Tutorial - Noções de mapeamento orgânico no 3Ds Max




Olá amigos do site GFX Total.

Hoje trago novidades na área 3D e o assunto da vez e o mapeamento orgânico no 3Ds Max. Este tutorial veremos alguns dos critérios e macetes mais comuns na hora de criar os mapas de objetos complexos utilizando modificadores de mapeamento e a ferramenta PeltMap usada na delimitação de áreas do mapa.


Uma coisa que não devemos deixar de citar é que o conteúdo exibido neste tutorial se aplica a qualquer tipo de mapeamento em qualquer objeto, seja ele orgânico ou não.



Conforme demostrado, todo objeto gráfico possui uma área conhecida mapa, este mapa é quem identifica toda a superfície e facilita na aplicação de texturas avançadas.

Segue abaixo os arquivos para download (modelo e texturas)

Vídeo tutorial - Parte 01




Vídeo tutorial - Parte 02



Vídeo tutorial - Parte 03




Se gostou e deseja retribuir a ajuda além de receber mais tutoriais como este, inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube, avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

23 comentários:

  1. DANIEL MEUS SINCEROS PARABÉNS DE NOVO!
    OBRIGADO POR SE INTERESSAR PELA GENTE!

    ResponderExcluir
  2. Legal mesmo Sr. Daniel. Pessoas como vc que fazem o Brasil ser visto com outros olhos. Vc é o cara...

    ResponderExcluir
  3. Finalizei o porco hehe, agora vou tentar fazer a textura no zbrush.
    Vlw pelo tutorial. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Daniel, boa tarde,

    Como é do meu feitio, façamos ao modo de Jack - desta vez não é o Daniels, mas sim o estripador, ok? rsssss.

    Os comentário são cada vez mais edificantes. Considero isso gratificante não somente para você, Daniel, mas para todos nós que lemos e acompanhamos as publicações aqui. Concordo com o Marcelo: quando vemos o mar de imundice e malfeitos, ficamos decepcionados; no entanto, ao ver seu fraternal trabalho didática, dá orgulho da terrinha e das pessoas que trabalham por ela e pela educação.

    Assisti tudo e adorei, cara. De 69 a 72..., só deu 18: porco na cabeça! Deu milhar, centena e dezena, do primeiro ao sétimo prêmio em todos os sorteiros do dia. MAGÍSTER.

    Em síntese, não foi difícil acompanhar as três microaulas, Daniel. Este é, agora, material referência no acervo digital do GFXTOTAL.

    Tenho apenas duas dúvidas que vou te enivar depois, tá? Coisa boba, mas que gostaria de esclarecer

    Um mais que expressivo tutorial em três partes.

    MUITO, MUITO OBRIGADO porque não foi uma simples aula, mas um presente para todos interessados.
    Abração,

    Bagli

    ResponderExcluir
  5. Caraca Daniel! Mais uma vez você arrebentou! Vejo que tenho muito que estudar, apesar de estar muito atarefado vou ter que correr e jogar duro nos estudos. Agora além do Max vou ter que procurar algo sobre ZBrush, Amigo Bagli vejo porque você já iniciou os estudos de mapeamento, textura e render e agora também está no ZBrush porém pelo que vi você já está bem avançado nesse programa.

    Mais uma vez Daniel Parabéns de verdade, deu uma enorme abertura em minha mente quanto a mapeamento e texturização.


    Forte Abraço a todos!!!

    ResponderExcluir
  6. Prezados Daniel e Spawn_DarK, boa tarde,

    Sim, irmão!, estas três microaulas do Daniel tão um esculacho só. Tanto que eu qualifiquei esta tuto como referência no tema, dentro do acervo do GFXTOTAL.

    Não f.............................: tá umm primor! rsrsrsrsrs...

    Spawn, realmente estou iniciando meus estudos - agora com mais intensidade - em relação aos tópicos citados por você, sim. Não tem como, pois são matérias "estruturais" na modelagem com qualquer programa 3D, concorda? Todos estamos sempre com o tempo apertado, mas aceite meu incentivo; se dedique e dê o melhor de si nesta gradual, difícil, porém belíssima formação no 3ds Max.

    Cara, ZBrush é um programa fenomenal. Eu tinha me iniciado nos estudos lá pelo final do ano passado. Só tive dois caras que realmente me ajudaram: um ANIMAL que conheci no curso que fazia aqui no Rio. Nome da fera? Mauricio Santana! O outro cara, também, muito fera, foi o nosso amigo Daniel. No mais tive que interromper, por vários motivos, embora o progresso tenha sido legal - a meu ver.

