Tutorial splines - Desenvolvendo objetos com extrusões no 3Ds Max



Olá amigos, voltamos com mais este tutorial de modelagem de objetos 3D com shapes.

O shape é a definição de em uma vista direta - é como se olhássemos um corpo de frente e desenhássemos seus contornos.

No tutoriais anteriores já falamos sobre shapes e splines, entramos no assunto sobre a criação de objetos cilíndricos com os shapes e o modificador Lathe.

Desta vez vamos entender sobre extrusões de shapes que facilitam a criação de objetos complexos apenas com alguns cliques.





Quando entendemos a utilização real dos shapes, nosso universo tri-dimensional é expandido e passamos a ver o 3D em todos os objetos, em um simples copo, num poste de iluminação, em barras de ferro, canos de PVC, etc.

Download de arquivos e referências extras do tutorial.
Dai passamos a entender que todo objeto e gerado de um simples desenho que aplicamos giro no caso do Lathe ou extrusões no caso desde tutorial (extrusão de shapes/splines).
Boa aula e espero vocês no nosso próximo encontro aqui no site GFX Total.


Vídeo tutorial




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9 comentários:

  1. Olá Daniel boa tarde!
    Primeiro quero parabeniza-lo pelo seu trabalho e pela sua imensa humildade e caridade em passar seus conhecimentos assim pra gente de graça de mão beijada
    com todos detalhes para facilitar nosso aprendizado, descobri seu site a poucos dias, vi seus tutoriais e gostei muito, vi que você é muito bom no que faz,baixei todos seus tutoriais do DD3D e agora estou baixando os daqui da GFX, acompanhei alguns tutorias e nem acreditei que consegui chegar a tão grandes resultados fiquei extremamente satisfeito.
    Espero que continue postanto mais videos pra gente,pois como diz o ditado tudo que é bom acaba rápido rsrs...Abraços

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  2. MUITO BOA microaulo, Daniel. Sugestões que nos incentiva a usar mais - e criativamente -, portanto, com mais liberdade, a ferramenta "Spline". Usando exemplos simples do nosso cotidiano, como os tais e sempre utilizados tijolos, você mostra o quanto realmente não são tão simples assim, quando estas referências são manipuladas criativamente. Simplesmente SHOW, irmão!

    Como eu costumo dizer, Daniel, vamos com o "papo de encanador"; "veja bem...", um tuto com pouco mais de 16 minutos foi um esculacho de bom. Sei que você poderia ficar um dia inteiro falando, mexendo e brincando com splines, mas foi sucinto e enxuto no tutorial.

    Como a ferramenta "Spline" - é o que você deixa claro -, você pode fazer isso e muito mais. Tudo depende da nossa necessidade, percepção e, principalmente, de criatividade. E outra que vou colocar na minha lista de pesquisa e estudo.

    MUITO OBRIGADO POR MAIS UMA JÓIA DA COROA!!!!!
    Abração,

    Bagli

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  3. MUITO BOA microaulo, Daniel. Sugestões que nos incentiva a usar mais - e criativamente -, portanto, com mais liberdade, a ferramenta "Spline". Usando exemplos simples do nosso cotidiano, como os tais e sempre utilizados tijolos, você mostra o quanto realmente não são tão simples assim, quando estas referências são manipuladas criativamente. Simplesmente SHOW, irmão!

    Como eu costumo dizer, Daniel, vamos com o "papo de encanador"; "veja bem...", um tuto com pouco mais de 16 minutos foi um esculacho de bom. Sei que você poderia ficar um dia inteiro falando, mexendo e brincando com splines, mas foi sucinto e enxuto no tutorial.

    Como a ferramenta "Spline" - é o que você deixa claro -, você pode fazer isso e muito mais. Tudo depende da nossa necessidade, percepção e, principalmente, de criatividade. E outra que vou colocar na minha lista de pesquisa e estudo.

    MUITO OBRIGADO POR MAIS UMA JÓIA DA COROA!!!!!
    Abração,

    Bagli

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  4. Daniel, bom dia,

    Melhor? Espero que sim! Ainda mais com este frio, né? Não sei por aí, mas onde moro é um frio de lascar.

    Curioso este teu tutorial que estou revisitando, Daniel. Simples, cujo tempo de duração não excede 16 minutos. Fantástico, pois, embora elementar, mostra o quanto a inteligente utilização da ferramenta Spline pode ajudar em processos de criação. Que coisa curioso, já vi aulas longas de Spline, mas você consegue - é característica tua! - realizar lições pílulares em tempo bastante reduzido. Não que a aula que eu tenha estudado tenha sido ruim; não, nada disso, mas você carrega o tutorial de muito sentido e significação.

    Sim, Shapes e Extrude estão muito bem explicados, Daniel.

    Vamos fazer o seguinte... Ainda hoje, te mando o exercício, ok? Vou tentar realizá-lo do meu modo, seguindo tua sugestão de gerar um tijolo com estas ferramentas, tá?

    Mais tarde, volto te dizendo como ficou.

    É o tipo de aula simples, mas que pode, sem medo algum, ser selecionada como exemplar, pois aqui você também alcançou a meta: instruir e sintetizar com brevidade, sem perder qualidade ou mesmo profundidade.

