Tutorial - Mapeamento de objetos orgânicos no 3Ds Max



Tutorial de mapeamento.

O que é mapeamento?
Mapeamento, como a própria nomeclatura diz, é o processo de mapear/adicionar um mapa a malha de algum objeto, como uma referência de localização, o mapeamento nos dá a possibilidade de controlar a textura que será projetada sobre qualquer objeto.


Vamos utilizar o modificador UnwrapperUVW para editar o mapa do objeto e conseqüentemente obter total controle sobre o mesmo. Lembrando que há diversas forma de se fazer mapeamento, neste tutorial vamos mapear utilizando a ferramenta PELT que é voltada para objetos orgânicos, ou seja, não possuem uma forma geométrica definida(Quadrado, Circular, retangular, etc.)
Resultado final:



Baixe os arquivos utilizados neste tutorial

Vídeo tutorial


Fica registrada então mais esta vídeo aula, espero que possam entender o processo e a partir daqui, o ponto inicial de mapeamento e um grande abraço a todos...

Se gostou e deseja retribuir a ajuda e receber mais tutoriais como este inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

23 comentários:

  1. Daniel, excelente muito bom, mais Daniel concerteza voce ja sabe que na versão 2012 do 3ds max UnwrapperUVW veio com uma cara nova, e me parece que com novas ferramenta. Seria possivel, nao sei e claro voce fazer um tutorial nessa nova versão, pois utilizo a versão 2012. E se voce acha que nessa nova versão a Autodesk deu uma melhorada ou pra voce continua a mesma coisa em relação a mapeamento de outras versões porque ate a versão 2011 me parece que o UnwrapperUVW é o mesmo so na versão 2012 deu uma modificada. Abraços amigo!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvio, sim já experimentei o UVWMapping da versão 2012, só que como na época que eu testei o 2012 ainda estava bem recente, ocorria vários bugs, aquardei até o lançamento das correções(Hotfix) mas como demorou acabei voltando para o meu querido 2010 que numca travou e possui todos os plugins que necessito (Rayfire, FumeFX, Dreamscape, Krakatoa, etc) mas nem sei se já foram lançados para o 2012. Voltando ao mapeamento do 2012, ele tem uma novidade que é um controlador que funciona como o (soft Selection) vc seleciona um ponto e quando move todo o mapa se move também acompanhando suavemente, mas sinceramente, pra mim não fez nehuma diferença. Obrigado por participar a vou esforçar para fazer mais tutoriais aqui pois estou sem tempo para montar os DVDs, mas vou dar um jeito. Um grande abraço amigo...

    ResponderExcluir
  3. Grande Daniel, cara excelente seus tutoriais! Agradeço muito a você pelo que estou aprendendo, muito bom mesmo todos eles! Mesmo não tendo muito tempo também para assistir, assisto quase sempre que possível e tento colocar em pratica sempre. Ainda utilizo a versão 2009 do 3Ds Max. Quanto aos DVDs se você os fizer tenha certeza que serei um dos que com certeza ira adquirí-los. Grande abraço e que Deus o abençoe sempre..

    ResponderExcluir
  4. Daniel estava na ABA GALERIAS do seu site e vi que voce conhece e trabalha com varios softwares, gostaria de saber se fora 3ds max, Zbrush e photoshop que eas feramentas que vejo sempre voce utilzando em seus tutorias voce vai tambem por exemplo fazer tutorias de After Effects e Boujou, queria muito alguma dicas da integração entre 3ds max e Boujou, acha fantastico esse sotware. BOUJOU. Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Silvio Tutoriais, sim, pretendo lançar outros tutoriais além dos já conhecidos, só estou dando mais ênfase ao max porque ele dá a noção inícial para estas outras ferramentas. Em breve vou começar a divulgar estes outros tutoriais também. Abraços amigão.

    ResponderExcluir
  6. Cara vc está arrebentando nos tutorias, pena num ter muito tempo
    pra acompanhar todos...

    Hoje eu entendo bem melhor, como funciona o mapeamento no começo
    sofri....

    Quando vc coloca a logo certinho no photoshop e quando vc leva ela pro
    3Ds max e nele aparece distorcido... é pq quando vc usou o pelt, vc esqueceu
    de dar o relax na malha... o pelt estica a malha mais ainda assim vc tem que dar o relax nele, para os espaçamentos entre as edges se adeguarem...hehe

    parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  7. Valeu fullzaum pela dica , havia me esquecido desse detalhe com medo dp tempo ficar muito longo, obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Daniel, boa noite,

    Estou postando aqui, porque está é a minha nova etapa de estudo.