    Ontem mesmo, pedi um dica para o Daniel, desta vez referente a um problema na iniciação e uma mensagem de erro na tabelt. Problema? Resolvido. Brigadão, Daniel!

    Não sou bom em ZBrush, irmão: pretendo, de agora em diante, melhorar e me aperfeiçoar - agora pra valer! - nesta ferramenta incrível.

    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  7. Amigo Daniel, boa noite,

    Estou revendo, agora com mais atenção e determinação de aprender de vez, a questão do mapeamento, já que é um tema que exige nosso empenho e independência no processo de elaboração na modelagem e criação como um tudo.

    Tudo bem! Ainda tô num nível chimpanzé, mas daí confundir "mapeamento" com "texturização" é demais para este amigo do Tarzan que vos fala, rsssss... São coisas absolutamente distintas, porém totalmente casadas e integradas num trabalho profissa e de qualidade, seja qual for o nível de dificuldade seja.

    Este comentário, irmão, diz respeito à primeira microaula. Até aqui, tudo bem, sem problema. Aliás, não se preocupe quanto ao entendimento ou se tá difícil, se é complicado, se o tema é árduo, você, com todos os méritos, conseguiu explicar tudo com clareza total. Perfeito!

    Como eu te disse, este assunto faz parte dos meus objetivos de estudo em 3D.

    Portanto, voltei aqui, revisitando este grande tutorial, por causa da séria nova que você está publicando em partes. A meu ver, lá, você está, naturalmente, exigindo isso ao publicar este estudo do "tronco de árvore". Mapeamente é básico e essencial e não pode seu conhecimento não pode ser negligenciado de jeito algum.

    Daniel, embora eu já tenha estado aqui, volto para, em definitivo, aprender com quem sabe fazer e explicar. Vou aprender!

    MUUUUUUUUUUUUUITO OBRIGADO!
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo, boa noite. É sempre uma grande honra tê-lo presente em nossa atividade. Vi sua postagem lá no CGpersia, cara, muito obrigado, fico te devendo mais esta.

      Me encontro super apertado com muitas tarefas pessoais e profissionais mas estou me esforçando para tirar um tempo para estudar e postar mais coisas. A continuação do tronco já está pronta, resta somente postar agora. Acho que o pessoal vai gostar de aprender novidades sobre pintura direta no objeto.

      Abraços irmão.

      Daniel Leles - GFX Total

      Excluir
  8. Meu irmão Daniel, boa noite,

    Tô eu aqui again, quebrando o pensador de besteira com o mapeamento, rssssss.

    No segundo tutu, não nego que fiquei um pouco confuso com as patinhas do porquinho, pois entendi que você não faz o "loopy", digamos assim, na patinha do bicho. Isso tá claro! É que na segunda patinha, visualmente, eu pensei que você tinha fechado a linha das edges, mas só depois, com muita atenção é que percebi que, devido a imagem, você tinha deixado o espaço de um polígono neste segunda pata, dando, portanto, a aparência de que tinha fechado com um loopy, mas não, você deixou um espaço. Esta etapa, tudo bem.

    No entanto, na boca do porco, tive um pouco de dificuldade de entender. Me pareceu que você começou a fazer a marcação "Point to Point", a partir do lado direito do porco, no sentido do monitor indo para dentro, para o centro, na direção esquerda e saindo pelo centro da boca. É isso? Tomara que sim! kkkkk.

    Ainda quanto a boca, senti um pouco de confusão na extração da boca, embora eu saiba que tudo isso é rotina e que com estudo e prática, vira uma simples, porém importante rotina. Acho que é uma estranhamento, mais do que confusão, Daniel. Acho que você entendeu. Pois em mapeamento, você anda e trafega até no escuro, mas eu, como iniciante, até no claro acho, inicialmente, estranho.

    O outro ponto que senti que deve se ter atenção é quanto a numerção do checker estar invertida, e a todo momento termos que posicioná-la corretamente na malha.

    Quer saber de uma coisa Daniel? Vou assistir tuuudo novamente! kkkkk. Não é problema seu, pois tá tudo muito claro, é uma questão de prática ou falta dela que tenho, ao passo que você tem uma super experiência que faz com que isso seja... tranquilamente - irritante! Pois você faz e resolve qualquer inconveniente no mapeamento na maior calma, sem estresse algum. Mas um dia eu chego lá, irmão! Temos que ter calma e, acima de tudo, humildade.

