Tutorial - Animando objetos com Path Constraint no 3Ds Max




Olá amigos do site GFX Total, hoje iremos ver um assunto que grande utilidade em animações, Path constraint, simulando uma trajetória e configurando reações na mesma.


O Path constraint é umas das principais ferramentas utilizadas para animações de objetos, câmeras e RPCs. No momento que criamos uma animação devemos pensar em qual finalidade a animação será melhor, podemos trabalhar com animações manuais onde criamos frame a frame até completar todo o ciclo ou podemos criar um Path (caminho) e configurar alguns parâmetros no painel Motion.



Segue o arquivo criado no tutorial para download



Devemos sempre lembrar da criatividade, com este tutorial podemos animar uma pessoa andando numa cena de maquete, podemos animar uma aeronave executando manobras, uma bola quicando, enfim, tudo que o Designer imaginar.

RESULTADO FINAL



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Vídeo tutorial:



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6 comentários:

  1. Prezado Daniel, boa noite,

    Gostei, muito, mas muito, meeeesmo, deste tutorial de animação com o Path Constrain.

    Tudo muito bem explicado, como disse lá no intúbiu, conseguiu transmitir as ideias com muita clareza e suavidade.

    Achei fantástico os lances da inclinação da roda nas curvas e a modificação da Line com o Filet. Parece-me que você transmitiu uma grande quantidade de informações numa única micro aula. Logicamente, sempre tocando em pontos que já foram abordados e desenvolvidos em outras microaulas.

    Tá de PARABÉNS, irmão, conseguiu realizar um belíssim trabalho didático com esta tutorial excelente.
    Abraços,

    Bagli

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  2. Meu irmão, boa noite,

    Tinha esquecido de lhe parabenizar pela linha do tempo de sua produção, na Galeria do GFX. Que coisa bonita, Daniel! É visível, salto aos olhos a evolução e o refino da sua produção como um tudo - que desde o início já demonstrava talento transbordante, irmão.

    Olho isso, Daniel, e me vejo, como um bovino, diante daquele enorme e belíssimo e saboroso pasto - ainda para ser consumido, digerido e ruminado inúmeras vezes. Só assim a gente atinge a proficiência e algum grau de maestria. Para mim, esta sua evolução é um exemplo, um dos grandes e mais importantes exemplos que tenho me espelhado.

    Parabéns pela belíssima Galeria. Um dia, Daniel, ou vou crescer!!!
    Abraços,

    Bagli

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  3. Olá Daniel,

    Parabéns pelo belo trabalho. Só uma dúvida. Qual o motivo de linkar a rodinha ao dummy? Se as modificações fossem feitas diretamente na rodinha, não daria certo?

    abç
    Veríssimo

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  4. Olá Veríssimo, ótima observação, as dummys são elementos especiais para linkagem, todo projeto profissonal com rigs vc verá que é feito com os helpers "Dummys", em muitos casos quando aplicamos os links diretamente aos objetos, quando temos que modificar ou animar ele se deformam estranhamente.

    Não é sempre que acontece mas quando acontece, geralmente temos que retornar ao inicio do trabalho o que gera uma raiva tremenda.

    Mas é super legal vc observar isto e também tentar fazer do modo que perguntou, assim vc descubrirá aos poucos as técnicas e macetes do 3Ds Max.

    Abraços a todos e bons estudos.

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  5. Grato pelo esclarecimento, Daniel!

    abç
    Veríssimo

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  6. Grande Daniel, mas uma vez muito obrigado por essa aula, foi muito boa essa aula para o meu aprendizado sobre animação, e principalmente de camera que eu tinha uma grande dificuldade.
    Que Deus te abençoe mais vezes, valeu

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