Tutorial - Configuração básica de referências na viewport do 3Ds Max



Hoje iremos aprender um pouco sobre configuração de imagens utilizadas como referência na Viewport do 3Ds Max.

Basicamente TODO projeto a ser criado necessita antes de um Blueprint que é o projeto em folha.
Uma pré criação do objeto ou personagem que dirá ao Designer Gráfico quais as dimensões desejadas, proporções e cores no caso de referências finais.


Atualmente temos disponíveis na internet centenas de Blueprints além de sites como o TheBlueprints que comercializam referências mais atualizadas e também disponibilizam gratuitamente muitas imagens de aeronaves, veículos, imóveis, cartoons, etc... (Basta criar um login e escolher seu BluePrint).


Embora o modelo utilizado no tutorial seja simples, esta configuração é utilizada em grandes projetos de personagens orgânicos e cenários 3D avançados.  Vale lembrar também que esta configuração pode ser usada em qualquer software 3D com pequenas diferenças no nome e local dos menus equivalentes.
Download da referência utilizada neste tutorial

Vídeo aula.


Áudio correto


Se gostou e deseja retribuir a ajuda e receber mais tutoriais como este inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

19 comentários:

  1. Daniel, boa noite,

    Que lindeza!!!!! Você sabe muito bem o meu nível de estudo no 3ds Max, claro. No entanto, já estou conseguindo acompanhar, sem problemas, suas microaulas.

    Na introdução, nos movimentos simples e elementares na viewport, você tocou em tópicos que eu tinha dúvida, pois nos tutorias eles são manipulados com rapidez em razão da própria necessidade constante de uso. Tive que entender e interpretar sozinho, pois não tinha certeza. Você citou todos eles e vi que estava fazendo o correto, cara. BRIGADÃO!

    Em relação ao tutorial como um todo, é um tema que sempre quis saber, pois já estou em vias de concluir os meus estudos introdutórios, para me iniciar em novos e mais avançados temas no 3ds Max. Cara, você conseguiu, como sempre, traduzir e explicar, sem maiores firulas, a introdução na manipulação, uso e configuração da "referência" na viewport. Não deixa dúvida alguma! Só uma saudável crítica e sugestão: logo que for possível, fale mais do assunto!, pois é uma ferramente fundamental para modelagem.

    Logo que terminar esta parte, Daniel, vou ingressar num trabalho que tenho todo dedicado a modelagem. Portanto, sua microaula veio com um bálsamo e incentivo a mais para mim.

    SUPER PARABÉNS, Daniel, e muito obrigado por mais uma excelente microaula que vale muito mais do que horas e horas num curso massante e chato.

    Estou com um colega e colaborador: você DEVE - imperativamente - fazer um DVD exclusivamente dedicado ao 3ds Max de alfa a ômega. Quer saber de uma coisa? Conheço os tutoriais que há no mercado nos mais diversos idiomas e afirmo, sem rasgação de seda ou dedos: TENHO ABSOLUTA CERTEZA QUE VOCÊ ENTRARÁ PARA A HISTÓRIA, AQUI NA TERRINHA, POR TER CRIADO O PRIMEIRO TUTORIAL NACIONAL QUE NÃO "DEIXA' NADA A DESEJAR EM RELAÇÃO AOS GRANDE TUTORIAIS ESTRANGEIROS - e faço questão de usar o verbo presente, e não no futuro, viu?

    Afirmo isso porque sei que você preza, além do conteúdo didático, também pela qualidade e resultado estético final do produto.

    Parabéns.
    Obrigado,

    Bagli

    ResponderExcluir
  2. Daniel, eu me cadastrei, mas nunca recebo, no meu e-mail, as atualizações, pois assim fica mais fácil de acompanhar e agendar o estudo.

    Vou, diariamente, acompanhar todas as suas microaulas. Só que vou vê-las desde o início. Acho que vai ser bastante produtivo. Vejo e estudo uma atualização e, também, uma antiga.
    Já repliquei no meu Face.