    SUPER PARABÉNS!!!!!

    Abraços,

    Bagli

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  5. Daniel, boa tarde! Cara, acabei de deixar alguns tijolos no teu Face - rs...
    Sei que é um estudo de baixa dificuldade, mas ele amplia - e muito - o entendimento em relação aos "Shapes" que está muitíssimo bem definido por sua parte.

    Sei que tenho que estudar muito a questão de textura e aplicação da mesma nos objetos criados, pois eu quis aplicar uma textura de concreto, tipo vermelhão barro meio arenoso, mas não ficou bem, evidente, e você já deve saber o por quê... rs... Ao aplicá-lo, ele só ficou perfeito na vista Top, as outras faces do objeto-tijolo ficaram distorcidas. Já sei que você matou, me rendo; melhor dizendo: "me render!" Não consegui, desculpe, embora seja algo bastante simples.

    Em razão de você ter destacado bem a questão de extrair, o máximo possível, formas novas da primitive básica, estou brincando, exercitando este conceito em cima do tijolo. Só que agora ele não é mais um tijolo, evidente.

    Foi um excelente exercício e grande fonte de aprendizado este seu tijolo a partir da ferramente Shape, irmão.

    Muito obrigado, mesmo, por mais esta sua joia em 3ds Max. VALEU!!!!!
    Abraços,

    Bagli

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  6. Daniel, boa noite,

    O que você me sugeri aqui para eu estudar manipulação e aplicação de texturas? Sei que é um tema complexo como tantos outros, mas senti o peso hoje quando fui tentar realizá-lo no tijolo.

    Aliás, não sei se você já fez isso, mas gostaria de sugerir.

    Você poderia, dentre tantos pedidos e solicitações que lhe são feitas, fazer uma breve orientação de rumos no 3ds Max. Vou ser mais específico.

    Falar, discorrer a respeito de tópicos, pontos, além de conceitos, claro, que você, como profissional de alto nível, acha essencial para o estudo e aperfeiçoamento no 3ds Max, entende?

    Linhas, diretrizes e caminhos de pesquisa e estudo que, de acordo com sua experiência e prática, julga fundamental para um desenvolvimento mais pleno do Max e do 3D como um todo para todos que querem se aprofundar.

    Lhe sugiro isso porque é um universo tão vasta - e sedutor - que não nego que fico muito perdido e até meio solo diante de tantas possibilidades.

    Não quero torrar seu saco, mas é um interesse em fundamentar, portanto, uma formação sólida, ok?

    Abração,

    Bagli

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  7. Parceiro Daniel, boa noite,

    Uma dúvida que fiquei pesquisando hoje, até chegar a um bom resultado. A maneira que encontrei de resolver a questão foi isso. Creio que devam existir outras formas de se atingir este objetivo, mas em conformidade com meus conhecimentos, ainda iniciais, foi assim que resolvi o problema.

    Estava querendo, a título de exercício, fazer um cubo, por exemplo, porém mantendo, o mais próximo possível, a angulação de 90° entre as faces, após o uso do TurboSmooth.

    Eu vi que eu não mantinha o cubo íntegro, portanto, sem sofrer uma indesejável deformação, após o uso do TurboSmooth. Deu pra entender até aí, Daniel?

    O que pensei? Eu devo dividir as faces poligonais, o mais próximo possível das bordas, de modo a manter uma estrutura estável, mesmo sofrendo uma modificação com o Turbo, ok?

    O que fiz? Usei o Swift Loop o mais próximo dos 8 lados (das edges) do Cube. Passei o TruboSmooth e deu certo! Portanto, quando mais próximo estiver das Edges da Primitive (Cubo), mas afinada serão as formas do cubo.

    Como disse, usei a lógica e entendi que este era o caminho. Devem existir outras maneira, mas estas foi a que consegui compreender e aplicar.
    Abração,

    Bagli

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  8. Só mais uma coisa... No Painel do TurboSmooth, eu subi um pouco a Interations e habilitei o Isolaine Display. Portanto, o que eu queria fazer era poder "amaciar" as formas do Cube, sem que ele fosse deformado pelo TurboSmooth, mantendo, como disse, as suas Edges o mais próximo de 90°.

    Muito obrigado, antecipadamente, por sua atenção à minha dúvida.
    Abração!

    Bagli

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  9. Olá amigo Bagli, acho que vc conseguiu uma boa forma de aplicar o turboSmooth adicionando edges as extremidades.
    De fato o turboSmooth deforma o objeto não não tiver uma estrutura de edges reforçando os cantos. Os metodo do turbosmooth e particularmente o meu modificador perferidoe eu o uso em 90% das modelagens é há várias formas de se chegar ao mesmo resultado usando este modificador lembrando que quanto mesmas edges tiver o modelo, mais leve será o render. Estou super satisfeito em saber que vc já esta executando a lógica para modelar, sinal que seu nível em modelagem está aumentando. Agora é só treinar.

    Abraços amigão e um ótimo final de semana.


    OBS. Não deixe de estudar este último tutorial, ele abrirá um pouco mais sua visão sobre as Splines.

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