Configuração de reflexo realista no 3Ds Max



O tema reflexo, embora possua uma grande importância na obtenção de um render realista, é pouco comentado, tanto em vídeos quanto em assuntos na rede.
Em função disto foi criado este tutorial, embora simples, sua utilização é essencial em projetos com peças, objetos, cenários e até mesmo na iluminação.





Vamos utilizar uma imagem panorâmica HDRI para criar o efeito environment (imagem ao redor) deixando assim os objetos mais próximos do real de reflexos fisicamente corretos.







Para este tutorial foram criados alguns modelos utilizando loft, o modificador Lathe, A primitiva Sphere e também alguns shapes como o Arc e o Star.

Ao final podemos reparar que a união de alguns tutoriais recentes juntamente com o reflexo HDRI, podemos criar uma composição muito boa em detalhes.



Faça o download dos arquivos utilizados no tutorial
Ajude a divulgar nossos tutoriais, interaja em nossa Rede Social, clique em gostei "Like" e comente, desta forma estará contribuindo da melhor maneira possível.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tutorial - Configuração de reflexo realista no 3Ds Max


Se gostou e deseja retribuir a ajuda além de receber mais tutoriais como este, inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube, avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3 comentários:

  1. Curso do meu amigo Daniel Leles
    ================
    Daniel, amigão, acabei de receber a boa nova a respeito dos seus mais novos e desafiadores trabalhos na área de ensino: os três volumes DVDs de Criação de Cenário Realista, agora com a marca
    que muito nos orgulha.., o "Brazilian Way".

    Não é ufanismo barato porque você tem o dom - já disse e vou repetir - de explicar as coisas mais complexas, tornando-as algo próximo e muito mais viável. Consegue, do mesmo modo, mostrar que o mais simples guarda complexidades muitas vezes não percebida até pelos mais experientes profissionais.

    O Brazilian Way é, pelo que noto, um curso de grande alcançe técnico e artístico na área de 3D já produzido em nosso país. É, também, uma proposta de muito fôlego, onde você está colocando, ao alcance de todos os interessados, a sua vasta experiência como modelador no 3ds Max e designer de talento e grande sensibilidade.

    Estou muuuito, mas muuuito orgulhoso de você, sua luta e da Amizede por você. Me orgulho bastante de ter um amigo que está construindo um "império". Isso! Tá "rinu"? Sim, um império particular à custa de muito estudo, pesquisa e suor. Se por um lado temos um país que é vergonhosamente administrado por marginais e bandidos fundamentalistas, há homens de grande quilate como você que sabem o quanto é importante a educação e o ensino.

    Tô muito emocionado e feliz com este novo e desafiador projeto, irmão!

    Com muito orgulho e alegria, te parabenizo, Daniel!!!

    Abraços do seu amigo carioca, Baglione.

    Fiquem com Deus,


    P.S.: Depois escreve uma hipótese de visão mercadológico exclusivamente para esta sua nova fase como produtor didático em 3D. Aguarde.

    ResponderExcluir
  2. Parceiro Daniel, boa noite,

    Quero começar dizendo que modelagem não satura de jeito algum - pelo menos aos meus olhos, jamais! Discordo frontalmente! Embora concorde totalmente que há temas vitais como este que reporta-se à prática e à muita vivência com o Mental Ray.

    Adorei porque você toca, mesmo que rapdinho, na diferença que há entre o "environment" padrão do Max e, por exemplo, o de uma imagem HDRI. O objeto recebe luz e, também, reflete esta de volta para o mesmo environment e para toda a cena e sua composição - objetos. Acho que tudo se resumo a esta importantíssima questão de luz, sua emissão, intensidade e reflexo.

    Pode ser básico, mas para mim que estou começando nos estudos e na pesquisa de renderização com MR, perceber este detalhe foi o maior ganho, irmão.

    Daniel, tua explicação é tão fluente que tenho certeza que se a mesma microaula fosse lecionada em aramáico, você atingiria o mesmo êxito, com toda a clareza e fluência com que faz em nossa língua. Impressioante a clareza. Mas dá pra notar que há muuuuuuuuuuuito detalhes, detalhes mínimos nos paineis do MR que fazem toda a diferença - mesmo que sejam mudanças mínimas -, pois é este mínimo que modifica muito - tanto para melhorar como para piorar o trabalho ou projeto.

    SUPER, Daniel!!!

    Muuuito obrigado pelos ensinamentos e pela excelente microaula que foi sintética, mas nem por isso deixou de ser profunda.
    Abraços,

    Bagli

    P.S.: Assisti ontem, tarde da noite, umas duas vezes, mas fiz questão de ver o tutorial novamente, pois está ótimo.

    ResponderExcluir
  3. Os arquivos não estão disponiveis.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...