Tutorial - Modelando um frasco de creme avançado - 3Ds Max




Olá leitores do site, estamos de volta com mais um tutorial avançado de 3Ds max onde iremos modelar algo aparentemente simples, mas que se tormará complexo com o desenvolvimento de nossa criação.



Este frasco foi um pedido de um amigo chamado Pablo que está trabalhando em Moçambique e estava muito curioso em entender este processo de modelagem.

Resultado final:

Já utilizamos por diversas vezes técnicas das quais usaremos mais uma vez neste tutorial, de fato não haverá dificuldade para quem está acompanhando a evolução dos tutoriais.

Segue o download dos arquivos em formato 3ds Max 2010, referências e texturas.



Vídeo - Parte 01






Vídeo - Parte 02





Vídeo - Parte 03




Se gostou e deseja retribuir a ajuda e receber mais tutoriais como este inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 comentários:

  1. Parceiro Daniel, bom dia!

    Estes dias não deu pra participar, mas já vou colocar tudo em dia. Vejo que você está pegadão neste esforço de manter o GFX atualizado. MINHAS SINCERAS CONGRTULAÇÕES por este movimento tão valoroso para todos nós que acompanhamos e estudamos "as jóias da coroa".

    Nestes dias, tive que adiantar o tutorial grandão; já estou no finalzinho dele, e terminei batendo de frente, no bom sentido, com sombreamento, seus parâmetros; enfim, o "Raytrace Basic Parameters". Custei um pouco a me achar, não por dificuldade, mas quanto ao ponto de equilíbrio entre cores, sombra e o conjunto de parâmetros, tais como "Reflect" e "Transparency"; além de uma certa confusão no uso dos "Ambiente" e "Diffuse". Mas hoje já melhorei bastante. Ufa!

    Entende? Eu estudo os dois, este tutorial grande, juntamente com suas microaulas, mas gosto de deixar os dois iguais; tanto que ainda não voltei ao ponto que parei naquele exercício seu de mapeamento. Mas agora já dá mais ou menos igual.

    Já comentei alguns tutos, mas você já colocou outros, o que é fantástico para os estudantes. CARA, ME AJUDA! É muito parâmetro!!!!! rssssss... Por mais que avancemos, sei que falta muita, mas muita coisa para me sentir um pouco mais estável.

    Tenho vontade de modelar, criar pratos, copos e outros objetos, mas dá uma certa insegurança - acho que você compreende isso.

    Não pela simplicidade do objeto, Daniel: é que eu adoro pratos, mas pratos legais, trabalhados, desenhados criativamente; gosto e aprecio eles deste de criança.

    Não sei se te disse, mas tenho uma inclinação natural por estes citados, além de armamentos e equipamentos bélicos, um pouco de área naval e aérea, objetos de casa e lar (utilidades e itens gerais), a aplicação do 3D na área científica (design de moléculas, cadeais, química-bio, etc.) e estruturas desafiadoras.

    Como você vê, terei que comer seus tutorias e ruminar inúmeras vezes, pois ambição não falta, mas após poucos meses, gostaria de deixar rolar mais alguns meses, para depois fazer uma autoavaliação, ok?

    Vi rapidamente, este tuto aqui, e fiquei impressionado como um forma tão primária, tão simples, pode conter tanta complexidade.

    Vou responder seu e-mail, tá?

    Um grande abraço, irmão!

    E MUITO OBRIGADO POR ESTE E OS OUTROS TUTOS NOVOS!!!!!
    Abração,

    Bagli

    ResponderExcluir
  2. Grande Daniel, Parabens mais uma vez pelos seus tutoriais o conhecimento do pessoal com certeza só está aumentando. Daniel estou com um problema com esse tutorial, não estou conseguindo nem sequer assistí-lo, pois no mesmo aparece que é um vídeo privado e nem sequer roda. O que pode ser isso? Nem aqui nem no site do youtube.. Fico no aguardo... Grande abraço e que Deus lhe dê muita Saúde e um maior conhecimento e que você possa compartilhá-lo conosco.

    ResponderExcluir
  3. ola amigo tem como você libelar esse video pra eu ver..

    ResponderExcluir
  4. Parceiro Daniel, boa noite,

    Cara, somente agora que entendi que, em relação a transparência, um dos fatores fundamentais para o controlo, juntamente com os outros, é o "Index of Refr". Portanto, isso diz respeito a refração, né Daniel?

    É que ainda estou batendo em cima do mesmo exercício, mas somente agora consegui um efeito mais satisfatório de transparência, depois de reflexão de objetos e entre objetos.
    Abração,

    Bagli

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo Bagli, sim, o index comanda parte da refração que por sua vez controla o reflexo e sua refração. Mas não há uma formula exata, vai de acordo com sua vontade.
    Com o passar do tempo vamos adiquirindo naturalmente esta visão crítica e neste momento configuramos estes materiais com liberdade e coerência com a cena. Abração meu amigo...

