Tutorial - Modelando a mão de um personagem cartoon no 3Ds Max




Olá leitores do site GFX Total, voltando aos tutoriais de modelagem, desta vez trataremos do assunto "Modelando a mão de personagem cartoon" que também pode ser aplicado a modelagem de mãos humanas simplesmente alterando as proporções.


Neste seguimento daremos ênfase a criação e refinamento de malha visando um melhor aproveitamento do modelo com baixas quantidades de divisões.


O processo consiste não somente em modelar diretamente mas criar saídas para a diminuição de recortes a partir de pontos de fuga. O tutorial possui um período de 48 minutos e por isto adianto que não faremos o personagem devido ao imenso trabalho e tempo de explicação que se gasta.

De qualquer forma, usando a criatividade podemos desenvolver/criar formas simplificadas de modelar apenas utilizando a técnica exibida neste tutorial.


DOWNLOAD DOS ARQUIVOS UTILIZADOS NO TUTORIAL (3DS MAX v2010)

Um ótimo final de semana a todos e até o próximo encontro aqui no site GFX Total.

Ajude a divulgar nossos tutoriais, interaja em nossa rede social, clique em gostei "Like" e comente, desta forma estará contribuindo da melhor maneira possível.

Vídeo tutorial - Parte 01


Vídeo tutorial - Parte 02


Se gostou e deseja retribuir a ajuda além de receber mais tutoriais como este, inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube, avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

10 comentários:

  1. Daniel, meu irmão, boa noite!

    Cara, vou ser sincero: tô até com "meda" de ver a conclusão ou parte 2. Não que haja algum problema didático. Não! Longe disso. Você mantem um excelente grau de qualidade no quesito explicação - que é um dom seu.

    Você e algum outro colega pode até não concordar comigo, mas de tudo o que eu já pesquisei e estudei aqui e no DD3D, esta microaula é o tópico mais difícil e complicado com o qual já me deparei. Fiquei até triste, rs.

    Não é à toa que você tem esta fluência com este tipo de modelagem, pois fica bem evidente que é uma especialidade tua, correto?

    Aí, irmão, tô passado só com um dedo. Fiquei imaginando o cara inteiro! PQP!!!!! Daniel, sê sabe que eu gosto muito de você e lhe tenho em grande admiração, mas se eu ver você fazendo personagem inteiro... eu largo de mão tudo isso, rsssss.

    Não é drama, nem frescuro, é que fiquei traumatizado porque realmente - pelo menos no meu atual estágio - é algo bem difícil de realizar.

    Olha, vou ter que ver esta microaula um milhão de vezes e perservera muito, mas muuuuuuuuuuuuuuito mesmo. Pelo jeito, é minha avaliação inicial, terei que comer muito mais do que o dobrado para fazer este tipo de modelagem com mais fluência - no momento... ela é ZERO.

    Mais uma vez, Daniel, não se preocupe com a qualidade da aula, porque tá excelente. É um problema meu, bug de nascimento, relacionado com processo de aprendizado.

    Espero que no futuro, depois de muito estudo e suadeira, eu possa lhe dizer: Aí, Prof. Daniel..., superei e aprendi.

    Vou assistir, COM MAIS ATENÇÃO AINDA, a segunda parte. Quero ver até onde irá este meu medo e dificuldade com esta prática de modelagem no 3ds Max.

    A aula... TÁ ÓTIMA, o aluno que é fraquinho, rs.....

    De tudo o que você explicou e introduziu no âmbito da animação, foi a parte que realmente senti mais dificuldade. Portanto, vou ter que me deter muito, me concentrar bastante neste tema que é... fundamental.

    Quer saber mais? É algo que sempre quis fazer no 3ds Max. Até um amigo que tem um projeto de fazer um blog ou site de seus estudos em psicologia, disse que vai querer uma desterminada modelagem, cuja técnica sei que abarca o que você explicou aqui.

    No entanto, o aluno aqui é justo com o Mestre: O tutorial tá BASTANTE BOM!!!!!

    Vou me aplicar e melhorar, combinado?
    Abração, irmão!

    Bagli

    ResponderExcluir
  2. Bagli e Daniel, abri o blog agora aqui para falar da dificuldade que vi no tutorial, como o bagli disse não com a didática mas sim com a questão de sabedoria, cara fiquei de cabelos em pé só de assistir imagina quando tiver que começar a fazer.

    Concordo em tudo com o que o Bagli falou, sei que não estou no nível tão bom, nem de longe chego a isso. Tenho que avançar e muito pra começar a modelar dessa maneira (se é que vou), mas a persistência e perseverança não me deixarão desistir.