    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  3. O Bagli, ficou extremamente lisonjeado e sem graça, faço apenas um pequena porção com muita boa vontade e amor. Tenha certeza que a minha motivação vem de pessoas como vc que de certa forma fazem parte da nossa historia.
    Embora compreendo que as vídeo aulas são boas, no fundo gostaria de fazer melhor mas como vc deve saber, tenho batalhado bastante por trabalhar o dia inteiro e chegar a noite largar tudo para fazer estas micro aulas tem sido cansativo, confesso que muitas foram feitas de madrugada por falta de tempo e como vc com certeza já deve ter percebido, por causa de sono misturado com cansaço acabo trocando as palavras. Tenho sim, planos de criar DVDs de vídeo aulas de 3Ds Max e ZBrush do básico ao avançado mas em quase todas vídeo aulas eu falo sobre "um passo de cada vez" e não posso fazer diferente. Tenho que terminar meu contrato na empresa onde trabalho como Web Designer e dedicar única e exclusivamente ao Designer Gráfico criando DVDs para manter o site e também continua avançando gradativamente no tutos. Só tenho a agradecer a você e todos que me dão o maior apoio. Um grande abraço amigão. Vlw...

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Daniel

    Suas aulas tem me ajudado muito. Parabéns pelo seu trabalho bastante elucidativo, realmente vc tem ajudado as pessoas que não dipõe de dinheiro para pagar pelo curso, como eu. Concordo com o colega acima vc deveria lançar um DVD com as aulas. Gostaria, se possível, que você disponibilizasse para download, o trabalho excelente que vc fez com o controle do Super Nintendo, fiquei muito interessado em saber a forma em que fora feita a modelagem, estou tendo bastante dificuldade na tentativa de modela-lo. Mais uma vez parabéns e obrigado!

    ResponderExcluir
  5. unTroglodita disse toda verdade, repito tudo que ele disse sem tirar uma vrigula... voce é FERA Daniel, vejo que voce é um talento nato, parece que quando tava na barriga da mamae ja mexia no 3DS MAX rsrsrs, fico de boca aberta quando vejo suas aulas em ver a tamanha facilidade que voce tem em manipular essa fantastica ferramenta... E CONCORDO COM A GALERA lança um dvd de curso nessa area de 3d que concerteza voce será um destaque nacional e quem sabe internacional.. Se dpeender de mim vai sim e de muita galera aqui como ja pude perceber. abraços amigo e que DEUS SEMPRE TE ABENÇOE!!!!

    ResponderExcluir
  6. grande professor daniel, você ta sempre de parabéns pelos tutorial que faz
    mais uma vez uma nota dez..fica com deus

    ResponderExcluir
  7. Viu, Daneiel? A galera não somente sabe: sente! Tô aqui me virando sozinho, a duras penas, mas avançando. Devo boa parte deste progresso à sua paciência e à sua dedicação ao magistério.

    Se você me permite, assuma que o seu trabalho é MAGISTÉRIO - e dos grandes!

    Dou mais valor ainda quando sei - e nem precisava dizer - que você faz tudo isso não somente com carinho, mas, na maioria das vezes, cansado pelo trabalho duro, mas nem por isso se deixa vencer. Tudo isso é ouro para nós, Daniel.

    Somente agora estou podendo sentar para estudar com calma. No momento, estou estudando todo um capítulo dedicado à "Luz e Câmera". Daí o motivo de eu ter adorado o tutorial "Introdução básica aos renderizadores do 3ds Max". Ainda não comentei, mas logo, logo, deixo meu comentário neste também.

    Você está conseguindo aliar, equilibradamente, o conteúdo didático com a qualidade estética - coisa não muito observado, a meu ver, nos tutorias que assisto na terrinha nossa. Os tutoriais estrangeiros são casca grossa, f..., muito bem feito. São melhores que os seus? Não! Até porque, no momento, sua proposta é outra, mas é por isso que acho, com absoluta certeza, que no dia em que você enveredar por esta senda...Sai de baixo, irmão! Vai esculachar até com estes grandes tutoriais estrangeiros, não tenho a menor dúvidas, pois você sabe o nosso "jeito", "brazilian way" de estudar e ensinar - principalmente.

    Em sua maioria, somos gente afetuosa e necessitamos de informações e conhecimento passados, Daniel, do seu "jeito".

