Olá a todos,
Sejam bem vindo a mais um tutorial especial aqui no site GFX Total.
Hoje vamos criar um modelo de vergalhão 3D utilizando nossos amigos Shapes e também alguns modificadores e técnicas especiais.
Vamos aprender como é feita uma composição utilizando camadas de texturas e mascaras no próprio 3Ds Max.
Este recurso de composição é muito útil para quem não possui habilidades no PS tornando fácil a criação de camadas de texturas e Mascaras. Ainda neste seguimento vamos configurar o Render utilizando iluminação básica de três pontos e HDRI.
Basicamente é isso, bom estudos a todos.
Faça o download dos arquivos clicando na imagem abaixo:
Ajude a divulgar nossos tutoriais, interaja em nossa Rede Social, clique em gostei "Like" e comente, desta forma estará contribuindo da melhor maneira possível.-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tutorial - Modelagem, Texturização por composição e Renderização - Vergalhões 3D - Parte 01
Tutorial - Modelagem, Texturização por composição e Renderização - Vergalhões 3D - Parte 02
Tutorial - Modelagem, Texturização por composição e Renderização - Vergalhões 3D - Parte 03
Se gostou e deseja retribuir a ajuda além de receber mais tutoriais como este, inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube, avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Prezadíssimo Daniel, Boa noite,
ResponderExcluirNovamente, uma microaula na acepção da palavra que preencheu, por completo, o objetivo nesta primeira parte. Não restou dúvida alguma nesta primeira microaula
Explicação, como sempre, tranquila e bastante fluente. Só fiquei um pouco confuso na hora de criar aquela pequena extrusão longitudinal, entende?, a que você movimentou os vertex e edges. Mas creio que vendo novamente, vou superar isso.
O resultado básico, até aqui, nesta primeira parte, ficou excelente e com todo o design estrutural do vergalhão. O vergalhão, irmão, já é!
EXCELENTE microaula!!!
Muito obrigado, Daniel. Parabéns.
Abraços,
Bagli
P.S.: Depois, como sempre, comento a conclusão.
Ok Bagli, estarei aguardando seu comentário de aluno atento.
ExcluirAbração e ótimo final de domingo.
Daniel
Cara, olha..., né brinquedo, não! Traduzindo: não achei fácil, não. Terei que ver tudo com muito atenção, com absoluta atenção. Nada a ver com sua explicação que sempre é cristalina. É que ainda não tenho esta musculatura para pegar de imediato um tema tão crítico e importante como este.
ResponderExcluirVamos fazer o seguinte... Vou rever tudo novamente, pois quero assimilar, fixar da melhor forma possível, aí retorno para dar um novo ponto de vista, mas sei que é uma questão de tempo, ambientação e mais estudo.
Coisa boa: é cativamente ver que podemos fazer muito - e mais - dentro do próprio Max, sem ter que recorrer a programas externos. O que me espantou um pouco foi as inúmeras alternativas e diversidades de opções a serem ajustadas e adequadas à cena e todos seus objetos. É fascinante o quanto um mínimo alterado no Mental Ray, afeta e faz diferença na cena. Isso encanta!
Tudo absolutamente amarrado: texturização e mapeamento; o MR é o recheio que une, o rejunte dos azulejos - desculpe se foi pouco sutil, rs, mas é assim que me parece o papel e atuação do MR neste processo de ajustes.
VOU ASSISTIR TUDO NOVAMENTE, irmão! kkkkk
Mas tá show, sim, Daniel. Quem ver, vai compreender a versatilidade do Max.
MEUS PARABÉNS!
Abraços,
Bagli
Amigão Daniel, boa tarde,
ResponderExcluirOi nòix aqui travêis! rs...
Ve detidamente inúmeras vezes, "inu i voltanu", avançando e retornando - até perdi o número de vezes. No entanto, valeu à pena, cara.
Como disse no comentário que postei no meu Face, não é o fim do mundo, mas não é molinho, mamãozinho da silva. Olhando você trabalhar, vejo que entra uma grande prática e, com isso, uma grande vantagem de quem já experimento e observou com atenção. A facilidade com que você trafega no processo de "gradação e otimização" no processo de renderização, chega a ser irritante - kkkkk. Porra, você faz e resolve o troço todo na hora!
Percebi que nesta gradação e otimização do render, entre muito, é claro, o bom senso e, também, o gosto ou percepção de quem cria.
Falando grosseiramente, do ponto de vista das camadas ou layers, este Composite faz uma manipulação semelhante ao Photoshop, Daniel.
O entendimento, portanto, ficou bem melhor, mas sei um nível mais avançado e evoluído de trabalho com render, se dá ao custo de muito estudo e prática, de estrada. Como gosto de dizer... "a tartaruga em muito feijão para comer, antes de mergulhos mais profundo".
Mas a compreensão melhorou bem, desde a primeira observação da microaula, ok?
Vamos à conclusão!
Este conjunto de microaulas são importante no acervo do GFX Total, pois, a meu ver, estão no nível de referência aos estudantes que buscaram o tema para pesquisa e estudo.
Parabéns e super abração!
Bagli
Daniel, boa noite,
ResponderExcluirOlha, considero a parte mais difícil e complexa de todas as três microaulas. Entendi, acompanhei, mas a dificuldade é em relação ao mar de opções e caminhos a serem adotados, com o fim de gerar melhoria na cena.
Cara, vou ter que estudar muuuito, mas muuuito mesmo para pular este obstáculo, Daniel. Facinho não é de jeito algum, mas vou estudar pra caralho essa porra até dominá-la.
Fantástico seu dominío da cena, a partir do Mental Ray, bem como a percepção das soluções e aplicação das mesma. Aí é foda! Eu vejo e compreendo que há muito o que pesquisar, estudar. Tô raquítico nesta matéria, Daniel, tenho que admitir.
Embora eu tenha sentido uma certa dificuldade, sei que posso superar com o tempo e bastante estudo, pois acompanhei todo o tutorial na boa. O ponto nevrálgico é o MR ou a minha posição de recém iniciado, rs...
Considero esta microaula de nível média para cima, bem para cima.
Parabéns pelo grande tutorial produzido, Daniel. Fascinante a maneira tranquila como você trabalha e utiliza o MR.
Abraços,
Bagli
Fala aí Daniel. Seria legal se vc conseguisse uma aula dessas mas pra texturizar pêlos, por exemplo em um gato cartoon que é um animal simples e que tenha 2 cores de pêlo pra entender-se como chegar até um render legal e não muito complicado.
ResponderExcluirObrigado pela dica Marcelo, vou providênciar algo do tipo.
ExcluirAbraço e bons estudos.
Att:
Daniel Leles - GFX Total