Tutorial - Introdução a animação - Configuração e animação de sistema Biped



Olá leitores do site GFX Total, em nossa próxima experiência com criação e utilização de RIGs vamos entender um pouco mais sobre este sistema tão complexo.

Neste vídeo aula trataremos sobre configuração de BIPEDs e introdução a animação do mesmo. Existe uma série de fatores que nos levam a utilizar os Bipeds porém a parte mais importante é a facilidade na aplicação de MOCAPs.


Entre vários pontos positivos na hora de se criar uma animação, podemos evidenciar o uso de movimentos super realistas ao personagem tornando a animação mais clara e rica em detalhes. Podemos, facilmente, inserir os Bipeds na malha de qualquer objeto para animá-lo contudo é necessário que saibamos como configurar os formatos para alcançar resultados mais satisfatórios além de busca também facilitar os processos a seguir que não são poucos.

Segue abaixo o download dos arquivos salvos em formato 3Ds max 2010 e arquivos .BIP que são as capturas de movimentos para aplicação em bipeds.

Download dos arquivos utilizados durante o tutorial
 
 
Download de vários MOCAP para estudo


Ajude a divulgar nossos tutoriais, interaja em nossa rede social, clique em gostei "Like" e comente, desta forma estará contribuindo da melhor maneira possível.

Vídeo tutorial - Parte 01







Vídeo tutorial - Parte 02



Se gostou e deseja retribuir a ajuda além de receber mais tutoriais como este, inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube, avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

9 comentários:

  1. Caro Daniel, que grande video aula eim? meus parabens!! estou apanhando em modelagem de personagens, mas depois que eu aprender vou aplicar esses conhecimentos nele.
    Valeu Daniel, grande abraço rapaz.
    Ah, pra não esquecer, estou fazendo uma animação aqui quando terminar te mostrarei. ok?! valeu

    ResponderExcluir
  2. Grande Bagli! como vai meu amigo? ae, to fazendo uma animação aqui depois que eu terminar vou te mandar. ok?! tenha um bom dia.

    ResponderExcluir
  3. Daniel e Juarez, boa noite,

    Uma microaula bem light e muito saboroso, especialmente por você "provocar", no bom sentido, a curiosidade e o mais interesse de quem realmente tá afim de estudar a fundo a animação e este modelo estrutural do Max, o Biped.

    TÁ EXCELENTE E MUITO CATIVANTE a microaula, Daniel. Tenho que ver, agora, a Segunda Parte, para ter uma opinião mais completa do conteúdo novo que você nos oferece, mas desde já é importante você saber que está um primor este novo tutorial.

    Juarez, faço questão de ver seu novo trabalho, pois é certo que terei muito o que ver e aprender contigo, também, ok? ESTOU AGUARDANDO DESDE JÁ!

    Some não, ok?

    Daniel, particularmente, me senti bastante motivado com esta microaula, mas quero concluir melhor o que estou achando, vendo a parte seguinte.

    Como já disse, PRIMOR!!!!!

    Muito obrigado, irmão!
    Abraços e excelente final de semana para vocês, também.

    Bagli

    ResponderExcluir
  4. Daniel, beleza?

    Hoje teve um evento que já é calendário aqui no Rio, conhecido como Santa Teresa Portas Abertas, onde os artistas plásticos do bairro carioca de Santa Teresa, abrem suas casas, oficinas e ateliês ao público. Maior movimento, você pode imaginar!

    Fui com a minha mãe, pois lá fica o ateliê da professora aquarelista dela. Você iria adorar, pois além de ser um bairro lindíssimo, um ponto das artes no Rio, é o maior movimento, cara. Bem..., fiquei à tarde toda lá e cheguei muito cansado, pois lá é... só ladeira, rs...

    Vamos lá!

    Acho que você consegui, mais uma vez, produzir microaulas pilulares, sem serem superficiais - muito pelo contrário! Gostei bastante, mas ainda tenho algumas "pulgas" atrás da orelha, pois sei e sinto que você têm seus pontos de resistência e crítica na utilização do modelo estrutural "Biped". Como eu não tenho experiência e a cancha que você possui, fico apenas olhando os navios passarem.

