Tutorial - Introdução a animação - Rig 3Ds Max Parte 03 - Coluna



Olá amigos do site GFX Total, estamos de volta para a continuação do tutorial sobre Rig de personagens e neste extenso caminho já estudamos sobre link'agem e Hierarquia Tutorial - Introdução a animação - Rig 3Ds Max e também sobre o processo de construção básica de rig para personagens Tutorial - Introdução a animação - Rig 3Ds Max Parte 02.


O nosso novo tema será a criação de Rigs representando a coluna vertebral.
Sem sombra de dúvida, trata-se da parte mais complicada na construção de um RIG completo e funcional.



Veja o exemplo no vídeo abaixo:


Em duas partes vamos fazer um breve estudo sobre o assunto passando sobre os principais tópicos sobre a modificação da coluna.

Muitos estudantes de Computação Gráfica consideram este assunto difícil, porém neste tutorial mostrarei a partir de uma linguagem simples como desenvolver o controle dos movimentos principais da coluna "Rig" para posteriormente aplicarmos a um personagem.


OBS: Muitos estudantes do assunto fazem comparação a Rigs de outros tutoriais e ficam em dúvida. "Qual instrutor está correto?". No mundo da computação Gráfica não há uma formula certa para se criar. Tudo depende do propósito/utilização do Rig no personagem e também da criatividade do Designer que mesmo com projetos simples, se destaca no quesito criatividade.

Download do resultado final para estudo.

Um grande abraço a todos e espero vocês no próximo tutorial aqui no site GFX Total.


Vídeo parte 01 - Introdução


Vídeo parte 02 - Tutorial



Se gostou e deseja retribuir a ajuda além de receber mais tutoriais como este inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------





12 comentários:

  1. Daniel que grande video aula!! esse controladores que vc ensina pode até ser usado em outra ocasião também, (eu acho)eu que to aprendendo a modelar personagens, essa aula já vai me ajudar e muito.
    parabéns meu amigo e tudo de bom ae!!!
    valeu mesmo!!

    ResponderExcluir
  2. Daniel, te enviei as imagens não são de profissional, é claro, mas eu queria que vc olhasse a modelagem. ok!!

    ResponderExcluir
  3. Daniel, boa noite,

    Cheguei agora em casa, super cansado, mas... não me nego a estudar um pouco, ainda mais este tuto tão bem feito.

    Desde o início, ficou claro que você iria passar pelo tópico "Bones", mas sua intenção didática na microaula anterior era bem evidente: forma um entendimento e uma base para melhor compreensão deste assunto.

    No início, você fez questão de destacar que não gosta de trabalhar com bones. Daniel, não tenho bagagem para fazer qualquer inferência em relação ao foto lhe leva a ser tão taxativo em relação a criação e construção de um personagem utlizando bones. Sinceramente não sei, até porque o tema é uma novidade para mim. Tudo aqui ficou muito claro, evidente no que diz respeito ao entendimento, tá?

    Daniel, eu posso criar um bone qualquer é, caso acho necessário, dividi-lo, partir ele em duas partes? É possível fazer esta operação no Max? Construindo-se um personagem a partir de primitives é possível fazer isso.

    Caso isso não seja possível, será este um dos motivos de sua ccrítica incisiva? Eu, aqui no meu nível bem introdutório, não tenho como responder isso, somente você, Daniel.

    Vou assistir a 2 parte, mas só esta primeira está uma beleza de bem feita. Realmente uma microaula! Pequena sintética, mas que se propõe a definir, em pouco tempo, os seus objetivos e conceitos básicos na criação de um personagem.

    Portanto, Juarez, você está coberto de razão. Esta microaula amplia nossa maliabilidade para utilizar os ensinamentos aqui apresentados.

    Bacana, Daniel, você ter citado o Nieverson e seus trabalhos de grande qualidade e..., principalmente, criatividade. Viu e aplicou, ao seu gosto e maneira, produzindo uma arte ao seu estilo. Motivação é tudo, cara!

    Hoje mesmo, ele ficou me ensinando uma manha no 3ds Max, mas ficou um pouco confuso. Mesmo assim, ele me indicou um link do 3D1 super legal que logo, logo vou estudar e matar a questão. Vejam, eu não tive a minha dúvida sanada, mas louvo a iniciativa e atenção do colega em dedicar seu tempo e paciência com o... "alógico" que aqui vos fala. Algum chato pode dizer: "Porra, mas você não aprendeu, mas ele me motivou ao ponto de dizer que eu posso aprender, porque não é uma parada difícil". Isso é uma outra forma de motivar. Portanto..., brigado Nieverson!

    PRIMOR de instrução, Daniel!!!! Resumindo: um esculacho. Vamos à Parte 2 agora, tá?

    Abraços, irmão!

    Bagli

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pessoal, em breve, o mais rápido possível estarei divulgando a parte final sobre Rigs.
    Agora, quanto a sua questão Bagli, o caso de se usar bone e primitivas é relativo, ou seja eu posso usar bones na coluna e primitivas nas pernas do personagem, porém pela experiência que tenho sei que em 80% dos casos o bone gera um erro de coordenada e acaba gerando movimentos extras e temos que ficar voltando e configurando manualmente.

