Tutorial - Criando brushes customizados no ZBrush 4R4




Olá amigos do site GFX Total, hoje vamos trabalhar a criação de brushes customizado ou "Preset Brushes" no Zbrush 4R4.

Antes de tudo devemos ressaltar que este tutorial pode ser acompanhado em QUALQUER VERSÃO DO ZBRUSH.

A criação de Brushes é um assunto complicado porém não há como fugir deste tema quando pensamos em criação de objetos detalhistas.

A partir de criação de novos brushes e alphas podemos chegar um um resultado satisfatório e em seguida guarda-lo criando assim um "Custom Brush" ou brushe customizado.





Os brushes agilizam muito no trabalho em esculturas 3D, desde a criação de pequenas peças que possuam detalhes como rachaduras, pequenos vãos, recortes, até a criação de grandes modelos de qualquer espécie, sejam eles mecânicos ou orgânicos.


Este tutorial é avançado e exige um conhecimento básico a intermediário sobre a ferramenta, caso seja iniciante é aconselhável que veja outras publicações anteriores ou poderá se perder em um mundo de dúvidas.


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Tutorial - Criando Brushes customizados no Zbrush 4R4


 
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10 comentários:

  1. Parceiro Daniel, boa tarde,

    Cara, você exemplificou a feitura ou criação de brush, exatamente com um exemplo de forma que adoro: chapadas, espatuladas, cortadas; como se fossem formas cubistas no ZBrush, entende?

    Acho demais esta possibilidade no ZBrush de criar e dar o seu próprio tom aos teus brushes.

    Muitíssimo bem explicado e resta dúvida, bastante o mais importante, irmão: prática, muita atividade prática para se tornar uma saudável e criativa rotina neste programa que é complexo, mas por ser tão lúdico, aproxima todos - embora sua UI seja tão ampla que o torne, ao mesmo tempo, altamente complexo.

    Daniel: GRANDE microaula. Claro, sucinto, ficou realmente excelente.

    Volto a dizer... "imagino o que será o Brazilian Way - ZBrush". Caraca!

    Abraços, irmão,

    Baglione

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    1. Ah, no meu comentário acima, quis dizer... "que não resta campo para dúvida, tamanha a transparência e paciência chino-baiana que você tem em explicar.

      ÓTIMO!!!
      Abraços,

      Bagli

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    2. Certamente irmão, quando crio este tipo de aula fico preocupado com a chuva de perguntas que surgirão na caixa de mensagens (-Como faço o brush? -Como você fez aquele movimento? Onde consigo este programa? ...).
      Em breve nascerá o Brazilian way sobre o Zbrush e certamente responderá a todas estas dúvidas da maneira que deveria ser "Desde o principio", mas enquanto isto estarei publicando estas rápidas micro-aulas para preparar a galera para algo bem maior.

      Acredita que até hoje eu me espanto com o zbrush, ele é o tipo de programa que quanto mais você aprende mais você percebe que ainda não sabe quase nada. Descobri muitas novidade na versão 4R4 que me deixaram com dor de cabeça mas ao mesmo tempo feliz.

      Estou me debruçando sobre os estudos e sei que em breve o Brazilian way será conhecido em alguns cantos do Brasil e você contribuiu para isto.

      Abraço amigão.

      Daniel leles

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    3. Quanto ao "não resta", sim, eu entendi perfeitamente.
      Abraço

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  2. Logo que eu for no Centro com a minha mãe resolver umas coisas, começarei a fazer aquela "parada", lembra? Sem compromisso, vou perguntando e checando a possibilidade nos lugares que julgo afim...

    Pode contar comigo sempre, irmão!

    Embora você muitas vezes não explique algo, você - consciente ou inconscientemente - "subexplica", sabia? Hoje mesmo, numa passagem no Brazilian Way, você fez um movimento que dancei... Mas pensei: "O Daniel não tá fazendo speed, se voltou sei que vou encontrar a resposta". Bingo!

    Terei que ver esta nova produção do selo Brazilian Way, mas já estou quase arriscando que você explica o ZBrush com superioridade ao 3ds Max, embora eu considero o seu nível de trabalho com o Max de perito-certificado.

    Adorei muito esta microaula, Daniel.

    Outra coisa fabulosa... Quando você faz um brush e o respectivo alfa, você está marcando a malha ou sua criação através de um pensamento que tomou forma de um carimbo ou grife digital, deu pra entender? O pensamento virou marca! Vou pensar mais a respeito.

    Vou, agora, retornar ao Brazilian Way "Interiores", pois estou estudando ele na ordem: iniciando pelo DVD1.

    Cara tá demais, viu? Gostei muito do detalhe dos selos no DVD, onde você teve a preocupação de estiliza-los com o objetivo final de cada volume.

    Parabéns, mesmo!
    Abraços,

    Baglione

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  3. Daniel tamo de volta!! desculpa o sumisso é que aconteceu um problema na minha antiga conta, mas nós estamos ae de volta e com tudo. Grande abraço e até mais. valeu!

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  4. Adorei essa video aula, tenho uma pergunta, seria possível criar um brush com o formato de olhos, assim como de nariz, orelhas e boca para deixar a criação dos mesmos de forma mais dinâmica a partir do momento que fosse necessário faze-los no modelo?

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    Respostas
    1. Olá Hasiel, sim, já existe esse brush nos Zbrush mais atuais. Chamado de MeshInsert é possiel inserir orelha, nariz, boca, etc...

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    2. Muito interessante isso, na sua opinião é valido a utilização desse brush? Ah e obrigado pela a atenção que sempre tem dado :)

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    3. Sim Hasiel, é válido, porém temos que saber modelar pois um Designer é aquele que cria.
      Abraço e bons estudos.

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