Tutorial - Introdução a animação - Rig 3Ds Max Parte 02



Olá a todos leitores do site GFX Total, hoje daremos continuidade ao tutorial anterior onde estudamos assuntos como: Lincagem por Hierárquia, controladores HI Solver e entendemos um pouco sobre a criação de rigs de personagens.



Neste vídeo aula seguremos adiante no assunto, vamos criar o rig básico completo e fazer uma introdução aos recursos disponíveis para animar de forma básica um modelo de personagem ou objeto.

Temos que nos atentar ao fato de que ainda estamos treinando para o que vem ai.
A criação de Rigs em si, é fácil, porém teremos que aplicar controladores e expressões o que gera um terrível confusão, principalmente para quem está iniciando.





Estudem bastante que estarei providênciando a continuação e em breve entenderão a complexidade da brincadeira.


Um grande abraço a todos e até o próximo encontro aqui no GFX Total.

Vídeo tutorial



Se gostou e deseja retribuir a ajuda além de receber mais tutoriais como este inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------






25 comentários:

  1. Daniel, boa tarde,

    Somente agora conseguir assistir toda esta microaula, pois ontem recebi um e-mail muito importante, tarde da noite, ao qual tive que dar absoluta atenção - e sei que você entendi!

    Achei curioso, pois embora não tenha fluência alguma em aminação no Max - além de milhares de outras coisas, rs... -, entendi perfeitamente a importância do processo de "hieraquia", ao ponto de antever, por lógica, o que você iria fazer, na lincagem com os shapes-lines ou criação de controladores do personagem.

    O mais legal em tudo isso que você cristalinamente explicou é que está absolutamente relacionado com a "anatomia humana", porque estes movimentos, lincagens e criação de controladores, nada mais são do que representações dos movimentos corporais, determinados pela harmonia entre osssos (do esqueleto), músculos e tendões (as ligações, portanto).

    Portanto, a tuas lições sobre animação básica, especialment esta, vem de encontro com a própria significação da palavra "animação", que vem de "anima" = dar alma, dar vida; que vem do grego Ànemos = vento; sendo o vendo o princípio "animador" da existência. Logo, o projeto que você nos intrui é o caminho para aprendermos a "animar", dar "vida" ao nosso projeto-personagem; ele é nossa ideação que encontra na hierarquia, na lincagem, nos modificadores (spline-lines) e solvers os meios para o dotarmos com alma, vida.

    Sei que posso avançar bastante neste tema, pois além de ter achado tua microaula fantástica, sempre gostei do assunto.

    Achei muito legal, do mesmo modo, você nos ensinar o básico, através do modo antigo, como você aprendeu nas versões iniciais do 3ds Max.

    Concordo contigo, também, que todos - e eu me incluo - devemos sinalizar com um gostei, curti e... COMENTARMOS, além de COMPARTILHAR com todos interessados.

    Parabéns, irmão! IMPECÁVEL, embora meu conhecimento seja muito primário, deu pra entender e acompanhar direitinho, Daniel.

    PRIMOR de microaula!!!!!
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  2. Daniel, boa noite,

    Peço que você me corrija, caso esteja equivocado.

    O fato de você ensinar-nos os fundamentos da animação no 3ds Max através deste personagem, extatamente na forma como era usado em versões iniciais do Max tem uma razão, né? Não é à toa, correto?

    Eu tenho um tuto longo, "Video2Brain Character Studio en 3D Studio Max 2011" que iniciei, e vejo, como você mesmo salientou, que hoje usa-se, por exemplo, como lá está, o "Biped".

    Sua forma de ensinar possibilita uma visão mais completa e "complexa" das versões mais avançadas de hoje, tais como 3ds Max 2011, 2012 e, agora, 2013. Estou querendo dizer que em vez de pegar tudo pronto, você faz o estudante perceber, entender este "pronto", né?

    Não é debate, mas apeanas uma entendimento que me veio, assistindo esta grande microaula, Daniel.
    Um excelente final de semana para você e toda sua casa.
    Abraços, irmão!

    Bagli

    ResponderExcluir
  3. Como sempre Bagli, vc conseguiu similar o intuito deste tutorial.
    Se eu entregasse tudo pronto, ninguém iria entender o sumo que é a base, fundamento do qual nasce a animação.

    Obrigado e um ótimo final de semana para vc e todos que acompanham nosso site.