    ResponderExcluir
  6. Realmente tive que repousar por causa da faringite, Daniel. Somente hoje, realmente, estou melhorando. Não deu pra estudar legal, mas comecei a pegar hoje, novamente. Vi a primeira parte deste tutu, cara. Tá realmente muito bom. Vi que é fundamental muita atenção, em razão de alguns pontos onde há novidades na modelagem; como você disse, "desafios", mas que podem ser superados.

    Ainda não vou me debruçar sobre ele, pois tenho que retornar onde parei, naquele de mapeamento e texturização.

    Mesmo não tendo visto o ciclo completo das microaulas, sabia que está um PRIMOR de lição.

    É claro que sua rapidez em fazer e resolver certas correções me assusto, mas me contento em pensar que você também deve ter passado por isso - já dá o maior alívio.

    É outro que vai para a fila de estudos dirigidos, aqui no GFX. Por isso... MUITO OBRIGADO POR MAIS UMA EXCELENTE INSTRUÇÃO, Daniel.
    Grande abraço,

    Bagli

    ResponderExcluir
  7. Achei muito legal da sua parte, atender a um pedido lá do outro lado do Atlântico, em Moçambique. Parabéns por entender os pedidos, mesmo sabendo que você não tem condições de realizar todos, uma instrução sua sempre servirá a todos, Daniel. TÁ DE PARABÉNS, mesmo; não somente pelo grande tuto, mas pela atenção e o carinho com que lida com os estudantes que buscam orientação na sua experiência e profundidade.
    Grande abraço do seu amigo do Rio.

    Bagli

    ResponderExcluir
  8. Parceiro Daniel, boa noite,

    Olha, realmente já me decidi pela versão 2012 do 3ds Max. Tava mexendo, mexendo e noto que ele tem um comportamento muito bom no meu PC, ao contrário do 2013 que apresentou problemas chatos. Portanto, tô na pista, de volta aos estudos - agora mais do que antes!

    Daniel, estou usando aos poucos, mas tenho gostado bastante de utilizar o "Graphite Modeling Tools". Acho ele prático, e vita da gente ficar puxando aquela barra lateral que às vezes a gente clica em outra coisa sem querem.

    Gostaria de ter sua opinião a respeito, pois sei que o hábito nos condiciona, mas é a força de Vontade que nos faz mudar para hábitos e direções melhores na vida.

    O que me chamou a atenção nele, foi este tutorial que conclui, onde o mestre da classe atenta para o fato dele ter todos os recursos do lado direito do Max. Sei que a gente perde um pouco de espaço na vertical, mas conquista "bons pedaços na horizontal", em razão da alteração espacial por onde manipulamos e modificamos nossos trabalhos na viewport.

    Não é uma dúvida, apenas uma troca de experiência, ok?

    Vamo que vamo, irmão!
    Um excelente domingo pra você.
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  9. Sim Bagli, esta decisão de avaliar é ótima, eu também gosto do Graffite para modelagem mas na minha opnião particular acho melhor os atalhos pois desta maneira não presisamos mexer em nenhum painel, eu configurei os principais atalhos como connect, cut, edit polygons, simmetry, lathe, shell, etc. Assim eu não preciso acessar os paineis, geralmente nos tutoriais eu acesso os paineis pois para quem está aprendendo vira uma confusão total eu ficar falando, aperta 2, agora aperta F4, agora aperta CTRL+C ... Mas certamente sua opção por usar o graffite é bastante lógica e sábia na hora de economizar espaço.
    Um excelente Domingo para vc também meu irmão.
    Fica na Paz.

    ResponderExcluir
  10. Daniel, deixei esta mensagem no teu Face, mas com imagem.
    Abração,

    Bagli
    ===============
    Daniel, meu irmão, boa noite,

    Estava até bem agora, fazendo um lanche com a minha mãe em aqui em copa, no Pão & Cia www.paoecia.com.br, cuja matriz fica na sua terra, BH. Gosto muito de ir lá, pois além de agradável, tem um excelente serviço. Eu pedi uma Heineken - que adoro! Foi quando que parei para olhar o designer da tampinha. Quanto beleza, cara! Devo esta percepção, este "olhar novo" às tuas instruções e teu notável magistério. Me lembrei que foi o meu primeiro trabalho em 3D, através das tuas espetaculares microaulas, porém muitos outros virão com o tempo e a respectiva experiência - claro!

    Bem, isso é somente um sincero agradecimento, reconhecimento do teu valoroso trabalho didático, sem esquecer-me, também, da antiga amizade que se reatou neste reencontro.

    Um grande abraço, parceiro!

    Bagli

    ResponderExcluir
  11. Fala Daniel.Como sempre muito bom o Tuto.Não tem como postar a modelagem de um Headfone irado,enquanto voc~e não lança o CD de modelagem orgânica????? Vai ser muito bom,tenho certeza e a galera vai gostar.Valeu,abraço!

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...