    Sempre tive desejo de modelar um personagem e animá-lo, sempre que vejo desenho de animação, imagino como e quando eu posso fazer algo do tipo, sempre me lembro de um desenho que me marcou muito no mundo do 3D que foi "Monstro S.A" ficava imaginando fazer algo pelo menos próximo, agora vejo que a batalha e luta tem que ser mais que diária.

    Daniel tenho mais uma vez que lhe agradecer por nos dá o caminho do ouro e só depende de nós garimpar e encontrá-lo.

    Grande Abraço amigo e tenha certeza que vou continuar com os estudos, agora não só por mim mas também pela dedicação que você d3edica aqui nesse espaço!

    Tenham todos uma excelente semana!

    P.S. Vamos continuar divulgando e compartilhando!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado amigos Bagli e Semário pela força que oferecem e também pela amizade, sei que não estão longe de consegui pois o principal vcs já possuem, que é a força de vontade e gostam do que fazem, sem estes dois itens básicos não teriamos chegado até aqui.

    De fato é muita informação, confesso que fiquei com um pouco de medo de divulgar este tutorial pois já passei por isto e entendo que o difícil desanima, gera insegurança, e como sabem este não é o meu intuito.

    Quero, de forma gradual, ajudar no básico de forma que TODOS possam acompanhar (usuários iniciantes e avançados) e executar cada tutorial com êxito e dentro destes tutoriais básico oferecer a possibilidade de se criar coisas avançadas.
    Ex: Neste tutorial eu demonstro formas de divisões e reduções poligonais e falo durante o tutorial que este processo é o mesmo utilizado na modelagem da face, dos pés e principais partes de outros objetos.

    Enfim, não fiquem, de forma alguma, assustados pois olhar para o alto faz parte do crescimento. Qualquer coisa estarei a disposição para ajudá-los.

    Um abraço e uma ótima semana para todos.
    Bons estudos.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Daniel & Semário, boa tarde,

    Daniel, você deve ter notado que eu mesmo me esculacho, né? Não pode ser diferente, a gente tem que relaxar com estas coisas, até porque tenho noção que o domínio deste tipo ação em modelagem é algo básico, diria até elementar, porque carrega-se para todo tipo de trabalho; logo, é uma constante na modelagem 3D.

    Estou há uma semana sem estudar com rigor, como gosto. Portanto, Semário, não esmoreça e nem desanime, pois pode não ser, inicialmente, fácil, mas é um ótimo desafio de ser suplantado, com o devido tempo e experiência. Não é pior do que o atual meio campo do Flamengo - que por sinal, não existe!

    Sim, o cara fez somente um único dedo, e dá um certo desânimo - EMBORA NÃO SEJA A INTENÇÃO DO NOSSO AMIGO E INSTRUTOR DANIEL.

    Semário, tamu junto e... misturado. VAMU APRENDER E DOMINAR! Tenho o Daniel como exemplo, que superou inúmeros desafios no 3ds Max e hoje, como você diz lá atrás, nos mostra o caminho das roça e suas preciosidades.

    Daniel, a modelagem do dedo ficou demais, mesmo você falando que não tá algo caprichadíssimo. Os detalhes da modelagem e extrusão da unha ficaram excelentes; e por si só, já são uma grande microaula. Em seguida, os acertos, na dimensionalização com o Scale, acentuaram mais ainda a didática para quem quer aprender.

    Eu tenho que fazer uma cara longa agora, mas logo que concluir, vou assistir a segunda parte, para ter uma visão mais coesa desta modelagem da mão.

    Uma coisa, Daniel, você deve ter seus motivos, mas esta microaula não está em 720-HD, né? Digo isso porque ela está no nível do "pneu", no que tante a desafios de modelagem; e esta microaula, portanto, mereceria "estar" em HD. Não me interprete mal, tá?, mas é somente para destacar o quanto estas elas - a do pneu e esta da mão - são especiais e exemplares para futuras consultas no acervo do GFXTOTAL, daí merecerem estar em HD.

    Semário: DESANIMA NÃO!!!!! Tem que meter a cara e ir fundo. Sei que você pode superar, assim como eu.

    Grande abraço a todos!!!!!
    Abração, irmão!

    Bagli

    ResponderExcluir
  5. Olá novamnete Semário e Bagli, é isto ai mesmo, aos poucos vamos somondo conehcimentos e aumentando o nível de cada trabalho. Já passei por muitas dores de cabeça, estas dores de cabeça me faziam desanimar mas ao contrário, me fizeram crescer.