    Sei o que é um bom professor de cara. E não erro! Você está bem acima desta média, cara.

    Tenho muito orgulho de ser um estudante de sua turma!!!!!
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Bagli, é com grande satisfação que me disponho a ajudar, só fazendo uma breve resenha do que vc disse, meu primeiro tutorial foi postado num site chamado 3D1 a mais ou menos um ano, o modelo que era uma garrafa térmica que foi viral.

    No dia seguinte estava recebendo dezenas de emails e confesso que fiquei um tanto assustado mas segurei a onda, me lembro que ao logar no site 3d1 a primeira mensagem que vi foi [Muito massa Daniel! Parabéns camarada! O tut é tão bom que deu no maxunderground! :)] a partir dai que começei a fazer micro tutoriais e peço todos que tem condição que também façam, não existe sensação melhor que poder ajudar e ter retorno, não financeiro que está sendo minha realidade, mas o retorno moral como vc e vários outros amigos e até vizinhos que me descobriram entre as ondas da internet, estão demosntrando. Espero que em breve tú seja o cara no 3Ds Max e claro, lembre-se de ajudar ao próximo. Vou tirar um tempo para fazer mais algum tutorial. Um grande abraço amigão.

    Não sei se vc conhece, caso não está aqui o link. http://vimeo.com/14844798

    ResponderExcluir
  9. Já ia me esquecendo Bagli, eu era mais timido na época deste tutorial mas o conteúdo quebra um galho, até mais...

    ResponderExcluir
  10. Eu conheço esse tutorial rsrsrs, quando vi ele pela primeira vez antes de ver a aula toda voce dizendo que ia modelar aquela garrafa eu pensei... cara como é que esse cara vai fazer essas curvaturas dessa garrafa. mais depois que terminei de asitir vi que é muito simples, mais pra mim na epoca nossa era um desafio descobrir.. mais graças a voce daniel 3ds max não é um bicho de 7 cabeças como muitos falam, isso graças a voce... E CONCERTEZA, vou aprender mais ainda... abraços DANIEL. E SUCESSO CARA VOCE MERECE.!!!!

    ResponderExcluir
  11. Daniel e demais colegas, boa tarde,

    Fiquei maravilhado com este tuturial, Daniel. Gostei bastante, mas tive um problema para acompanhar: ele está sem áudio. É assim mesmo? Gostaria de estudar ele detalhadamente. Cheguei a pensar que seria uma microaula no estilo "speed", como fazem muitos instrutores em seus tutoriais.

    Por favor, se você tiver alguma versão com áudio, não deixe de me enviar o link, pois pelo que vi (pois não escutei, rs...) é um estudo de muita valia para mim, Daniel.

    Grato, muito grato, mesmo, pelas palavras de incentivo! Sei que você não aprendeu o que sabes, simplesmente "secando gelo". Tudo isso é muito fruto de dedicação e persistência contínua. Portanto, seu exemplo já é caminho para nossa trilha, cara.
    Abração,

    P.S.: Depois mande uma avaliação do Bíblia no Face.

    ResponderExcluir
  12. O meu amigo Bagli, desculpe, realmente, deve ter sido na hora da edição do vídeo, mas pode ficar tranquilo que darei um jeito hoje mesmo. Obrigado por sinalizar!

    ResponderExcluir
  13. É claro, irmão, que voltei para revisitar este tutorial, também, pois é uma excelente fonte para eu tirar as minhas dúvidas. Portanto, vou revisitá-lo, para em seguida te enviar novo comentário sobre minha dúvida.
    Aguarde

    Bagli

    ResponderExcluir
  14. Bem..., voltei! rs...

    Cara, leva mal não, viu?, mas tááááááááááááááááááá um arraso! Acho que até em virtude do seu estágio mais adiantado no 3ds Max, isso possa parecer um pouco estranho, achar este tuto demais. Não é à toa! Você conseguiu, com uma singeleza, com a sua peculiar simplicidade, Daniel, expor a questão ou problema da "referência em modelagem" de uma forma sintética, corretíssima e sem complicação; ou como diria um faxineiro que tinha aqui no meu edifício há muuuuitos anos, "sem incompricação", entendeu?