    ResponderExcluir
  4. Caro Daniel, excelente como sempre sua Video aula! Pena que meus conhecimentos sejam pouco e eu não tenha como fazer muita coisa no 3D diferentemente do nosso amigo bagli eu não tenho muito acesso a informação na internet, pois onde eu moro não consigo sinal de internet, quando estou no trabalho é que consigo ver que tem novidade no site e peço para um colega pegar o Video no YouTube pra mim! Mas mesmo assim continuo assistindo as suas aulas! Por isso agradeço muito o seu esforço em nos passar todo esse conhecimento.

    Bagli vejo que você tem um bom conhecimento e entendimento das aulas do Daniel e que além disso você estuda por fora outras aulas que parecem ser excelentes também! Tomo vocês como referencia para alcançar aquilo que quero e desejo, hoje já consigo fazer alguma coisinha no Max, pena não ter ainda a destreza de vocês mais vou correndo atras! Parabéns a todos pelo empenho.

    Daniel eu estou estudando o curso de maquete eletrônica, não como gostaria, pois estou com o tempo um pouco escasso, mas vou avançando aos poucos!


    Mais uma vez parabéns Daniel e um grande abraço, assim como pra cc. Também bagli..

    ResponderExcluir
  5. Prezado Spawn dark, tudo bem? Vou comentar, antes que começe o jogo entre InglaterraxItália, rsssss.

    Cara, Deus e o Daniel sabem o quanto eu peno para compreender as coisas, viu?, porque 3D, para quem tá iniciando, mesmo, não é este mundo maravilhoso que sem vendo, não: tem que ralar ou como eu digo: pastar, ruminar e digerir inúmeras vezes. Mas o resultado é gratificante.

    Sim!, você tem razão, cara, eu estudo, corro atrás, mas tomei como referência, para fazer isso, o próprio administrador do site, o nosso mestre Daniel que publica, fraternalmente, com ordem e método, estas microaulas maravilhosas.

    Esse cara não aprendeu tudo isso na sombra, não, irmão; o cara pastou que nem um FDP para compreender; ou como ele mesmo diz, passou noites em claro estudando. Não tem outro caminho, Spawn dark. Concorda?

    Novamente, sim!, tenho outras fotos, mas faço questão de lhe dar um testemunho...

    ...Além de gostar de estudar, gosto de verificar a qualidade do que encontro. Há tutoriais muito bons, sim - é vero! Mas há muita droga, também - aos quilos! Se eu estou estudando bem os outros tutoriais que tenho, devo isso a minha persistência, claro, mas fundamentalmente a maneira, ao método de ensino que o Daniel utiliza. Cara, se você se aprodundar nas lições que ela compartilha com absoluta dedicação conosco, não tem como: você vai pegar qualquer tutorial e... comê-lo, viu?

    Veja o exemplo desta aula, não sei se você leu os meus comentários, mas, inicalmente, achei estranho o Daniel usar uma "forma" de explicar a animação, adotando o modelo que as versões antigas utilizavam. Mas depois, observando com atenção, entendi o objetiva que ele se propunha a alcançar, através dos alunos e estudantes, como ele mesmo confirmou: "entenda, compreenda desta maneira e você saberá utilizar com maior destreza o modelo que hoje é adotado nas versões mais atuais, a partir de determinada faixa de tempo, por exemplo.

    O cara muitas vezes não fala o "lance", entende?, mas não por babaquice ou com muitos fazem, por insegurança e medo de compartilhar o que sabem, mas somente para que nós coloquemos, através de nossa curiosidade e persistência, o "pensador de besteiras", a cabeça, portanto, para funcionar, sacou?

    Esta microaula é um exemplo notório do que estou falando. Veja que ele mesmo confirmou isso, o que torna mais transparente, ainda, a segurança dele em ensinar desta forma, Spawn dark.

    Olha, eu também tenho o Maquete Eletrônica, vi um pouquinho, achei maravilhoso o DVD, mas quero, antes de tudo, "pagar" alguns estudos que estão pendentes ainda, a meu modo de ver. Tô doido para estudá-lo, mas devemos ter método e disciplina ao estudar. Mais do que isso..., humildade porque subir esta montanha do 3D chamada 3ds Max não é nada fácil. É um puta Himaláia, rsssss.

    Cara, Spawn dark, tamu junto e misturado nesssa, tô contigo nesta escalada, também, tá? Logo..., conte comigo!

