIA HORA PRA BAIXAR POR COMPLETO PRA DPOIS COMEÇAR ASSITIR MAS MEIA HORA PRA ASISTIR E ANOTAR, AS VEZES NEM DAVA TEMPO. MAS AGORA TENHO NET NO TRABALHO, ACOMPANHO JA SEI BAIXAR, E O QUE EU MAS QUERIA ERA AGRADECER PELO TEMPO DELE, EU VIA ELE GASTANDO TEMPO PRA ME ENSINAR, SOU MUITO GRATO A ELE POR QUE EU GOSTEI MUITO DO JEITO DELE ENSINAR!!
    MAS NÓS ESTAMOS AE! QUERO AJUDAR QUEM ME AJUDOU
    OU BAGLI, GRANDE ABRAÇO, E TUDO DE BOM!!
    VALEU

    ResponderExcluir
  14. Que legal Juarez, eu também tive uma história muito parecida, aliás, tudo que tenho hoje é graças as noites sem dormir estudando 3D além de outros assuntos. Comecei com Photoshop fazendo pequenos trabalhos para padarias, sacolões, hipermercados, etc.
    Depois de levantar um graninha suada foi fazer o curso de Web Designer e o Técnico em computação gráfica.

    Resumindo, com muita luta a vitória é inevitável.

    Abraços e bons estudos...

    ResponderExcluir
  15. Daniel e Juarez, boa noite,

    E aí, Daniel, tem dinheiro que pague um testemunho destes, tem? Isso se chama vontade de aprender, o que diz acima o nosso colega de classe, o determinado Juarez.

    Sinceramente, tô passado com o tamanho da dedicação e do foco centralizado no estudo, Juarez. Não te conheço, mas seu relato é uma lição. Como mesmo disse o Daniel, numa país onde se rouba e o dinheiro público e vertido para a corrupção, seu testemunho e determinação é motivo de orgulho. PARABÉNS!!!!!

    Daniel, com toda a vênia que tenho a você e lembrando que não gosto de ser invasivo, pois faço questão de respeitar o espaço dos outros, mas pense com carinho sobre o que lhe falei, há horas atrás, no Face, ok?, porque tais testemunhos ou relatos como o do Juarez só podem vir à tona quando são incentivados, cativados nos visitantes. Tudo é uma questão de despertar esta ação nos alunos, visitantes e todos interessados no teu trabalho magnífico que evoca tanta dedicação e força de vontade em todos nós, Daniel.
    Abração para os dois!
    Bagli

    ResponderExcluir
  16. Este final de semana, vou ficar o dia inteiro por conta de algumas alterações e adequações, dentre elas a sua já está anotada. Obrigado mais uma vez Bagli, até logo.

    ResponderExcluir
  17. Valeu Daniel! obrigado mais uma vez.
    Ainda não ganho muito dinheiro com o 3ds max, até mesmo porque, não sei de tudo ainda, texturização avançada é uma delas. Estou fazendo uns testes aqui em maquete eletronica. Quero ficar profissional, mas o que eu quero mesmo é animação, estou lutando pra aprender modelar, já comprei um livro muito bom ta me ajudando muito, dvds, só que são muito fracos em documentarios, as aulas são de 5 a 8 minutos, uma linguagen um pouco dificil, não é passo a passo, ae dificulta muito.
    Valeu Daniel, Grande abraço ae.
    depois a gente tecla

    ResponderExcluir
  18. Daniel, bom dia,

    Vou ver se ainda hoje te mando o que tô pensando a respeito, como vocês mineiros diz... "pra modo de colaborar", ok?

    São apenas coisas que vi e acho que podem ser importantes para arquitetura de comunicação do seu site.
    Abração,

    Bagli

    ResponderExcluir
  19. Nossa!!! Daniel quanta novidade no site, tinha dado uma parada com o 3d agora voltei com tudo e vejo que to cheio de lição de casa pra fazer KKK, parabens pelas mudanças no site ficou show, aproveitando a deixa gostaria de deixa uma ideia, vc poderia adicionar um forum no site pra galera ter um lugar pra tirar duvidas entre si sei que ja existe o 3d1 mais seria legal ter um aqui ja que a maioria que aconpanha o site são estudantes, sei que a galera ia adorar a ideia ^^ um abração amigo e que Deus ilumine sempre seu caminho nessa grande jornada da vida.

    ResponderExcluir
  20. Bagli, tudo bem?!
    Mais uma vez muito obrigado.
    Percebo que vc da muita força pro Daniel, isso é louvavél! parabêns por essa atitude! isso motiva e dar razões pra continuar.
    Tudo de bom pra vc meu caro amigo.

    ResponderExcluir
  21. Prezadíssimos Juarez & Nieverson, tudo bem?

    Juarez, conheci o Daniel quando me interessei por ZBrush. Encontrei o DD3D, onde vi as microaulas de ZBrush. Vi que não era algo comum, devido a maneira de explicar. Percebi uma fluência e vesatilidade nada comoum também.

    Como gosto de conhecer e conversar, pois somente assim, nos relacionando e que descobrimos o que tem real valor e o que não passa de embuste, mentira, farsa - as coias mais fáceis de acharmos neste universo da web.