    Cara, nem te conto... Hoje fiz uma travessura - sem querer - no meu estudo da tampinha. Perdi o trabalho finalizado. Mas resumindo, fiquei um tempinho antes de sair, pois tinha um compromisso com a minha mãe. Já tinha dessistido, já pensando na possibilidade de lhe pedir um help - porém, muito envergonhado, pois foi um erro meu. Eu deveria corrigir.

    Fiz, então, minha última tentativa antes de sair de casa. Fiz um passo a passo bem devagarinho e... consegui. Mais do que isso: agora aprendi a recupar a m... que tinha feita. Fiz uma pasta de segurança, reservando, ali, cópias, só umas três, desta fase com o estudo finalizado.

    Eu estava tendo problemas na aplicação do mapeamento e na utilização do material do Mental Ray. Logo, eu também passei a ter o problema que você apresentou na renderização, ao usar o "Brushed metal" do "Arch & Design". Logo que me acertei com a configuarção do Mental Ray, entendi como deveria aplicar, novamente, o mapeamento. Ufa, cara!, já estava pensando em te enviar o meu arquivo ".max" para você me ajudar. Melhor: não precisei torrar a tua paciência "chino-baiana" das terras de Aécio.

    Tanto que acabei de fazer um teste de cena com sombras, exatamente com o Brushed Metal, e funcionou muito bem a renderização. Por sugestão sua, vou bolar uma cena com as tampinhas. Não deve ficar muito bom, mas vou te mostrar, depois, tudo bem? Posto no seu Face para você ver.

    Amanhã, te mando notícias desta nova etapa, valeu?
    Abração, amigo.

    Bagli

    ResponderExcluir
  9. Só mais uma coisa. Eu fiquei brincando, alterando a configuração do "Anisotropy", e torna o material mais sutil, delicado na textura. Renderizei e fica bem interessante. Fiz tudo isso com uma chaleira, não com a tampinha - primeiro... os ratinhos. Somente depois os camundongos, rsssssssssssssss...
    Abração, amigo.

    Bagli

    ResponderExcluir
  10. Particularmente, eu adoro ficar brincando com o Anisotropy e olhando o resultado com cada configuração e render, poucas pessoas dão o importância para esta configuração que faz toda a diferênça no render final. Eu descobri uma forma de criar material irisdicente com técnicas de anisotropy. Parabéns pelas novas evoluções. Daniel

    ResponderExcluir
  11. Amigão, Daniel, boa tarde. Somente hoje, para não sair da rotina, consegui pegar seus estudos.

    Realmente é de grande utilidade este tuto, embora para você já seja uma base primária, apenas um fundamento, mas por ser fundamento, deve - imperativamente - ser muito bem assimilado.

    Lógico que no íncio fiquei um pouco, como direi..., comendo poeria, pois você fez a modelagem rapidinha, né? Mas faz parte da proposta da micro aula, sei disso; ela não versa sobre modelagem, mas apenas e somente a respeito de uma introdução no processo de mapeamento.

    Excelente, cara! Lição translúcida. Tenho, agora, que vê-la, estudá-la, passo a passo, porque fiz apenas uma acompanhamento, somente assisti, agora vou estudar nos detalhes.

    Vou fazer o exercício, depois te mostro o resultado ou trabalho finalizado.

    Mas desde já saiba que, de minha parte, considero o tutorial de muita valia e grande utilidade para um ser pré-histórico como eu, em processo de iniciação no 3ds Max e modelagem como um tudo.

    Uma grande lição, parceiro! Parabéns por mais uma.
    Abraços,

    Bagli

    P.S.: Seria muito legal, no futuro, você elaborar um novo tuto sobre mapeamento, avançando mais um pouco no assunto, até porque o tema, como você mesmo disse, é importantíssimo e muito vasto para ser resumido numa única lição. Você cita, do mesmo modo, que devemos ir aos poucos, mas quando notarmos, já estmos na Lua. Amigo, me ajuda a chegar as outras esferas, aos outros planetas, pode ser? Pois eu quero mais do que a Lua! PARABÉNS, mais uma vez.