    Mas volto a reforçar, não está errado o uso de BONES, este é meu ponto de vista simplesmente para alertar e prepará-los para futuras dores de cabeça que fazem parte do aprendizado.


    Um grande abraço a todos e bons estudos.

    Daniel L. Fortes.

    ResponderExcluir
  5. Daniel e demais colegas, boa tarde,

    Olha, como não tenho maiores conhecimentos, fico preocupado em relação a questão do "saber usar os bones ou o primitives". Não tenho experiência para determinar uma crítica ou um posicionamento qualquer, em razão dos meus parcos conhecimentos com 3ds Max, especialmente animação.

    Ainda sim, achei um ótimo tutorial, mesmo sendo um tema meio árduo em relação ao entendimento. Tenho que rever a séria toda, desde o início, acho que assim vou conseguir passar beleza. Porém, de toda a séria que você postou sobre introdução à animação no Max, esta foi a microaula mais complicadinha. Mas quer saber de uma coisa? Não ponho este tuto no nível... "bicho de sete cabeças", não, Daniel. Você que é super experiente sabe que a atenção é fundamental para um bom entendimento desta animação e configuração da coluna, imagina eu... que nada sei.

    De todo o tutorial, repito, a minha maior crise é em relação a tua observação quanto ao uso dos bones. Sei que você sabe usar ambos, mas é lógico que você sabe a razão disso; você, em dado momento, até diz... "tá vendo...? é por isso que não gosto...". Logo que lhe for possível, Daniel, fale um pouco sobre este usar ou não usar bones, tá? Não tem presa, porque sei de seu tempo, trabalho e etc.

    Acho, portanto, que esta lição é uma desafio para mim. Vou correr atrás; antes, porém, vou lá atrás... rs....., fazer alguns estudos importantes para mim, tá?

    Muito obrigado, Daniel, por nos brindar com esta belíssima introdução - crítica, por sinal - à animação de personagens em 3ds Max.

    PARABÉNS, MESMO!!!!!
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  6. Daniel, boa tarde,

    Agora é pra te parabenizar em relação ao "toque" do... comentar, gostar ou não gostar, em relação a galera que assiste aos vídeos.

    Só um pelno idiota pode achar ou dizer que você só quer IBOPE, por isso que pede para comentar. É claro que todos que trabalham, especialmente profissas como você, devem buscar, sim!, com todos os méritos, cada vez mais IBOPE - ora!!!

    Mas não é somente uma questão de vaidade barata e sem sentido. Sei que você lutou muito para adquirir este conhecimento e fluência no Max, e que também gosta, ama, faz com carinho e rara didática estas microaulas, correto?

    Logo, quando mais as pessoas entenderem que comentar é uma maneira concreta de ajudar na melhoria e na qualidade deste material didático, melhor para você que terá o respaldo crítico para se orientar e rumar sempre para uma solução - didática, estética, etc. - e, também, um consequente aperfeiçoamento das microaulas.

    Você citou as críticas, muito bem vindas, em relação ao áudio, resolução de imagem, certo? O que você fez? Aceitou como cabíveis as críticas e fez uma coisa que muitos e muitos ainda não fazem: fornecer um conteúdo de altíssimo nível, com grande qualidade de imagem e som. Pois para quem estuda tutoriais com constância, sabe que, além da didática, o binômio imagem-som devem caminhar juntos - sempre! E você sabe disso. Sabe tanto que aperfeiçou com passos gigantescos o grau de qualidade didática e estética nesta evolução que começa no DD3D e hoje avança no GFXTOTAL.

    Conclamo, por isso, que todos comentem e falem o que sentem em relação as microaulas como um todo, porque somente assim você, Daniel, terá uma "amostragem" de todos os pontos de suas microaulas, sejam eles pontos fortes ou pontos fracos. Portanto, só o aluno, o pesquisador ou interessado poderá fonecer este importantíssimo "viés crítico".

    Parabéns por estar buscando este constante aperfeiçoamente, junto aos seus estudantes.