    A única coisa que posso fazer é estudar e..., como você mesmo diz e incentiva, brincar e ir, curiosamente, experimentando os modificadores, painéis e os vastos recursos que o Max oferece para animação.

    Já vi que há uma microaula nova, onde você, acho..., faz uma prévia de trabalho com skin de personagens. Ainda não assisti, mas é um estágio que todos gostam. Eu, particularmente, me sinto mais atraído com toda a parte estrutual, pré-skin, pois é isso que eu tenho que saber e estudar no momento.

    Estou achando fabulosas as microaulas de introdução à animação. O nível didático tá simplesmente ótimo. No entanto, só poderei discorrer mais sobre o tema, depois que estudar mais, muito mais, Daniel.

    De qualquer forma, recebe minhas reverências por mais esta nova linha de instrução. PARABÉNS, VALEU, irmão!
    Abração,

    Bagli

    ResponderExcluir
  5. Graaaannnde Daniel!

    Cara parabéns mais uma vez pelo tutorial, não vou me cansar de agradecer a voce pela dedicação com que faz os tutos para nós! Vou assistir diversas vezes para tentar entender todo o processo, esse com certeza tem que estudar com afinco. Não que os outros não sejam importantes, todos são, tanto é que estou voltando os tutoriais para estudá-los com muita calma.

    Bagli e Juarez, vamos nós divulgar e nos comunicar para podermos dar uma maior visibilidade ao Daniel e melhorar a nossa comunicação e conhecimento. Não tenho o conhecimento de vocês, mas no que puder ajudar estou por aqui!

    Vou continuar a assistir agora a segunda parte e logo depois dá uma olhada no tuto da mão cartoon, já tentei outras vezes fazer uma mão e não consegui um bom resultado. :(

    Mas não é por isso que vou desistir, vou dar uma olhada na aula em breve e depois falo o que achei dessa aula também.

    Grande abraço a todos e tenham todos uma Bom dia e um bom domingo!



    Semário Andrade

    ResponderExcluir
  6. Prezadíssimo Semário, boa tarde,

    Concordo contigo: um excelente tuto. Como venho repetindo: toda a séria de introdução à animação de personagem no 3ds Max tá muuuuuito SHOW, mesmo, Semário.

    Quando a nos comunicarmos cada vez mais, também é fundamental não somente para nós, mas principalmente para nos unirmos e encontramos todos os meios para divulgar este espetacular projeto de EAD3D - Ensino a Distância de 3D. Twitter & Facebook são excelentes ferramentas que todos podemos usar para divulgar e incentivar novos interessados. Nestas redes, devemos sempre replicar as microaulas, escrevendo algumas breves linhas dos nossos sentimentos, bem como do conteúdo do tutorial indicado. Outro canal muito bom é o próprio Youtube, onde também nunca podemos deixar de fazer um comentários.

    Gente, é essencial que fiquemos sempre atentos aos cliques em "Gostei", "Não Gostei", "Like", "Share", "Compartilhe". De minha parte, INCENTIVO todos a utilizarem os meios disponíveis para divulgar e compartilhar porque os grande beneficiados, além do excelente Mestre Daniel, seremos todos nós, com microaulas cada vez mais profundas e interessantes.

    Isso, cada um de nós pode fazer, cara!

    União e divulgação, um binômio mais do que fundamental para o crescimento e visibilidade do GFXTOTAL.

    Contem sempre comigo.

    Excelente domingo para todos.
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  7. Muito bom cara ...Parabenizo pelo esforço e atitude.

    ResponderExcluir
  8. Eai man! encontrei esse site pela net. nuss muito bom cara! tem otimos tutorials! estava aqui acompanhando este, e me deparei com um erro na importação de arquivos .BIP no mixer. faço tudo certinho, mas aparece uma msg. "Obsolete File" =/ sabe como contornar? vlw cara, muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim parceiro, esta mensagem está sugerindo que o arquivo esteja corrompido ou incompatível com a versão do programa utilizado. Faça o seguinte: Baixe arquivos motion .BIP de outros sites. Há vários que disponibilizam. Provavelmente vai funcionar melhor.

      Abração e bons estudos

      Excluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...