Tutorial - Criação e manipulação básica de objetos no Zbrush




Olá amigos do site GFX Total, sejam bem vindos a mais um tutorial aqui no nosso espaço.

Hoje vamos aprender um pouco mais sobre esta ferramenta avançada muito utilizada na criação de filmes e games, o software Zbrush 4v4(versão mais atual).

Entendendo um pouco mais sobre objetos primitivos e Polymesh vamos navegar em algumas ferramentas e criar alterações simples com a utilização de Brushes, Alphas, Máscaras, deformadores, etc.



Trata-se de um tutorial de nível básico que visa apenas uma breve introdução para aqueles que estão começando mas ainda não sabem quase nada sobre este software.



Ajude a divulgar nossos tutoriais, interaja em nossa Rede Social, clique em gostei "Like" e comente, desta forma estará contribuindo da melhor maneira possível.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 

 
 
Tutorial - Criação e manipulação básica de objetos no Zbrush


 
 
Se gostou e deseja retribuir a ajuda além de receber mais tutoriais como este, inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube, avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

15 comentários:

  1. Boa tarde Daniel,
    Cara, não consigo encontrar o zbrush 4 (não sei qual é a versão mais recente) com crack, você poderia me dar uma dica de onde conseguir?
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Site CGPersia, lá você encontra bastante coisa além do Zbrush.

      Excluir
    2. Obrigado pela dica Daniel.
      Bom final de semana.

      Excluir
    3. Prezado Thiago, boa noite,

      A pedido do Daniel e seu, aí está a mais recente versão do ZBrush ou ZBrush 4R4.
      Link para baixar:

      http://www.embedupload.com/?d=1WNXJYCQLT

      Seu modo realmente é lento, sereno e gradativo. Um método que nos faz pensar; por isso, nalturalmente nos liberta à criação, em vez de nos aprisionar em modelos. Acho que este é um dos seus maiores méritos ao lecionar 3D.

      Daniel e Thiago, tenham um excelente final de semana, também.
      Abraços,

      Bagli

      Excluir
  2. Prezado Thiago, boa noite,

    Olha, eu tenho esta versão, ZBrush 4R4, com crack e rodando plenamento, com todas as funções habilitadas e plenas.

    Caso você queira, posso postar um link aqui, mas tenho certeza que o Daniel tem, também. Vou aguardar a melhor alternativa. Mas estou à disposição.
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Bagli, se puder me passar o link ficarei muito grato. Meu zbrush é antigo e tá dando problema já.
      Obrigado e bom final de semana para todos.

      Excluir
    2. Prezado thiago, bom dia,

      Já postei o link para você baixar a versão solicitada do ZBrush.

      Excelente domingo.
      Abração,

      Bagli

      Excluir
  3. Daniel, boa noite,

    Olha ficou ótimo e bastante enxuto, muito sucinto e, obviamente, carregado e informações. Eu que tô navengando no escuro ainda, sei que foi um batalhão de informações - todas básicas. Mas veja o quanto pode ser feito com um nível básico, né?

    Particularmente, o que achei mais imporante foi, lá pelo TC 12:00min, uma aplicação importante da máscara no ZBrush. Você mostra, embora seja rapidinho, a diferença entre uma máscara pura e a utilização de uma máscara, seguida de um Smooth. Na minha opinião de neófito, este tipo de máscar se adéqua muito bem em "zonas de transição", que foi o caso.

    Cara, tu explica ZBrush muito bem - já te disse. Eu ainda não afirmo, mas suspeito que até melhor que o próprio 3ds Max, sabia?

    O Zbrush, com percebo, é integralmente artístico, mais até do que outras ferramentas. A meu ver, a UI é complexa; leva algum tempo para se adaptar as inúmeras opções e, como você disse, até as possibilidades de criação dos próprios brushes, alfas, etc.

    Acho que você está adotando um excelente rumo na apresentação do ZBrush. Não tá assutando, mas dá pra perceber o quanto ele é simples, mas que dentro desta mesma simplicidade, há um campo de complexidade que vai surgindo de acordo com o gosto e tendência do modelador ou artista.

