Tutorial - Efeito caustico no 3Ds Max (Caustics)



Olá amigos do site GFX Total, hoje vamos aprender como é criado um dos efeitos mas bonitos relativos a iluminação no 3Ds Max e também à como e onde aplicar este efeito.

Com poucos tutoriais disponíveis na internet torna-se complicado a entendimento sobre a função caustics por isso resolvi publicar este tutorial exclarecendo as dúvidas mais comuns relativas a este efeito.

O caustic ou efeito de refração da luz pode ser criado apartir de uma iluminação quase nula na cena, esta iluminação e dedicada a geração de caustico no objeto, neste seguimento vamos aprender exatamente como configurar a luz e também o modo do mentalRay para gerar este resultado abaixo:



O ambiente ideal para criação de caustico seria um ambiente fechado e material escuro, isso deixará o efeito mais evidente na cena. Obviamente podemos usar um ambiente aberto como por exemplo um plane porém o tempo de render terá um razoável aumento devido ao calculo e processamento de uma cena aberta.

Faça o download da imagem HDRI usada no tutorial.
 


Ajude a divulgar nossos tutoriais, interaja em nossa Rede Social, clique em gostei "Like" e comente, desta forma estará contribuindo da melhor maneira possível.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Tutorial - Efeito caustico no 3Ds Max (Caustics) 
 
 
 
Se gostou e deseja retribuir a ajuda além de receber mais tutoriais como este, inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube, avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

5 comentários:

  1. Prezadíssimo Daniel, boa noite,

    Incrível como você conseguiu transmitir um conteúdo tão complexo com absoluta tranquilidade e clareza. Fácil? A princípio, não é mole, pois remete, é claro, há muita observação e vivência com o renderizador e, também, com a iluminação.

    A minha maior tesão, para deixar bem evidente para você o meu drama no acompanhamento da lição, Daniel, diz respeito ao... "aonde modificar para se atingir o objetivo", na relação direta e bem equacionada entre renderizador e luz.

    Você sabe direitinho onde ir, entende? Como gosto de dizer... "buscar a solucionática" não é mole. Você já sabe, por experiência e muito prática. Acho que este seria um dos pontos nevrálgicos do aluno que está começando como eu, Daniel.

    Por exemplo, lá.., em torno do TC 21:08mim, você utiliza a Omni Light, com a intenção de alcançar os dois objeitos da cena, né? Imediatamente, você faz uma rápida verificação da "área", do Neas Atenuation.

    Para ser mais claro ainda, Daniel: Acho que está me faltando, naturalmente é, além da prática, um método de estudo do MR. Me corriga caso esteja equivocada, ok? Mas é a percepção que tenho.

    Quanto ao Brazilian Way "Interiores", vou fazer todos comentários lá, tudo bem? Queria ter concluído hoje o primeiro volume, mas tive muitos contratempos e questões de casa para fazer e não deu, mas vou ver se amanhã concluo, senão tudo, pelo menos quase tudo. Em seguida, deixo meu comentário lá.

    No entanto, até o título quatro, está indo tudo bem e a percepção do conteúdo está sendo de grande valia. Não estou praticando ainda, pois quero assistir ele todinho, para depois, quando for rever, ir fazendo e experimentando. Está simplesmente EXCELENTE, Daniel!!!

    Este tutorial deve ser classificado como uma referência em relação aos estudos em Mental Ray no GFX Total.

    Parabéns, irmão.
    Abraços,

    Baglione

    ResponderExcluir
  2. Amigão Daniel, boa noite,

    Esqueci de comentar o belíssim render dos dois anéis, ao final do tutorial. Imagino com tempo como ficaria esta renderização - caraca!

    O que mais me encanta neste tutorial é a busca do equilíbrio entre o efeito cáustico e a luz emitida na cena. É, sem dúvida, uma relação não só de equidade, mas uma busca estética de adequação.

    Fantástico, Daniel. Suuuuuuuuuuper!
    Abraços,

    Baglione

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá novamente Bagli
      Havia esquecido de citar outra coisa:

      Aproximadamente no TC 25:23 eu crio a aliança e aplico um material Cooper que gera um erro de log., ele acontece porquê o material não possuía reflexo o suficiente para gerar caustico, mas tenho certeza que a maioria dos alunos vão ser curiosos e vão tentar resolver pois perceberão que o erro acontece logo após a aplicação do material, com isso vão deduzir que o erro tem que ser corrigido no material, não é?

      Abraço amigão

      Daniel Leles - GFX Total

      Excluir
    2. Daniel, boa tarde,

      Intuição não tem lógico, mas se tem... é de um outro tipo.

      Quando você adicionou o material Copper, imediatamente fiquei preocupado, pois passou a ser uma dúvida antecipada porque fiz uma conclusão errada de procedimentou ou colocação de material.

      Eu achei que estava fora do padrão! Mas até aí, nada, pois você pode optar ou adequar qualquer material. Errei por uma lado, mas o erro surgiu logo em seguida. Portanto, a minha observação foi totalmente fora de lógica, mas quando surgiu o erro, vi que deveria dar atenção a este processo que você matou na hora, sem maiores problemas.

      Cara, deixa eu comer mais feijão com arroz e farinha, ok? Ainda fico puto por não ter esta cancha de percepção, mas a tua correção online foi categórica; acompanhei tudo, além de rever inúmeras vezes.

      Sim, eu sabia que o erro estava no material, mas, devido a inexperiência, não sabia "como corrigir".

      Como disse, a sua correção foi categórica.
      Abraços,

      Baglione

      Excluir
  3. Certamente Baglione, tomei todos os devidos cuidados para passar a experiência sem causar confusão na cabeça do aluno e pela sua síntese corretíssima percebo que consegui alcançar.

    Já vi muitos e muitos e muitos tutoriais na internet explicando de forma diferente onde os autores iluminam a cena e geram caustico na mesma luz, embora sobre meu ponto de vista acho errado, talvez eles tenham outra percepção ou aprenderam todos com o mesmo instrutor.

    Como você pode perceber no TC 21:08 eu utilizo a Ommi para criar o efeito caustico nos dois objetos, porém o tempo de render é maior (observe na guia abaixo do lado esq. Temp.=01:29) isso nos mostra que se criar uma luz dedicada e para cada efeito o tempo será economizado e o resultado final será exatamente o mesmo.

    Bom amigo, tenho que descansar pois amanhã será um novo dia.
    Abraço e bons estudos.

    Daniel Leles - GFX Total

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...