    É até engraçado, nos dias de hoje quando olho para trás, me lembro de cada coisa simples que eu ficava uma semana tentando resolver e não conseguia.

    Mas quando eu parei para pensar, percebi que eu não resolvia o problema mas aprendia a resolver muitos outros que viriam futuramente.

    Como disse nosso amigo Bagli, tamo junto e misturado nessa.

    Um forte abraço e até logo.

    Daniel L. Fortes

    OBS: Os vídeos que o Bagli citou não estavam em HD@720 por erros do Youtube mas já foram reparados.

    ResponderExcluir
  6. Daniel, boa noite,

    Que ótimo! As duas partes estão em HD, como você já tinha salientado, pois tinha sido um erro do Youtube. Qualidade... EXCELENTE, agora.

    Cara, minha fluência neste tema é... ZERO, porém sua nota para esta microaula em duas partes é.. 10, como disse no "intubio".

    Ficou evidente que a mão tem sua malha e modelagem dividida em três partes. Um pouco mais tranquilo nesta segunda parte, mas esta foi a microaula mais difícil que já vi em todo o teu excelente acervo de tutoriais.

    Acho que o meu alento é saber que você um dia não sabia absolutamente nada disso, Daniel. Cara, tô passadão, pois é primeira vez que me vejo sem saber realmente o que fazer ou por onde começar; no entanto é modelagem básica.

    Apenas para definir melhor a minha dificuldade... Ela está centrado no desconhecimento do bom uso da ferramenta "Cut", através da percepção de novas edges a partir dos vertex. Sim, sim, sei que é elementar, mas entendi, pelo menos, que esta é a minha barreira a ser superada. Tenho que me concentrar nesta deficiência!

    Semário, como vão as coisas aí pelo seu lado? Nos dê um retorno.

    Irmão, meu sinceros agradecimentos, pois embora eu ainda não tenha alcançado um êxito nesta parte técnica da modelagem, eu lhe sou profundamente grato por destacar, através desta grande microaula, uma deficiência no meu estudo teórico e prático.
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  7. Olá atodos, bom dia!
    Prezado Daniel, assistí essa video aula ontem, te confeço que eu tava precisando muito dessa explicação! tenho um livro aqui mas ele não ensina a fazer os dedos com detalhes, porque o personagem é para game. e o detalhe do rosto, como nariz, boca e os olhos ele também não ensina. Mas por esse video eu já tenho uma base mas concreta.
    Grande Daniel, tenha um bom dia e um ótimo trabalho e muito obrigado! valeu

    ResponderExcluir
  8. E ae bagli, bom dia meu jovem! como vão as coisas?! de boa? essa semana te mando o video. Rapaz teve uma parte que eu não gostei, ficou muito mal animado, ae eu vou fazer outra vez. ok!
    ah desculpas por eu ter sumido, rsrsrs. tava bem ocupado, mas tamo ae! tenha um bom dia meu jovem, valeu!!!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia amigo Juarez, é ótimo saber que o tutorial tenha o ajudado, pena que é muito demorado fazer o personagem completo e o tempo ta meio curto. Só a mão de forma bem resumida foram 48 min. de vídeo, sem contar edição e upload. Mas o gratificante está acontecendo, o vídeo está sendo útil para os amigos.

    Obrigado Bagli, Juarez e todos os amigos que acompanham e acreditam em nosso trabalho.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. E como está sendo útil, Daniel. MUITO.

    Vou fazer a minha primeira divulgação do GFXTOTAL no meu Twitter, Daniel. Vamos ver o que dá..., ok?

    Estou a vários dias resolvendo uma parada aqui em casa, assuntos de família e justiça. Hoje foi outro dia dedicado a esta questão, mas hoje tivemos uma excelente orientação e definição. Este é o motivo de eu ainda não ter me debruçado, novamente, nos estudos, mas estou retornando.

    Para não fugir da rotina, retornarei algumas páginas, onde há uma microaula que deve ser paga. Portanto, Daniel, quando concluir o projeto, te apresento. Espero que corra tudo bem!

    Juarez, faz o bagulho com calma, mas quando estiver concluído, não deixe de enviar para o meu e-mail porque estou aguardando, desde já.

    Estarei postando no meu Twitter agora.

    Daniel, sabe o que eu estava viajando? Nos "causus" e percalçus que você deve ter passado estudando o 3ds Max, tais como dificuldades e as respectivas soluções. Devem ser histórias bem interessantes, pois como você mesmo diz, ralou, pastou muito, dias e noites para aprender e ter, hoje, este belo domínio do Max.

    Abração a todos!

    Bagli

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...