Tutorial - Modelando e texturizando um shape de Skate - 3Ds Max



Olá leitores do site GFX TOTAL, esta semana nosso novo desafio é a modelagem de um shape de Skate, voltando ao raciocínio utilizado nos últimos tutoriais vamos entender mais um pouco sobre a edição e manipulação de Splines.


O intuito desse tutorial é mostrar a base sobre a modelagem e o mapeamento de um objeto criado a partir de uma Spline, os conceitos básicos sobre a modificação da malha e suas diversas transformações até chegar ao resultado final.



Veremos também algumas formas de se obter o mapeamento do objeto para posterior texturização utilizando Photoshop.


DOWNLOAD DOS ARQUIVOS UTILIZADOS NO TUTORIAL





VÍDEO TUTORIAL



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8 comentários:

  1. Olá Daniel! Interessante, vc faz com que as coisas sejam facil no 3ds max, parabens! valeu.

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  2. Grande Daniel, mais uma vez arrebentando nos tutoriais! Cara é sempre bom quando chego ao gfx e encontro coisas novas, pois sei que você está atropelando um pouco seu tempo e disponibilizando um pouco do mesmo para os leitores do site. Fico muito satisfeito e honrado com tanta disposição e demostração de carinho e amizade, visto que com isso você não tem nenhum retorno financeiro, apenas o reconhecimento e amizade de alguns, nesses você pode me incluir. Mesmo com muita dificuldade com os estudos, devido a tempo, venho mais uma vez agradecer de verdade a você. espero que em breve você possa colocar seus projetos pra frente, como o lançamento do próximo DVD de curso. Grande abraço e sinceros agradecimentos de um fão incondicional dos seus conhecimentos e disponibiliades. Parabéns pelo seu trabalho e pelas aulas.

    Grande Abraço!

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  3. Caríssimo Daniel, boa noite,

    Vamos direto a um ponto do final do seu tutorial: por favor!, não faça um tutorial por dia, de jeito algum - nunca! rs...

    Você e seu acervo de conhecimento em um único tutorial já ocupam, e muito, os meus estudos particulares; portanto, um por dia é simplesmente loucura. Não é produtivo para quem estuda, bem como para você que produz. O ritmo que publicação é excelente e não há motivo, seja ele didático ou não, para ser alterado.

    Olha, embora você especifique como um tutorial com grau de dificuldade média, ele avança por um caminho de aprendizado que ultrapassa, a meu ver, esta tua definição de "nível médio". Não estou reclamando, Daniel, apenas dizendo que o nível dele é..., acho..., acima de médio - embora não alto.

    Achei fabuloso porque você continua explorando e indicando o quanto os Shapes [Splines] são essenciais à criação. Continua, portanto, usando o mesmo raciocínio e lógica de composição na modelagem inicial. Ok!

    Daniel: sem maiores comentários, viu? A microaula tá muito show!!!!! Um skate construído a partir de um simples Shape [Spline] de um retângulo.

    Acredite: ele é altamente complexo, um puta de um estudo, um exercício do C................................., rssssssssssssss. Teve uma coisinha no Photoshop que tive dúvida, mas depois que repeti e repeti, acho que comecei a compreender. Vou compreender, pode deixar.

    Cara, uma grande e exemplar aula!!!!!
    Assim como o colega acima, Spawn darK, tenho grande orgulho de estudar as suas lições sobre 3ds Max; acho isso um privilégio, ter acesso ao acervo e a riqueza de conhecimento que você nos traz. Pô, tem umas coisas que você faz ali, Daniel, que são esculacho pra gente que não sabe nada como eu, viu?

    MUITO OBRIGADO POR MAIS ESTA PRECIOSIDADE!
    Abraços,

    Bagli


    P.S.: Me diga qual dos tutoriais da torneira que você disse que eu devo estudar para melhorar a relação e ambientação do objeto criado, com a cena, luz, etc., lembra?

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  4. Agradeço a todos, Juarez Ferraz, Spawn_dark, Baglione e todos que estão acompanhando nosso trabalho e evoluindo de forma gradativa.
    Como vc disse, Bagli, realmente este tutorial chega a ser um pouco difícil mas na hora que avaliei ele como intermediário estava referindo a muita coisa que ainda poderia ser feita mas não foi, tornando-o assim um pouco mais fácil.

    De fato eu ainda poderia mostrar como aplicar canais de reflexos, efeitos rugosidade da lixa, aplicar textura de madeira realista nas laterais, mais isso faria que o tutorial de 28min se estendesse para algo em torno de 1hora 20min e por conseqüência ficaria cansativo.

    Agora é só voltar ao tutorial da folha http://www.gfxtotal.com/2012/04/tutorial-aplicacao-de-texturas-e-mapas.html para aplicar o efeito da lixa e também no tutorial da torneira http://www.gfxtotal.com/2012/05/tutorial-renderizacao-de-fotorealismo.html para criar o ambiente HDRI.

    No mais agradeço a todos e final de semana tem mais..
    ABRAÇÃO.

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  5. Muito legal o Tutorial, Parabéns Daniel...

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  6. Daniel, boa noite,

    Cara, a temperatura hoje caiu bastante aqui no Rio, especialmente onde mora. Tá muito frio e não para de chover.

    Vou estudar com toda atenção os dois tutoriais que você me indicou; farei isso com toda a diligência e atenção, mesmo.

    Não se preocupe com o que você poderia ter feito, o que foi produzindo, sim!, é o mais importante. De minha parte, reconheço o valor desta lição; e tenho certeza que os outros colegas acham também.

    Desde quinta, tive um nota de falecimento muito chata e triste em família, e somente agora estou voltando, Daniel.

    Vou procurar estudar, no mesmo peso e medida, junto com o Max, o Photoshop.

    Já recebeu a correspondência?

    Um excelente e abençoado final de semana, irmão!
    Abraços,

    Bagli

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  7. Boa noite Bagli, cara, é muito triste mesmo receber notícias ao qual nunca nos acostumaremos mas infelizmente esta é a única certeza que temos.
    Quanto aos estudos, realmente quando tempo não favorece para sairmos e resolvermos qualquer assunto, nos resta o aconchego do lar para estudarmos mais um pouco pois nunca sabemos o bastante né.

    Hoje preparei um tutorial bacana para postar mas a internet aqui está lenta, quase parando, deixarei fazendo upload durante a noite e postarei em seguida.

    Um abração amigo e até logo
    Att; Daniel Leles Fortes

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  8. Daniel o resultado ficou muito bom msm Parabens

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