Tutorial - Modelando um personagem cartoon (Bender Futurama) no 3Ds Max


Olá leitores e amigos do site gfxtotal, aqui quem fala é Daniel para mais uma vídeo aula de 3ds Max.
Hoje vamos dar um passo mais ousado aproveitando tudo que aprendemos nos tutoriais passados para criar um personagem cartoon no 3Ds Max. O personagem conhecido como Bender, um robô da série futurama, um dos maiores sucessos atuais de Matt Groeini.


Depois de muitas lições de modelagem vamos criar um personagem básico onde iremos trabalhar com Splines, modificadores e as ferramentas principais de modelagem no 3Ds Max e recordar algumas regrinhas que não são obrigatórias mas que irão ajudar na hora da modelagem.
Acompanhe o resultado final:

Neste tutorial, propositalmente,  deixei de mencionar algumas partes para incentivar e ver se realmente aprenderam a trabalhar a malha de objetos extraindo o maior proveito possível dos objetos em cena. Veja a imagem abaixo:


Assim como esta parte, houve alguns outros detalhes que não apresentei durante o tutorial e peço agora que cada um na busca do crescimento próprio, tente refazer, sabemos que é natural que possa não conseguir alcançar bons resultados na primeira modelagem mas ainda sim estarão somando conhecimentos para o futuro.
Download dos arquivos finais no tutorial

Veja os tutoriais abaixo:














Render teste - Modelo Cartoon finalizado



Se gostou e deseja receber mais tutoriais como este inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------

24 comentários:

  1. ola amigo mais uma vez otimo tutorial vareu mesmo..um grande abraço..

    ResponderExcluir
  2. Muito bom daniel, excelente tutorial..daniel queria saber se voce poderia fazer um torial focando renderização com metal ray... ainda tenho muita duvida sobre esse tipo de renderizazação abraços e deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado aos amigos Vetorbr e Silviotutoriais, respondendo ao Silvio pretendo esclarecer bastante dúvidas sobre modelagem e tirei este mês para isto mas já estou esquematizando tutoriais de Render. Abração a todos.

    ResponderExcluir
  4. ola professor nesse proximo seu tutorial daria pra fazer
    uma modelagem tipo essa do topo no seu site fone de ouvido
    da modelagem ao realismo com texturização..se não for pedi muito sei que pode ser muito trabalhoso caso não obrigado mesmo assim, grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela contribuição, vc vai ensinar a fazer o render dele tbm, com esse shade cartoon? achei interessante, obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Olá vetorbr, sim, vou mostrar como modelar o fone e outros modelos avançados mas pretendo aumentar o nível aos pouco pois conforme surgirem as perguntas eu indicarei um link de tutorial do site. Assim, as respostas ficaram mais sólidas. Abração amigo...

    ResponderExcluir
  7. Olá fullzaum, vou separar um tempo só para publicar tutoriais de renderização, ai eu publico este shader junto. Obrigado por participar. Abração amigo.

    ResponderExcluir
  8. E aew Daniel, então acompanhando aki seu tuto,
    como que faz pra arrumar esses puchões que dão
    quando agente aplica o turbo... deve ter alguma
    organização pra fazer ali na malhar pra melhorar issu,
    alguma sugestão? dah uma olhada:

    Seu modelo:
    http://upamais.com/images/35913470876121305098.png

    O meu:

    http://upamais.com/images/66344837982008973920.png
    http://upamais.com/images/85859354126384719077.png
    http://upamais.com/images/18790779126372765817.png

    ResponderExcluir
  9. Olá fullzaum, eu vi seu modelo, está ficando bom, o detalhe da divisão da malha é porque vc aplicou um extrude diferente do usado no tutorial. dai a malha do seu objeto, ao invés de puxar para os lados e para frente, puxou só para frente. Veja esta imagem:
    http://4.bp.blogspot.com/-ivjHwcV-kmc/T2J7ard_laI/AAAAAAAAAYw/Z920IsggnsA/s1600/divis%C3%B5es.jpg
    Além da aplicação do Extrude correto, temos que criar divisões reforçando os cantos da malha como mostro na imagem.
    Espero que isto ajude.