    É um pecado, apenas, ele estar em baixa resolução, assim como a microaula porreta do "pneu".

    A forma como você explicou as "config" da referência é tão boa que eu já marquei visualmente somente com uma olhada no tutorial, sabia?

    Portanto, vou ser chato: "ESTE TUTORIAL MERCE UMA NOVA ROUPAGEM, SIM, MEU CARO". Pode estar certo que todo estudante que tiver dúvidas a respeito deste tema tão fundamental na modelagem, certamente ao olhá-lo e estudá-lo, terá a mesma resolvida.

    Este tutorial é especial, Daniel! Um modelo ou formato exemplar!!!!!
    GOSTEI DEMAIS, porque explicou tudo com absoluta precisão e simplicidade, com já citei.

    Minha sugestão, portanto, faço questão de repetir: "pense com carinho nesta ideia e, logo que puder, publique um outro, no mesmo formato, porém com integrando referência e modelagem do início ao fim, não precisa ser um objeto complexo, pois o mais importante aí foi o objetivo que você alcançou que foi FANTÁSTICO e muitíssimo bem idealizado. Cara, o tutorial que eu estudo o professor faz um rola da porra. Mas tenho certeza que depois do seu, vou passar por entendê-lo muito melhor.

    MAESTRO!!!!!
    Grande abraço,

    Bagli

    ResponderExcluir
  15. Olá amigo Bagli, obrigado mais uma vez por seus elogios, sinteses e sugestões sobre o tutorial. Quanto a resolução, realmente, pequei ao postar em baixa resolução, na verdade foi uma confusão pois sempre quardo as vídeos aulas em tamanhos menores para não ocupar todo HD e posto as que possuem a resolução maior. Acabei fazendo ao contrário mas como você mesmo disse, deu para entender o conteúdo e em breve farei outros conforme sua sugestão.

    Vou atender um amigo que já está na fila há algum tempo mais pode aguardar que os próximos serão avançados e completos. Até logo amigão.

    ResponderExcluir
  16. É que realmente tá muito boa, para ter uma qualidade de imagem que não se equipara ao grande conteúdo fraternamente compartilhado por você, Daniel. Não deixe de fazer, pois só vai enriquecer o teu (o nosso, pois todos se beneficiam!) acervo de microaulas. COMPENSA!!!!!

    Vou aguardar, então, amigo. Amanhã verei o tijolo, pois embora simples é de uma utilidade tão grande quanto o do tijolo em si. rs...
    Abração,

    Bagli

    ResponderExcluir
  17. Daniel, boa noite,

    Cara, voltei para onde tinha parado, mas agora para caminhar e ir longe. Sei que é coisa simples, mas não sei usar - ainda.

    Vou estudar este seu tuto, também, juntamente com outros e aprender, pois tenho muitas ideias, ideias não me faltam. Por isso que é importante aprender a modelagem com referência, bem como a sua configuração correta, desde as imagens no Photoshop até os ajustes no respectivo painel do Max.

    Brigadão, irmão!
    Abraço fraterno,

    Bagli

    P.S.: Tá pensando que eu esqueci das poltronas?

    ResponderExcluir
  18. Olá Daniel Tudo jóia? Estou com um problema aqui quebrando a cabeça para arrumar, mas não consigo. Minhas imagens de referência aparecem todas pixeladas numa qualidade muito ruim. Já tentei configurar o driver e tal mas não funciona :/ Não sei o que fazer.... Tem alguma outra configuração que posso alterar para melhorar a imagem de referência? Muito obrigada!! :]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiza, o problema da pixelização está relacionado a placa de vídeo quando este erro acontece na viewport. Quando acontece no render, o problema está no mapeamento.

      A única forma que conheço é através do menu Preferences>Viewport>ConfigDriver e marcar as opções de antialising e resolução maior possível para mapas bitmaps(256 - 512 - 1024).

      90% dos casos o problema está na placa de vídeo, para rodar bem o 3Ds Max é necessário uma placa com o mínimo de 256 bits e 1GB de RAM.

      Espero que consiga. Um forte abraço e bons estudos
      Att:
      Daniel Leles - GFX Total

      Excluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...