    P.S.: Logo que me for possível, vou adquirir o seu primeiro filho-DVD, sobre "maquete eletrônica no 3ds Max". Ah! Quando eu passar em livrarias interessantes aqui do Rio, vou perguntar se os mesmo têm interesse em revender este seu excelente trabalho. Tenho apenas que saber se te interessa; a partir disso, vou poder pensar no "onde?", quais os melhores locais realmente para apresentá-lo.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Bagli, vejo que está firme nos estudos, que bom que esteja conseguindo, sei que já deve esta avistando a lua lá no horizonte e tenho certeza que em breve irá bem mais longe que isto.

    Quanto ao DVD, estou reformulando algumas partes e futuramente irei promovê-lo novamente no site, só que com algumas alterações sutis.

    Um grande abraço meu amigo da cidade maravilhosa, até logo...

    ResponderExcluir
  13. Sim, parceiro! Tô levando a sério e, sempre que posso, com disciplina. Cada dia é uma passo novo. Às vezes dá um desanimo, pois o programa é muito vasto e complexo. Isso fica bem claro na sua fluência com o 3ds Max, mas é evidente que isso é fruto de anos de trabalho e dedicação a estudos, conceitos, etc.

    Eu estava vetorizando um piso, assoalho em estilo maçônico, mas cismei em fazer, também, no 3ds Max. Consegui fazer, mas não me debrucei na sequência para não perder o foco. Fiz o mais complicado, faltou apenas os detelhes referentes a certas linhas no desing, mas valeu como curiosidade e aprendeizado.

    Bem..., então vou aguardar as novidades a respeito do seu DVD, combinado, irmão?

    Obrigado por todas estas pérolas que são suas microaulas. Mas para consegui-las, mesmo, temos que ir no fundo deste mar onde você navega tanto na superfície como em suas regiões abissais.

    Portanto..., PARABÉNS!!!!!
    Abraços,

    From Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa

    Bagli

    P.S.: Amanhã te mando algumas fotos do Rio, ok? Aguarde.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Daniel, boa noite. Tô meio sumido, em razão dos problemas desta gripe, mas graças a Deus, melhorei, depois de um bom tempo de molho. Voltei a pegar legal o 3ds Max hoje, e neste tutorial, porque foi aqui que parei.
    Acredite, minha dúvida é a coisa mais absurda, mas não gosto de ficar com dúvidas e ir avançando. O tuto como um todo é sensacional, muito importante, pelo tema que aborda.
    Mas...
    Cara, já tentei de tudo, mas não estou conseeguindo conjugar o uso do "Rotation" com o "Scale". Quando eu uso um, não consigo dimensionar com o outro - vice-versa!
    Portanto, não estou conseguindo conjugar os movimentos na "manga" da camisa que "está a partir do TC: 1:40". Num dado momento, bem ali, você dimensiona a largura ou caliber da manga com estas duas ferramentas, o "Scale" e o "Rotation". Não sei o que estou fazendo errado, mas depois de rotacionar a manga, quando foi usar o Scale, tenho problemas com o eixo Y; quando ao eixo Z, nunca há distorção alguma com a superfície da manga, tanto em cima como embaixo. No entanto, quando vou dimensionar com o eixo Y, a parte da frente amarrota, e a de trás..., vai pra dentro. Sei que estou fazendo alguma besteira, e é coisa boba, mas irmão, não estou sanando a caca.... Onde posso estar errando. Até agora, minha maior dúvida neste tuto foi só isso. Pode me ajudar, por favor?
    Abração, irmão!
    Muito obrigado, desde já.
    Abraços,

    Bagli

    P.S.: Eu uso, inclusive, a ferramente Move, também, mas o problema é o que foi citado acima.

    ResponderExcluir
  15. Parceiro, bom dia,

    Olha, eu tentei novamente, mas não dá. Continuo com esta dificuldade: não consigo conjugar o uso das ferramentas "Rotate" com "Scale", independente da ordem. Se eu começo com uma, não consigo realizar a modificação seguinte, sem que a malha não... "amarrote" - sei que você compreende o que estou querendo dizer.

    Você faz uso das três ferramentas "Rotate", "Move" e "Scale", sem problemas. Cheguei a fazer o passo a passo, mas sempre dá uma distorção. Não estou conseguindo resolve, Daniel. Vou continuar tentanto, mas aguardo sua orientação, amigo.
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  16. Bom dia meu amigo Bagli, também estou com o tempo meio apertado mas sempre temos que ter tempo para nosso melhores amigos.

