Tutorial - Criando texturas e mapas individuais no Photoshop



Olá amigos leitores do site GFX Total

Aproveitando um pequeno espaço de tempo vamos entender um pouco mais sobre criação de texturas, trata-se de um assunto de dificuldade média, pois teremos que entender o básico sobre criação de shapes e máscaras em Photoshop.

No exemplo faremos uma placa de trânsito simples para entendermos melhor sobre a criação de texturas e aplicação de mapas que vão adicionar mais realidade ao modelo. Este modo de criação de textura pode ser reutilizado em vários outros projetos, bastará um pouco de criatividade e mão a obra.



No resultado abaixo foi adicionado uma barra de metal, pinos fixadores e um mapa Ambiente esférico para simular o cenário à volta.
Também foi criado um efeito de desfoque de profundidade para enriquecer a imagem.


DOWNLOAD DOS ARQUIVOS UTILIZADOS NO TUTORIAL


 

                               RESULTADO FINAL:

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




Uma ótima semana a todos e até o próximo encontro aqui no site GFX Total.

Ajude a divulgar nossos tutoriais, interaja em nossa rede social, clique em gostei "Like" e comente, desta forma estará contribuindo da melhor maneira possível.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Vídeo tutorial




Se gostou e deseja retribuir a ajuda além de receber mais tutoriais como este, inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube, avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário. 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

21 comentários:

  1. Daniel, boa noite,

    Microaula simplesmente EXEMPLAR. Você criou um tuto que agora é referência no acervo, sabia? Tá tão bem feito a manipulação ou trabalho com o Photoshop que esta só pode, mesmo, ir para a galeria de referências - para alunos, estudantes e todos interessados.

    Portanto..., MAESTRO, irmão, Maestro.
    Um grande incentivo para mergulharmos no Phostoshop o máximo possível.

    Gratíssimo por esta jóia, Daniel porque achei um espetáculo didático. Vai pro Face e Gostei no intúbiu.
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  2. Olá a todos, bom dia.
    Daniel e Bagli aqui está o link http://www.embedupload.com/?d=21KUNIEYHL
    para baixar o video.
    Nao saiu profissional é claro, tem muitos erros, mas espero que gostem.
    valeu

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Daniel excelente tutorial, a cada dia que passa me surpreendo com seus tutorias de excelente qualidade, seus tutorias sao melhores que qualquer curso. Mais Daniel me tira uma duvida, estou estudando tambem o CINEMA 4D e sempre bom adquir conhecimento em varios softwares... e estive vendo umas video aula no youtube e achei muito legal a criação de luzes que ele, tentei utilizar a mesma tecnica no 3ds max mais nao obtive exito, a qualidade final do render achei muito interesante a pergunta é seria possivel utilizar essa mesma tecnica no 3ds max.
    teria como voce fazer um tutorial baseado nessas tecnicas... segue o link abaixo...

    http://www.youtube.com/watch?v=ODcjvOq7NNM

    http://www.youtube.com/watch?v=MwyU94441Fc

    Desde ja agradeço a sua ajuda e obrigado pelos tutorias que voce faz pra galera... Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Juarez, já estou baixando aki. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá Silvio, realmente o Cinema é um excelente software, muito parecido com o 3Ds Max em alguns aspectos porém sua interface é totalmente diferente.
    Estes dias estou um pouco ocupado mas com certeza farei sim sua sugestão que é ótima. A ideia de se usar o que aprendemos em um tutorial e recriarmos o efeito em outro é excelente.

    Obrigado e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Daniel & Juarez, boa tarde,

    Amigo Juarez, achei formidável! Embora eu não tenha fluência e grande conhecimentos relacionados a áres de vídeo, percebo, pois tenho sensibilidade para isso, que você realizou um belíssimo trabalho. Motivo de orgulho? O que você acha? Claro!

    São coisas como estas que nos fazem ir para frente, Juarez. Foi com After, né? Tá o bicho, irmão, oooooooooooooooo bicho, porra!

    Tua história de vida, juntamente com a Daniel não são entraves ao cresciemnto, não, mas provações que constantemente são superadas, através de destas realizações, fundamentadas com dedicação e... muita pesquisa.

    UM GRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAANDE PARABÉNS, Juarez! Você é motivo de orgulho neste site.
    Tenho que sair agora, mas quando voltar, à noite, comente mais, vendo detalhadamente este teu trabalho.
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  7. Olá Juarez Ferraz, acabo de ver seu projeto e afirmo que ficou muito bom mas tenho certeza que vc pode fazer muito melhor, pesquise sobre tipologia e audio loops, reuna um bom material e mãos a obra, dentro de pouco tempo estará criando apresentações e propagandas super profissionais.

    Muito obrigado por compartilhar sua experiência.

    P.S.: Aconselho que salve seu vídeos de teste em FLV (flash player) que possui grande qualidade e tamanho reduzido. Assim poderá arquivar todos os seus projetos. Abração amigo.

    ResponderExcluir
  8. Olá Daniel, muito obrigado pelo comentário. Bom, eu te confesso que não gostei muito do resultado final, o meu amigo dono da publinet gostou muito, mas eu estou refazendo ele com novos materiais, vc deve ter percebido que a iluminação estourou no final, e aquilo não me agradou. Te confesso que fiquei até com vergonha em te mandar esse resultado ae rsrsrsrsrs. já tinha uns dias que eu tetava fazer essa animação, só que não tinha idéia, ficava feio, sem lógica e essa coisas do tipo, ae vc fez aquela video aula e abriu minha imaginação.
    Eu acompanhei tudo e fiz também o que vc fez, só que ficou com 1 gb de tamanho, mas eu gostei muito.
    Sobre o formato, eu não consegui encontrar esse formato. quando vc clica lá, e aparece aquelas opções, no meu já não aparece.
    Mas meu grande professor rsrsrs, concerteza vc é um grande professor, valeu mesmo e que Deus continue te abençoando, muito obrigado mesmo, boa noite!!