    Não suma e mantenha contato, tá? E como venho insistindo agora, divulgue, replique, ajude a propagar e compartilhar o conteúdo fenomenal deste site. E é claro... COMENTE sempre, vamos conversar, sim, vamos trocar ideias, debater, nos unindo neste caminho de bela pesquisa e estudo.
    Um excelente domingo!
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Daniel, como vai as coisas? Quero te parabenizar pela grande video aula, que é extremamente boa! Mas eu quero te pedir uma coisa muito importante pra mim, quero que vc me de um desafio, algun tabalho que seje de nivel médio em modelagem, alguma coisa que vc julgar bom pra o meu apredizado! o meu e-mail é: juarezferraz@hotmail.com.br fico no aguardo Daniel,
    no tudo mais um bom dia!!

    ResponderExcluir
  7. Olá a todos Bom dia, bom dia bagli, bom Spawn dark, um ótimo dia pra vcs!!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Juarez, vc teve uma ótima idéia mas também é algo um pouco pessoal, tipo, geralmente quando estou andando na rua, indo para o trabalho, descansando... Sempre vejo objetos ao meu redor, decorações, placas de sinalização, móveis, emfim, vai de acordo com o seu encantamento pelo objeto. Se vc criar uma ligação de satisfação com o objeto que deseja criar, terá muito mais facilidade, inclusive este é tema de um tutorial que está pronto só esperando a terminar o assunto de rigs. Abraços a todos, tenham um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  9. Daniel & Juarez, boa tarde,

    Que coisa, cada um dos dois abordou uma coisa que venha pensando há puco mais de uma semana, cheguei até a sonhar com isso, rsssss.

    Juarez, o que você diz ou busca é uma forma de se libertar e dar livre curso ao seu processo criativo; mais ainda, com suas próprias pernas. Buscar desafios e escolher metas a seremm ultrapassadas na modelação.

    Vejo que o Daniel forneceu um caminho que venho pensando agora o tempo todo. Deixe eu explicar, Juarez, através de um exemplo bem ligado ao meu cotidiano.

    Sábado, agora, voltava com a minha mãe de umas compras. Na volta, ela parou numa sapataria e eu fiquei esperando, ao lado, numa loja de ferragem. E na entrada, fiquei vendo a vitrine e lembrei direeeeeeeeeeeto das microaulas do Deniel. Torneiras, filtros e tudo que temos em nossas casas. Há algum tempo, estou afim de modelar estas tampas de ralos de banheiro, sabe como é? Então, é isso!

    Na vitrine, lamentei não estar com a câmera, pois assim poderia fotografar e depois seguir como referência, certo, Daniel?

    Juarez, o caminho é este: busque no seu dia a dia, no seu cotidiano a fonte de inspiração para a criação, construção e modelagem. Fiquei mais atento ao que vê, abra os olhos e veja o seu entorno. Se mantenha sensível a tudo ao seu redor porque é certo que cada um de nós encontra e encontrará sempre algo legal para trabalhar e tomar como base de novos estudos e exercícios.

    Juarez, mandei um e-mail para você.

    Uma excelente e abençoada semana para todos vocês.
    Abração,

    Bagli

    ResponderExcluir
  10. Daniel e Bagli, a minha inspiração, é do tipo comerciais para tv, ou alguma coisa relacionada a isso, do tipo letras, simbolos, animações destes objetos para tv. to fazendo um pra amostra aqui em xinguara.
    tem como eu postar uma imagem pra vcs aqui no site, ou só por email?

    ResponderExcluir
  11. Que bacana Juarez, infelizmente a plataforma do blog não exibe compartilhamento de imagens mas pode mandar pelo email que vamos acompanhar os resultados. Vlw e um grande abraço amigão.

    ResponderExcluir
  12. Muuuuuuuuito legal, Juarez! Vou adorar ver a tua criação, baseado nestas informações..

    Eu já te enviei um e-mail, então você já o meu. Só basta enviar, ok?

    Embora seja apenas um aluno como você, ficarei muito feliz em poder ver e acompanhar o teu crescimento e respectivas criações. Juarez. Já estou aguardando!
    Um grande abraço e excelente noite.

    Bagli

    ResponderExcluir
  13. Muito legal juarez, espero que consiga vencer os seus desafios e anseios em relação ao 3D! Boa sorte. Bagli sei que você corre atras do que quer eu também tento e muito vou tentando conquistar algumas metas, eu também assim como o juarez gostoria de ver algo aplicado a um Video, por exemplo como fazer textos e aplica-los a um programa de edição/finalização tipo o after effects por exemplo. Daniel como poderia ser feito isso? Pode dar uma pequena Ideia de como é feito, até consigo fazer mais ou menos o texto só queria saber como fazer interagir esse texto com o Video!