    É o seguinte, acredito que seu problema deva estar ligado ao modo de transformação, do lado direito do icone SCALE tem um menu dropdown que por padrão exibe VIEW, quando alteramos para, por exemplo, LOCAl acontece este problema que citou.

    Espero que consigar pular mais esta barreira pequena somando mais uma vitória em seu cartel. Um grande abraço e até mais...

    P.S.: se não funcionar retorne que acharemos a solução.

    ResponderExcluir
  17. Daniel, sei que você é bastante ocupado, por isso valorizo, e muito, a atenção dada às minhas solicitações.

    Estou perguntando porque realmente não consigo resolver! SACO!

    Apenas para resumir...

    Você faz uma modificação na manga da camisa, redimensionando-a, utilizando, respectivamente, o "Rotate", o "Move" e, para concluir, o "Scale". Cara, é algo simples, sei disso, mas não consigo redimensionar, sem "amarrotar" a superfície, a malha. Entende?

    Eu já tinha tido esta preocupação de ver o "Reference Coordinate System" à direita do Scale, assim como o dropdown dele. Modifiquei, atlerei, mas não consigo fazer essa modificação corretamente, Daniel.

    Será algo na configuração? Sabe que eu cheguei ao ponto de reinstalar o 3ds Max? Mas não alterou nada!

    Vou tentando aqui, amigo. Se eu consegui alguma solução, te falo, mas acho que desta vez é contigo, rs.
    MUITO OBRIGADO!!!!!
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  18. Para ficar mai nítido, Daniel. A falha na malha surge, ao usar o Scale, nas partes da frente e de trás da manga; logo, somente quando uso o eixo-Y, pois o eixo-Z não dá problema.

    Mais uma. Você sabe que tanto faz, usar primeiro um ou outro, pois o resultado da modificação será o mesmo. Mas se eu começo com o Scale, quando uso o Rotate, ele dá este erro na malha. E se eu começo utilizando o Rotate, o erro surgirá com o Scale. Sempre através do eixo-Y.
    Me desculpe o transtorno, tá? Mas não estou conseguindo resolver esta zebra sozinho.
    Abração,

    Bagli

    ResponderExcluir
  19. Ok Bagli, vou te mandar a resposta pelo email, aguarde só um pouco... Até amigão.

    ResponderExcluir
  20. Não tem presa, irmão, mas eu continuo tentanto. Sou insistente! rs... Acho que vou chegar perto, mas nestas horas realmente falta-me experiência com o "bicho", sacou? Em virtude de sua maior experiência e fluência com 3ds Max, você consegue perceber o que eu ainda tenho dificuldade de visualizar. É bom porque estou cutucando e cavucando um monte de coisas no 3ds, sabe?
    Vou aguardar, então, Daniel.
    Muito obrigado pelo seu empenho em relação a esta minha dúvida - que no momento é meio grande.
    Abraços, irmão!

    Bagli

    ResponderExcluir
  21. Daniel, já formatei e configurei a máquina toda, depois de instalar a placa de vídeo nova. Agora é voltar aos estudos, irmão.

    Vou recomeçar por onde parei: aqui!

    A máquina tá excelente, Daniel. A imagem melhorou bastante e o desempenho, como um todo, imensamente. MUITO OBRIGADO PELAS DICAS E ORIENTAÇÕES NA COMPRA.

    Eu estou usando o drive da "Nitrous", pois é o que tem o melhor desempenho. Posso mantê-lo sem problemas?

    Bem, vou fazer o projeto, depois te apresento ele, tá?

    Já voltei a estudar o novo tuto: "Técnicas de modelado con 3D Studio Max". O que ele tem de legal, além do excelente conteúdo é que o mestre do curso faz uma EXCELENTE revisão das principais ferramentas para o processo de modelagem do Max.

    Ah, já estou baixando aqueles tutos sobre o Inventor. Mexi um pouquinho, mas gostei bastante dele.

    Abração carioca!

    Bagli

    ResponderExcluir
  22. Muito bom Tutorial eu estava precisando dessa Video aula de mapeamento. Obrigado pelo video

    ResponderExcluir
  23. Ola Daniel, parabéns pelos tutoriais. Gostaria de estar aprendendo a mapear um rosto de personagem seria um ótimo estudo. Grato!

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...