    ResponderExcluir
  10. fullzaum, já ia esquecendo de falar, ainda sim a sua malha ficou melhor que a minha, parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Que nada Daniel, tu tah mandando muito, vc soh num caprixo mais pq o tempo pra turorial eh curto msm.

    Nessa parte ali do compartimento na "barriga" eu
    segui fielmente o seu tuto... vo upar ele pra vc
    ver e se possivel fazer as correções de professor ehehe, tentei seguir sua dica ali mais num consegui!

    http://www.mediafire.com/?225e2zgyrx5x3a2

    oh cumo ele fico bunitinho rsrsrsrs
    quase num se percebe aqueles amassados, mais em outros
    angulos eles ficam visiveis...

    http://upamais.com/images/03084384814763962233.jpg

    vlw pela ateção brother!! abrçss

    ResponderExcluir
  12. Nossa fullzaum, ficou ótimo, por favor, guarde o modelo que mais tarde vou fazer o tutorial de shader que é um tutorial mais avançado, de texturização. Não vou fazer um previsão correta mas com certeza farei um de personagem cartoon renderizado. Abração amigo.

    ResponderExcluir
  13. Vlw cara, sim sim jah tah guardadinho numa pasta no desktop, vo fica no aguarde então do seu aporte sobre o shader cartoon, parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns por este excelente tutorial, eu ainda to meio perdido, pois comecei agora a utilizar o programa e numa parte que você junta os dois cilindros com a função bridge eu fiquei totalmente perdido, más eu chego lá. Peço a Deus que sempre ilumine o seu caminho pois não existe no mundo uma profissão mais digna que a de professor. Obrigado mestre.

    ResponderExcluir
  15. Obrigado Tony, é uma honra poder ajudar. Qualquer dúvida pode contar comigo...Bons estudos.

    ResponderExcluir
  16. Daniel, bom dia. Espero que você esteja melhor desta sinusite. Vá ao pneumo que ele dá um jeito. MELHORAS, irmão!

    Cara, nunca tinha visto este tuto e fiquei maravilhado. Não só com o conteúdo, mas me espanta a fluência com que você faz, resolve e, também, introduz novas sugestões ao mesmo exercício - tudo na hora! Cara, fico até com vergonha, sabia?

    Não é que seja difícil, mas é tudo uma questão de ter hábito, conhecimento e intimidade com este tipo de exercício: uso de referência na modelagem em 3D.

    Como você sabe, além de peças de uma modo geral, tenho um fascínio muito grande por este assunto: modelagem com referência. Não tenho prática nem domínio algum sobre esta técnica, mas vê-se que é pura questão de prática; não, não é difícil.

    Vou assistir a sequencia completa para retornar com mais comentários, ok?

    De qualquer modo, amigo, está MUITÍSSIMO BEM FEITO e com grande alcança didático, principalmente.

    MUITO OBRIGADO!!!!!
    Abraços do Rio.

    Bagli


    P.S.: Sei que você é ocupadíssimo, mas gostaria de lhe oferecer uma sugestão. Logo que for possível, Daniel, faça um outro tutorial, porém ponta a ponta, indo da referência até a conclusão da modelagem. Digo: usando, por exemplo, a forma adotada no tutorial "Tutorial Photoshop - Configuração de referências no photoshop e 3ds Max". Mas ali você não seguiu, deu a sugestão. Gostaria, no futuro, quando for possível, que você faça um neste estilo, mas de alfa a ômega. É que estou estudando um, onde o mestre da turma dá uma maneira muito complicada de usar a referência, quero aprender deste modo, como você explica neste tutorial citado, já que é mais simples, objetivo e atinge o mesmo propósito. Por favor, é somente uma sugestão de aluno chato que realmente quer aprender. OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  17. Adorei, Daniel. Espetáculo de instrução! Gostei do destaque que você citou vááááárias vezes: "pode-se modelar a sua criação, a partir de um único objeto". A meu ver, na minha pequena compreensão, isso mostra que o o modelador ou artista sabe o que faz, mas também demonstra conhecimento no processo criativo, bem como de modelagem, buscando, ao máximo, extrair as formas de uma única primitiva, correto? Tá enrolado, Daniel? Mas acho que você compreendeu, rs...