    SUPER PARABÉNS, irmão, tá ótimo!
    Abraço,

    Bagli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei, Daniel, que é uma questão de prática que ainda estou longe de ter, mas a modeladores que gostam de trabalhar com a malha em Low, não totalmente, mas Low, pois o cara acha que facilita na escutura. É estranho, mas você vendo é bastante interessante. Por outro lado, acho que didaticamente é mais seguro e proveitoso mostrar que por uma malha em High, os efeitos e modificações são mais... visíveis.

      Tenho INÚMERAS dúvidas, até quanto a salvar e guardar as Tools criadas, pois há os que sugerem guardar, reter em baixa para não carregar cena. Acho que esta questão entre modelagem e Tools em modo High ou Poly é de adequação; ou mesmo técnica, sei lá. Mas com o tempo estas dúvidas vão dando lugar a novas em função do interesse e do próprio progresso no software.

      Não sei o que você tem na cabeça, mas se uma pequena amostragem - básica - é assim, tão legal e bem lecionada, fico imaginando o que será um DVD ZBrush com a marca ou logo Brazilian Way.

      Abração, Daniel.

      Bagli

      Excluir
    2. Certamente Bagli, há muitas coisas que são mitos e outras verdades, tenho que entrar nestes assuntos aos pouco pois trata-se de um software fácil porém extenso, não sei se reparou mas eu tenho uma mania de mostrar os porquês das coisas.

      Talvez isso que diferencia na didatica, o modo simplificado e a exibição das funcionalidades ao mesmo tempo. Tenho certeza que o zbrush vai levantar um grande público. Tomara que o ânimo surja logo e bons profissionais de forma proporcional.

      Irmão, tenha um ótimo fim de sábado.

      Bons estudos, em breve terá bastante conteúdo para tratar.

      OBS: Você chegou a ver a solicitação do Thiago, se puder passa o link para download para ele pois estou um pouco apertado em atividades e minha net está lenta impossibilitando fica difidindo downloads com Uploads. Talvez se houvesse uma pequena pesquisa no titio gogo seria mais fácil, mas mesmo assim possuem alguma dificuldade. Que seja né irmão, vão seguir com nossa presteza. Abração.

      Excluir
  4. Ola Daniel, gosto muinto de seus tutoriais, o negocio e que eu não me adpatei ao 3dsmax então eu assisto suas aulas,de 3dsmax e Zbrush (que eu achei muinto mais complicado que o mudbox) e faço os exercicios no Maya e Mudbox.

    Parabens pela didática também você explica muito bem.

    Abraços

    www.robertarts.deviantart.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito dos seus tutoriais, comecei a mexer com o programa e tenho muitas dúvidas. Uma delas é que nas tentativas que fiz, após inserir um objeto, não consigo editá-lo, mesmo tendo clicado no botão de criar polymesh, ou então após inserir um segundo objeto não consigo editar um dos dois e também não sei como alternar entre eles, o objeto, em qualquer destas situações fica como se não estivesse ali, então eu tenho que recomeçar do zero. Ás vezes também clico no botão quick sketch e não consigo voltar ao normal, então reinicio tudo outra vez. Por fim como faço para criar dois objetos e tratá-los como um só?. Obrigado por ajudar pessoas iniciantes como eu, você está de parbéns..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Alex.
      O Zbrush é um dos programas mais difíceis de manusear justamente por isso. Nos confundimos muito os comandos até chegar ao ponto de recomeçar. Mas é assim mesmo, depois vai melhorando. Continue firme que aos poucos passará a entender melhor o software.
      Forte abraço e bons estudos.
      Att Daniel Leles - GFX Total

      Excluir
  6. Bom dia,
    Enquanto estou desenhando a resolução vai se perdendo automaticamente e não consigo voltar nem dividir alguém sabe me dizer o porquê.
    Mas se eu salvar e abrir de novo ele volta normal

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...