Tutorial Particle Flow - Criando grama realista no 3ds Max


Tutorial Particle Flow - Criando grama realista no 3ds Max.

Hoje iremos somar mais uma evolução considerável em nosso aprendizado de 3D. Vamos criar um grama utilizando um emissor de partículas, particle Flow.


No tutorial anterior sobre o assunto Tutorial Scatter - Criando grama realista no 3ds Max nós criamos uma pequena área e distribuímos objetos com a ferramenta Scatter do 3Ds Max.

O problema é que o Scatter gera no máximo 65000 objetos na cena, quando temos que distribuir grama em um Jardim de uma maquete ou em um grande campo de futebol esta ferramenta torna-se obsoleta.

Dai vamos conhecer o fantástico emissor de partículas do 3Ds Max, o Particle Flow que trabalha a partir de eventos criando objetos e partículas infinitas para que tenhamos mais liberdade de criação.
Só para complementar, o particle flow é utilizado em grandes criações de filmes como por exemplo, criar multidões caminhando em uma cena 3D ou um exercito marchando em qualquer direção, enxame de abelhas, etc.

Faça o download dos arquivos finais deste tutorial.
Esta será uma pequena introdução sobre esta poderosa ferramenta representando em torno de 0,1% de sua capacidade.
Espero a todos no nosso próximo encontro aqui no site GFX Total.

Vídeo tutorial - Parte 01




Vídeo tutorial - Parte 02



Se gostou e deseja retribuir a ajuda e receber mais tutoriais como este inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

8 comentários:

  1. Mais uma excelente contribuição do nosso grande Mestre Daniel... Ja estava com saudades dos seus tutorias... meu grande amigo sumiu por alguns dias ja estava preocupada rsrsrs. abraços meu grande mestre. felicidades!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, desculpe pela demora, fiquei uma semana com serviços até o pescoço mas na próxima semana será tranquilo. Abraços e bons estudos.

    ResponderExcluir
  3. DANIEL estou estudo a integração do 3ds max com progamas de tracking como por exemplo o boujou... eu estava tentando fazer com quer um chão fosse rachando gradativamente estilo esse aqui http://www.youtube.com/watch?v=Bu7qR6O697I, teria como voce passar uma dica como chegar nesse resultado, tenho ate o plugin rayfire sei até manusear uma boa parte desse plugin a questão que ta me dando dor de cabeça e como fasso pra esse chao ir se abrindo gradativamente. abraços.

    ResponderExcluir
  4. Sim Silviotutoriais, eu pretendo fazer tutoriais de trancking também, o problema maior deste tipo de tutorial é o tempo que anda meio apertado, assim que houver a oportunidade eu posto aqui. Abração.

    ResponderExcluir
  5. Daniel, amigão, boa tarde,

    Tô começando a estudar o tutorial "Mapeamento de objetos orgânicos no 3Ds Max", e ainda não vi os dois novos tutos - mas os verei esta semana e te dou um retorno logo que puder.

    Mas meu motivo aqui é outro. Venho lhe parabenizar, de coração, pelo lançamento do teu DVD. Que maravilha, Daniel. Certamente será um trabalho de referência nos estudo de maquetes eletrônicas. Tenho plena confiança na tua capacidade profissional e ditática para afirmar que o conteúdo - que ainda não conheço - é excelente

    Não somente para parabenizar, mas também agradecer, pois é um material de altíssimo nível, feito por um brasileiro, por um conhecedor e estudioso elevado quilate.

    Motivo de orgulho para nós todos, brasileiro, que sabemos o quanto este tipo de material é importante para todos que pesquisam e estudam 3D.

    Poxa, Daneil, que bonito, que bacana.

    Já tá no meu Face, viu?

    PARABÉNS!!!!!

    Bagli

    ResponderExcluir
  6. Olá Bagli, não pense que esqueci do "Brazilian Way", este é o primeiro projeto e confesso que fiquei com um pouco receio mas pode ter certeza que irei investir neste slogan tão bacana, logo-logo virá novidades grandes por ai, neste momento precisarei deste slogan e vou citar a fonte de impiração. Mais uma vez obrigado pela enorme força acompanhando nossa caminhada. Obrigado amigo.

    P.S.: Não esqueça de enviar o novo número para o email. Até logo.

    ResponderExcluir
  7. Poxa, irmão! Jamais pensei que uma simples mensagem, uma maneira de lhe incentivar - de forma sincera, de coração - fosse se tornar algo importante ou com tais dimensões, sabia?

    Agora, preste atenção no que vou lhe contar, pois tem absolutamente tudo a ver com o que você me disse, também.

    Eu dei as tampinhas do Jung (o exercídio da tampinha de garrafa) para o meu amigo, Tadeu: um magnífico analista junguiano; talentoso no que faz, assim como você.

    Escrevi um breve testo, brincando com as imagens e a produção final - as tampinhas finalizadas. O que ele me disse, então...

    Gostou tanto do presente, que me pediu licença para usar o texto e as imagens - frente e verso da tampinha - para ser a logo do blog que ele vai abria, dedicado à sua produção intelectual ou escritos em geral.

    Portanto, duas pessoas que tenho na mais altam estima, duas antigas amizades, me deixaram - inesperadamente - muito feliz. Ontem, o Tadeu, por decidir em adotar meu primeiro e humilde trabalho em 3D como logomarca; hoe, você Daniel, com esta surpresa, em dizer que vai utilizar o trecho de uma mensagem entre mim e você como logomarca, em igual modo.

    Você dois me concedem grande honra! Você, amigão, não sabe o "pedaço" que estou atravessando em minha vida no momento. Quero dizer que o reconhecimento de ambos em relação à minha produção é algo que pra mim vale ouro, mas não tão valioso como os laços de amizede que nos une.
    Que as imagens, as frases e textos frutifiquem no trabalho de ambos. Elas são de vocês
    Muito obrigado pela confiança e pela amizade de vocês.
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  8. Quem bom Bagli, assim como vc eu dou maior valor aos conselhos e dicas dos amigos pois eles nos ajudam a melhorar, quero que saiba que é esta a intenção, uma coisa feita de Brasileiro para Brasileiro "na forma de falar, sem discriminar os estrangeiros, claro". agradeço a vc e a todos que deram e estão dando o maior incentivo na minha caminhada. Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...