Tutorial - Introdução básica aos renderizadores do 3ds Max




Introdução ao Mental Ray.
O Mental Ray é um motor de render que foi adicionado ao max a partir da versão 6 mas até hoje poucas pessoas conhecem suas reais funções, por isto vamos fazer uma breve introdução explicativa e com o tempo vamos desbravar esta novidade descobrindo aos poucos o mundo de possibilidades que temos para renderizar no famoso e muito buscado estilo Foto-realismo.

Descrição técnica.
O Mental Ray disponível nos principais softwares 3D é um renderizador de simulação global, ou seja, ele projeta iluminação e cores criando uma difusão chamada de GI (Global Ilumination) que por sua vez cria Photons na cena, photons são piguimentos, ou melhor, células de iluminação. Resumindo, este render gera uma iluminação fisicamente correta.

Render Scanline

Render Mental Ray 

Este render é muito usado para criação de Iluminação de estúdio como o exemplo básico do tutorial onde simulamos uma iluminação soft box, os principais usos são em foto realismo e iluminação de maquetes eletrônicas.

Para habilitar este recurso basta ir até Render Setup e na aba comom no menu assign render e habilitar Mental Ray Renderer.

Esta aula é somente um introdução do que este poderoso render pode fazer, espero vcs na próxima aula e até mais...



Se gostou e deseja receber mais tutoriais como este inscreva-se como parceiro(a) deste site e no canal do Youtube avalie o vídeo clicando em gostei no youtube, não se esqueça de deixar seu comentário.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

6 comentários:

  1. Muito bom Daniel, como sempre voce surpreendendo com seus tutorias... DANIEL, porque voce nao lança um curso em DVD de 3ds max completo, concerteza eu seria o primeiro a comprar. cara sua didatica e muito boa, ja comprei muitos dvd de curso na internet, mais todos nao chegaram a ter uma didatica tão excelente quanto a sua, aprendi sim claro algumas coisas mais seus tutorias me deram uma visão muito maior e concerteza aprendi muito mais... Abraços amigo e que deus te abençoe!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvio, sim, ficou extremamente satisfeito em saber que os tutoriais estão alcançando o objetivo que era e é ensinar o difícil de forma mais simples o possível. Pena que o tempo é curto pois ainda há muita coisa para mostrar, e eu sempre gostei de ensinar da forma que gostaria de ser ensinado quando estudava. Hoje trabalho como WebDesigner e sobra muito pouco tempo para dedicar aos tutos do site. Muitos são feitos de madrugada.
    Mas como vc disse, tenho um objetivo futuro de fazer DVDs super didáticos e acessíveis. Obrigado por participar e hoje tem mais...Abração amigo Silvio.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas dicas Daniel, acordo já acessando o site pra ver o que tem de novo!! Realmente muito bom!!! Sucesso meu querido!!

    ResponderExcluir
  4. Grande Daniel, cara tenho uma dúvida e não sei se posso ou devo perguntar aqui, pois não sei se é pertinente, mesmo assim lá vai:
    - Sabe aque brilho nas letras da Vinheta Fórmula 1 da Rede Globo onde um brilho passa nas letras F1, gostaria de saber se aquele brilho e textura é obtido na iluminação ou na texturização e se tem como você dar uma dica de como pode ser feito isso? Fico no Aguardo e mais uma vez PARABÉNS pela excelentes video aulas.

    ResponderExcluir
  5. Sim Spawn dark, vc pode criar um material de vidro no objeto e criar em volta alguns planes com materiais iluminados ou até mesmo as luzes portal como no tutorial acima, desta forma é só animar o movimento de câmera que o bjeto vai refletir aquela luz. Tranquilo, tente ai depois diga se conseguiu.

    ResponderExcluir
  6. Parceiro Daniel, boa tarde,

    Não quero iniciar meus estudos no DVD3, sem antes dar uma boa observada nestes tutoriais que você publicou aqui. Um deles... é este. Como o DVD3 é sobre renderização e, por sua vez, iluminação, cor, sombra e textura, achei essencial ver o que você já estava dizendo e lecionando a respeito.

    O bacana nesta enxuta e muito bem feita microaula é que o estudante começa a sair o seu estado - se este for o caso - de "analfa-Ray" - seja MR ou V-R.

    Mesmo sendo uma introdução bem básica, este tutorial aproxima, ajuda o aluno a ter intimidade com o renderizador ou renderizadores no 3ds Max.

    O que eu extraí de mais significativo, foram as valiosas informações sobre "fontes de luz" e sua respectiva intensidade; tais como fonte de luz principal ou primária e secundária ou iluminação direta e indireta.

    Tudo para ajustar luz e sombra na cena com equilíbrio, gerando, assim, o tão desejado realismo.

    Se o seu objetivo foi este, Daniel, então... missão cumprida. Pode relxar a malha, irmão.

    Mais uma vez, fica bem claro que tudo é uma síntese entre equilíbrio e adequação, bom senso e muita observação. A vivência, a experiência com o renderizador é mais do que fundamental.

    Adorei, mesmo! Uma excelente fonte de referência.
    Abração,

    bagli

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário, em alguns instantes ele estará disponível no site.

...