    ResponderExcluir
  9. Grande Bagli!! muito obrigado meu amigo.
    A modelagem foi toda no 3ds max( o amor da minha vida rsrsrs) e finalizei no after mesmo. mas uma vez muito obrigado pelo incentivo, e vamos crescer mais, valeu até mais.

    ResponderExcluir
  10. Daniel e Juarez, boa noite,

    Acabei de chegar e... vamos lá.

    Juarez, não tenho experiência ou estudo algum em vídeo, porém fiquei encantado com o breve trabalho. Não posso, portanto, oferecer uma avaliação técnica correta, como fez o nosso amigão, o Daniel.

    No entanto, parceiro, aceito o meu sincero elogio, tá?

    Mas acho que tenho sensatez suficiente para concordar com o Daniel, porque se hoje você faz um estudo deste tão legal, imagine só... daqui a meses ou 1 ano, o que você vai estará criando e produzindo, irmão. Hem?

    Parabéns, Juarez!
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  11. Valeu então Daniel ficarei no aguardo do tutorial, e desde ja agradeço pela colaboração... ficarei ansioso na espera do tutorial abraços irmão!!!!

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Juarez, como disse e repito, seu trabalho ficou muito bom porém temos sempre que buscar fazer o melhor possível, com certeza seu projeto seria aprovado em publicidades locais mas para atender um público maior, as exigências são proporcionais.
    Por isto te dei a dica de continuar fazendo outros projetos, com o tempo vc irá adiquirir a sensibilidade para conjulgar imagens, cores, sons, efeitos, entradas e saídas, etc.

    Aparentemente eu tive facilidade em criar o tutorial mas se olharmos para trás veremos o tanto de projetos que já fiz (já passam de 1000) foram muitas dores de cabeça e sei que ainda tenho muito para aprender, sempre.

    Periodicamente estarei lançando alguns tutoriais de After, inicialmente eu queria trabalhar somente com o 3Ds Max que é minha especialidade mas a galera tá pedindo mais tutoriais de softwares diferentes. Então que seja.

    Abraços Juarez, Baglione e todos os amigos que acompanham nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  13. Daniel eu tambem tinha essa ideia de fazer tutoriais gratuitos pra galera... até fiz alguns tutorias e colocou na net, infeslismente nao pude continuar, pois acho que nao sou um bom professor, queria TER essa facilidade essa didatica tao perfeita que voce tem em ministrar tutorias fiz alguns se voce permitir mandarei os links mais os tutorias erao voltados ao 3ds max junto com o Boujou, da pra ajudar a galera alguma coisa, mais lembro logo nao sou um professor nota 10... rsrsrsr abraços...

    SEGUE OS TUTORIAS QUE EU FIZ:

    TARGET TRACK - SÃO 3 PARTES O TUTORIAL

    http://vimeo.com/29258400

    http://vimeo.com/29261834

    http://vimeo.com/29274265

    ResponderExcluir
  14. Daniel, boa noite,

    Sabe que estou impressionado com a resposta do tutorial com AE? Cara que doideira! Eu não tenho, como disse, conhecimento algum em AE, mas é taxativa a resposta e muito boa aceitação porque estamos no tuto do Photoshop - excelente, por sinal -, mas continuando a citar e falar nas microaulas - três, ao todo - onde você trabalou o AI, 3ds Max e o AE.

    Mas este aqui, onde você dá dicas e caminhos vitais para a criação de texturas e mapas, é demais, também.

    Daniel, acho que vou ficar pastando um tempo em torno destes dois novos tutos, viu? Tão demais!
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  15. olá Daniel, primeiramente, muito legal esse blog e as video aulas. Por favor, nao teria como vc fazer um tutorial sobre aplicaçao de occlusion maps, normal map, diffuse e specular numa superficie metálica? Por exemplo, estou bem perdido, me da uma dica: eu texturizei uma parte da armadura no zbrush com alphas, só que agora tenho que levar pro 3d max para aplicar esses mapas. qual seria o procedimento mais ou menos pra fazer isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Vitor, sim, estarei providênciando mais tutoriais sobre este assunto, fiz um recentemente utilizando o Zbrush e o 3Ds Max, acesse o link http://www.gfxtotal.com/2012/08/tutorial-criando-um-tronco-de-arvore-3d.html

      Trata-se de uma seguência de quatro vídeos com bastante informações sobre o assunto.

      Abraço e bons estudos.

      Daniel Leles - GFX Total

      Excluir
  16. Daniel, boa tarde,

    Por favor, disponibilize, novamente, caso seja possível, os arquivos deste tutorial, pois não estão mais disponíveis.
    Abração,

    Bagli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Baglione, o arquivo sumiu estranhamente do servidor, vou tentar fazer outro igual e posto aqui.

      Obrigado por informar.
      Abraço e bons estudos.

      Att

      Daniel Leles - GFX Total

      Excluir
    2. Desculpe a torração, mas vou aguardar. É que este é um outro tutorial "referência" no acervo do GFX Total.
      Muito obrigado.
      Abração,

      Bagli

      Excluir
  17. Amigão Daniel, boa tarde,

    Aí estão, recuperados na íntegra, os arquivos de trabalho deste excelente tutorial.

    Link:

    http://www.4shared.com/rar/F8uXBZ3c/Arquivos_-_Criando_texturas_e_.html

    Abração,

    Bagli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Bagli, vlw pela ajuda.

      Abração irmão

      Att:
      Daniel Leles

      Excluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...