    Achei ótimo, também, a dica, não muito falada (por você!, rs...), mas que fica evidente nos seus movimentos ao modelar o Bender: se você vai manter o processo criativo a partir do mesmo objeto - pelo menos até onde isso for possível! -, "se liga no fio da meada", se liga nas "Border", pois é dali que daremos continuidade à modelagem de uma fase para a outra, quando usarmos o mesmo objeto para dar forma e origem as outras fases do objeto como um tudo. É isso professor? rs... Sério! Foi isso que vi e entendi, Daniel.

    Deixa eu continuar! Vou assistir o outro. CARA, você deve ficar meio saturado de mim, mas não tenho como dizer de outra forma ou não deixar de ser repetitivo: PARABÉNS! EXCELENTE LIÇÃO, Daniel. É ouro puro!
    Abraços,

    Bagli

    P.S.: Sei que para você, como instrutor, excelente professor, é fundamental o retorno; saber o que os alunos sentem e acham de suas aulas, por isso que faço questão de dizer bem o que acho. Tudo bem?

    ResponderExcluir
  18. Você se propôs a trabalhar somente com a modelagem do Bender. Portanto, a finalização ficou incrível e dentro do objetivo traçado. Nossa, Daniel, quanto eu tenho que estudar e aprender, sabia? Tenho muito, mas muito o que aprender, ainda, irmão!

    Olha, de minha parte considero este tutorial muitíssimo bem feito e com as explicações bastante precisas. Há coisas novas para mim - pra mim sempre há! Você fez uso do "Angle Snap Toogle" e do "Select and Links" (que eu até conhecia, mas nunca tinha visto na prática). Portanto, estas novidades são tópicos novos para mim.

    Além do grande toque a respeito da criação e desenvolvimento da modelagem a partir de um mesmo objeto ou primitive, gostei bastante das observações que você dá sobre a aplicação e importância do "Chamfer". Ainda mais quando extraímos novas sessões ou fases da modelagem a partir do mesmo objeto, é isso?

    Cara, sem palavras, ficou ÓTIMO, mesmo!!!!!

    Do que eu já vi por aqui, está entre as grandes aulas, sabia? Pelo simples fato de embutir inúmeras lições, só por isso - que já é bastante!

    MUITO OBRIGADO, Daniel, por esta excelente microaula.
    Abração,

    Bagli

    ResponderExcluir
  19. Aê Bagli, pelo jeito vc entendeu perfeitamente a dica, claro não não se trata de um obrigação pois como sempre falo "o processo de criação é livre".
    Se eu posso uma peça e quero criar outra que se encaixe pefeitamente nela, pela lógica eu posso criar esta nova peça a partir de uma das bases da anterior assim o encaixe fica exato além das divisões da malha também ficar proporcional. Ex: se a cabeça estiver com 32 seguimentos e eu criar o corpo com um parte inferior desta cabeça a partir de uma cópia, o corpo terá os mesmos 32 seguimentos da cabeça.

    Fico extremamente feliz em saber que vc entendeu direito a proposta e assim que eu der uma melhorada vou postar outras coisas que acho que seja de seu interesse. Até logo amigão.

    ResponderExcluir
  20. Antes de mais nada, cuide-se, pois sinusite é um saco, mesmo!

    Minhas sugestões são o desejo de ver seu site cada vez melhor, só isso, pois é uma excelente fonte de estudo e referência, amigo. Tenho muito orgulho de compartilhar não só estes estudos contigo, mas de sua amizade, principalmente.

    Vou aguardar, então, estas futuras microaulas, já sabendo que serão de grande valia para o meu aperfeiçoamento.

    Sinceramente, tá excelente!
    Abraços,

    Bagli

    ResponderExcluir
  21. o link do vídeo do render, não está abrindo...aqui sai na tela: este vídeo é privado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lilcastor, conferi aqui e parece estar tudo certo. Abraços

      Excluir
    2. Tbm tentei assistir o video e não consegui

      Excluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...