    Boa noite a todos!!!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia a todos, Bom dia Daniel!!,Rapaz, quero te enviar umas fotos mas não achei como, não consegui ver teu e-mail, teria como vc me mandar seu endereço de e-mail? (se for possivel, é claro) bom, as minhas imagens não são como as suas não, mas, eu queria te mostrar mesmo era modelagen.
    no tudo mais, Bom dia!!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia a todos, lá no topo da página existe um icone verde com o desenho de uma carta, lá vc encontra meu email ou pelo formulário de contato. Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Daniel seus tutos estão ótimos como sempre, animação numca despertou muito meu interesse acho q seja pelo elevado tempo de render :(, mesmo assim um conhecimento a mais em nossos curriculum sempre é bem vindo ^^, Obrigado por tudo amigo.

    ResponderExcluir
  17. Amigos Daniel, Bagli me adicionem no face gostaria muito de ter vcs como amigos, seria uma grande satisfação pra min abraços.

    ResponderExcluir
  18. Olá Daniel, como vai, acompanho sempre seus tutoriais e aprecio muito, não tenho blog, mas sou autodidata e gostaria de uma opinião sua (caso tenha tempo) sobre os trabalhos que faço em 3D,aliás alguns são dos seus tutoriais, segue o meu link no YOUTUBE ficaria muito agradecido se pudesse dar uma olhada, abraços e muito obrigado.http://www.youtube.com/watch?v=IhnCFooIbu4&feature=BFa&list=UL0i10MwGk8Qk

    ResponderExcluir
  19. Juarez, boa noite,

    Cara, meus parabéns pela trabalho que você me enviou. Belíssima cena, hem? Um interior super legal, cara

    Juarez, pensa bem. Se mesmo diante de tanta dificuldade encontrada, hoje você consegue criar estas maravilhas, imagina só, daqui a mais alguns anos, como você estará e terá progredido, cara, já imaginou?

    Sim! Gostei muito e só tenho que lhe "render", com todos os méritos, meus parabéns e minhas homenagens.
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  20. Daniel e demais colegas, boa noite,

    Olha..., eu tô sempre por aqui, mas se eu sumir um pouco é porque estou detido em outros estudos, lááááááááááááááááááááááááá atrás, ok? Estou detido em estudos que para mim são importantes, bem no início do site. Maaaaas... tamu junto!
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  21. Caro Avelino Campista, boa noite,

    Vi seus trabalhos e... muuuuuito show, hem? Tá de parabéns!!!!! Vi todos e estão super legais.
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  22. Amigo Bagli, obrigado pelo elogio, mas estou no começo ainda, tenho 53 anos e estou engrenando nessa pra ver se arranjo uma free lance, tudo que faço é baseado em tutoriais, mas adoro 3D, ainda falta muito pra chegar nos pés do Daniel, valeu e abraços. Avelino.

    ResponderExcluir
  23. Olá a todos, caro Avelino, acompanhei seus projetos no Youtube e faço questão de parabenizá-lo por todos. Os modelos e texturas ficaram excelentes e se eu fosse um empresário do ramo, com certeza contrataria seu serviço pois pelo seu portifólio dá para perceber que você já possui uma caminhada considerável no 3D.
    Obrigado a todos pelo apoio e estudem que em breve terá tutoriais avançados e ai vai apertar um pouco.

    Abração e até logo pessoal...

    ResponderExcluir
  24. Amigo Daniel, fiquei feliz pelo seus elogios, pois é bom ter uma opinião de quem conhece, mas estou ainda no começo só estou fazendo 3D uns 8 meses se aparecer algum trabalho vou gostar muito. Um grande abraço, Avelino.

    ResponderExcluir
  25. Prezado Avelino, boa tarde,

    Cara, você acha que sou um adolescente? rsssss. O Daniel, nosso mestre de turma - e de fato! - é testemunha: estudo com ele o 3D, no máximo há 4 meses, e fiquei encantado com a qualidade do seu trabalho, ainda mais com tão pouco tempo de estrada. TÁ ÓTIMO, SIM!!!!! MEUS PARABÉNS e continue firme.

    Avelino, pule para os comentários da mais recente microaula, e vamos continuar o bate-papo, trocar ideias e experiências nos estudos, tá? Não sou fera como você, não! rsssss.

    Acho importante a gente, unidos, manterem um contato constante a cada nova publicação ou microaula, ok?

    Aguardo você lá.

    Daniel, tem aula casa grossa chegando? Caraca! Vou aguardar, então, embora seja tesouro demais para o meu bolso, rs...
    Abração,

    Bagli

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...