    Concluo dizendo: Divulgue-mos, propague-mos, através de nossa influência em canais 1000 da web, para fazer este grande projeto crescer. Vamos nos comunicar, trocar ideais e... "escrever" o que sentimos, tá?
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente com o amigo Bagli. Todos devem e com certeza vão, comentar e principalmente dar o seu depoimento em relação aos tutoriais.
    Na minha opinião Daniel supera e muito a minha expectativa, sempre tive pela internet buscando material de apoio para estudar 3D, em matéria de video aulas encontrei algumas pouca coisas que me fizeram levar adiante os estudos. Sei das dificuldades de nosso amigo Daniel que muitas vezes mesmo sem muito tempo nos faz video-aulas que merecem muito mais do que depoimentos. Temos no vasto mundo da internet diversos sangue-sugas que só querem usar dos tutorias, ter um próprio crescimento e ainda assim falar mal do cara que dedica parte do seu tempo para nos ensinar e diga-se de passagem, excelentemente muito bem ensinado e didaticamente melhor que muito professor que tem a obrigação deensinar bem e não se dedica a isso.
    Diante dos tutorias do Daniel eu pude crescer muito, por enquanto mais na teoria do que na prática, pois estou assistindo as video aulas e adquirindo o conhecimento para então encarar a prática com um pouco de conhecimento teórico. estou indo aos poucos mas com muita vondade! Fico honrado quando vejo alguém com mais idade que eu que conseguiu alcançar um excelente nível técnico, isso me deixa com muito mais vontade de estudar e com a certeza que todos podemos aprender e crescer sempre!
    mais uma vez agradeço e muito ao nosso amigo Daniel, a Bagli por insetivar a todos e a todos os que acompanham os tutoriais e comentam para a melhoria e aprendizado de todos nós!

    grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  8. caros Daniel, Bagli e Nieverson adicionei vocês ao face, o pedido de amizade foi enviado em meu próprio nome: Semário Andrade e não como Spawn_darK. Desde já agradeço a todos pelo apoio e empenho no meu crecimento no 3D.
    Grade Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Prezado Spaw darK, agora o estimadíssimo Semário Andrade, boa tarde,

    Faço minha suas palavras, irmão. A web tá cheio de imbecis, idiotas que sofrem de alguma patologia que os determina a fazer somente "m"... Não criam, e quando copiam, produzem verdadeiras monstruosidades sem alma e um pingo de afeto.

    Posso dizer, pelo pouco tempo que frequente esta classe virtual do Daniel, nosso mestre de 3D-EAD, que tudo isso é feito exatamente com dedicação, afeto, amor puro em instruir através de uma magistério ousado que nos anos futuro será o destino de milhões e milhões: aprender com um mestre, através de microaulas.

    Parceiro Semário, demais colegas e especialmente você, Daniel. Prestem atenção!

    O que é feito aqui no GFXTOTAL é um estágio seminal que um dia irá florecer como um modelo de ensino - embora o Ensino a Distância - EAD, seja uma realidade já utilizado há algum tempo em várias áreas.

    Projeto, pensando no amanhã, que um dia não haverá mais microaulas. Gosto de ver o que se avizinha, ainda que ele não tenha contornos muito bem definidos a outros olhos. Informalmente, o que o Daniel faz é uma atividade de ensino virtual (?!!!) a distância. Nosso mestre preza por uma didática impecável e por uma material de ensino de altíssimo nível. Sou imperativo ao afirmar, sim!, porque percebo uma evolução palpável no crescimento deste grande profissional e Professor, através do DD3D e agora no GFXTOTAL.

    Tudo do próprio bolso, sem subsídios, sem governos, sem mamata alguma, tudo por amor ao estudo, ao ensino e à arte.

    Irmão, não suma, viu? Mantenha-se constante, conte comigo e participe sempre, porque todos são importantes, independente de idade ou grau de conhecimento no 3D.

    Vamos comentar, sim, nos conhecer e divulgar este puuuuuuuuuuuuta projeto de 3D-EAD a todos os interessados, pois todos nós temos meios de divulgar e propagar, de algum forma, o GFXTOTAL.

    É o mínimo que podemos fazer, em gratidão, à generosidade do nosso mestre Daniel que afetuosamente compartilha seu saber a troco de... ver seus alunos e amigos crescerem e caminharem com suas próprias pernas na dificílima senda do 3D e do 3ds Max.

    Vamos nos manter coesos, unidos, e tornar este espaço uma tribuna de ensino do 3D-EAD, ok?

    Todos estão de parabéns, irmão! Todos, sem exceção!
    E..."vamu nus (porém vestidos) falando", ok? rsssss.
    Abração,

    Bagli

    ResponderExcluir
  10. Daniel com este comando posso controlar movimentos complexos como o de caminhar. exemplo crio um bom com movimento no eixo x e a cada 10 unidades de deslocamento(ex) crio um novo estado formando um ciclo de passo? tentei fazer mais as linhas ficaram paralelas e nao funcionou. exispe esta possibilidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, sim existe mas requer um conhecimento maior no painel motion, estarei criando ainda neste mês um bom tutorial sobre rigs relacionados a movimentos.
      Ai estarei responddendo sua dúvida que é comum de fazerem aqui no site.

      Abraço e bons estudos.

      Daniel leles

      Excluir
  11. Daniel estou acompanhando seus tutoriais a mais ou menos duas semanas e estou muito feliz por ter lhe encontrado.Você ensina de uma forma muito clara e objetiva.
    nesse pouco tempo que encontrei seus tutoriais já pude aprender muitas coisas.

    Porém eu tenho a mesma dúvida do OQUADRADO, mas como você já respondeu que irá criar um novo tutorial sobre rigs relacionados a movimentos, eu estarei aguardando.

    Muito Obrigado Sensei!

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...