    Depois eu volto, mas sem esquecer de dizer que vou estudar, ainda, aquela indicação do tutorial que você trabalha com HDRI, ok? Cara, eu não esqueço de dica alguma que você dá. É que vou estudando e pondo em prática na mediade do impossível.

    A honra e totalmente minha que tenho o privilégio de tê-lo com instrutor e professor de 3D.

    MUUUUUUUUUUUUITO OBRIGADO, irmão!
    Abraços,

    Bagli

    Bagli



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Bagli, você conseguiu mais uma vez entender tudo da maneira que eu quis passar, a questão do mapa Checker com números invertidos não é obrigatório nesta etapa.
      No futuro estarei entrando novamente neste assunto e sua importância, na verdade utilizamos por duas questões.
      1ª- Quando formos extrair mapa avançados (Displace, Normal Map, etc.) esta questão dos números invertidos influenciam e muito no resultado, lembro que tive uma dor de cabeça terrível para resolver isto, fiquei semanas garimpando até entender por conta própria pois não havia achado nada.

      É isso ai amigão, estudo e convivência é a base de tudo, a minha facilidade vem pelos quase 5 anos (quando comecei a aprender de verdade)pastando até os dias de hoje.

      Grande abraço e ótimos estudos.

      Daniel Leles - GFX total

      Excluir
    2. Há, já ia me esquecendo, a 2ª é por questões organizacionais, para entendimento visual mais claro na hora de efetuar qualquer alteração.

      Abraços Irmão Bagli.

      Daniel Leles - GFX Total

      Excluir
  9. Sim, Daniel, isso também ficou bem claro e evidente em toda a execução do mapeamento. Eu vou treinar o seu, bem como um outro tutorial que separei aqui, também todo dedicado a mapeamento, porém usando apenas objetos, no caso, Primitives.

    Este tutorial que você criou é realmente uma excelente referência para a introdução no assunto.

    Obrigado pela sua atenção em comentar o outro item
    Valeu!
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  10. Daniel, cara, estou com um problema, o meu mapeamento parece estar otimo, mas na hora que aplico a textura no diffuse, ela fica toda errada, isso apos ter mandado pro fotoshop e pintado o mapa. Quais sao os possiveis erros que estou cometendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Victor, parceiro, podem ser varias coisas, geralmente quando mapeamos um objeto é aconselhavel aplicar um colapse no UVWmapping para não alterar.
      O que posso te indicar é que faça outros tutoriais de mapeamento observando os detalhes.

      Veja este por exemplo: http://www.gfxtotal.com/2012/03/tutorial-mapeamento-de-objetos.html

      ELe é mais simples, porém oborda o mesmo tema.

      Abraços e bons estudos.

      Excluir
  11. Daniel, me tira uma duvida que ta me tirando o sono. quando faço a pintura no 3d max pelo polypaint, isso o modelo ja mapeado e tudo do 3d max, quando crio uma textura (color map) pela pintura, o mapeamento sai invertido do 3d max, exemplo, a cabeça ta embaixo quando era pra estar em cima e alguma partes do personagem que estavam pintadas, no mapeamento aparecem brancas. Será que é muito pedir pra vc dar uma olhada nos meus arquivos pra identificar o problema, caso vc nao tenha entendido a pergunta?

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor, me passa um contato pela guia de "contato", assim eu te mando um email e você envia o arquivo para eu te ajudar ok.

      Abraço e bons estudos

      Daniel Leles

      Excluir
  12. Meu mapa checker nao aparece os numeros, como faço para aparecer ? Att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que clicar no botão "show map in Vienwport"

      Excluir
    2. o checker aparece os quadrados preto e branco ... so que sem numeros

      Excluir
    3. Olá Milo.

      Este checker com números é uma textura. Na postagem tem um botão para download dos arquivos, inclusive esta textura.
      Bons estudos

      Excluir
  13. Bom dia Daniel, eu mapiei todo o objeto, no caso um personagem, porem notei que havia um vertex a mais no meu personagem, naturalmente eu tirei pois estava dando uma pequena sombra no personagem, mas ao retirar esse pequeno ponto o mapiamento voltou a estaca zero, como se eu nem houvesse mapiado, há alguma forma de apos mapear o objeto poder alterar detalhes sutis como um ponto a menos ou a mais sem perder o mapeamento já feito?

    ResponderExcluir
  14. Se eu tivesse dinheiro contribuia com seu site kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mikael, só de nos acompanhar você já contribui. O importante para nós é o feedback que mostra que nosso trabalho ajuda muitos que não tem condições de arcar com cursos caros.
      Um forte abraço e bons estudos
      Daniel - Instrutor GFX Total

      Excluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...