    Como eu já tive inúmeras decepções com pessoas que se dizem professores e etc. e tal, percebi no Daniel, já no DD3D, um talento raro para explicar e tornar viável conhecimentos e técnicas em 3D, através de uma didática única que só tem mesmo é que receber parabéns de todos - INCLUSIVE E PRINCIPALMENTE DOS FARSANTES que arrotam uma postura de instrutores qual não são dignos.

    Um mineiro, um brasileiro batalhador, super simples e humilde e extremamente talentoso que mesmo tendo um tempo exíguo, devido ao chamamento profissional, em momento algum deixa de nos dar atenção, ao criar e produzir microaulas que deveriam ser vistas por mais e mais estudantes, sabe por que, Juarez? Simplesmente porque o nível das aulas e das instruções aqui fraternalmente compartilhadas, batem muitos tutoriais e cursos que tem por aí, viu? Não vem ao caso citar quais e onde (com suas respectivas URL), mas repare só no primor e na qualidade dos tutoriais do nosso mestre. No entanto, tem gente por aí que cobra um escândalo em reais, para oferecer embromção, lixo. ISSO ME DEIXA REVOLTADO, INDIGANDO.

    O que eu digo, falo de coração, pois isso não é rasgação de seda ou babação, não, ok? Gente idiota acha isso, mas, a meu ver, isso é reconhecimento, agradecimento justo e sincero para quem merece. Esse é um dos motivos que eu torço para que, cada vez mais, os visitantes comentem, falem o que acham, gostaram ou o que poderia ser aperfeiçoado, através de críticas construtivas.

    Portanto, parceiro Juarez, eu é que lhe agradeço por você citar a sua gratidão, progresso e esforço diligente em estudar, num país onde um ex-presidente da República sempre se orgulhou de nunca ter estudado e ter chegado onde chegou, sem precisar nada disso, fazendo, por isso, pouco caso da educação.

    O que temos aqui É educação em altíssimo nível, Juarez. Um abração e continue assim, viu?, pois como disse é motivo de orgulho. Parabéns.

    Nieverso, tudo bem? Não sou pessoa apta para dizer se deve ou não ter um fórum, ok? Mas acho o seguinte. Acho que nós deveríamos motivar um ao outro, inclusive todos que comentarem, de modo que possamos trocar ideias, experiência na prática com 3D.

    Sei que o Daniel é um cara, um profissional ocupadão, por isso, vamos aos degraus que é mais seguro, mas tua sugestão é natural num processo ou etapa evolutiva de todo site.

    Nieverson, eu tenho este tutorial de Maquete Eletrônica 3ds Max do Daniel para estudar, mas só vou fazer isso com total concentração, depois que fechar uns três estudos que ainda tenho que concluir aqui dentro do GFXTOTAL. Eu tabmém ficou doidinho com tanta "lição de casa", como você citou, também, rsssss.
    Um abração para você, também, parceiro.
    Boa sorte para todos,

    Bagli

    ResponderExcluir
  22. Amigo Bagli, eu defendo a ideia do forum, pois indiretamente acabamos as vezes conversando nos comentarios e muitas conversas, acabam sendo muito uteis mais como muita gente não para pra ler todos os comentarios postados nos videos muitas dicas acabam se perdendo entre eles, e o forum acabaria por ser muito util e aliviaria muito o trabalho tanto do daniel que receberia menos duvidas que talvez eu ou vc quanto quanquer outro aluno poderia responder a quem precisar, sei que ainda não sou maduro o suficiente em 3D, mais gostaria muito de retribuir de uma forma mais efetiva ja que não possuo facebook pra seguir o gfxtotal por la nem posso vir na lan o tempo todo, mais por tudo fica a dica e um grande a abraço a vc e a todos nossos amigos e estudem bastente splines vale a pena msm.

    Nieverson...

    ResponderExcluir
  23. Nieverson, tudo bem? Sei das vantagens de um Forum, sim, concordo contigo, mas penso no administrador do GFXTOTAL, que já tem um trabalho do cão, fazendo este fraternal e imprescindível trabalho ditático do mais alto nível.

    Poxa, Nieverson, o cara, o Daniel, consegue fazer, realizar EAD - Educação a Distância; portanto, Educação de TI - Tecnologia da Informação dentro de um padrão que já é excelente de saída, concorda?

    Não tem financiamento, subsídio do governo, não tem porra nenhuma, somente "um sonho na cabeça e conhecimento no coração". Porra, tenho o maior orgulho de estudar aqui, sabia? E sei que você e tantos outros tem o mesmíssimo sentimento.

    É isso, cara! O Daniel me mostrou, também, que Spline é realmente o bicho.

    Some não, viu? Aliás, não deixe de comentar e, além disso, traga mais gente, colegas estudantes para engrossar nossa união e vontade de pesquisar e estudar para cá. Divulgue, pois isso aqui é um puta projeto de educação.
    Excelente final de semana.
    Abração,

    Bagli

    ResponderExcluir
  24. Otima aula vc ensina muito bem parabéns, obrigado pela sua contribuição!

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...